Disciplina
O Grande Amigo
Embora Potencialmente Detestado
Mas
verifiquei analisando o tema, que ele é comum também, aos pais e professores,
entre outros.
O
termo disciplina vem do latim «disciplīna,ae, "ação de se instruir,
educação, ciência, disciplina, ordem, sistema, princípios de moral",
cog[nato] de discipulus». Significa, como diacronismo antigo, «ensino e educação que um discípulo recebia do mestre»
ou «obediência às regras e aos superiores» e assim, Disciplina designa também discipulus,
a palavra latina para aluno, que originou discípulo (embora por meio de uma
mudança de sentido do latim tardio para “um seguidor de Jesus Cristo em sua
vida”). Dado que vários significados de disciplina lidam com estudo, governando
o comportamento de alguém e instrução, pode-se supor que o primeiro significado
da palavra tenha a ver com educação. O conceito também é usado para fazer
referência à arte, à faculdade ou à ciência, pelo que os vários assuntos e
classes de estudo são denominados “disciplinas”. Na verdade, o uso mais antigo registrado
de disciplina parece estar relacionado à punição; foi citado no século 13 para
se referir ao objeto de castigo de natureza religiosa, usado na autoflagelação. Porém, tanto o uso da
palavra neste sentido, como o próprio instrumento (o chicote ou a régua, caídos
em desuso foram abolidos).
Daí
surgiram outros sinônimos para disciplina, os quais levaram as pessoas a
horrorizarem a palavra dado que esses derivados significam infligir penalidades
em caso de transgressão.
·
Punir implica sujeitar-se a uma penalidade por
transgressão. Punido por roubar
· Castigo pode se aplicar
tanto à imposição de punição corporal quanto à censura ou denúncia verbal. Castigou
seu filho por negligenciar seus estudos.
·
Castigar também geralmente implica uma censura
severa, tipicamente pública. Um editorial castigando atitudes e abusos policiais.
·
Corrigir implica punir com o objetivo de reformar
um ofensor. A função da prisão é corrigir o malfeitor.
·
Disciplina implica uma situação para colocar sob
controle. Os pais devem disciplinar seus filhos
·
Punição sugere qualquer situação que deixe alguém
humilhado ou subjugado. Castigado por uma derrota eleitoral esmagadora.
Os
termos derivados que poderemos englobar nas teorias escolásticas significam:
adquirir conhecimento ou habilidade.
· Ensinar se aplica a
qualquer maneira de transmitir informações ou habilidades para que outros
possam aprender. Nos ensinou muito sobre a vida e o nosso planeta.
·
Instruir sugere ensino metódico ou formal. Instrui
pessoas para enfrentar a vida.
· Educar implica o
desenvolvimento da mente.
1
- A prática de treinar pessoas para obedecer a regras ou um código de
comportamento
"
disciplina adequada dos pais e da escola"
2
- Um ramo do conhecimento, tipicamente estudado no ensino superior.
"a
sociologia é uma disciplina relativamente nova"
A
autodisciplina é uma habilidade importante para a vida que tem implicações em
muitas áreas, como: práticas saudáveis, dormir o suficiente, comer alimentos
nutritivos e evitar maus hábitos, como fumar, ou beber alcoólicos em excesso, trazendo
grandes benefícios para a saúde mental e física.
Sem
disciplina, nossas vidas podem se tornar caóticas e sem rumo. É a base sobre a
qual construímos nosso sucesso e é um ingrediente vital para quem busca alcançar
seus objetivos e atingir todo o seu potencial.
A
compreensão convencional de liberdade é o oposto direto da compreensão
convencional da disciplina. A liberdade parece uma libertação da disciplina.
Mas quando separamos a liberdade da disciplina, o resultado é o caos, a
impulsividade, a permissividade e o abandono, como descrevemos anteriormente.
Disciplina
com liberdade, restringindo os excessos, abrange todos os aspectos positivos da
vida. Se quisermos obter liberdade em nossa vida social, prática ou
profissional, devemos praticar a disciplina a cada passo. A liberdade é algo que
todo mundo quer praticar em sua vida sem qualquer restrição e impedimento, mas
tal deve ser feito disciplinadamente e sem exageros.
Disciplina
é melhor que motivação?
Motivação
produz emoção, mas disciplina produz resultados. A motivação é temporária, mas
a disciplina persevera. A motivação desaparece com o tempo, mas a disciplina
cresce com o tempo, à medida que o indivíduo verifica as vantagens de saber
usá-la. A motivação é um evento, mas a disciplina é um estilo de vida.
Para
uma vida adequada e prazerosa, é necessária uma abordagem positiva como diz o
ditado “A atitude é uma pequena coisa que faz uma grande diferença”. A
disciplina é essencial na vida de um aluno, de um profissional, de um cidadão
ou de um chefe de família. Sem educação e disciplina, não podemos avançar nas
nossas carreiras. Um profissional deve administrar o seu tempo disciplinadamente,
para concluir as suas tarefas dentro dos prazos determinados.
As
coisas que surgem em nosso caminho precisam ser controladas. Necessitamos
influenciar positivamente a forma como reagimos. Precisamos disciplinar uma
atitude correta em relação às coisas ao nosso redor. Precisamos de disciplina
para atitudes adequadas.
A
disciplina ajuda a criar as atitudes necessárias para se entrosar socialmente
de forma eficaz e positiva. Você precisa ser inteligente e saber conversar quando
conviver em uma empresa, facilitando assim o seu avanço profissional
disciplinadamente.
O
valor da disciplina está na maneira de fazer o que precisa ser feito, como deve
ser feito. Uma prática disciplinada permite estabelecer uma ação positiva. Ela
nos ajuda a treinar nossas mentes e corpos e nos permite focar em nossos
objetivos e regular nossas emoções. Ajuda a preservar a paz e a ordem da
sociedade. A disciplina é uma das qualidades fundamentais de um homem perfeito
e íntegro.
Desenvolvimento de atitudes
O
desenvolvimento de atitudes positivas é uma das principais razões pelas quais
precisamos de disciplina; encontramos pessoas diferentes todos os dias e enfrentamos e reagimos a
muitas situações.
Nossas
reações às situações podem ter consequências boas ou ruins. Manter controle de nossas
ações disciplinadamente, irá melhorar o ambiente ao nosso redor.
A
falta de disciplina pode levar a uma ação equivocada e essa falha prejudicará
não apenas o indivíduo em si, mas também o “eu” da pessoa.
A
disciplina ajuda o indivíduo a entender como desenvolver uma boa mentalidade, a
analisar a situação e a saber o que fazer.
Mesmo
sem querer, alguém que não sabe disciplinar o seu intelecto pode causar danos.
Não apenas a si próprio, mas também às pessoas com quem convive. Uma abordagem
mental consciente é, portanto, necessária. É importante disciplinar a mente,
para alcançar a atitude mental devida.
Encontrar
e usar a atitude correta, é uma competência que devemos desenvolver na
sociedade, para sobreviver e desfrutar de um impacto duradouro.
Para
trabalhar em sociedade é importante disciplinar-se, tanto mental quanto
fisicamente. Está cientificamente comprovado que a prática regular ajuda a
desenvolver um corpo bom e saudável. Mas a pesquisa também sugere, que ao se
exercitar você pensa de forma mais positiva, e com isso pode aumentar a sua
paciência e conscientização, sendo capaz de controlar as possíveis explosões
emocionais.
A
disciplina liberta sua mente sem estagnar você. A pessoa com uma vida
desorganizada terá tempos sem controle. E, como diz o antigo ditado, 'Um
deserto é uma oficina para o diabo”. Depressão e problemas podem literalmente
ser criados se você não souber o que fazer. A saúde mental melhora a
importância da disciplina.
Certas
ideias podem criar barreiras para uma vida pacífica. Esses obstáculos podem aparecer
de várias formas; socialmente, mentalmente e academicamente, gerando dificuldade de interagir com as pessoas em
qualquer cenário.
As situações
imaginárias, onde as coisas aparecem em sua pior posição, podem levar você a pensar
demais. Esses obstáculos e barreiras podem ir além de uma mentalidade
disciplinada. Evite entrar neste campo problemático.
Pessoas
disciplinadas não apenas dão uma bênção a si mesmas, mas podem ajudar outras a
sair do lixão. Esses indivíduos são ativos para a saúde mental da sociedade, pois
mantém a paz social melhorada.
A
disciplina é necessária para que uma sociedade funcione adequadamente. Haveria
muitas atividades ruins se não houvesse lei e ordem. E existindo tais
atividades, a sociedade não poderá operar ordeiramente e se desenvolver.
A
disciplina na vida social é necessária. Torna-se mais fácil viver em sociedade
estabelecendo regras e regulamentos. Essas regras evitam injustiças ou
problemas entre os indivíduos, e as pessoas aprendem a viver juntas em harmonia.
A consequência de suas ações é compreendida.
Quando
uma pessoa vive ou trabalha em uma empresa, ela entende melhor a importância da
disciplina.
Ela
percebe que agindo erradamente, não está apenas perdendo coisas que valem
dinheiro, mas perdendo também o respeito
aos olhos dos outros.
A
disciplina da sociedade significa contar com todas as pessoas agindo
disciplinadamente, pois de outro modo o abuso e o vício aumentarão sem
penalidade ou sem controle. Em tais condições, será difícil sustentar o “Status
Quo”.
Sem
considerar as consequências, as pessoas farão o que quiserem e causarão
perturbações e agitação. É, portanto, vital estabelecer regras e regulamentos
para proteger tais situações.
Será
importante dar exemplos e punir quem desobedece à lei. Esta é a única maneira
de a sociedade se mover em direção à paz e à harmonia.
Tudo
deve ser uniforme e consistente para ser eficaz.
A
disciplina pode ajudar tal esforço, evitando uma tentativa desigual e não
planejada que pode levar ao fracasso, mesmo com mais recursos investidos. É
importante podermos dizer: ‘Não há vida sem penalidade, mas nós a temos
controlada!’.
Conclusão
Em
ambos os níveis, a disciplina pessoal e a estrutura social são importantes. Cada
pessoa deve treinar sua mente para fazer
convívio com as outras pessoas na sociedade, numa posição mental consciente.
A
atividade cognitiva enfatiza a sua personalidade e percepção e a disciplina tanto
física como mental. A disciplina é a bigorna para ambos, porque os molda para
que se concentrem mais precisamente em seus objetivos.
No
seu dia a dia qualquer pessoa pode se deteriorar mental e fisicamente, tanto
com ansiedade quanto com depressão, mas a disciplina e o controle das emoções
podem ajudar a resolver tais problemas e dificuldades individuais até este
ponto (tanto orçamentária consciente, como
inconsciente, processual, ética, antiética, motivacional, baseada na confiança
ou na intimidação, relacionada ao não cumprimento dos padrões de qualidade), etc.
Disciplina
é a ação deliberada ou a falta de ação para regular o comportamento. É a
prática de adesão franca e rigorosa à legislação e diretrizes, aos padrões e
valores culturais; a capacidade de controlar a si mesmo ou outras pessoas,
mesmo em circunstâncias desafiadoras. Disciplina significa ensinar
comportamentos aceitáveis e desaprender comportamentos negativos com apoio,
orientação e direção no gerenciamento de comportamento. Trata-se de estabelecer
limites, esclarecer papéis, responsabilidades e expectativas mútuas e criar uma
vida previsível, ordenada e estável.
A
disciplina impacta o processo de aprendizagem criando um ambiente livre de
estresse para distribuir o tempo para várias atividades, melhora o planejamento
através da observação e manutenção de uma rotina diária definida, molda o
caráter do aluno e aumenta sua motivação, permite o estabelecimento de bons
exemplos e contribui positivamente para melhores notas. Elementos como
ansiedade de teste, ambiente, motivação e emoções requerem consideração ao
desenvolver modelos de desempenho acadêmico. Vários estudos têm mostrado uma
ligação positiva entre a disciplina nos alunos e seu desempenho escolar, sendo
que este último aumenta com o aumento dos níveis de disciplina.
A
punição é usada como uma ferramenta para inculcar disciplina. Pode ser positivo
ou negativo. O castigo físico ou corporal inclui espancamento, trabalho físico,
como regar jardins escolares ou cortar grama, ajoelhar-se ou andar de joelhos
ou fazer flexões. Como parte da aplicação das convenções sobre os direitos da
criança, vários países aboliram o castigo corporal nas escolas, embora a
prática ilegal ainda seja comum em alguns lugares.
Os
alunos se esforçam para ser melhores quando são levados a refletir sobre seus
erros.
Os
opositores da punição corporal sustentam a opinião de que ela afeta
negativamente o desempenho de aprendizagem da criança e a saúde mental geral.
Também pode levar as crianças a aprender o comportamento agressivo por meio da
modelagem - tentar mudar o comportamento de uma criança infligindo dor
provavelmente levará a criança a fazer o mesmo com seus colegas cujas ações ela
deseja influenciar. Esse tipo de punição também pode beirar o abuso infantil e
pode legitimar a violência em crianças que internalizam o que vivenciam. No
entanto, os proponentes da punição corporal discordam; alguns pais e educadores
o consideram importante para incutir disciplina nas crianças. Eles argumentam
que apenas remover um estímulo prazeroso ou reforçador – como um pai que “proibe”
uma criança de assistir à televisão – não é suficiente para diminuir a
probabilidade de uma recorrência no comportamento desta no futuro, e tal ação
pode até ser contraproducente.
A
disciplina positiva[i] permite que os
alunos aprendam e adaptem seus comportamentos para atender às expectativas em
sala de aula, ao mesmo tempo em que os ensina a fazer melhores escolhas na vida
adulta. As escolhas incluem reservar um tempo para refletir profundamente sobre
si mesmo e sobre a vida, a fim de se fundamentar em um problema. Ela oferece
uma oportunidade de buscar o lado positivo durante situações difíceis ou
desafiadoras, apreciar e abraçar o quadro maior e aproveitar as oportunidades
em tempos de desesperança com grande humildade.
A
verdade é que a disciplina é uma habilidade aprendida, não uma característica
inata, embora muitas pessoas não saibam
como desenvolver sua autodisciplina.
A
autodisciplina é uma competência fulcral que permite a aquisição e
desenvolvimento de outras competências como a perseverança, a resiliência, o
empenho, a resistência, a automotivação, a autoconfiança, o rigor, a
organização, a autonomia, entre outras. É, portanto, a habilidade fundamental
para o sucesso.
A
autodisciplina é a sua capacidade de se controlar visando a intenção de atingir
um objetivo. Habilidades importantes para a autodisciplina incluem
autocontrole, organização, gerenciamento de tempo, autoconsciência,
perseverança e foco.
Se
você está se candidatando a um emprego, a palavra “disciplinado” no currículo pode
ajudar muito a demonstrar sua capacidade de trabalhar de forma autônoma. Isso é
mais importante agora do que jamais foi no passado. A pandemia do COVID-19
empurrou muitas pessoas para ambientes de trabalho remotos, quer estivessem
prontas para isso ou não.
As
habilidades correlativas são Compostura, Encorajamento, Assertividade,
Escolhas, Empatia, Intenção Positiva e Consequências.
Se
você quer ser um líder, e se quer liderar uma empresa para criar e manter um
crescimento concreto e um impacto maior, você precisa ter disciplina e precisa
ser um líder disciplinado. Parece simples, e é. Mas, como acontece com a
maioria das coisas simples, também é difícil lhe dar vida.
A
autodisciplina no trabalho permite que os líderes deem toda a atenção à tarefa
em mãos. A pesquisa mostrou que os líderes com um forte senso de autocontrole e
persistência são mais propensos a serem diligentes e engajados em seu trabalho.
[i] A
Disciplina Positiva ensina os pais a educarem os filhos sem castigos. Existem
vários livros para estudar o tema, nas várias idades, até mesmo na escola.
Mostre empatia: seja franco
e diga à criança o que você percebe que ela está sentindo e que você entende
esse sentimento. Use exemplos pessoais para garantir essa aproximação.
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