sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Liderar com empatia



Construir confiança entre gerentes e funcionários

 Empatia é a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa, estar ciente de seus sentimentos e entender suas necessidades. Ela nos permite compreender o que a outra pessoa está passando, mesmo que não concordemos necessariamente com suas percepções. No ambiente de trabalho, cultivar uma cultura de cuidado e empatia é importante para fazer com que os colaboradores se sintam respeitados e motivá-los a alcançar excelentes resultados. A responsabilidade de garantir que todos os funcionários dêem o melhor de si é dos líderes de equipe que, ao praticar a empatia, podem romper barreiras para atingir objetivos comuns. Vários estudos estabeleceram uma correlação positiva entre empatia e aumento de receita e melhor desempenho.

A relação entre um líder e seus funcionários pode desenvolver ou quebrar uma organização. Em tempos em que as organizações enfrentam incertezas, equipes de alto desempenho construídas com confiança, estão melhor posicionadas para enfrentar a tempestade. Uma maneira de conquistar a confiança dos membros da equipe é praticar a empatia. Isso exige que líderes e funcionários permaneçam curiosos sobre a situação uns dos outros e se sintam à vontade com humildade.

Por que liderar com empatia

Há muitas razões pelas quais os líderes devem praticar a empatia como parte do gerenciamento de sua equipe. Primeiro, ser empático cria laços mais fortes com os funcionários, o que supostamente leva a uma maior produtividade, mais criatividade e lealdade. Tentar entender a perspectiva de outros membros da equipe pode afetar a maneira como você interage com eles. Também pode afetar a forma como você toma decisões, levando a resultados mais ponderados e inclusivos. E demonstrar empatia também cria confiança e boa vontade com os membros da equipe.

Em seguida, a capacidade de gerenciar com empatia é importante em tempos de incerteza. Crise sem precedentes, como a pandemia do COVID-19, força os líderes a tomar decisões com pouca ou nenhuma informação. Desenvolver as habilidades para ter empatia com os membros de sua equipe pode dar-lhes confiança, mesmo quando você não tem todas as respostas. Isso ocorre porque praticar a empatia significa que você considerou quais são as maiores preocupações das equipes. Em tempos de crise, isso, juntamente com outros comportamentos de liderança, é imperativo para manter a calma e dirigir o navio.

Finalmente, a maneira como as pessoas trabalham está mudando de maneira que exige que os líderes sejam empáticos. O mundo dos negócios está se tornando mais globalizado e os funcionários trabalham regularmente em equipes. Consequentemente, isso leva a múltiplas oportunidades para mal-entendidos e conflitos internos. Ser empático permite que um gerente faça a mediação entre as partes e minimiza mal-entendidos entre partes interessadas valiosas. Isso é importante para garantir equipes coesas e reter profissionais de alto desempenho.

A empatia como abordagem

Há muitas maneiras de os gerentes cultivarem a empatia dentro de seu estilo de liderança. Para fazer isso, eles devem se concentrar em desenvolver a sua compreensão dos membros da equipe, permanecer zelosos e demonstrar humildade.

Os esforços de um líder para entender a perspectiva dos membros da equipe lhe conferem confiança para compartilhar e discutir abertamente as suas ideias. Gestores que respeitam e aceitam o ponto de vista dos membros de sua equipe, em vez de forçar as suas opiniões, constroem fortes relações de trabalho e aumentam a colaboração destes.. Os funcionários confiam nesses líderes para apoiá-los em sua jornada para o sucesso e gostam de trabalhar com eles para expandir a sua contribuição para o negócio. Quando os funcionários começam a confiar que seu sucesso individual e o sucesso organizacional são igualmente importantes para seus gerentes, eles se sentem confiantes em receber o devido crédito por seu trabalho e se esforçam ao máximo para alcançar o crescimento.

 


Desenvolva a sua compreensão

Primeiro, concentre-se em desenvolver a sua compreensão da situação da pessoa. Faça perguntas abertas para saber onde o indivíduo está e concentre-se em ouvir. Essas perguntas podem incluir o seguinte:

Como essa situação faz você se sentir?

O que você acha da situação em que o seu subordinado se encontra?

Dar este primeiro passo, garante que você não faça suposições sobre onde a pessoa está e como ela está se sentindo. Isso é importante porque se você fizer a suposição errada e compartilhar isso com o indivíduo, corre o risco de afastar a pessoa de compartilhar o que realmente a incomoda.

Com muita frequência, líderes e colegas querem alinhar e expressar empatia antes mesmo de ouvir o que um funcionário tem a dizer. Isso pode ser resultado de estratégias de vendas erradas em que os funcionários aprendem a gerenciar clientes pulando a regra e mostrando empatia sobre o que eles assumem ser o problema. Fazer isso pode ser desastroso porque

em  vez de ajudar no propósito, desvia a pessoa do seu objetivo real.

Ser interessado

Ser interessado é a base da empatia. Porque como você pode entender o que um colega de trabalho ou amigo está passando se você o conhece apenas superficialmente?

A curiosidade não deve ser apenas uma prática com o único propósito de desenvolver empatia para resolver um conflito ou mal-entendido. Em vez disso, líderes e colegas devem se esforçar para ficar curiosos sobre as dificuldades uns dos outros fora do trabalho para construir relacionamentos mais fortes. Passamos mais da metade do nosso dia de vigília com nossos colegas de trabalho e, como resultado, nossos relacionamentos com eles têm impacto em nosso bem-estar. Além disso, ter amigos no trabalho é relatado como uma forma de melhorar a produtividade e ter maior satisfação no trabalho. Ser curioso sobre seus colegas de trabalho pode levar a novas amizades ou interesses para se conectar e aumentar a compreensão sobre o indivíduo

.


'Demonstrar humildade

Como líder, demonstrar humildade pode ser uma tarefa difícil, porque exige reconhecer que você não tem todas as respostas. No entanto, os líderes que são capazes de demonstrar humildade estão em melhor posição para construir relacionamentos com os membros de sua equipe, pois isso não apenas humaniza um líder, mas alinha os membros da equipe ao objetivo, reforçando o papel de todos na equipe.

Principais conclusões

Liderar com empatia pode melhorar a cultura organizacional ao construir confiança entre gerentes e funcionários, o que pode levar a alta produtividade, criatividade e lealdade;

Em momentos de crise, a empatia ajudará a dar confiança aos membros da equipe, garantindo que suas preocupações sejam ouvidas pelos líderes de quem dependem.

Praticar a empatia exige que os líderes desenvolvam uma compreensão da situação de outra pessoa, o que exige interesse e humildade. E isso apenas os engrandecerá.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

  TERMOS DE COZINHA E GASTRONOMIA  - SUA DEFINIÇÃO - A branco ( A Blanc ) Cozinhar “a branco” é cozinhar em caldo, sem quaisquer con...