Temas
Esquecidos em Hotelaria
Demonstre, Em Vez de Mostrar Apenas
Numa
busca por Qualidade, sempre preenchemos o tempo do treinamento com melhoria de
serviços, aspecto dos materiais ou apresentação do pessoal, e esquecemos que,
existem outros valores positivos para tornar diferente a estadia em nosso Hotel
ou estabelecimento. Quantas vezes não estivemos já, em locais onde a
simplicidade ao nosso redor era evidente, mas o sentimento de receber era
sublime, divino e nobre, na candura do atendimento, e nos sentimos enlevados pela
espontaneidade que nos era exibida, esquecendo de olhar o serviço.
A
empatia de uma equipe ajuda a criar uma experiência agradável para os hóspedes
e os motiva a escrever uma avaliação positiva - ambos afetam a receita.
A
empatia é a arte de se colocar no lugar do outro a fim de compreendê-lo
emocionalmente. Trata-se de uma capacidade poderosa e transformadora, pois faz
com que as pessoas se relacionem de modo mais respeitoso e compassivo, algo que
a sociedade realmente precisa.
Quando
pensamos em atendimento ao cliente, nossos pensamentos vão primeiro para o
tratamento de reclamações, mas há muito mais envolvido. Toda interação com um
hóspede é, na realidade, “servir o cliente”. Inclui tudo, desde servir uma
refeição no restaurante do hotel até oferecer conselhos sobre onde fazer
compras localmente, passando pelo interesse em fazê-lo guardar uma recordação.
A
diferença entre a percepção do cliente do serviço como superficial ou excelente,
depende da atitude da equipe. O atendimento excepcional é feito por quem não
atende apenas ao pedido ou à reclamação, mas simpatiza com as necessidades do
hóspede.
A
diferença entre empatia e simpatia
A
empatia às vezes é explicada como andar uma milha para ajudar outra pessoa. A
ideia é que você só pode entender verdadeiramente a dor de alguém se você mesmo
a experimentou. A empatia é igualmente válida se formos capazes de imaginar
como seria estar na posição de alguém e responder de acordo. Isso também é
verdade quando se trata de solicitações ou reclamações.
Somos
todos consumidores de uma forma ou de outra, tendo recebido bons e maus
serviços ao cliente. A equipe do hotel pode aproveitar as suas experiências,
para entender por que um hóspede pode ficar entusiasmado ou aborrecido com o
serviço prestado. Agir com base nesse conhecimento pode levar a uma mudança de
atitude. Em vez de ver solicitações ou reclamações apenas como algo a ser
tratado, elas devem ser vistas como oportunidades para atender ou superar as
expectativas do hóspede. Isso significa imaginar-se no lugar do hóspede para
saber quais podem ser essas expectativas.
Para
que o atendimento ao cliente seja excelente, os hóspedes devem ser tratados
como indivíduos. Embora a simpatia e a empatia não sejam mutuamente exclusivas,
a simpatia apenas admite que existe um problema. Mas a empatia garante ao
hóspede que você sente o valor do problema para ele pessoalmente. Infelizmente,
a empatia não é demonstrada com frequência no atendimento ao cliente,
especialmente ao lidar com reclamações.
Ouvindo
com atenção
Quando
um hóspede está reclamando, as emoções estarão envolvidas. O funcionário
empático ouvirá o hóspede com atenção, não apenas oferecendo simpatia, mas
reconhecendo o impacto emocional causado. Um bom ouvinte mostrará interesse
genuíno por um olhar além da arrogância e fazer perguntas perspicazes,
determinando não apenas o problema, mas também a aflição ou frustração
resultante.
Exercitar
a empatia pode mudar a maneira como você responde às reclamações. Como você se
sentiria nessas circunstâncias? O que você gostaria que acontecesse se os
papéis fossem invertidos? Obviamente, as empresas têm regras e restrições
financeiras que precisam ser levadas em consideração. Nem todos os desejos dos
hóspedes podem ser atendidos e a maioria dos hóspedes reconhece isso. Ao
envolvê-los como indivíduos e mostrar que você se importa, um hóspede permitirá
que o assunto seja tratado de maneira razoável.
Mais
do que palavras
Estudos
demonstraram que as palavras faladas representam cerca de 50% da comunicação,
com os outros 50% provenientes do tom de voz, postura, expressão facial e
outras formas de linguagem corporal. A proporção de palavras para linguagem
corporal varia de acordo com a circunstância e o indivíduo. Independentemente
da porcentagem, fica difícil fingir empatia[i].
Você
pode oferecer excelentes conselhos, mas se sua comunicação não verbal não
corresponder às suas palavras, o hóspede perceberá. Eles podem receber a ajuda
que pediram, mas não sentem que você é sensível à situação pessoal deles. A
falta de sinceridade, como declarações insípidas de preocupação enquanto
continua a usar o computador ou quando seus olhos se movem para o relógio na
parede, é prejudicial. Isso pode resultar em uma percepção de serviço
insatisfatório, mesmo quando os assuntos foram resolvidos com competência.
Incentive
a empatia ao seu pessoal
Colocar-se
no lugar do outro, entender seus sentimentos e pensamentos, especialmente no
momento de distanciamento social em que vivemos, ajuda a nos relacionarmos
melhor com as pessoas. E o relacionamento interpessoal é essencial para uma
liderança bem-sucedida. Pessoas empáticas são excelentes ouvintes, costumam estar
dispostos a aprender e estão sempre atentos ao outro, conseguem interpretar
pessoas, observando suas palavras, sentimentos e comportamentos.
Considerando
que empatia é um conceito amplo, estudiosos da área costumam classificá-la em
alguns tipos. Entre os mais conhecidos estão a empatia cognitiva, a empatia
emocional ou afetiva e a empatia compassiva.
A
empatia demanda a habilidade para conhecer os próprios sentimentos e ideias a
fim de perceber os sentimentos e as ideias dos outros. A empatia nos ajuda a
viver melhor em sociedade, a trabalhar melhor em equipe e a valorizar as
contribuições que cada indivíduo pode trazer.
Desenvolva
a Empatia no trabalho, explicando que isso significa ter a capacidade de
conseguir se colocar no lugar do seu colega de equipe e também compreender as
emoções e o ponto de vista dele. Essa soft skill, ou competência
comportamental, é fundamental em ambientes corporativos, reduzindo conflitos.
Por
isso, é uma capacidade indispensável para quem quer se desenvolver na
carreira. Imagine, por exemplo, que um
profissional seja excelente em detalhes e perfeito tecnicamente, mas que ele
não consegue se dar bem com ninguém. Como poderá ser promovido a gerente se não
conseguir gerenciar pessoas entendendo suas necessidades, demonstrando atenção
e sendo gentil no tratamento diário?
Ser
empático com os colegas de trabalho pode trazer diversos benefícios, como
aumento na colaboração das equipes, mais motivação e até aumento na
produtividade,
E Seja Empático
Um
líder empático é aquele que demonstra interesse verdadeiro pela sua equipe, se
preocupa com seus sentimentos e todos os desafios que eles enfrentam. No
entanto, poucas lideranças sabem como desenvolver essa habilidade. Seja um
líder empático demonstrado um interesse genuíno e ativo diante das preocupações
dos seus colaboradores. Desenvolva a capacidade de se comunicar de maneira
efetiva com o resto de sua equipe, tornando claro o que precisa ser feito, de
tal forma que irá despertar neles o desejo de trabalhar, tratando os objetivos
que alcançarem como seus próprios.
Promova
a diversidade e a inclusão. Empatia está relacionada a reconhecer e aceitar as
diferenças dos outros, reconheça que a diversidade é essencial para promover um
ambiente empático. Quanto mais histórias e pontos de vista diferentes, maior
será a chance de desenvolver a empatia no trabalho.
Como
gerar empatia na sua equipe?
Escuta
ativa e atenta: saber ouvir é tão importante como saber se comunicar.
Ser
empático não é concordar com tudo, mas compreender os pontos de vista e saber
esclarecer as diferenças até encontrar o equilíbrio que permita conversar.
Pratique a escuta atenta: caso não possa ouvir a pessoa naquele momento, seja
gentil em dizer que não pode e o procure assim que possível.
Não interromper o discurso da outra pessoa.
Não se distrair durante a conversa.
Adoptar uma postura corporal de interesse.
...
Fazer perguntas pertinentes.
Ter um interesse real no que a pessoa está
a dizer.
Como
praticar a empatia?
Pratique
a escuta. Para você aprender a identificar e interpretar as emoções alheias,
precisa primeiro, conhecer o ser humano. ...
Preste atenção na linguagem corporal. ...
Tente entender o lado do outro, mesmo
quando você discorda. ...
Se imagine no lugar da pessoa.
[i] Empatia
é a capacidade que uma pessoa tem de sentir e se colocar no lugar de outra
pessoa, como se estivesse vivendo a mesma situação. A partir da empatia é possível
entender o sentimentos e as emoções do outro.
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