O
que é serviço na indústria hoteleira?
Definindo o que é Serviço
A
indústria hoteleira é uma indústria de “serviços”, no entanto, fornece produtos
e serviços aos clientes. Os produtos são itens vendidos pela hospitalidade. Os
serviços são fornecidos para atender às necessidades e expectativas do cliente
e para melhorar a sua experiência. Produtos são objetos ou sistemas
disponibilizados para uso do consumidor, enquanto os serviços são transações em
que nenhum bem físico é transferido do vendedor para o comprador. A principal
diferença entre produto e serviço é que os produtos são tangíveis, enquanto os
serviços são intangíveis.
Em
contraste, o design do produto envolve organizar as partes do conhecimento do
produto e do negócio para gerar ideias e conceitos e transformá-los em produtos
físicos e utilizáveis. O design de serviço é um aspecto intangível que não pode
ser tocado, enquanto o design do produto é tangível.
As
palavras que apresentaremos a seguir, dirigem-se a todos em hotelaria. Aos
hoteleiros, gerentes e Supervisores como responsáveis, mas também aos
profissionais como intervenientes finais do “verdadeiro serviço”
Produto
de Hospitalidade significa qualquer hotel, condomínio-hotel, timeshare,
propriedade de resort ou instalação de jogos ou outro produto de hospitalidade
transitório (incluindo qualquer restaurante, bar, taverna ou spa e usos
auxiliares relacionados a eles). Os
serviços de suporte não são essenciais para fornecer o benefício principal, mas
eles são necessários para o andamento da operação. Os serviços de apoio são
usados para diferenciar a operação entre seus concorrentes. Por exemplo, um
restaurante não é um componente necessário de um hotel, mas pode ser usado para
distinguir uma propriedade de outras. Um dos serviços de apoio mais poderosos
em hospedagem é o serviço de reservas, que em muitos casos não é entendido em
toda a sua plenitude. A chave para o sucesso da operação de um hotel é
proporcionar uma experiência que realmente satisfaça o hóspede. O ponto de
vista do cliente inclui elementos que vão desde a reserva até ao check-out. A
impressão inicial do cliente, é obtida a partir da forma como são tratadas as
reservas e os depósitos antecipados. A experiência real começa com as chegadas,
o serviço de recepção/porteiro, estacionamento com manobrista e registro na
recepção. Instalações como música ambiente, serviço de campainha,
telecomunicações, correio de voz e mensagens, aparelhos telefônicos, loja de
presentes, chá e café de cortesia e jornais de cortesia são propícios ao prazer
e à sensação de cuidado dos hóspedes. No que diz respeito ao conforto físico,
os quartos, amenidades de banho e refeições no quarto são importantes, e podem
ser considerados um produto (o seu uso). Praticidades como serviços de
lavanderia, arrumação, achados e perdidos, segurança e manutenção criam um ar
de comodidade para os hóspedes. Do lado do entretenimento ou relaxamento,
interessam-nos os restaurantes primários, os restaurantes secundários, o
lounge, os bares, a piscina, as atividades desportivas e o centro de fitness.
Qual
é a coisa mais importante na indústria da hospitalidade?
É
infraestrutura, vendas e marketing, tecnologia, automação ou estratégia? Existe
algo mais importante do que isso na indústria da hospitalidade?
O
atendimento ao cliente é o componente que atua como a alma da hospitalidade.
Não
há dúvida de que ele é o nome do jogo nesta indústria. E por boas razões. Foi o
atendimento ao cliente que ajudou as redes hoteleiras do mundo a obter as
vantagens competitivas que possuem, e é através dele que os hotéis de primeira
linha se destacam de outros estabelecimentos do género.
Se
olharmos para o contexto histórico da indústria hoteleira, verificamos que o
serviço sempre foi parte integrante do ecossistema da hospitalidade.
Em
essência, fornecer atendimento ao cliente de classe mundial fortalece os
relacionamentos com os hóspedes, que são um ativo inestimável para qualquer
empreendimento de hospitalidade.
O
que levanta a grande questão: o que é serviço na indústria da hospitalidade?
Simplificando,
o serviço no setor de hospitalidade é o nível de assistência fornecido pelos
funcionários para facilitar a utilização pelo cliente.
Também
abrange uma série de esforços que os hotéis fazem para proporcionar uma
experiência agradável aos hóspedes.
Mais
importante, no entanto, é o fato de que a experiência do cliente anda de mãos
dadas com o atendimento recebido.
Em
princípio, a experiência do cliente pode ser negativa, indiferente ou positiva.
Desnecessário dizer que todos na indústria da hospitalidade estão buscando um
resultado positivo.
Isso
se deve ao fato de o atendimento na hotelaria ser o mais visível para
avaliação.
É
importante fazer a si mesmo também a pergunta. O que é serviço na indústria
hoteleira?
Pode-se
dizer que o serviço é “o coração da indústria hoteleira”.
Ele
ajuda os clientes a se sentirem confortáveis, pois se sentem respeitados e
atendidos nos seus direitos. E esta percepção tem tudo a ver com melhorar a
fidelidade do cliente.
Todo
o pessoal deve ser treinado no sentimento de que o atendimento personalizado ao
cliente vai além de garantir que os clientes fiquem satisfeitos e bem
atendidos. Ele é também a preservação dos seus postos de trabalho e da
possibilidade de novas contratações por aumento de clientela, ajudando os que
estão desempregados. Lembre-os que cliente satisfeito é cliente fiel.
E os
clientes são a parte vital do negócio na indústria hoteleira.
O
serviço em hotelaria começa pela avaliação permanente da disposição do cliente,
pois este ponto tenta definir a qualidade deste, juntamente com o fornecimento
de dicas para garantir que a finalidade prevista seja atendida.
Um
estudo recente mostra que os clientes não ficam impressionados com o que você
pode oferecer ou mesmo com o que você sabe, mas avaliam se você realmente “se
importa” com o que faz. Um atendimento personalizado é a maneira segura de
melhorar o estado de espírito do seu cliente.
E
uma das principais dicas para garantir que os hóspedes estejam satisfeitos ou
até mesmo exultantes, se esse grau for possível de atingir.
O “Bom
Atendimento” na hotelaria de hoje, vai além de um sorriso ou um simples
“obrigado”.
Como
hoteleiro, ou profissional de hotelaria, você precisa criar uma experiência
dinâmica, envolvente e inesquecível para que seus clientes o coloquem à frente
da concorrência no setor hoteleiro.
O serviço
no setor de hospitalidade pode significar mais do que atendimento ao cliente,
ele também inclui atividades internas e sem contato direto com o cliente, mas que devem ser cuidadas, pois todas contribuem
para a experiência geral dos clientes internos e externos, como convidados e outras
partes interessadas. A apresentação do bife ou do coquetel, bem como a forma
como as roupas chegam da lavanderia, é para o hóspede uma prova de interesse
pelo serviço.
O
problema deve ser apresentado nos treinamentos, para que todo o pessoal se
conscientize e entenda do que se trata e o que envolve a qualidade do serviço.
“Que
tudo começa com a primeira impressão, mas que avaliar o humor do cliente durante
a estadia, será a chave para o atendimento personalizado”.
Um
passo fundamental no serviço de hospitalidade é julgar e satisfazer as
necessidades do cliente, pelo que merece uma menção especial o fato de que é
muito importante avaliar as necessidades de seus clientes sem que eles
perguntem.
Os
profissionais de hospitalidade devem ser treinados para “mostrar que se
importam”.
Estamos
sendo empáticos com os clientes?
Estamos
entregando o que foi prometido ou o que o cliente espera?
Todos
devem saber que a publicidade do estabelecimento gera expectativas e essas
devem ser mantidas durante a estadia.
Estamos
sendo transparentes na prestação de nossos serviços, ao promover a venda dos
nossos produtos?
Damos
assistência total aos nossos hóspedes? Eles estarão valorizando a sua
experiência.
Os
nossos clientes têm opções positivas para enriquecer a sua estadia ou
experiência conosco?
Por
exemplo, se uma família hospedada em seu hotel tem filhos, será importante fornecer
suprimentos para crianças sem que eles precisem sugerir essa necessidade.
Faça
deles o centro das atenções – o tempo todo – e certamente eles ficarão felizes.
Siga
algumas das dicas abaixo para garantir que o cliente saia feliz e volte sempre.
· Ofereça
experiência personalizada (e-mails, SMS, conexão pessoal, toda a ajuda “serviço”)
· Tente personalizar
todos os pontos de contato com o cliente desde a reserva até o checkout.
· Crie consciência
de marca por meio de marketing de conteúdo e marketing de mídia social.
· Entre em contato
pessoalmente com os clientes existentes com ofertas interessantes.
· Use programas de
fidelidade no atendimento ao cliente.
O
serviço de hotel envolve muito mais do que e-mails de rotina.
· Crie uma conexão
pessoal com os hóspedes. Traga o hóspede até você.
· Mantenha seus “convidados”[i] informados sobre
como o serviço de sua organização de hospitalidade está melhorando. Crie
delícias para eles.
· O feedback é uma
parte crucial do atendimento ao cliente no setor de hospitalidade.
· Deixe Claro que
seu modelo de negócios não é estanque. Ultrapassa a publicidade.
· Certifique-se de
que sua equipe é de primeira linha.
· Mas, sem feedback
geral dos clientes, você não saberá se sua abordagem de negócios está realmente
funcionando.
“A insatisfação mostrada por seus clientes
é a sua maior fonte de aprendizado”.
· Tenha Cotações de
atendimento ao cliente-hospitalidade
· O Atendimento ao
Cliente, oferece-lhe uma oportunidade de medir seu desempenho.
· Ele permite que os
clientes comuniquem suas experiências – boas e ruins.
· Com esse feedback,
você saberá o que corrigir.
· Manter um livro de
‘opiniões atualizado ajuda a melhorar a qualidade do atendimento ao cliente no
setor de hospitalidade.
· Você deve conhecer
à chegada o possível tempo de permanência deles, para que possa ajudá-los a
planejar melhor sua estadia.
· Você deve
recomendar-lhes bons estabelecimentos e locais a visitar, bem como orientá-los
sobre outras opções de entretenimento.
· Os serviços
pontuais são cruciais em hotéis e na indústria hoteleira em geral.
· O tempo é a chave
para o sucesso quando se administra um negócio de hospitalidade.
· Se não for capaz
de fornecer serviços pontuais a seus clientes, isso prejudicará seus negócios.
· Dê prioridade
individual a cada cliente.
Se
você definir a satisfação do cliente como sua prioridade básica, poderá
desenvolver uma larga base de clientes fiéis.
Consequentemente,
seus clientes não apenas voltarão, mas também sugerirão seus serviços para seus
amigos e familiares.
Os
clientes do hotel estão sempre esperando um serviço dinâ mico e uma experiência
memorável.
Seguindo
a Norma, atendendo às expectativas do Serviço de Hospitalidade e com um excelente serviço você conseguirá exatamente isso.
No
geral, o serviço na indústria hoteleira permite que os hoteleiros atendam – e
possivelmente superem – as expectativas dos clientes.
Além
de garantir que todos os serviços sejam prestados no prazo, é importante
garantir que as praxes do setor de
serviços também sejam cumpridas.
Isso
inclui atendimentos pessoais e presenciais.
Ao
conversar com os clientes, é importante manter um nível de respeito social.
Além
disso, um acompanhamento adequado garantirá que eles aproveitem a estadia no
hotel.
Se lhe
trouxerem alguma sugestão ou reclamação, resolva isso o mais cedo possível.
Finais
positivos são extremamente importantes na indústria da hospitalidade.
Finais
de serviços positivos são como novos começos, que garantem patrocínio para toda
a vida.
Sempre
termine as coisas com uma nota positiva.
Sempre
sorria e cumprimente quando em contato ou de passagem.
Chame-os
pelo nome e mantenha um bom senso de humor ao falar com eles.
Conclusão
Estas
são algumas das coisas que devem ser asseguradas para entender e melhorar o
atendimento ao cliente em seu negócio de hospitalidade. E definir o que é
Serviço.
Se
você não prestar a devida atenção à melhoria do atendimento ao cliente, os
níveis de satisfação também cairão.
Na
contemporaneidade, a indústria da hospitalidade emergiu como um dos maiores
domínios de negócios do mundo.
Com
mais pessoas viajando, espera-se que esta indústria cresça no futuro também.
Para
ter sucesso na indústria hoteleira, o atendimento ao cliente é a chave e,
embora a indústria da hospitalidade no futuro esteja mais inclinada para a
tecnologia, o “serviço” ainda será a chave para o sucesso na indústria da
hospitalidade.
Embora
os clientes não sejam todos iguais, uma coisa que deixa todos satisfeitos, é um
serviço identificável como tal.
Se eles
conseguirem algo sem pedir, eles se sentirão especiais.
Quando
devidamente assegurados, os “serviços” ajudam as empresas a manter um bom
ambiente e com isso, conseguem desenvolver uma base de clientes fidelizada, essencial
para o crescimento e lucratividade do negócio.
[i] Na sua casa, a palavra hóspede significa “um
convidado”, torne-a extensiva aos seus clientes, quando lhes prestar “serviço”
no hotel.
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