quarta-feira, 6 de setembro de 2023

 

GESTÃO DE EQUIPES


Facilitar a Vida Para Todos

Uma boa gestão de equipes assenta na capacidade de compreender o que impulsiona o sucesso delas e de o apoiar, quer se esteja a tentar assumir o papel de gestor pela primeira vez ou a tentar melhorar as nossas competências, um bom sistema de gestão de equipamentos ajudá-lo-á a tornar-se mais eficiente, mais eficaz e mais humano.

O que distingue um bom gestor de um mau gestor? não se trata da quantidade de trabalho que se faz, ou da quantidade de trabalho que a equipe consegue suportar. Os bons gestores colocam a sua equipe em primeiro lugar, e acima de tudo apoiam os membros desta a todo o custo e encorajam-nos a dar o seu melhor, o que pode levá-lo ao topo, independente do sector em que se encontre.

Um bom chefe de equipe é reconhecido pela eficácia dos métodos que utiliza para gerir. Como todas as competências humanas, a gestão de equipes não é algo que possa ser improvisado.

 É uma competência da qual decorrem outras, incluindo supervisão, solução de problemas, resolução de problemas de inteligência  emocional, empatia, escuta ativa, comunicação e trabalho grupal. Para se tornar um gestor capacitado, é necessário desenvolver as competências  ditas complementares, e  ouvir mais atentamente a sua equipe.

Gestão de equipes e projetos

A gestão de projetos é o processo de organização, gestão e execução de projetos especiais. Os bons Gestores de projetos, reúnem todas as informações necessárias para o seu trabalho num espaço acessível a todos os membros da equipe, de modo a que as funções e os prazos de cada um sejam claros. Os chefes de projeto são responsáveis pela execução dos projetos, mas não assumem necessariamente o papel de gestor ou de chefe de equipe.

A gestão de equipes, por outro lado, baseia-se no apoio e na coordenação de uma equipe. Dependendo da estrutura da sua organização, você pode ser chamado a gerir os projetos em que a sua equipe está a trabalhar. Mesmo que a sua função seja liderar ou simplesmente implementar um projeto, o seu objetivo enquanto gestor é, antes do mais, apoiar os membros da sua equipe.

Gestão e coesão da equipe

As atividades de coesão ou team building incentivam a colaboração, o sentido de camaradagem e um clima de confiança entre os membros da equipe. Além disso, os membros da equipe ficam a conhecer-se e melhoram a sua capacidade de trabalhar em equipe a longo prazo.

Os bons gestores organizam atividades baseadas na coesão para facilitar o trabalho em equipe. Algumas organizações sugerem mesmo o reforço das ligações entre departamentos e o incentivo aos membros de equipes  multifuncionais, a conhecerem-se uns aos outros.

  Gestão de equipes e de tarefas

A gestão de tarefas permite acompanhar a evolução do trabalho de A a Z. Um software de gestão de tarefas eficaz ajuda-o a organizar as suas prioridades, a acompanhar e controlar as tarefas que  tem de  completar e cumprir os seus prazos.

Para capacitar os membros da equipe, os gestores podem utilizar ferramentas de gestão de tarefas para definir claramente as funções e organizar o trabalho. No entanto, a gestão de tarefas nem sempre é da responsabilidade do chefe de equipe. Dependendo da forma como a sua empresa está organizada, a gestão de tarefas pode ser confiada ao gestor do projeto e não ao chefe de equipe.

Porque é que a gestão de equipes é importante?


Uma boa gestão de equipes beneficia toda a equipe e abre novas possibilidades.

Um bom gestor de equipe :

Quer esteja a assumir  este  papel  pela  a primeira vez ou se pretende aperfeiçoar as suas competências de gestão de equipes, siga as dicas que damos a seguir para se tornar mais eficaz:

1. Transparência

Para ajudar a sua equipe a ter sucesso, não há melhor maneira do que dar-lhes acesso fácil a todas as informações de que necessitam para atingir os seus objetivos. Ao manter a sua equipe informada em tempo real, cada membro pode acompanhar em pormenor o progresso das tarefas dos seus colegas de equipe.

Pode consegui-lo criando e atualizando diariamente um espaço centralizado que reúna todas as informações de que a sua equipe necessita. Organize as tarefas para que cada membro da sua equipe saiba o que fazer, porquê e como. Não só todos podem acompanhar o seu progresso como também é possível acompanhar e partilhar prioridades para que todos possam trabalhar com eficiência e bom desempenho.

Para criar uma comunidade inclusiva e digitalmente acessível, a transparência total é essencial. Trabalhar em vários fusos horários com equipes cujos horários variam, requer uma ferramenta que permita a todos acompanhar as tarefas em curso e o progresso dos projetos.

2. Estabelecer bons hábitos de comunicação

Em média, os trabalhadores do conhecimento passam 60% do seu tempo a "trabalhar sobre o trabalho", ou seja, a procurar informações, a obter aprovações ou a atualizar constantemente o estado dos projetos. o "trabalho sobre o trabalho" irá poluir o desempenho da sua equipe e distraí-la dos seus principais objetivos.

Para remediar esta situação, ajude a sua equipe a ver as coisas com mais clareza, dando-lhes acesso rápido à informação de que necessitam. comece por criar um espaço partilhado, designado como uma fonte de referência fiável, que reúna todos os dados relativos ao seu projeto. É também essencial definir claramente o âmbito de cada uma das ferramentas de comunicação que pretende utilizar. Para o efeito, pode ser útil elaborar um plano de comunicação especial.

3. Dar e receber conselhos

Ser capaz de dar a sua opinião, mas também de aceitar a dos outros, é uma competência essencial na gestão de equipes. Enquanto gestor, terá de dominar a arte da crítica construtiva, no interesse da sua equipe e dos objetivos a atingir, mas além disso, submeter-se às opiniões dos outros e saber aceitar as críticas é uma excelente forma de melhorar as suas capacidades de gestão.

Nestas situações, é preferível uma discussão cara a cara (ou por videoconferência) para evitar mal-entendidos. Mesmo quem trabalhe à distância, pode desde já familiarizar-se com algumas práticas excelentes de resolução de conflitos e facilitar a compreensão mútua da sua equipe.

4. Apoiar-se no trabalho de equipe

A colaboração é o que torna uma equipe ainda melhor, no entanto, esta forma de trabalhar nem sempre é evidente. Ser capaz de criar  um espaço de colaboração dentro de um  grupo é uma competência de gestão muito importante.

A melhor forma de criar simbiose numa equipe é valorizar a colaboração. Incentive os comportamentos que gostaria de ver mais nos membros da sua equipe, encorajando-os a partilhar as suas impressões, promovendo o trabalho de equipe e a co-criação. A colaboração nem sempre é sinónimo de sinergia perfeita dentro de uma equipe. Pelo contrário, os desacordos são os primeiros sinais disso, uma vez que resultam da partilha ativa de ideias de cada membro da equipe.

Quanto mais uma organização se desenvolve, mais falhas aparecem na comunicação e esta é outra área em que precisamos sempre melhorar.

Enquanto líder de uma equipe, as suas ações e palavras têm um efeito considerável nesta. Para criar confiança, dê o exemplo o melhor que puder e seja o modelo do comportamento que gostaria de ver implantado. Isto significa participar no trabalho em curso, fazer perguntas quando necessário e ser flexível, dependendo das necessidades da equipe.

Para dar o exemplo, faça com que a sua equipe saiba que tem toda a sua confiança e comporte-se de uma forma que gostaria que todos os empregados se comportassem. Há muitas formas de dar o exemplo mas, para começar, pode:

·       dar aos membros da equipe a oportunidade de participarem no processo de tomada de decisões

·       descubra quais as competências que os membros da sua equipe gostariam de desenvolver e, em seguida delegue  tarefas nesse sentido

·       esclareça as expectativas em termos de gestão do tempo de trabalho, ou seja, as horas em que os membros da sua equipe devem estar em linha e disponíveis. Cumpra também estas expectativas

·       modelar as práticas de comunicação e colaboração que gostaria de aplicar na sua equipe

6. Encontrar um equilíbrio e evitar o excesso de trabalho

Burnout é o sentimento de exaustão emocional, física ou mental que ocorre como resultado de excesso de trabalho. Em 2020, 71% dos trabalhadores do conhecimento afirmaram tê-lo experimentado pelo menos uma vez. Como líder de equipe, cabe-lhe a si apoiar a sua equipe e limitar o risco de burnout.

Em qualquer ambiente de trabalho, o esgotamento ocorre quando os membros da equipe estão sobrecarregados de trabalho durante demasiado tempo. Para evitar que isso aconteça e promover o equilíbrio, assuma a liderança na gestão da carga de trabalho, utilize ferramentas que lhe permitam gerir a capacidade, tais como ferramentas de planejamento de gestão da capacidade,  e para ter uma boa ideia da quantidade de trabalho que cada pessoa tem de fazer, pode criar um plano  de gestão de  recursos, para esclarecer quais as tarefas que os membros da equipe estão a realizar e para garantir que ninguém fique demasiado sobrecarregado. Pode ser necessário redistribuir as tarefas para evitar o excesso de trabalho.

7. Desenvolver o seu próprio estilo de gestão de equipes

A liderança de uma equipe pode ser feita de mil maneiras diferentes. À medida que vai ganhando experiência como gestor, vai-se orientando para diferentes preferências e práticas. mesmo que já tenha uma boa ideia do tipo de gestão de equipes que gostaria de implementar, é importante nomear e identificar o seu estilo de gestão para que possa tirar o máximo partido dele.

8. Estabelecer normas de grupo

As normas do grupo são as regras explícitas, mas muitas vezes implícitas, que regem as suas interações profissionais. Cada equipe age de acordo com as suas próprias normas de grupo, mesmo que nunca tenha ouvido falar delas.

Enquanto líder de uma equipe, é essencial não deixar que as normas do grupo se desenvolvam por si próprias pois isto pode levar a uma má dinâmica de equipe em que, por exemplo, os membros não se atrevem a exprimir-se livremente ou a tirar férias. Para evitar esta situação, desenvolva as suas próprias normas de grupo que reflitam a sua cultura  organizacional.

9. Incentivar a motivação intrínseca

A forma como motiva a sua equipe é crucial. Existem dois tipos de motivação: intrínseca e extrínseca. A motivação extrínseca baseia-se em recompensas ou castigos externos, enquanto a intrínseca baseia-se na satisfação interna, independentemente da recompensa.

Parte do desenvolvimento das suas competências  em matéria de gestão  de equipes é aprender a favorecer a motivação intrínseca em detrimento da motivação extrínseca e, na medida do possível, privilegie a motivação intrínseca, mesmo que este tipo de motivação seja mais difícil de desenvolver. Isto deve-se ao facto de recorrer a conceitos como a resolução de problemas, a criatividade e a curiosidade.

10. Dar uma visão global

As equipes são capazes de dar o seu melhor quando compreendem a importância do seu trabalho, mas  no entanto, muitas vezes as tarefas são compartimentadas e desligadas dos objetivos gerais.

Uma competência essencial, mas muitas vezes negligenciada pelos líderes, é dar à sua equipe uma visão holística de como realizar as suas tarefas diárias. ao estarem conscientes do impacto do seu trabalho em objetivos mais amplos, e os membros da sua equipe podem estabelecer prioridades de forma eficaz. Para começar, experimente utilizar uma ferramenta de acompanhamento de objetivos, para que possa relacionar de forma prática o trabalho da sua equipe com os objetivos da empresa.

“ Na ausência de uma gestão centralizada do trabalho e de responsabilidades claras, tudo parece ser uma prioridade máxima. Isto abre a porta ao stress e à ansiedade".

Uma gestão de equipes eficaz exige tempo e esforço, mas é a forma de apoiar e motivar os membros e facilitar a vida para todos.

 



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