domingo, 6 de agosto de 2023

 Visão Missão e Valores

Para que Servem Eles numa Empresa

 Ter Visão, não significa prever o futuro, mas definir um rumo com base nas suas próprias aspirações, na sua avaliação pessoal das tendências do mercado e das manobras da concorrência. Esta visão dá sentido à estratégia e a todas as ações que dela decorrem e projeta uma figura central na gestão, em particular na gestão estratégica. Além disso, pode tornar-se o próprio fundamento de uma teoria da organização que atravessa tanto o político como o estratégico. A ação coletiva pode assim ser entendida como um projeto, ou seja, um processo de concepção, de construção e de regulação da ação no âmbito do qual os atores intra ou inter-organizacionais constroem relações e conhecimentos. Para além desta abordagem projetiva da ação coletiva, o projeto continua a ser um objeto que tem de ser "gerido". Turner (1993) define-o como um conjunto de atividades que mobilizam recursos humanos, materiais e financeiros orquestrados de uma nova forma, para realizar atividades singulares, respeitando especificações particulares dentro de restrições de custo e de tempo.

A visão estratégica funciona como um denominador comum que incentiva a ação projetiva. Como tal, a sua praxe é um fator-chave de sucesso. A partilha de significados e de representações é uma condição prévia para a cooperação das partes interessadas no projeto. Esta partilha requer um acesso estruturado à visão.

A visão estratégica do projeto: um fator-chave de sucesso

Entre os fatores-chave de sucesso de um projeto, é possível identificar a orientação para o cliente, o pensamento integrador, a confiança, a liderança e a visão.

A partilha de uma visão comum está relacionada não só com os objetivos e os recursos de um projeto, mas também com o seu âmbito. De acordo com Lenfle & Loch (2010), este último, juntamente com o tempo e o custo, constitui uma ajuda à gestão do projeto.

O trabalho colaborativo, a partilha e a cooperação constituem a base de uma visão comum e partilhada do projeto entre os responsáveis na missão de uma empresa: definição e exemplos.

A missão de uma empresa é a sua razão de ser, o seu ADN: porque é que a empresa existe? Não é necessário explicar o negócio ou os objetivos a atingir, mas simplesmente definir o motivo pelo qual a empresa foi criada. A missão centra-se no presente, ou seja, na situação atual da empresa.

Ao contrário de uma missão, que se centra no presente, a visão de uma empresa é uma projeção para o futuro. Uma visão incentiva o empresário a ir mais longe para atingir objetivos ambiciosos a longo prazo. A sua visão empresarial terá um impacto nas suas decisões desde o início, uma vez que as suas ações servirão para construir e desenvolver a empresa. Naturalmente, o grau de ambição associado a um projeto depende da sua natureza.

A visão de uma empresa pode evoluir ao longo do tempo, nomeadamente em resultado de mudanças na tecnologia, no ambiente empresarial ou nas oportunidades de desenvolvimento que surgirão no futuro (mas que serão inimagináveis atualmente).

Definir a visão da sua empresa

Para descrever a visão da sua empresa, basta responder à seguinte pergunta: como é que vê a sua empresa num futuro distante (10 anos, 15 anos, 20 anos)?

A sua visão deve ser ambiciosa, precisa e coerente com a missão e os valores atuais. Deve ser definida numa única frase. Por exemplo: "Ser o produtor de tomate mais rentável da Região" ou "Construir as casas mais ecológicas de Cidade".

Os valores correspondem aos principais fundamentos que caracterizam o funcionamento de uma empresa e orientam o comportamento das pessoas que a compõem. São os pontos de referência em que se pode basear o desenvolvimento da empresa e tomar decisões estratégicas. Os valores são muito importantes para que cada um encontre o seu lugar na empresa e tenha os seus próprios pontos de referência para agir.

Definir os valores da sua empresa

Para definir os valores de uma empresa, é necessário determinar os pontos de referência e os princípios em que esta se baseia. Na maioria dos projetos de criação de pequenas estruturas, estes valores provêm diretamente do próprio empresário, que constrói a sua empresa à sua imagem.

Exemplos de valores da empresa

Eis alguns exemplos de valores empresariais reconhecidos:

·       Paixão, inovação, abertura de espírito, espírito empreendedor, procura da perfeição e responsabilidade;

·       Valor para o cliente, criatividade, excelência, especialização.

·       A missão, a visão e os valores são os pilares de uma empresa e a base da sua estratégia. A sua determinação permite ao empresário ter uma visão clara do que pretende fazer e dos objetivos que pretende atingir. Para o fazer, será necessário, em primeiro lugar, avaliar o contexto em que a empresa vai evoluir, efetuando um diagnóstico  estratégico.

·       O empresário pode então determinar as ações a tomar e os recursos a mobilizar para lançar o projeto e desenvolver a empresa. Estes fatores são igualmente importantes para a sua estratégia de comunicação: que imagem pretende construir em torno da sua empresa?

                    

                                                                                                                                                                     
                                                                                                                                                                 

 

Se pretende iniciar um negócio, grande ou pequeno, tente uma visão antecipada do projeto como uma ajuda, em cima da qual você possa preparar analisar e prever o futuro dele, e ir fazendo a correções necessárias para que ele resulte.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  TERMOS DE COZINHA E GASTRONOMIA  - SUA DEFINIÇÃO - A branco ( A Blanc ) Cozinhar “a branco” é cozinhar em caldo, sem quaisquer con...