Liderar
com empatia
Construir
confiança entre gerentes e funcionários
A
relação entre um líder e seus funcionários pode desenvolver ou quebrar uma
organização. Em tempos em que as organizações enfrentam incertezas, equipes de
alto desempenho construídas com confiança, estão melhor posicionadas para
enfrentar a tempestade. Uma maneira de conquistar a confiança dos membros da
equipe é praticar a empatia. Isso exige que líderes e funcionários permaneçam
curiosos sobre a situação uns dos outros e se sintam à vontade com humildade.
Por
que liderar com empatia
Há
muitas razões pelas quais os líderes devem praticar a empatia como parte do
gerenciamento de sua equipe. Primeiro, ser empático cria laços mais fortes com
os funcionários, o que supostamente leva a uma maior produtividade, mais
criatividade e lealdade. Tentar entender a perspectiva de outros membros da
equipe pode afetar a maneira como você interage com eles. Também pode afetar a
forma como você toma decisões, levando a resultados mais ponderados e
inclusivos. E demonstrar empatia também cria confiança e boa vontade com os
membros da equipe.
Em
seguida, a capacidade de gerenciar com empatia é importante em tempos de
incerteza. Crise sem precedentes, como a pandemia do COVID-19, força os líderes
a tomar decisões com pouca ou nenhuma informação. Desenvolver as habilidades
para ter empatia com os membros de sua equipe pode dar-lhes confiança, mesmo
quando você não tem todas as respostas. Isso ocorre porque praticar a empatia
significa que você considerou quais são as maiores preocupações das equipes. Em
tempos de crise, isso, juntamente com outros comportamentos de liderança, é
imperativo para manter a calma e dirigir o navio.
Finalmente,
a maneira como as pessoas trabalham está mudando de maneira que exige que os
líderes sejam empáticos. O mundo dos negócios está se tornando mais globalizado
e os funcionários trabalham regularmente em equipes. Consequentemente, isso
leva a múltiplas oportunidades para mal-entendidos e conflitos internos. Ser
empático permite que um gerente faça a mediação entre as partes e minimiza
mal-entendidos entre partes interessadas valiosas. Isso é importante para
garantir equipes coesas e reter profissionais de alto desempenho.
A
empatia como abordagem
Há
muitas maneiras de os gerentes cultivarem a empatia dentro de seu estilo de
liderança. Para fazer isso, eles devem se concentrar em desenvolver a sua
compreensão dos membros da equipe, permanecer zelosos e demonstrar humildade.
Os
esforços de um líder para entender a perspectiva dos membros da equipe lhe
conferem confiança para compartilhar e discutir abertamente as suas ideias. Gestores
que respeitam e aceitam o ponto de vista dos membros de sua equipe, em vez de
forçar as suas opiniões, constroem fortes relações de trabalho e aumentam a
colaboração destes.. Os funcionários confiam nesses líderes para apoiá-los em
sua jornada para o sucesso e gostam de trabalhar com eles para expandir a sua
contribuição para o negócio. Quando os funcionários começam a confiar que seu
sucesso individual e o sucesso organizacional são igualmente importantes para
seus gerentes, eles se sentem confiantes em receber o devido crédito por seu
trabalho e se esforçam ao máximo para alcançar o crescimento.
Desenvolva a sua compreensão
Primeiro,
concentre-se em desenvolver a sua compreensão da situação da pessoa. Faça
perguntas abertas para saber onde o indivíduo está e concentre-se em ouvir.
Essas perguntas podem incluir o seguinte:
Como
essa situação faz você se sentir?
O
que você acha da situação em que o seu subordinado se encontra?
Dar
este primeiro passo, garante que você não faça suposições sobre onde a pessoa
está e como ela está se sentindo. Isso é importante porque se você fizer a
suposição errada e compartilhar isso com o indivíduo, corre o risco de afastar
a pessoa de compartilhar o que realmente a incomoda.
Com
muita frequência, líderes e colegas querem alinhar e expressar empatia antes
mesmo de ouvir o que um funcionário tem a dizer. Isso pode ser resultado de
estratégias de vendas erradas em que os funcionários aprendem a gerenciar
clientes pulando a regra e mostrando empatia sobre o que eles assumem ser o
problema. Fazer isso pode ser desastroso porque
em vez de ajudar no propósito, desvia a pessoa
do seu objetivo real.
Ser
interessado
Ser interessado
é a base da empatia. Porque como você pode entender o que um colega de trabalho
ou amigo está passando se você o conhece apenas superficialmente?
A
curiosidade não deve ser apenas uma prática com o único propósito de
desenvolver empatia para resolver um conflito ou mal-entendido. Em vez disso,
líderes e colegas devem se esforçar para ficar curiosos sobre as dificuldades uns
dos outros fora do trabalho para construir relacionamentos mais fortes.
Passamos mais da metade do nosso dia de vigília com nossos colegas de trabalho
e, como resultado, nossos relacionamentos com eles têm impacto em nosso
bem-estar. Além disso, ter amigos no trabalho é relatado como uma forma de
melhorar a produtividade e ter maior satisfação no trabalho. Ser curioso sobre
seus colegas de trabalho pode levar a novas amizades ou interesses para se
conectar e aumentar a compreensão sobre o indivíduo
.
'Demonstrar humildade
Como
líder, demonstrar humildade pode ser uma tarefa difícil, porque exige
reconhecer que você não tem todas as respostas. No entanto, os líderes que são
capazes de demonstrar humildade estão em melhor posição para construir
relacionamentos com os membros de sua equipe, pois isso não apenas humaniza um
líder, mas alinha os membros da equipe ao objetivo, reforçando o papel de todos
na equipe.
Principais
conclusões
Liderar
com empatia pode melhorar a cultura organizacional ao construir confiança entre
gerentes e funcionários, o que pode levar a alta produtividade, criatividade e
lealdade;
Em
momentos de crise, a empatia ajudará a dar confiança aos membros da equipe,
garantindo que suas preocupações sejam ouvidas pelos líderes de quem dependem.
Praticar
a empatia exige que os líderes desenvolvam uma compreensão da situação de outra
pessoa, o que exige interesse e humildade. E isso apenas os engrandecerá.
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