terça-feira, 8 de novembro de 2022

 

 Construir confiança no local de trabalho

Comece por confiança em si mesmo

 

Um espaço de trabalho coeso e agradável começa com membros da equipe que se dão bem e confiam uns nos outros. Sua função na equipe pode ter um grande impacto no sucesso do negócio. Quando seus colegas de trabalho confiam em você, todos trabalham melhor em conjunto, desenvolvem amizades e se sentem apoiados. Neste texto, discutiremos o que é confiança, como construí-la e compartilharmos maneiras de aumentar a confiança no setor.

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Saiba o que é confiança no local de trabalho

 A confiança é uma parte crítica de todas as interações que temos como seres humanos e também desempenha um papel preponderante na comunicação no local de trabalho. Confiança entre colegas de trabalho significa:

Sentir uma sensação de segurança e confiança ao lidar com alguém que está ao nosso lado, partilhando responsabilidades.

Ter a tranquilidade de prever que alguém nos ajudará de forma específica e será confiável.

Criar um nível de credibilidade que se acumula ao longo do tempo.

Em uma base pessoal, se você beneficia da confiança mútua com seus entes queridos, familiares e amigos, já sabe que a confiança permite ter relacionamentos equilibrados e mutuamente benéficos. O mesmo acontece no local de trabalho. Um alto nível de confiança cria uma experiência mais positiva entre os colegas. Também leva a um resultado de trabalho mais produtivo, pois as pessoas se sentem seguras e respeitadas.

 Tipos de confiança no local de trabalho

Existem dois tipos distintos de confiança que se desenvolvem no local de trabalho. Ambos são necessários para construir e manter a confiança entre os colegas de trabalho e incluem:

Confiança prática: você ganha esse tipo de confiança sendo um funcionário trabalhador, pontual e cumprindo os prazos do que está sob sua responsabilidade. Ganhar esse tipo de confiança lhe da a reputação de ser alguém confiável e competente. Quando você diz que vai fazer algo, você realmente faz. Sem esse tipo de confiança, a comunicação pode falhar e a produtividade cairá.

Confiança emocional: você cria confiança emocional produzindo acima do que o esperado de você e criando vínculos significativos com sua equipe. Requer um bom nível de inteligência emocional, pois é mais baseado sobre networking e construção de relacionamentos.

Por que construir confiança é importante?

Aprender a construir confiança no trabalho é fundamental e o torna bem-sucedido como funcionário, gerente ou líder eficaz. Construir confiança significa que, por meio de suas ações, você faz com que outra pessoa se sinta confortável e confiante em suas habilidades e intenções, sendo motivada a trabalhar consigo.

Quando os colegas de trabalho confiam uns nos outros, é mais provável que trabalhem juntos em projetos para o bem maior do departamento e gostem de fazê-lo. Um local de trabalho pleno de confiança mutua, normalmente tem uma cultura que é desenvolvida por meio de valores, trabalho árduo e forte trabalho em equipe. O trabalho em equipe também aumenta a produtividade, o que ajudará a tornar a empresa bem-sucedida. No caso de uma empresa com mais pessoas trabalhando em casa, como parte de uma equipe virtual, a confiança é mais importante do que nunca. Uma equipe remota deve ter um alto nível de confiança entre os seus membros para funcionar da melhor maneira possível.

 


Como construir confiança

Se você quer garantir inclusão numa equipe onde seus colegas de trabalho apreciam seu trabalho, está à vontade para pedir ajuda e onde a produtividade é alta porque todos trabalham bem juntos, é importante construir confiança primeiro. Aqui estão 14 etapas práticas para aumentar a confiança com seus gerentes e colegas de trabalho.

 1. Cumpra as obrigações do cargo

Uma maneira fácil de construir confiança é seguir as obrigações tal como as aceitou. Se alguém está confiando em você para realizar uma tarefa ou terminar um projeto, você pode quebrar essa confiança por não cumprir o que deveria. Se você sabe que não pode fazer algo porque não tem conhecimento ou tempo, seja honesto e direto com a equipe para não acabar prometendo demais e entregando pouco.

 2. Comunique-se com os colegas de trabalho

Outra maneira de construir confiança é, se trabalha em casa, se comunicar de forma eficaz com seus colegas de trabalho, por e-mail ou pessoalmente. Use a etiqueta padrão de e-mail para garantir que seu e-mail seja profissional, mas fácil de entender e amigável. Fique atento ao tom que você usa para não enviar mensagem errada ao seu destinatário.

 

Ao se envolver em conversas presenciais, preste atenção especial à sua linguagem corporal e tom de voz, pois ambos podem influenciar a forma como seus colegas de trabalho interpretam suas palavras e reagem ao que você está dizendo. Ouça ativamente para que eles saibam que você valoriza as palavras deles.

 3. Torne-se um mentor

Se você tem algo a oferecer como mentor, converse com seu gerente sobre a oportunidade de assumir o cargo. Você pode orientar recém-chegados à empresa ou colegas de trabalho atuais que se beneficiariam do treinamento com uma ferramenta ou outro processo do departamento. Se você estiver orientando um novo contratado, terá a oportunidade de estabelecer confiança, mostrando-lhe o departamento e apresentando-lhe como funciona seu local de trabalho. Eles vão confiar em você para ajudá-los a navegar em seu novo papel.

Outro benefício é que quando seus colegas de trabalho veem suas habilidades de orientação, também criam confiança em si. Ao ver como você trabalha com os outros, eles podem se sentir mais confiantes em seu relacionamento de trabalho.

 4. Seja honesto

É importante ser honesto com seus gerentes e colegas de trabalho. A honestidade cria confiança e contribui para uma cultura de comunicação aberta, valor entre os colegas de trabalho e transparência. Sempre diga a verdade, mesmo que seja estranha. Quando você é honesto, está deixando seus colegas saberem que eles são importantes para você.

 5. Conheça sua equipe

Conhecer seus colegas de equipe pode criar confiança porque você está mostrando interesse genuíno em suas vidas pessoais. Quando você conhece seus colegas de trabalho, pode descobrir que trabalham melhor juntos, se dão bem e se entendem mais, o que ajuda ao trabalhar em projetos de parceiros. Conheça sua equipe perguntando sobre seus planos de fim de semana, almoçar junto, curtir conversa de trabalho e realizando um quebra-gelo para novos contratados, para que eles possam conhecer o grupo e vice-versa. Você também pode comemorar aniversários, aniversários de trabalho e outros marcos no local de trabalho.

 6. Admita seus erros

É provável que em algum momento do seu labor você cometa um erro no trabalho, como qualquer outro ser humano. Não só é importante admitir seus erros e aceitar como esse erro afetou as operações do local de trabalho, mas também tomar as medidas para corrigir erros futuros. Admitir que você teve uma falta e deseja trabalhar com isso para obter uma solução melhor no futuro mostra integridade. A integridade leva à confiança.

 7.Avalie o valor de cada membro da equipe

Todos os seus gerentes e colegas de trabalho foram contratados por um motivo, seja a experiência, o conhecimento ou o quanto eles estão dispostos a aprender e crescer em uma função. É importante a singularidade que eles trazem para a organização. Quando você reconhece o seu valor pessoal, você está deixando-os saber que vê seu trabalho árduo e dá grande ênfase ao que eles contribuem para o grupo.   Para mostrar a eles que você vê seu o valor, considere abordá-los para obter orientação especializada se precisar de ajuda em uma tarefa. Agradeça-os por dedicar seu tempo para lhe explicar algo e ofereça-se para ajudá-los em troca.

 8. Participe da equipe

Você pode optar por fechar-se em si mesmo ou ser uma parte mais ativa do grupo. Embora a primeira situação não deva desqualificá-lo de construir confiança, a segunda ajudará a tornar a confiança mais rápida e natural.

 Explore maneiras de interagir com os colegas de trabalho durante as reuniões e além delas. Ouça ativamente quando alguém estiver falando, ofereça sugestões se solicitado, aceite feedback graciosamente e faça um brainstorming quando necessário. Parte da participação também significa estar disposto a mostrar confiança em sua equipe, em vez de apenas tentar ganhar confiança para si mesmo.

 9. Ajude sua equipe

Outra maneira de construir confiança é ajudando seus colegas de equipe. Se um colega de trabalho assumiu muitos projetos e você percebe que ele está estressado ou com dificuldade em acompanhar, ofereça-se para ajudar. Pergunte se há algo que você possa fazer para tornar as coisas um pouco mais fáceis. Ajudar também abrange cortesia, então mantenha as portas abertas para seus colegas de trabalho, ofereça-se para carregar caixas de arquivos ou ajude-os a navegar em um novo programa de computador que eles acham confuso. Quando você é gentil, está deixando seus colegas de trabalho saberem que eles podem confiar em você.

 10. Operar com valores

Operando com os valores do local de trabalho, você poderá construir confiança facilmente. Ter integridade exige que você seja honesto, se comporte com honra e trate os outros com respeito. Não sacrifique seus valores e o que você acredita apenas para apaziguar um gerente ou tentar seguir em frente. Seus colegas de trabalho verão a integridade, honestidade e trabalho duro que você traz para a equipe e confiarão que é real.

 11. Construa confiança gradualmente

A confiança não acontece da noite para o dia. É importante perceber que isso se desenvolve gradualmente. Não seja muito insistente ou faça qualquer coisa muito fora do comum para sua personalidade na tentativa de construir uma confiança imediata. Essas ações podem ter a reação oposta e causar desconfiança. Em vez disso, seja genuíno, para que os outros saibam que o que você diz e faz não é um mero ato acidental e que você merece confiança.

 12. Admitir a falta de conhecimento e experiência se for o caso

É normal ter duvidas no trabalho. Seus colegas de trabalho são valiosos porque cada um deles traz algo único para ajudá-lo a funcionar bem. Se um gerente ou colega de trabalho perguntar sobre sua experiência em algo ou conhecimento de um assunto, seja honesto se não souber, porque é para o bem maior do departamento e fará com que seus colegas saibam que podem confiar em você.

 Quando você deixa um colega de equipe saber que você não sabe como fazer algo, isso não significa que você está admitindo falhas. Em vez disso, está colocando todos em posição de iniciar o projeto certo com pessoas que tenham a experiência necessária para que ele tenha sucesso. Se há algo que você não sabe, mas é obviamente uma parte importante das operações do Setor, pergunte ao seu gerente se você pode obter treinamento para expandir a sua base de conhecimento.

 13. Seja inclusivo

Para criar confiança, tente incluir seus colegas de trabalho nos eventos do departamento sempre que puder. Embora possa ser apropriado ter um colega de trabalho favorito, tente não alienar outros membros da equipe. Inclua seus colegas de trabalho em sessões de brainstorming em grupo, pergunte a todos se eles querem ir a um almoço em grupo e reserve o mesmo tempo com todos para conversar pessoalmente.

 14. Leve suas responsabilidades a sério

Se você é responsável por algo, certifique-se de levar a sério. Isso significa que, se seu trabalho envolve classificar comentários de clientes em um sistema de arquivamento, certifique-se de que isso seja feito. Isso vale para qualquer tarefa em qualquer função. Caso contrário, seus gerentes e colegas de trabalho podem precisar aproveitar sua folga concluindo a tarefa ou o projeto para você, o que pode impedi-los de confiar em você como um membro valioso da equipe.

 Se você não levar suas responsabilidades a sério, corre o risco de dar às pessoas a impressão de que não está comprometido com a equipe ou com sua função. No entanto, se você provar que a responsabilidade significa algo para você, isso mostra que eles podem confiar em si para fazer a sua parte e contribuir para que tudo funcione como deveria.

quinta-feira, 3 de novembro de 2022

SATISFAÇÃO PESSOAL



 

A SATISFAÇÃO NO TRABALHO

 

A satisfação pessoal é uma avaliação subjetiva, que corresponde ao julgamento ou à atitude expressa por um indivíduo, em relação à realização de determinados objetivos ou necessidades, com base no seu nível de aspirações ou expectativas, e está estreitamente ligada à felicidade.

Todos podem aumentar o seu sentimento de satisfação se realmente desejarem.

Mas o que significa “pode se quiser”. Claro, quem não quer?

Pode começar com um pequeno exercício e dizer para si mesmo: “Pesando tudo, o bom e o mau, estou satisfeito com a minha vida”.

“Como se sente quando diz isso e acredita no que diz”?

Existem dentro de todos nós, coisas do passado que não queremos esquecer nem perdoar. Alguém ou alguma coisa que nos magoou muito, ou nos deixou recordações desagradáveis. Mas por que penalizar toda uma vida, por algo que já passou?

O Presidente Lincoln disse uma vez, “podemos ser tão felizes quanto prepararmos a nossa mente para sê-lo”. Isto é igualmente aplicável à satisfação pessoal. Podemos estar tão satisfeitos com o nosso passado, quanto as recordações que guardarmos dele.

Mas porque eu deveria trabalhar em satisfação pessoal? Para ser feliz, é a resposta. Satisfação pessoal e emoções positivas têm um significado especial. O problema é que, à medida que avançamos na idade, as emoções positivas tendem a escassear, enquanto aumentam as emoções negativas. A vida é assim mesmo, e Buda preocupou-se em explicar isso aos seus seguidores, como uma imagem filosófica. "Viver cada momento" é sem dúvida um bom conselho, uma vez que deixa a mente livre do passado e do futuro, mas tal prática é extremamente difícil para a maioria das pessoas, pois vai contra a própria natureza da mente. Tentamos vivenciar o momento do "aqui e agora", mas sem nos dar conta disso, estamos a pensar sobre alguém que fez algo errado ou preocupados com uma situação futura que nos sinaliza problemas.  Parece que todos os pensamentos e sentimentos negativos sobre o passado ou o futuro se reúnem para diminuir o nosso grau de satisfação pessoal no presente. Amigos podem dizer "Não pense nisso", mas, será que funciona?

Funcionará, se tomarmos uma posição positiva em relação ao passado, presente e futuro. Para aceitar o passado seja ele qual for e para ser optimista sobre o futuro, devemos conseguir uma posição moderada no presente. Deixar de lado acontecimentos passados. Evitar construir falsas expectativas e não escolher objetivos muito grandes no curto prazo. Determinar os objetivos a alcançar, mas dividir estes em etapas, sobre as quais seja fácil estabelecer a medição. E isto vale, tanto para a carreira profissional como para o património.

Evitar comparar-se aos outros, tanto vizinhos como amigos ou colegas. As oportunidades não surgem iguais para todos, mas todos podem ter a sua oportunidade, a qualquer momento. Apenas devem saber aproveitá-la. Os franceses têm um ditado que se aplica aqui: “Não tenho tudo o que eu amo, mas amo tudo o que tenho!” O nosso é nosso, o dos outros, não sabemos como foi conseguido, nem isso nos deve interessar.

O nosso melhor é sempre bom o suficiente, porque se trata do nosso, e nós sempre somos “bons o suficiente”. Se examinarmos qualquer noção diferente desta, iremos verificar que ela não faz muito sentido, pois cada um só precisa cumprir o seu próprio potencial, e se enquanto permanecer fiel a esta chamada fizer o melhor para cumprir esse propósito, não precisa esperar mais nada de si mesmo.   É fácil se obcecar com a ideia de tentar ser o melhor - o melhor pai, o melhor empregado, o melhor filho ou o melhor amigo. Se tentarmos ser o melhor, corremos o risco de queimar a nossa originalidade, porque estaremos lutando para nos ajustar a “alguém” na nossa visão de sucesso. Além disso, se todos estiverem a esforçar-se para apresentar um resultado idêntico, corre-se o risco de perder em criatividade e diversidade, criando alternativas visionárias para a forma como as coisas são feitas. Não há nada errado em querer melhorar, mas devemos ser coerentes nas nossas expectativas, porque ao querer ser melhor do que os outros colocamos o nosso ego em jogo com todos os problemas que isso acarreta. Nós, somos nós. Devemos evitar ser os piores, mas por que ser o melhor? Basta que sejamos bons o suficiente e nos mantenhamos felizes.   Deixar de lado a tendência para se guiar pelos padrões de vida das outras pessoas, e deixar de lado a crença de que precisamos competir e vencer, não significa que não devemos nos esforçar por fazer o melhor dentro das nossas possibilidades. Sempre devemos nos esforçar por fazer o nosso melhor, mas quando criarmos uma vida livre de pesares, sabendo que trabalhamos com o melhor da nossa capacidade, iremos sentir grande satisfação pessoal pelos nossos esforços, independentemente de como os outros percebam isso. Não devemos nunca fazer nada na vida, para satisfação dos outros. Devemos sim, trabalhar para a nossa família e para a nossa própria satisfação pessoal.

E manter uma consciência limpa e livre, coerente com a cidadania, a moral e a solidariedade ao próximo, no cumprimento das nossas obrigações. E nada mais do que isso será necessário para ser feliz e dar felicidade aos que nos rodeiam.

 SATISFAÇÃO PROFISSIONAL

 A satisfação profissional tem sido definida como um estado emocional prazeroso, resultante da apreciação de uma ocupação, uma reação afetiva para com uma função, ou uma atitude positiva em relação a uma profissão. Num trabalho seu de 2002, Brian Weiss argumentou que satisfação profissional é uma atitude, mas assinala que os investigadores devem distinguir claramente se os objetos de avaliação cognitiva afetam emoção, opiniões e comportamentos. Esta definição sugere que as pessoas formam atitudes sobre os seus empregos ou profissões, tendo em conta os seus sentimentos, as suas crenças e os seus comportamentos.

A satisfação profissional, ou seja, o sentido do trabalhador quanto à sua realização e sucesso, geralmente é percebida como vinculada diretamente ao bem-estar pessoal. Satisfação profissional implica fazer um trabalho de que se gosta, fazê-lo bem, e ser devidamente recompensado pelos seus esforços. Satisfação profissional pode também estar ligada a reconhecimento, renda, promoção e realização de outros objetivos que levam a um sentimento geral de cumprimento. 

Postos de trabalho monótonos, podem corroer a iniciativa e o entusiasmo de certos trabalhadores e induzir ao absentismo. Satisfação e sucesso profissional são fatores importantes na autoestima e autodesenvolvimento pessoal. Para o trabalhador, emprego e satisfação profissional conduzem a um estado emocional prazeroso que leva a uma atitude positiva no trabalho. Um trabalhador satisfeito é provável que seja mais criativo, flexível, inovador e leal.

Para a organização, satisfação com o trabalho dos seus colaboradores entende-se como uma força de trabalho motivada e empenhada em desempenho de alta qualidade. Maior produtividade aparece como um subproduto da melhoria da qualidade de vida profissional, embora esteja ligada à personalidade do indivíduo.

É importante observar que a literatura sobre a relação entre produtividade e satisfação profissional não é conclusiva nem consistente, mas parece lógico que trabalhadores mais satisfeitos tendem a agregar mais valor a uma empresa. Formas tangíveis de avaliar a satisfação no trabalho, incluem redução nas reclamações e queixas, menor absentismo, maior pontualidade e moral elevado do trabalhador.



 COMO CRIAR SATISFAÇÃO NO TRABALHO

As organizações podem ajudar a criar satisfação no trabalho, com sistemas que garantam desafios à capacidade dos trabalhadores, mas também com recompensas quando eles forem bem sucedidos nos seus esforços. As empresas que aspirem a criar um ambiente de trabalho que aumente a satisfação profissional devem estar preparadas para incorporar:

•          oportunidades de crescimento profissional e formação,

•          trabalho interessante que ofereça desafio,

•          oportunidades que permitam "personalizar" o produto acabado (ouvir opiniões), 

•          ensejo para usar o talento pessoal em possibilidades criativas,

•          facilidades para assumir a responsabilidade e dirigir o próprio trabalho,

•          proteção do ambiente de trabalho incluindo segurança e continuidade deste,

•          ambiente “aberto”, com um supervisor acessível que forneça feedback,

•          membros da equipe com cultura de colaboração e entreajuda,

•          benefícios flexíveis, tais como acolhimento de crianças para o caso das mulheres,

•          métodos e tecnologia atualizada,

•          instalações confortáveis e arejadas,

•          salário competitivo e oportunidades de promoção.

Para além dos aspectos mencionados, a satisfação profissional também é influenciada pelas características pessoais, sendo importante ter em mente que há muitas peculiaridades que afetam a satisfação no trabalho, as quais variam de um trabalhador para outro, e até de um dia para o outro. As características pessoais do gestor e o estilo de gestão, além da natureza do trabalho em si, são aspectos a considerar. Gestores que pretendam manter um elevado nível de satisfação na sua força de trabalho, devem tentar compreender as necessidades de cada membro desta. Ao criar as equipes, os gerentes e diretores podem aumentar a satisfação dos trabalhadores, colocando pessoas com origens, experiências, ou idades semelhantes, no mesmo grupo de trabalho. Este procedimento é enriquecimento do labor, o qual inclui também, geralmente, maior responsabilidade, maior liberdade, formação e realização. Descobertas empíricas mostraram que características organizacionais, como compromisso e relacionamento com supervisores e colegas de trabalho, têm efeitos significativos na satisfação profissional.

E se satisfação no trabalho é um benefício ao trabalhador, este deve certamente ser chamado a contribuir para a sua própria satisfação e bem-estar no trabalho.

•          Devem ser dadas oportunidades para demonstrar habilidades e talentos.

•          Desenvolver facilidades de comunicação, com acesso dos empregados à direção.

•          Incentivar o incremento das capacidades de trabalho em equipe e individual.

•          Aceitar a diversidade das pessoas, com as suas diferenças e culturas.

•          Motivar a equipe a encontrar soluções para lidar com as imperfeições dos seus membros, e aprender a dar e receber a crítica construtiva.

Na sua essência, satisfação profissional é o resultado dos eventos e condições que as pessoas experimentam nos seus postos de trabalho. Um autor que li e que lamento não poder citar, pois não me recordo onde, escreveu: "Se o trabalho de uma pessoa é interessante, a sua remuneração é justa, as suas oportunidades promocionais são boas, o seu supervisor é honesto e íntegro, e os seus colegas de trabalho são amigáveis, uma abordagem situacional leva a prever que ela estará satisfeita com o seu trabalho".

Satisfação profissional não é o mesmo que motivação, nem está ligada a aptidão, embora possam ter vínculos entre si, mas quanto mais satisfeitas as pessoas estiverem no seu trabalho, mais felizes serão fora dele.

 


O SUPERVISOR E A SUA INFLUÊNCIA

NA SATISFAÇÃO NO TRABALHO

 

A forma de comunicação entre o superior e o subordinado tem uma influência importante sobre a satisfação no local de trabalho. A maneira pela qual o subordinado analisa o comportamento do supervisor pode influenciar positivamente ou negativamente a sua satisfação no trabalho. Comportamentos de comunicação tais como, aperto de mão, palmada nas costas e expressão vocal positiva, são cruciais para a relação entre superior e subordinado. Mensagens não verbais ou gestuais positivas, desempenham um papel central na interação interpessoal com relação à formação de impressão e expressão emocional. Um polegar voltado para cima, bater palmas para comemorar um sucesso, ou um dedo indicador bamboleante, são gestos de contacto contínuo não verbal do supervisor, que ajudam a aumentar a participação interpessoal com os seus subordinados, e afetam a satisfação destes no trabalho. O modo descontraído pelo qual os supervisores se comunicam com os seus subordinados pode ser mais importante do que o conteúdo verbal. Indivíduos que antipatizam e pensam negativamente sobre o seu supervisor estão menos dispostos a comunicar-se ou a ter motivação para trabalhar, enquanto indivíduos que gostam e pensam positivamente do seu supervisor são mais propensos a comunicar-se e estão satisfeitos com o seu ambiente de trabalho. A relação de um subordinado com o seu supervisor é um aspecto muito importante no local de trabalho. O supervisor que usa o imediatismo não verbal descontraído, com simpatia e com linhas de comunicação abertas, está mais propenso a receber retorno positivo e a conseguir alta satisfação no trabalho dos seus subordinados, enquanto um supervisor tenso, hostil ou pouco disposto a se comunicar, irá naturalmente receber um retorno negativo e baixa satisfação no trabalho dos seus subordinados.

 RELACIONAMENTO

E SUA IMPLICAÇÃO NA SATISFAÇÃO NO TRABALHO

 As relações e as implicações práticas destas na satisfação no trabalho, podem ser um importante indicador de como os funcionários se sentem sobre o seu emprego e um prenunciador de comportamentos de trabalho negativos, tais como problemas organizacionais, absentismo e baixa qualidade de serviços.

Uma das constatações observadas numa pesquisa comum, foi que a satisfação no trabalho está correlacionada com a satisfação com a vida e que esta correlação é recíproca, pois pessoas que estão satisfeitas com a vida tendem a estar satisfeitas com o seu trabalho. Assim, fica patente que a satisfação pessoal dos funcionários deve ser um desafio primário para os gestores.

Outra constatação importante, mas esta para as organizações, foi a de ter sido observado que a satisfação no trabalho tem uma correlação bastante ténue com a produtividade. Esta é uma peça fundamental de informação para pesquisadores e empresas, pois a ideia de que o desempenho no trabalho e a satisfação estão diretamente relacionados entre si é frequentemente citada na mídia e em alguma literatura de gestão não-académicas. Em essência, a relação de satisfação e produtividade não é necessariamente simples, e pode ser influenciada por uma série de outras concepções relacionadas com o trabalho, tal como a noção de que "um trabalhador feliz é um trabalhador produtivo" a qual não deve servir como base para a tomada de decisões organizacionais no trabalho. A relação entre desempenho e satisfação no trabalho é hoje vista como um relacionamento artificial, visto que desempenho e satisfação estão mais ligados às reações da personalidade individual. A personalidade do empregado pode ser mais importante com relação ao desempenho do que a satisfação no trabalho, razão pela qual é importante vigiar o tipo de relacionamento mantido com os supervisores e pelo pessoal entre si, como forma de manter uma boa cultura de empresa, visando a produtividade e a qualidade do serviço.

  

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

 Humildade

 


A Grandeza de Ser

Humildade, do latim humilitas, é a virtude que consiste em conhecer as suas próprias limitações e fraquezas e agir de acordo com essa consciência. Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é considerada pela maioria das pessoas como a virtude que dá o sentimento exato do nosso bom senso ao nos avaliarmos em relação aos outros em geral. Características como cordialidade, respeito, simplicidade e honestidade, embora sejam frequentemente associadas à humildade, são independentes.   Quem as possui não se classifica necessáriamente como humilde.

A humildade pode ajudar a manter seu ego sob controle e desenvolver suas habilidades de trabalho. É um dos principais traços de personalidade que você deve praticar quando se trata do seu lado do negócio. Aprenda a identificar se você já é humilde, o que realmente significa ter humildade e maneiras de trabalhar para melhorar essa característica se você ainda não for bom nisso.

Permita-nos definir uma cena aqui. Emma, ​​está numa empresa há muito tempo, pelo que tende a ser ela a quem as novas pessoas procuram para fazer perguntas. Até mesmo novos gerentes vão pedir ajuda a Emma de vez em quando. Isso fez com que ela se sentisse uma parte muito importante da empresa – o que efetivamente é! No entanto, também se tornou um pouco egoísta. Se as pessoas não a procuram primeiro para ajudar, ela fica ofendida. Durante as reuniões, ela sempre intimida outras pessoas falando em cima delas ou desconsiderando o que estão dizendo. E, na semana passada, ela foi preterida para uma promoção a que se sentia no direito. Agora todos podem ouvi-la reclamar muito alto, sobre o quão ruim é a empresa e o quanto os fundadores não sabem o que estão fazendo.

 

Por que a humildade é importante no trabalho?

Ser humilde realmente o ajudará a se tornar um líder e funcionário melhor. Gerentes humildes tendem a ter equipes que trabalham melhor. Por quê? Porque ser humilde fará você se sentir ouvido e visto. Eles ouvirão seus pensamentos sobre eles e levarão sua opinião em consideração. Eles sabem que não são perfeitos e apreciarão ativamente que você traga as coisas para eles.

 

Que outros traços de personalidade são úteis no trabalho?

Se aprender sobre humildade o deixou curioso sobre outros traços de caráter que um grande líder tende a ter, esta lista ajudará. Embora não seja exaustivo, afinal, existem centenas de outros traços de personalidade que se adaptam bem a diferentes ambientes de trabalho, os três abaixo são bastante universais.

 

Confiabilidade

Esta é uma ótima maneira de construir confiança no local de trabalho. Ser confiável fará com que as pessoas queiram mais trabalhar com você e permitirá que você tenha mais liberdade no local de trabalho. Para saber se você tem essa característica, observe como você age em seu trabalho. Você honra os prazos fornecidos? Você promete coisas que não pode cumprir? Talvez você aceite demais e depois solte a bola em todos eles? As pessoas precisam saber que, se você disser que fará algo, isso realmente será feito.

 

Cooperativo

Ser capaz de trabalhar com outras pessoas é uma habilidade muito importante. Existem muito poucos trabalhos que não envolvem algum tipo de união ou interação com outra pessoa, e entender como cooperar no local de trabalho é fundamental. Como você consegue isso? Ouça as opiniões dos outros. Lembre-se de que quanto mais ideias na mesa, melhor será o resultado. E não tenha medo de falar e compartilhar seu conhecimento também.

 

Eficiente

As empresas tendem a perder uma quantidade razoável de dinheiro quando se trata de mão de obra. Funcionários rolando em seus telefones, conversando ao lado da gaveta de lanches ou ficando para trás depois de uma reunião para fofocar sobre o fim de semana. Embora não haja nada de errado com isso e seja realmente bastante saudável, você deve ser capaz de compensar esse tempo perdido enquanto está realmente trabalhando para equilibrá-lo. Um funcionário que pode ter todo o seu trabalho concluído no final do dia está se preparando para o sucesso.

 

Como posso saber quais traços de personalidade eu já tenho?

Ótima pergunta! Algumas pessoas são naturalmente mais sintonizadas consigo mesmas e passaram muito tempo aprendendo sobre seu mundo interior e sua personalidade. Mas não há nada de errado se esta é a primeira vez que você ouve falar sobre traços de personalidade.

 


A boa notícia é que existem várias maneiras fáceis de começar a pesquisar sobre sua personalidade que são rápidas e fáceis.

Confira aqui. Como posso melhorar minha humildade?

Se você está percebendo que a humildade não é algo que você tende a ter quando se trata de sua vida pessoal ou profissional, podemos ajudar. Existem algumas coisas que você pode colocar em prática hoje para garantir que sua humildade aumente amanhã.

 

Pratique a empatia. Tentar entender os sentimentos e emoções de outras pessoas fará maravilhas para melhorar sua humildade. Ouça outras pessoas, coloque-se no lugar delas e pense em como você se sentiria em qualquer situação se fosse uma delas.

Aceite comentários. Ter outras pessoas compartilhando suas opiniões sobre seu trabalho, por exemplo, é uma ótima maneira de permanecer humilde. Nenhum de nós é perfeito e sempre há espaço para melhorias. Manter um estado constante de procurar maneiras de ser melhor é um aspecto fundamental da humildade.

Verifique seu ego. Este é difícil, pois ter um ego é uma coisa muito útil se exercido corretamente. Afinal, você precisa de um pouco de ego (amor próprio) para se sentir confiante! Mas, levado longe demais, pode acabar fazendo você parecer vaidoso e egocêntrico. Então, como mantê-lo sob controle? Quando estiver conversando, não interrompa a outra pessoa. Ouça primeiro e aja depois. Faça o possível para não julgar e pratique a criação de um interesse sincero naqueles que trabalham ao seu lado.

A humildade pode ajudar a manter seu ego sob controle e desenvolver suas habilidades de trabalho. É um dos principais traços de personalidade que você deve praticar quando se trata do seu lado do negócio. A identificar se você já é humilde, o que realmente significa ter humildade e maneiras de melhorar essa característica se você não é bom para isso.

 


Por mais inteligente que alguém possa ser, se não for humilde o seu melhor se perde na arrogância. A humildade ainda é a parte mais bela da sabedoria.

E é bom ter sempre presente que humildade não tem nada a ver com humilhação.

A humildade só eleva o indivíduo.



sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Liderar com empatia



Construir confiança entre gerentes e funcionários

 Empatia é a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa, estar ciente de seus sentimentos e entender suas necessidades. Ela nos permite compreender o que a outra pessoa está passando, mesmo que não concordemos necessariamente com suas percepções. No ambiente de trabalho, cultivar uma cultura de cuidado e empatia é importante para fazer com que os colaboradores se sintam respeitados e motivá-los a alcançar excelentes resultados. A responsabilidade de garantir que todos os funcionários dêem o melhor de si é dos líderes de equipe que, ao praticar a empatia, podem romper barreiras para atingir objetivos comuns. Vários estudos estabeleceram uma correlação positiva entre empatia e aumento de receita e melhor desempenho.

A relação entre um líder e seus funcionários pode desenvolver ou quebrar uma organização. Em tempos em que as organizações enfrentam incertezas, equipes de alto desempenho construídas com confiança, estão melhor posicionadas para enfrentar a tempestade. Uma maneira de conquistar a confiança dos membros da equipe é praticar a empatia. Isso exige que líderes e funcionários permaneçam curiosos sobre a situação uns dos outros e se sintam à vontade com humildade.

Por que liderar com empatia

Há muitas razões pelas quais os líderes devem praticar a empatia como parte do gerenciamento de sua equipe. Primeiro, ser empático cria laços mais fortes com os funcionários, o que supostamente leva a uma maior produtividade, mais criatividade e lealdade. Tentar entender a perspectiva de outros membros da equipe pode afetar a maneira como você interage com eles. Também pode afetar a forma como você toma decisões, levando a resultados mais ponderados e inclusivos. E demonstrar empatia também cria confiança e boa vontade com os membros da equipe.

Em seguida, a capacidade de gerenciar com empatia é importante em tempos de incerteza. Crise sem precedentes, como a pandemia do COVID-19, força os líderes a tomar decisões com pouca ou nenhuma informação. Desenvolver as habilidades para ter empatia com os membros de sua equipe pode dar-lhes confiança, mesmo quando você não tem todas as respostas. Isso ocorre porque praticar a empatia significa que você considerou quais são as maiores preocupações das equipes. Em tempos de crise, isso, juntamente com outros comportamentos de liderança, é imperativo para manter a calma e dirigir o navio.

Finalmente, a maneira como as pessoas trabalham está mudando de maneira que exige que os líderes sejam empáticos. O mundo dos negócios está se tornando mais globalizado e os funcionários trabalham regularmente em equipes. Consequentemente, isso leva a múltiplas oportunidades para mal-entendidos e conflitos internos. Ser empático permite que um gerente faça a mediação entre as partes e minimiza mal-entendidos entre partes interessadas valiosas. Isso é importante para garantir equipes coesas e reter profissionais de alto desempenho.

A empatia como abordagem

Há muitas maneiras de os gerentes cultivarem a empatia dentro de seu estilo de liderança. Para fazer isso, eles devem se concentrar em desenvolver a sua compreensão dos membros da equipe, permanecer zelosos e demonstrar humildade.

Os esforços de um líder para entender a perspectiva dos membros da equipe lhe conferem confiança para compartilhar e discutir abertamente as suas ideias. Gestores que respeitam e aceitam o ponto de vista dos membros de sua equipe, em vez de forçar as suas opiniões, constroem fortes relações de trabalho e aumentam a colaboração destes.. Os funcionários confiam nesses líderes para apoiá-los em sua jornada para o sucesso e gostam de trabalhar com eles para expandir a sua contribuição para o negócio. Quando os funcionários começam a confiar que seu sucesso individual e o sucesso organizacional são igualmente importantes para seus gerentes, eles se sentem confiantes em receber o devido crédito por seu trabalho e se esforçam ao máximo para alcançar o crescimento.

 


Desenvolva a sua compreensão

Primeiro, concentre-se em desenvolver a sua compreensão da situação da pessoa. Faça perguntas abertas para saber onde o indivíduo está e concentre-se em ouvir. Essas perguntas podem incluir o seguinte:

Como essa situação faz você se sentir?

O que você acha da situação em que o seu subordinado se encontra?

Dar este primeiro passo, garante que você não faça suposições sobre onde a pessoa está e como ela está se sentindo. Isso é importante porque se você fizer a suposição errada e compartilhar isso com o indivíduo, corre o risco de afastar a pessoa de compartilhar o que realmente a incomoda.

Com muita frequência, líderes e colegas querem alinhar e expressar empatia antes mesmo de ouvir o que um funcionário tem a dizer. Isso pode ser resultado de estratégias de vendas erradas em que os funcionários aprendem a gerenciar clientes pulando a regra e mostrando empatia sobre o que eles assumem ser o problema. Fazer isso pode ser desastroso porque

em  vez de ajudar no propósito, desvia a pessoa do seu objetivo real.

Ser interessado

Ser interessado é a base da empatia. Porque como você pode entender o que um colega de trabalho ou amigo está passando se você o conhece apenas superficialmente?

A curiosidade não deve ser apenas uma prática com o único propósito de desenvolver empatia para resolver um conflito ou mal-entendido. Em vez disso, líderes e colegas devem se esforçar para ficar curiosos sobre as dificuldades uns dos outros fora do trabalho para construir relacionamentos mais fortes. Passamos mais da metade do nosso dia de vigília com nossos colegas de trabalho e, como resultado, nossos relacionamentos com eles têm impacto em nosso bem-estar. Além disso, ter amigos no trabalho é relatado como uma forma de melhorar a produtividade e ter maior satisfação no trabalho. Ser curioso sobre seus colegas de trabalho pode levar a novas amizades ou interesses para se conectar e aumentar a compreensão sobre o indivíduo

.


'Demonstrar humildade

Como líder, demonstrar humildade pode ser uma tarefa difícil, porque exige reconhecer que você não tem todas as respostas. No entanto, os líderes que são capazes de demonstrar humildade estão em melhor posição para construir relacionamentos com os membros de sua equipe, pois isso não apenas humaniza um líder, mas alinha os membros da equipe ao objetivo, reforçando o papel de todos na equipe.

Principais conclusões

Liderar com empatia pode melhorar a cultura organizacional ao construir confiança entre gerentes e funcionários, o que pode levar a alta produtividade, criatividade e lealdade;

Em momentos de crise, a empatia ajudará a dar confiança aos membros da equipe, garantindo que suas preocupações sejam ouvidas pelos líderes de quem dependem.

Praticar a empatia exige que os líderes desenvolvam uma compreensão da situação de outra pessoa, o que exige interesse e humildade. E isso apenas os engrandecerá.

 



segunda-feira, 17 de outubro de 2022

 

Pequenas e médias Unidades Hoteleiras

 


Sugestões para Qualidade e liderar as Vendas

 

Como se consegue um hotel de sucesso? A chave para o sucesso na indústria hoteleira é encontrar continuamente novas maneiras de superar as expectativas de seus hóspedes e realizar eventos agradáveis ​​para os clientes. Esforce-se por conseguir isso e você estará no caminho certo.

Explore dicas privilegiadas da indústria hoteleira

 

1. A localização é na indústria hoteleira uma base para a prosperidade.

Se a localização desempenha um papel vital no sucesso do seu hotel, qual é então, a melhor localização para um hotel?

Não há uma resposta clara para essa pergunta. Para descobrir a melhor opção, se estiver interessado, consulte as estatísticas de turismo. Por exemplo, você pode obter informações para ajudá-lo a entender:

O número de visitantes nacionais versus internacionais

Seja para renovar um hotel antigo ou para um novo lugar

Se você vai atrair turistas ou empresas

Se você pode atrair negócios do grupo

Onde você encontra as respostas?

Comece agora

2. Fique de olho nas avaliações.

Aumente os negócios em seu hotel com ferramentas fáceis.

O feedback (ou questionário de clientes) pode ajudá-lo a melhorar toda a sua propriedade e responder aos clientes irritados com uma resposta suave. – Mas você não pode confiar apenas nos formulários de feedback de checkout. Afinal, a opinião dos seus hospedes ajudará, mas não pode se limitar a isso. Eles também vão para a internet para analisar experiências boas ou ruins nas mídias sociais ou sites de avaliação, antes de escolher o destino.

O que você pode fazer? Leia todas as novas avaliações publicadas sobre o seu hotel e lembre-se: o boca a boca é sua ferramenta de marketing mais poderosa.

Dica: fique de olho nas avaliações feitas aos seus concorrentes também. Use revisões para determinar seus pontos fortes e seus desafios. Certifique-se de que você está tomando as medidas para prosperar onde eles estão ficando aquém.

A chave para o sucesso na indústria hoteleira é encontrar maneiras de superar as expectativas dos hóspedes e tornar nossos estabelecimentos agradáveis.

 


3. Gere bons projetos de vendas. O caminho para lucros na indústria hoteleira é um negócio de agrupamento.

Isso significa que você precisa procurar clientes e se tornar detectável. Você precisa encontrar planejadores onde eles estiverem e distribuir o seu conteúdo promocional através desses canais. Você não pode apenas contar com as referências de clientes!

Com um prospeto bem planejado e interativo, que possa ser distribuído em qualquer canal de marketing. Isso facilitará a extensão de seu sistema de reservas diretas em seu site e aumenta a exposição em mercados de locais de hospedagem. Você não apenas aparecerá para mais de 100.000 planejadores registrados procurando constantemente por locais, mas também poderá personalizar sua lista para dar o melhor de si para todos eles.

Gere mais exposição de negócios em grupo, com plantas baixas interativas, dos locais e dos quartos.

 

4. Dê aos clientes uma experiência inovadora.

Encante seus hóspedes

A indústria hoteleira moderna é muito mais do que apenas fornecer acomodações e serviço de quarto. Você precisa fornecer uma experiência global inovadora aos seus hóspedes, identificando as necessidades e expectativas destes. Os jovens viajantes que costumam passar menos tempo dentro do hotel podem ser atraídos por outras atividades. Concertos ao vivo, diversão à beira da piscina, aulas de ginástica, spas e experiências culinárias especiais estão entre a lista. Mas circuitos programados a pé pela região, podem também ser oferecidos.

 

Tendências futuras do setor de hospitalidade que você precisa conhecer

 

5. Preocupe-se com a segurança dos seus  clientes.

Uma compreensão completa das regras de segurança e a capacidade de manter a calma em uma situação de emergência são cruciais. Manter os seus hóspedes seguros e protegidos deve ser sempre sua maior preocupação.

Certifique-se de que todos os sprinklers e detectores de fumaça estejam em condições de funcionamento, e as rampas ou calçadas livres de escorregamentos, bem como as banheiras e chuveiros. Que a higiene e a limpeza sejam mantidas em todo o hotel – sobretudo na cozinha – as piscinas sejam limpas regularmente, o serviço de quarto esteja atualizado e as sugestões dos hóspedes sejam as principais prioridades.

Um Plano de segurança importa agora mais do que nunca!

 

6. Comunique-se, comunique-se, comunique-se.

A comunicação é a habilidade mais crucial para uma equipe de hotel. Um gerente de hotel deve treinar seus funcionários para se comunicarem e para reduzir erros e falhas de comunicação.

Uma boa comunicação significa que você está ouvindo os seus hóspedes, entendendo os seus problemas e valorizando os seus comentários. Uma boa comunicação de cada membro da equipe pode facilmente impressionar um hóspede e transformá-lo em um cliente fiel.

 

7. Dê flexibilidade aos Responsáveis de Setor

Os clientes podem ter expectativas completamente diferentes de um estabelecimento. Ao dar aos seus chefes, autoridade para tomar decisões em situações críticas, você os capacita para acomodar melhor seus hóspedes e encontrar soluções em tempo hábil. Esse poder de tomada de decisão lhes dá a oportunidade de reverter uma situação improvável e conquistar uma boa reputação para o hotel, juntamente com a fidelidade e a satisfação do cliente.

 

8. Seja observador.

Para proporcionar a melhor experiência ao seu hóspede, fique atento a cada pequeno detalhe do hotel. Vai desde cumprimentar seus clientes com um sorriso no rosto, até colocar flores frescas no vaso do lobby do hotel, oferecer um atendimento impecável, servir comida fantástica, guardar guardanapos devidamente dobrados, manter um checkout eficiente e tudo no que for possível muito mais agradável, do que seria a expectativa gerada pela publicidade, ou recomendação do hóspede anterior.

 

9. Aproxime-se mais do seu pessoal. Converse com eles. Qualifique-os

É o pensamento e o porte do seu pessoal, que simboliza e qualifica o estabelecimento.

O profissional precisa dar o devido valor à sua posição e à sua responsabilidade no contexto da Empresa.

Deve orgulhar-se de promover a prosperidade e reputação do estabelecimento onde trabalha, cuidando ao mesmo tempo de si próprio, consolidando a sua posição e ajudando com a sua atuação, todos os colegas que cumprem a sua obrigação nas posições de apoio.

Estes, por não estarem em contacto direto com o cliente, ficam forçosamente dependentes no seu trabalho, da maneira como os empregados em contato com os clientes tratam a clientela.

Cumprindo a sua obrigação disciplinadamente, o pessoal de serviços externos consegue atingir vários fins, qualquer deles de grande valor pessoal e social.

- Adquirir a simpatia dos clientes.

- Aumentar o respeito dos colegas.

- Valorizar-se como profissional.

- Orgulhar-se do seu trabalho, ganhando o seu salário com honra e dignidade.

A indústria de serviços, especialmente os pequenos estabelecimentos, precisam que seus funcionários possuam certos atributos inerentes às funções, que são pré-requisitos para um bom desempenho. Qualquer estabelecimento, seja Hotel, pousada, ou outra atividade, obtém êxito quando o hóspede ou cliente volta, por ter ficado satisfeito.

São razões fortes para a eficiente propaganda e satisfação da Clientela:

- O bom acolhimento feito com cortesia.

- A boa cozinha, abundante e bem confeccionada.

- Um serviço impecável, onde a arte se alie à Simpatia e Solicitude.

- Preços de acordo com o restante serviço.

 

O estabelecimento dá categoria ao seu pessoal.

O pessoal está na base da classe do estabelecimento.

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A indústria hoteleira pode parecer difícil, mas não se você tiver a fórmula certa para o sucesso. Certifique-se de que sua propriedade e equipe tenham essas nove características e os negócios serão construídos.

Circule mais pelo seu estabelecimento e corrija as falhas como amigo. Seja um colega superior para os seus funcionários.

Estes fatores levarão ao sucesso, mas seu verdadeiro ingresso para se tornar grande, é conseguir mantê-los, para aumentar a qualidade profissional do grupo e o seu interesse no trabalho que executam, como profissão a seguir...

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