Relação
de Preço / Valor
Um
Mito que interessa Esclarecer
Entre
as muitas definições de “qualidade”, uma é citada com frequência como a que
melhor define esta, para efeitos de análise.
A
relação entre “valor recebido, pelo dinheiro pago” e, com mais ou menos ênfase,
outras variações sobre o mesmo tema.
A
base fundamental desta asserção, é que a “qualidade” está presente quando o
cliente recebe o “Valor correspondente ao seu Dinheiro”.
Mas,
quem decide o Valor do Dinheiro? Ou do Serviço Recebido?
Será
que o Recepcionista de Hotel, de R$ 500 de Diária, deve ter, melhor atuação, do que o de R$ 125? Ou será
desejável que nos dois, simpatia e eficiência, existam na mesma proporção?
E o Garçon?
Talvez num, ele sirva com luvas e
baixelas de prata, enquanto no outro, tudo é mais simples, mas não terão os
clientes, em ambos os casos, direito a um sorriso e alguma atenção?
Se o
cliente pede, para ser acordado às 7 horas da manhã, faz alguma diferença, de
quantas estrelas é o hotel?
Parece-nos
que não. Em ambos os casos, o telefone deve tocar às 7 horas, precisamente.
O ponto
principal que queremos deixar claro, é que muitos elementos do Produto e do
Serviço, não estão relacionados ao preço e, os que estão, tais como tamanho do
quarto, que se espera “maior” num Hotel mais caro e “menor” no Hotel barato,
são também subjetivos.
Podemos
concordar, que o Mercado estabelece a relação PREÇO/VALOR.
“Aquilo
que fornecemos, deve corresponder ao valor cobrado, de forma a que os clientes
desejem voltar, mantendo a nossa Ocupação e, se a Concorrência oferecer mais,
devemos estar atentos, evitando que os clientes mudem”.
Esta
generalização nem sempre é verdadeira. Muitos bons empregados de Hotelaria,
poderiam nos explicar, a razão porquê estabelecimentos mais antigos, menos
equipados e com menos facilidades, conseguem mais sucesso do que outros, mais
modernos e bem guarnecidos.
Em
alguns casos pode ser o preço, noutros, pode ser a localização ou hábito, mas a grande razão, será
“Fidelidade”.
Em
todos os casos, porém, o sucesso do “Mais Antigo” e “Menos Equipado”, será
devido a “Alguma coisa” que o cliente nota e o satisfaz, muito para além do
mais isto ou mais aquilo. Invariavelmente, esse “Alguma Coisa” é, o “Atributo
ou Particularidade do Atendimento”,” A Simpatia do Receber”.
É
importante estarmos sempre conscientes da relação PREÇO/VALOR, mas nunca pensar
que esta, por si só, seja uma definição de “Qualidade”, porque tanto “Preço”
como “Valor” mudam, com o enfoque ou a avaliação de quem os está julgando,
carecendo portanto do consenso universal necessário, para definir ou ligar
estes Conceitos ou Conceituações com “Qualidade”.
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