domingo, 20 de agosto de 2023

 

Disciplina O Grande Amigo


Embora Potencialmente Detestado

 Durante os meus 43 anos de gestão hoteleira, fui adquirindo a percepção de que a disciplina e os problemas disciplinares são sempre o “Calcanhar de Aquiles” de qualquer Sistema de Gestão.

Mas verifiquei analisando o tema, que ele é comum também, aos pais e professores, entre outros.

O termo disciplina vem do latim «disciplīna,ae, "ação de se instruir, educação, ciência, disciplina, ordem, sistema, princípios de moral", cog[nato] de discipulus». Significa, como diacronismo antigo, «ensino e educação que um discípulo recebia do mestre» ou «obediência às regras e aos superiores» e assim, Disciplina designa também discipulus, a palavra latina para aluno, que originou discípulo (embora por meio de uma mudança de sentido do latim tardio para “um seguidor de Jesus Cristo em sua vida”). Dado que vários significados de disciplina lidam com estudo, governando o comportamento de alguém e instrução, pode-se supor que o primeiro significado da palavra tenha a ver com educação. O conceito também é usado para fazer referência à arte, à faculdade ou à ciência, pelo que os vários assuntos e classes de estudo são denominados “disciplinas”. Na verdade, o uso mais antigo registrado de disciplina parece estar relacionado à punição; foi citado no século 13 para se referir ao objeto de castigo de natureza religiosa,  usado na autoflagelação. Porém, tanto o uso da palavra neste sentido, como o próprio instrumento (o chicote ou a régua, caídos em desuso foram  abolidos).

Daí surgiram outros sinônimos para disciplina, os quais levaram as pessoas a horrorizarem a palavra dado que esses derivados significam infligir penalidades em caso de  transgressão.

·      Punir implica sujeitar-se a uma penalidade por transgressão. Punido por roubar

·      Castigo pode se aplicar tanto à imposição de punição corporal quanto à censura ou denúncia verbal. Castigou seu filho por negligenciar seus estudos.

·      Castigar também geralmente implica uma censura severa, tipicamente pública. Um editorial castigando atitudes e abusos policiais.

·      Corrigir implica punir com o objetivo de reformar um ofensor. A função da prisão é corrigir o malfeitor.

·      Disciplina implica uma situação para colocar sob controle. Os pais devem disciplinar seus filhos

·      Punição sugere qualquer situação que deixe alguém humilhado ou subjugado. Castigado por uma derrota eleitoral esmagadora.

Os termos derivados que poderemos englobar nas teorias escolásticas significam: adquirir conhecimento ou habilidade.

·      Ensinar se aplica a qualquer maneira de transmitir informações ou habilidades para que outros possam aprender. Nos ensinou muito sobre a vida e o nosso planeta.

·      Instruir sugere ensino metódico ou formal. Instrui pessoas para enfrentar a vida.

·      Educar implica o desenvolvimento da mente.

1 - A prática de treinar pessoas para obedecer a regras ou um código de comportamento

" disciplina adequada dos pais e da escola"

2 - Um ramo do conhecimento, tipicamente estudado no ensino superior.

"a sociologia é uma disciplina relativamente nova"

 No entanto, apesar das aversões que possam ter sido criadas, a disciplina é um dos traços de personalidade mais importantes e necessários na vida de todos os indivíduos. Refere-se a um conjunto de regras e regulamentos que devem ser seguidos durante qualquer tarefa ou atividade, pois conduz a ser honesto, trabalhador, motivado e encorajado ao realizar qualquer tarefa.

A autodisciplina é uma habilidade importante para a vida que tem implicações em muitas áreas, como: práticas saudáveis, dormir o suficiente, comer alimentos nutritivos e evitar maus hábitos, como fumar, ou beber alcoólicos em excesso, trazendo grandes benefícios para a saúde mental e física.

Sem disciplina, nossas vidas podem se tornar caóticas e sem rumo. É a base sobre a qual construímos nosso sucesso e é um ingrediente vital para quem busca alcançar seus objetivos e atingir todo o seu potencial.

A compreensão convencional de liberdade é o oposto direto da compreensão convencional da disciplina. A liberdade parece uma libertação da disciplina. Mas quando separamos a liberdade da disciplina, o resultado é o caos, a impulsividade, a permissividade e o abandono, como descrevemos anteriormente.

Disciplina com liberdade, restringindo os excessos, abrange todos os aspectos positivos da vida. Se quisermos obter liberdade em nossa vida social, prática ou profissional, devemos praticar a disciplina a cada passo. A liberdade é algo que todo mundo quer praticar em sua vida sem qualquer restrição e impedimento, mas tal deve ser feito disciplinadamente e sem exageros.

Disciplina é melhor que motivação?

Motivação produz emoção, mas disciplina produz resultados. A motivação é temporária, mas a disciplina persevera. A motivação desaparece com o tempo, mas a disciplina cresce com o tempo, à medida que o indivíduo verifica as vantagens de saber usá-la. A motivação é um evento, mas a disciplina é um estilo de vida.

Para uma vida adequada e prazerosa, é necessária uma abordagem positiva como diz o ditado “A atitude é uma pequena coisa que faz uma grande diferença”. A disciplina é essencial na vida de um aluno, de um profissional, de um cidadão ou de um chefe de família. Sem educação e disciplina, não podemos avançar nas nossas carreiras. Um profissional deve administrar o seu tempo disciplinadamente, para concluir as suas tarefas dentro dos prazos determinados.

As coisas que surgem em nosso caminho precisam ser controladas. Necessitamos influenciar positivamente a forma como reagimos. Precisamos disciplinar uma atitude correta em relação às coisas ao nosso redor. Precisamos de disciplina para atitudes adequadas.

A disciplina ajuda a criar as atitudes necessárias para se entrosar socialmente de forma eficaz e positiva. Você precisa ser inteligente e saber conversar quando conviver em uma empresa, facilitando assim o seu avanço profissional disciplinadamente.

O valor da disciplina está na maneira de fazer o que precisa ser feito, como deve ser feito. Uma prática disciplinada permite estabelecer uma ação positiva. Ela nos ajuda a treinar nossas mentes e corpos e nos permite focar em nossos objetivos e regular nossas emoções. Ajuda a preservar a paz e a ordem da sociedade. A disciplina é uma das qualidades fundamentais de um homem perfeito e íntegro.

 


Desenvolvimento de atitudes

O desenvolvimento de atitudes positivas é uma das principais razões pelas quais precisamos de disciplina; encontramos pessoas diferentes  todos os dias e enfrentamos e reagimos a muitas situações.

Nossas reações às situações podem ter consequências boas ou ruins. Manter controle de nossas ações disciplinadamente, irá melhorar o ambiente ao nosso redor.

A falta de disciplina pode levar a uma ação equivocada e essa falha prejudicará não apenas o indivíduo em si, mas também o “eu” da pessoa.

A disciplina ajuda o indivíduo a entender como desenvolver uma boa mentalidade, a analisar a situação e a saber o que fazer.

Mesmo sem querer, alguém que não sabe disciplinar o seu intelecto pode causar danos. Não apenas a si próprio, mas também às pessoas com quem convive. Uma abordagem mental consciente é, portanto, necessária. É importante disciplinar a mente, para alcançar a atitude mental devida.

Encontrar e usar a atitude correta, é uma competência que devemos desenvolver na sociedade, para sobreviver e desfrutar de um impacto duradouro.

Para trabalhar em sociedade é importante disciplinar-se, tanto mental quanto fisicamente. Está cientificamente comprovado que a prática regular ajuda a desenvolver um corpo bom e saudável. Mas a pesquisa também sugere, que ao se exercitar você pensa de forma mais positiva, e com isso pode aumentar a sua paciência e conscientização, sendo capaz de controlar as possíveis explosões emocionais.

A disciplina liberta sua mente sem estagnar você. A pessoa com uma vida desorganizada terá tempos sem controle. E, como diz o antigo ditado, 'Um deserto é uma oficina para o diabo”. Depressão e problemas podem literalmente ser criados se você não souber o que fazer. A saúde mental melhora a importância da disciplina.

Certas ideias podem criar barreiras para uma vida pacífica. Esses obstáculos podem aparecer de várias formas; socialmente, mentalmente e academicamente, gerando  dificuldade de interagir com as pessoas em qualquer cenário.

As situações imaginárias, onde as coisas aparecem em sua pior posição, podem levar você a pensar demais. Esses obstáculos e barreiras podem ir além de uma mentalidade disciplinada. Evite entrar neste campo problemático.

Pessoas disciplinadas não apenas dão uma bênção a si mesmas, mas podem ajudar outras a sair do lixão. Esses indivíduos são ativos para a saúde mental da sociedade, pois mantém a paz social melhorada.

A disciplina é necessária para que uma sociedade funcione adequadamente. Haveria muitas atividades ruins se não houvesse lei e ordem. E existindo tais atividades, a sociedade não poderá operar ordeiramente e se desenvolver.

A disciplina na vida social é necessária. Torna-se mais fácil viver em sociedade estabelecendo regras e regulamentos. Essas regras evitam injustiças ou problemas entre os indivíduos, e as pessoas aprendem a viver juntas em harmonia. A consequência de suas ações é compreendida.

Quando uma pessoa vive ou trabalha em uma empresa, ela entende melhor a importância da disciplina.

Ela percebe que agindo erradamente, não está apenas perdendo coisas que valem dinheiro, mas perdendo também  o respeito aos olhos dos outros.

A disciplina da sociedade significa contar com todas as pessoas agindo disciplinadamente, pois de outro modo o abuso e o vício aumentarão sem penalidade ou sem controle. Em tais condições, será difícil sustentar o “Status Quo”.

Sem considerar as consequências, as pessoas farão o que quiserem e causarão perturbações e agitação. É, portanto, vital estabelecer regras e regulamentos para proteger tais situações.

Será importante dar exemplos e punir quem desobedece à lei. Esta é a única maneira de a sociedade se mover em direção à paz e à harmonia.

 Se concordarmos que a disciplina coletiva pode ajudar todos na sociedade a viver em paz e respeito. E que ao defender a lei e a ordem, se evitam graves problemas sociais, poderemos manter uma sociedade regulada com disciplina e funcionando para o bem de todos.

Tudo deve ser uniforme e consistente para ser eficaz.

A disciplina pode ajudar tal esforço, evitando uma tentativa desigual e não planejada que pode levar ao fracasso, mesmo com mais recursos investidos. É importante podermos dizer: ‘Não há vida sem penalidade, mas nós a temos controlada!’.

Conclusão

Em ambos os níveis, a disciplina pessoal e a estrutura social são importantes. Cada pessoa deve  treinar sua mente para fazer convívio com as outras pessoas na sociedade, numa posição mental consciente.

A atividade cognitiva enfatiza a sua personalidade e percepção e a disciplina tanto física como mental. A disciplina é a bigorna para ambos, porque os molda para que se concentrem mais precisamente em seus objetivos.

No seu dia a dia qualquer pessoa pode se deteriorar mental e fisicamente, tanto com ansiedade quanto com depressão, mas a disciplina e o controle das emoções podem ajudar a resolver tais problemas e dificuldades individuais até este ponto (tanto  orçamentária consciente, como inconsciente, processual, ética, antiética, motivacional, baseada na confiança ou na intimidação, relacionada ao não cumprimento dos padrões de qualidade), etc.

Disciplina é a ação deliberada ou a falta de ação para regular o comportamento. É a prática de adesão franca e rigorosa à legislação e diretrizes, aos padrões e valores culturais; a capacidade de controlar a si mesmo ou outras pessoas, mesmo em circunstâncias desafiadoras. Disciplina significa ensinar comportamentos aceitáveis ​​e desaprender comportamentos negativos com apoio, orientação e direção no gerenciamento de comportamento. Trata-se de estabelecer limites, esclarecer papéis, responsabilidades e expectativas mútuas e criar uma vida previsível, ordenada e estável.

 De acordo com a famosa citação, “as escolhas têm consequências”, ou como diz a Bíblia, “Você Colhe aquilo que plantou” não observar ou praticar a disciplina deve resultar de alguma forma em medidas corretivas. Abundam as situações em que, infelizmente, tal ‘correção’ resulta de um gatilho grave com consequências devastadoras. Um exemplo é o coronavírus global – tecnicamente conhecido como COVID-19 – que evoluiu para uma pandemia em menos de quatro meses, causando sofrimento incalculável e morte em todo o mundo. A falta de disciplina individual, incluindo observar instruções simples como lavar bem as mãos com sabão, manter uma distância social de um a dois metros e entrar em auto-quarentena por 14 dias, exacerbou a propagação exponencial da pandemia.

 A indisciplina pode se manifestar em desobediência a regras estabelecidas, intimidação, evasão escolar, atraso na escola, culto, abuso de álcool e drogas, insulto/agressão, assédio sexual, roubo, tumulto, greve, 'gaseamento’ de alunos , e muitos outros vícios anti-sociais. Se for permitido continuar, tal indisciplina se manifestará mais tarde na vida. Em contraste, inculcar disciplina desde cedo ajuda a trazer ordem nas diferentes facetas da vida de uma pessoa – tomemos como exemplo, as “forças de segurança ou militares e os conjuntos eclesiásticos”.

A disciplina impacta o processo de aprendizagem criando um ambiente livre de estresse para distribuir o tempo para várias atividades, melhora o planejamento através da observação e manutenção de uma rotina diária definida, molda o caráter do aluno e aumenta sua motivação, permite o estabelecimento de bons exemplos e contribui positivamente para melhores notas. Elementos como ansiedade de teste, ambiente, motivação e emoções requerem consideração ao desenvolver modelos de desempenho acadêmico. Vários estudos têm mostrado uma ligação positiva entre a disciplina nos alunos e seu desempenho escolar, sendo que este último aumenta com o aumento dos níveis de disciplina.

 Embora as instituições de ensino tenham o dever de fazer cumprir as regras ou o código de conduta que orienta o comportamento do aluno, os pais também têm um papel a desempenhar para garantir a consistência. Aspectos como código de vestimenta, penteados e maneiras básicas começam em casa. Pais e educadores, principalmente os responsáveis ​​pelas instituições, são dois pilares com influência significativa na formação dos educandos. A menos que a disciplina seja abordada desde tenra idade, alcançar uma educação de qualidade com impacto total no aluno continuará sendo um desafio. Assim, se os alunos de todos os níveis forem disciplinados, é mais provável que adquiram o conhecimento e as habilidades necessários com facilidade, porque são focados e autodirigidos.

 Apesar de suas agendas de trabalho ocupadas, os pais devem passar tempo com seus filhos para discutir vários assuntos, inclusive a disciplina. Há também uma necessidade crescente de fortalecer a orientação e o aconselhamento nas escolas, para ajudar os alunos a atingir os valores estabelecidos. Uma criança ou jovem cuja disciplina social e espiritual é forte tem grandes chances de se destacar na escola. A disciplina mais importante é a autodisciplina, que o aluno deve cultivar internamente, estabelecendo padrões e determinando até onde pode ir em meio a inúmeros obstáculos. No auge da COVID-19, onde o aprendizado foi transferido para casa, pois as escolas estavam fechadas e a supervisão estava nas mãos dos pais, a autodisciplina terá desempenhado um papel significativo para garantir a continuidade do aprendizado.

 O castigo e o processo de desenvolvimento pessoal

A punição é usada como uma ferramenta para inculcar disciplina. Pode ser positivo ou negativo. O castigo físico ou corporal inclui espancamento, trabalho físico, como regar jardins escolares ou cortar grama, ajoelhar-se ou andar de joelhos ou fazer flexões. Como parte da aplicação das convenções sobre os direitos da criança, vários países aboliram o castigo corporal nas escolas, embora a prática ilegal ainda seja comum em alguns lugares.

Os alunos se esforçam para ser melhores quando são levados a refletir sobre seus erros.

Os opositores da punição corporal sustentam a opinião de que ela afeta negativamente o desempenho de aprendizagem da criança e a saúde mental geral. Também pode levar as crianças a aprender o comportamento agressivo por meio da modelagem - tentar mudar o comportamento de uma criança infligindo dor provavelmente levará a criança a fazer o mesmo com seus colegas cujas ações ela deseja influenciar. Esse tipo de punição também pode beirar o abuso infantil e pode legitimar a violência em crianças que internalizam o que vivenciam. No entanto, os proponentes da punição corporal discordam; alguns pais e educadores o consideram importante para incutir disciplina nas crianças. Eles argumentam que apenas remover um estímulo prazeroso ou reforçador – como um pai que “proibe” uma criança de assistir à televisão – não é suficiente para diminuir a probabilidade de uma recorrência no comportamento desta no futuro, e tal ação pode até ser contraproducente.

 Os que são contra o castigo corporal preferem o “castigo positivo”, pois diminui a probabilidade de recorrência do comportamento no futuro. Um exemplo é a eliminação completa de recompensas, também conhecida como reforço positivo, para desencorajar a repetição do mau comportamento. Uma terceira perspectiva é a melhoria do desenvolvimento cognitivo das crianças por meio de interações sociais, que por sua vez influenciam sua aprendizagem e motivação para aprender. Isso inclui apego aos cuidadores, amizade e aprendizado colaborativo entre colegas e formação de relacionamentos saudáveis ​​entre crianças e professores. Lembro-me de um professor que tive no primário que “punia” os alunos transgressores a lhe darem palmatoadas em vez de receberem. Como era muito estimado pela classe, todos evitavam errar. Nesse cenário, os métodos verbais de disciplina, incluindo explicações e raciocínio, provavelmente fornecerão mais estímulo cognitivo do que o uso de punição corporal, o qual pode resultar em resultados cognitivos ruins.

 Em última análise, a eficácia da punição depende muito do tempo. Uma punição aplicada imediatamente após uma resposta negativa, provavelmente será mais eficaz, enquanto com maior atraso entre a resposta e a punição, terá maior chance da punição ser associada a outros eventos intervenientes. Os reforços positivos e negativos são aspectos cruciais da alteração do comportamento após a aplicação da punição.

A disciplina positiva[i] permite que os alunos aprendam e adaptem seus comportamentos para atender às expectativas em sala de aula, ao mesmo tempo em que os ensina a fazer melhores escolhas na vida adulta. As escolhas incluem reservar um tempo para refletir profundamente sobre si mesmo e sobre a vida, a fim de se fundamentar em um problema. Ela oferece uma oportunidade de buscar o lado positivo durante situações difíceis ou desafiadoras, apreciar e abraçar o quadro maior e aproveitar as oportunidades em tempos de desesperança com grande humildade.

A verdade é que a disciplina é uma habilidade aprendida, não uma característica inata, embora  muitas pessoas não saibam como desenvolver sua autodisciplina.

A autodisciplina é uma competência fulcral que permite a aquisição e desenvolvimento de outras competências como a perseverança, a resiliência, o empenho, a resistência, a automotivação, a autoconfiança, o rigor, a organização, a autonomia, entre outras. É, portanto, a habilidade fundamental para o sucesso.

A autodisciplina é a sua capacidade de se controlar visando a intenção de atingir um objetivo. Habilidades importantes para a autodisciplina incluem autocontrole, organização, gerenciamento de tempo, autoconsciência, perseverança e foco.

Se você está se candidatando a um emprego, a palavra “disciplinado” no currículo pode ajudar muito a demonstrar sua capacidade de trabalhar de forma autônoma. Isso é mais importante agora do que jamais foi no passado. A pandemia do COVID-19 empurrou muitas pessoas para ambientes de trabalho remotos, quer estivessem prontas para isso ou não.

As habilidades correlativas são Compostura, Encorajamento, Assertividade, Escolhas, Empatia, Intenção Positiva e Consequências.

Se você quer ser um líder, e se quer liderar uma empresa para criar e manter um crescimento concreto e um impacto maior, você precisa ter disciplina e precisa ser um líder disciplinado. Parece simples, e é. Mas, como acontece com a maioria das coisas simples, também é difícil lhe dar vida.

A autodisciplina no trabalho permite que os líderes deem toda a atenção à tarefa em mãos. A pesquisa mostrou que os líderes com um forte senso de autocontrole e persistência são mais propensos a serem diligentes e engajados em seu trabalho.


 



[i] A Disciplina Positiva ensina os pais a educarem os filhos sem castigos. Existem vários livros para estudar o tema, nas várias idades, até mesmo na escola.

Mostre empatia: seja franco e diga à criança o que você percebe que ela está sentindo e que você entende esse sentimento. Use exemplos pessoais para garantir essa aproximação.

 Encoraje: você pode auxiliar a criança a pensar em alternativas para melhorar seu desempenho na escola, por exemplo. Deixe a criança dar ideias. Se elas não virem espontaneamente, sugira opções para que vocês decidam juntos.

 Use a brincadeira para ensinar: a criança não come? Que tal pensar em uma brincadeira que envolva comidas, frutas e verduras? Planejar um piquenique saudável, brincar de dar comidinhas para bonecas, bichinhos de pelúcia ou dinossauros. Brincar baseando-se nas cores dos alimentos também pode ser legal. Sempre existem tarefas seguras e divertidas que podem se transformar em estímulos de contato com os alimentos. 

  

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