O Outro Lado da
Missão 4
Entender os Outros
(As
Emoções humanas)
Análise e
Interpretação - Atitudes e Postura
Convicções, valores, atitudes e comportamento
são assuntos que tornam o nosso dia a dia uma maratona de situações por vezes
complicadas. Mas nós não estamos sózinhos, e a convivencia é necessária, razão
porque se torna necessário também estabelecer modus vivendi e compreensão
das necessidades, para que viver em Paz seja possível e a busca pela sucesso e
aprazimento, algo atingível.
O que é uma Convicção? - Uma convicção é uma ideia que a pessoa mantém como sendo correta e
fidedigna.
A Convicção pode se basear em certezas
(princípios matemáticos por exemplo), probabilidades ou questões de fé e pode
vir de diferentes fontes, incluindo:
experiências próprias ou experimentos pessoais.
aceitação de normas culturais e sociais (por exemplo, religião)
o que outras pessoas dizem (por exemplo,
educação ou orientação).
Uma convicção potencial fica com a pessoa até
que ela a aceite como verdade e a adote como parte de seu sistema de convicção
individual.
Cada um avalia e busca razões sólidas ou
evidências para essas convicçãos potenciais à sua maneira.
Uma vez que alguém aceita a convicção como uma
verdade que está disposta a defender, pode-se dizer que ela faz parte de seu
sistema de escolhas.
O que é um valor pessoal? - Valores são convicçãos estáveis e duradouras
sobre o que é importante para nós. Eles se tornam padrões pelos quais as
pessoas organizam suas vidas e fazem suas escolhas.
Uma convicção se transformará em um valor quando
o compromisso da pessoa com ela, crescer e a vir como importante.
É possível categorizar as convicçãos em
diferentes tipos de valores – exemplos incluem valores relacionados à
felicidade, riqueza, sucesso profissional ou família.
Uma pessoa deve ser capaz de articular seus
valores para tomar decisões claras, racionais, responsáveis e consistentes.
O que é uma atitude? - Atitudes são as disposições mentais que as pessoas têm em relação aos
outros e às circunstâncias atuais antes de tomar decisões que resultam em
comportamento. As pessoas formam suas atitudes principalmente a partir de
valores e convicçãos subjacentes.
No entanto, fatores que podem não ter sido
internalizados como convicçãos e valores, ainda podem influenciar as atitudes
de uma pessoa no momento da tomada de decisão. As influências típicas incluem o
desejo de agradar, ideologia política,
conveniência, pressão dos colegas e estressores psicológicos. Podemos aceitar
para não criar caso, mantendo-nos com os nossos valores.
O potencial dessas influências para motivar
atitudes será maior se a pessoa não tiver pensado claramente em suas convicçãos
e valores. Esse processo inclui considerar os princípios pelos quais eles podem
reconciliar ou priorizar valores concorrentes.
A falta de autoconsciência ou visão crítica, ou
a presença de ambivalência ou incerteza sobre valores, pode levar a uma atitude
menos racional em relação às escolhas e, finalmente, a um comportamento
indesejável.
A ética pessoal é a ética com a qual alguem se
identifica em relação às pessoas e situações com as quais lida no seu dia a
dia. A ética profissional refere-se à que uma pessoa deve aderir em relação às
suas interações e negócios em sua vida profissional.
É sempre uma solução inteligente, quando as
pessoas resolvem conflitos morais criando uma linha de separação entre seus
papéis profissionais e individuais. Em outras palavras, separam o trabalho da
vida pessoal e seguem seu código de conduta profissional.
Entender os fatos da situação, exige que você
considere como pode aprender mais sobre o que ocorre, incluindo fazer perguntas
e encontrar fatos adicionais para garantir que você tenha o melhor entendimento
possível da situação.
As opções que lhe estão disponíveis são identificar e entender cada opção; levar em
consideração quaisquer requisitos legais, padrões profissionais, leis e
instruções civis, que podem influenciar as suas ações.
Entender as consequências das opções, exige que
você descubra como as diferentes partes serão afetadas por cada opção - essas
partes podem incluir o cliente, seu empregador, seus colegas e outros intervenientes.
Isso exigirá que eu aja de uma maneira que prejudique outra pessoa ou vá
contra minhas convicçãos ou ética pessoal?
Existe uma maneira de agir que não prejudique os interesses, mas reduza
ou evite danos a outra pessoa ou instituição?
Testtar a opção que você escolher, requer que
você considere os possíveis efeitos de todas as diferentes opções e para isso,
você deve se fazer as seguintes perguntas:
Estou me sentindo desconfortável com o que estou prestes a fazer?
Em
caso afirmativo, por que estou me sentindo desconfortável com essa opção?
Por que estou tomando essa decisão?
Eu
ficaria feliz se isso fosse feito comigo?
Atuando na opção escolhida, requer que você
considere como irá implementar a sua decisão, refletindo sobre o resultado:
Formação de atitude
O conceito de
“atitude” é vagamente definido na literatura. Conduzindo uma busca para o termo,
o resultado apoia o interesse no conceito, mas cria no entanto, uma razão para o estudar com mais
precisão e medir o resultado, antes que uma definição mais precisa seja
formada.
Definições e Usos
do Conceito
Esta etapa foi realizada identificando o maior número
possível de usos do conceito, sem limitar a pesquisa a apenas um aspecto do sentido.
Todos os aspectos e fontes do termo (dentro e fora da disciplina da teoria
original), foram usados para considerar usos implícitos e explícitos do termo,
revisar a literatura e usar dicionários, arquivos e similes.
O termo atitude é
francês, originado na palavra italiana attitudine do latim tardio Aptitüdø
e aptitüdin (American Heritage Dictionary of the English Language, 2000; Venes,
2001). O termo atitude é frequentemente definido como um substantivo e as
definições encontradas em vários dicionários e dicionário de sinônimos apontam
as seguintes.
• “Uma opinião
estabelecida” e “comportamento que reflete isso” (Abate, 1999, p. 44).
• “Comportamento
baseado em visões mentais conscientes ou inconscientes desenvolvidas através da
experiência cumulativa” (Venes, 2001, p. 189).
• “Em aviação é usada
para significar dois aspectos intimamente relacionados à situação de uma
aeronave em voo” (Wikipedia, 2006a).
• “Uma postura em que
o dançarino fica em uma perna, com a outra levantada atrás (derriere) ou na
frente (en avant) do corpo, com o joelho dobrado em um ângulo de
aproximadamente 120 graus” (Wikipedia, 2006).
• “Em Pintar ou
Esculpir- 1. A postura, ação ou disposição de uma figura ou estátua. 2. A
postura ou posição de uma pessoa ou um animal, ou a maneira pela qual as partes
de seu corpo são dispostas; posição assumida ou estudada para servir a um
propósito. 3. Fig.: Posição que indica ação, sentimento ou humor.” (Zimmerman,
2001).
• “Uma predisposição
duradoura e estudada para se comportar de maneira consistente em relação a uma
determinada classe de objetos, ou um estado mental e/ou neural persistente de
prontidão para reagir a uma certa classe de objetos, não como eles são, mas como
eles são concebidos para ser” (Dark, 2005).
• “1. Posição do
corpo ou maneira de se portar. 2a. Um
estado de espírito ou um sentimento; disposição.. b. Um estado de espírito ou
disposição arrogante ou hostil. 3. A orientação dos eixos de uma aeronave em
relação a uma linha ou plano de referência, como o horizonte. 4. A orientação
de uma espaçonave em relação a sua direção de movimento. 5. Uma posição
semelhante a um arabesco em que uma bailarina fica em uma perna com a outra
levantada na frente ou atrás e dobrado no joelho” (American Heritage Dictionary
da Língua Inglesa, 2000).
• “1. A posição do corpo e dos
membros; postura. 2. Uma maneira de agir. 3. Uma relação relativamente estável
e duradoura
· predisposição para se comportar ou
reagir de uma maneira característica” (American Heritage Stedman’s Medical
Dictionary, 2001).
• “1. A disposição
das partes do corpo: Postura. 2a: uma posição mental em relação a um fato ou
estado; b: um sentimento ou emoção em relação a um fato ou estado. 3: um estado
organísmico [sic] de prontidão para responder em uma característica, caminho
para um estímulo (como um objeto, conceito ou situação)” Merriam-Webster’s
Medical Dictionary, 2002).
• “1. Um estado
mental complexo envolvendo convicções e sentimentos e valores e disposições
para agir em determinadas caminhos. 2. Posição ou arranjo do corpo e seus
membros. 3. Uma pose teatral criada para causar efeito. 4. Posição da aeronave
ou espaçonave em relação a um quadro de referência (o horizonte ou direção do
movimento)” (WordNet 2.0, 2003).
Alguns sinônimos para
o termo atitude incluem orientação, abordagem, perspectiva, maneira, postura,
posição, sentimento, atitudes, pensamentos, mentalidade, maneira de pensar e
maneira de se comportar. Algumas palavras relacionadas são opinião, ponto de
vista, visão, linha, postura e pose.
Atributo determinante
Vários fatores podem
influenciar como e por que as atitudes se formam, incluindo:
Experiência
As atitudes se formam
diretamente como resultado da experiência. Elas podem surgir devido à experiência
pessoal direta ou podem resultar da observação.
Fatores sociais
Os papéis sociais e
as normas sociais podem ter uma forte influência nas atitudes. Os papéis
sociais referem-se a como se espera que as pessoas se comportem em um
determinado papel ou contexto. As normas sociais envolvem as regras da
sociedade para as quais certos comportamentos são considerados apropriados.
Aprendizado
As atitudes podem ser
aprendidas de várias maneiras. Considere como os anunciantes usam o
condicionamento clássico para influenciar sua atitude em relação a um
determinado produto. Em um comercial de televisão, você vê pessoas jovens e
bonitas se divertindo em uma praia tropical enquanto saboreiam uma bebida
esportiva. Essas imagens atraentes fazem com que você desenvolva uma associação
positiva com essa bebida em particular.
Condicionamento
O condicionamento
operante também pode ser usado para influenciar como as atitudes se
desenvolvem. Imagine um jovem que começou a fumar. Sempre que ele acende um
cigarro, as pessoas reclamam, cutucam-no e pedem que saia de perto. Esse
feedback negativo das pessoas ao seu redor, acaba fazendo com que ele
desenvolva uma opinião desfavorável sobre o fumo e decida abandonar o hábito.
Observação
Finalmente, as
pessoas também aprendem atitudes observando os outros ao seu redor. Quando
alguém que você admira muito adota uma determinada atitude, é mais provável que
você desenvolva as mesmas convicções. Por exemplo, as crianças passam muito
tempo observando as atitudes de seus pais e geralmente começam a demonstrar
pontos de vista semelhantes.
As atitudes podem se
formar através da experiência direta, influência social, educação formal,
processos de condicionamento e observação.
Atitudes e
Comportamento
Tendemos a supor que
as pessoas se comportam de acordo com as suas atitudes. No entanto, os
psicólogos sociais descobriram que as atitudes e o comportamento real nem
sempre estão perfeitamente alinhados.
Afinal, muitas
pessoas apoiam um determinado candidato ou partido político, mas não votam. As
pessoas também são mais propensas a se comportar de acordo com suas atitudes sob
certas condições.
Fatores que
influenciam a força da atitude
É especialista no assunto
Espera um resultado favorável
Experimenta algo pessoalmente
Tenta ganhar ou perder algo devido ao
problema
Tem atitudes repetidamente expressas
Mudando para
corresponder ao comportamento
Em alguns casos, as
pessoas podem alterar as suas atitudes para melhor alinhá-las com o seu
comportamento. A dissonância cognitiva é um fenômeno no qual uma pessoa
experimenta sofrimento psicológico devido a pensamentos ou convicçóes
conflitantes. Para reduzir essa tensão, as pessoas podem mudar suas atitudes
para refletir suas outras convicções ou comportamentos reais.
Usando Dissonância
Cognitiva
O que é dissonância
cognitiva?
Imagine a seguinte
situação: você sempre deu muito valor à segurança financeira, mas começa a
namorar alguém muito instável financeiramente. Você tem duas opções para
reduzir a tensão causada por convicções e comportamentos conflitantes.
Pode encerrar o relacionamento
e procurar um parceiro financeiramente mais seguro, ou pode diminuir a
importância da estabilidade fiscal.
Para minimizar a
dissonância cognitiva entre a sua atitude e comportamentos conflitantes, você pode
mudar a atitude ou mudar suas ações.
Por que as
atitudes mudam
Embora as atitudes
possam ter um efeito poderoso sobre o comportamento, elas não são imutáveis. As
mesmas influências que levam à formação de atitude também podem criar mudança
de atitude.
Teoria de
aprendizagem
O condicionamento
clássico, o condicionamento operante e o aprendizado observacional, podem ser
usados para provocar a mudança de atitude. O condicionamento clássico pode
ser usado para criar reações emocionais positivas a um objeto, pessoa ou
evento, associando sentimentos positivos ao objeto-alvo.
O condicionamento
operante pode ser usado para fortalecer atitudes desejáveis e enfraquecer as
indesejáveis. As pessoas também podem mudar suas atitudes depois de observar o
comportamento dos outros.
Teoria da
probabilidade de elaboração
Esta teoria da
persuasão sugere que as pessoas podem alterar suas atitudes de duas maneiras.
Primeiro, podem ser motivados a ouvir e pensar sobre a mensagem, levando assim
a uma mudança de atitude. Ou podem ser influenciados pelas características do
falante, levando a uma mudança temporária ou superficial de atitude. Mensagens
instigantes e que apelam para a lógica, têm maior probabilidade de levar a
mudanças permanentes de atitudes.
Teoria da
Dissonância
Além do mencionado
anteriormente, as pessoas também podem mudar as suas atitudes quando têm convicções
conflitantes sobre um tópico. Para reduzir a tensão criada por convicções
incompatíveis, as pessoas muitas vezes mudam suas atitudes.
As atitudes
desempenham um papel fundamental na formação do comportamento humano, desde as
escolhas que as pessoas fazem sobre como viver suas vidas até aos
comportamentos de saúde que adotam diariamente. Entender de onde vêm essas
atitudes e como às vezes elas mudam, pode ajudá-lo a procurar maneiras de
melhorar essas atitudes, seja adotando uma visão mais positiva da vida, ou
mudando sua opinião com base em novas informações.
Perguntas frequentes
Quais são os quatro tipos de atitude?
As atitudes podem ser positivas ou negativas,
explícitas ou implícitas. As atitudes positivas envolvem bons sentimentos,
enquanto as atitudes negativas são caracterizadas por hostilidade, raiva ou
antipatia. Atitudes explícitas são conscientes, enquanto atitudes implícitas
são inconscientes.
Recapitulação
O componente
cognitivo da atitude envolve os pensamentos que as pessoas têm sobre algo. O
componente afetivo refere-se à resposta emocional que as pessoas têm sobre o
objeto atitudinal.
Atitudes não são
imutáveis e podem mudar quando as pessoas recebem novas informações, quando
são persuadidas por pessoas influentes ou quando sentem desconforto devido a
conflitos.
Atitude versus Comportamento
Atitude refere-se a
uma expressão da maneira como alguém se sente. Comportamento é a maneira como
alguém age. Embora os dois estejam relacionados, eles são distintos um do
outro, pois a atitude se concentra em como a pessoa se sente e o comportamento
lida com as ações da pessoa. No entanto, a atitude de uma pessoa geralmente é
expressa por meio de seu comportamento.
Componentes de
Atitudes
Os componentes das
atitudes podem ser divididos em três seções, conhecidas como o modelo ABC, que listamos abaixo.
Afetivo: O componente de atitude
afetiva concentra-se no aspecto emocional da atitude. Abrange os sentimentos e
emoções que alguém tem em relação a algo. Por exemplo, Katia afirma que ama
todos os cachorrinhos porque eles são pequenos e fofos. Expressar emoções como
amor ou ódio é considerado um componente afetivo da atitude.
Comportamental: Este componente aparece
quando alguém se comporta em resposta à sua atitude sobre algo. Por exemplo, Benjamim
é fã do Batman, e compra todos os quadrinhos do Batman que encontra. Sua
atitude em relação ao Batman é exibida no seu comportamento de comprar
quadrinhos.
Cognitivo: O componente cognitivo está
nas convicçõess reais que alguém tem e pode ser expresso em palavras. Por
exemplo, Miguel acredita que fumar é perigoso e sempre informa as pessoas sobre
os riscos potenciais à saúde associados ao fumo.
Função das
Atitudes
Daniel Katz criou uma
Teoria Funcional das Atitudes na qual descrevia o que acreditava serem as
quatro funções das atitudes. Ele achava que as pessoas adotavam certas atitudes
dependendo de suas necessidades e usavam essas atitudes para conseguir o que
queriam ou precisavam. Ele também acreditava que as atitudes mudam ao longo do
tempo com base nas necessidades do indivíduo. Quando não tiverem mais as mesmas
necessidades ou objetivos, todos mudarão sua atitude para apoiar seus novos
interesses. Os quatro componentes desta teoria são:
Conhecimento: Este componente enfoca a necessidade de um indivíduo
ter conhecimento sobre o mundo ao seu redor. A maioria das pessoas tem o desejo
de saber como se tornar membros funcionais da sociedade. Isso inclui entender
coisas como normas sociais, como dirigir, realizar atividades físicas que os
ajudem a se encaixar e ir para a escola ou faculdade. Por exemplo, alguém que
não quer dirigir pode nunca aprender a fazê-lo porque esta informação não é
relevante para sua vida.
Valor Expressivo: Neste componente,
o indivíduo expressa os valores e convicções que são mais importantes para ele.
São os valores e convicções que definem uma pessoa e o que ela representa. Por
exemplo, alguém que tem valores e convicções religiosas sempre terá uma atitude
favorável em relação à igreja.
Adaptativo: O componente adaptativo analisa
como os indivíduos se adaptam ao seu ambiente. Propõe que a pessoa se adapte às
situações para receber o melhor resultado possível e evitar resultados
negativos. Por exemplo, um aluno que acha que deveria ter máquinas de venda
automática no refeitório, votaria no candidato a presidente da classe que
prometeu que daria máquinas de venda automática para os alunos.
Ego Defensivo: O componente
defensivo ajuda a pessoa a proteger o seu ego e evitar vergonha e danos. Ocorre
quando alguém tenta justificar o seu comportamento por saber ser socialmente
inaceitável. Por exemplo, um aluno que usa roupas fora do código de vestimenta
da escola sabe que, ao entrar na escola, será encaminhado à secretaria para
obter o código de vestimenta e tenta justificar sua escolha de roupa, dizendo
que todo mundo usa aquele tipo de roupa.
Como são formadas
as atitudes?
A formação de atitude
ocorre de três maneiras dominantes. Abaixo estão três exemplos de como as
atitudes podem ser formadas.
Aprendizagem observacional: este
tipo de formação de atitude ocorre quando a pessoa observa seus modelos. Por
exemplo, se uma criança admira a mãe que é professora, ela provavelmente
acreditará que os professores são ótimas pessoas.
Condicionamento Clássico: Com este
tipo de formação de atitude, as pessoas são condicionadas a assumir as atitudes
a que estão expostas. Por exemplo, uma criança que cresce participando de
eventos na universidade de seus pais provavelmente assumirá a atitude de apoio
e carinho pela instituição, assim como seus pais.
Condicionamento Operante: O
condicionamento operante é criado através do uso de recompensas ou punições.
Por exemplo, um pai que recompensa seu filho com sorvete toda vez que tira um 10,
está ensinando este a valorizar boas notas.
Como as atitudes
afetam o comportamento?
As atitudes podem ter
um impacto sobre o comportamento. Às vezes é fácil determinar qual é a atitude
de alguém, porque geralmente é expressa por meio de seu comportamento. Por
exemplo, alguém que tem uma atitude negativa em relação a estar em grandes grupos,
normalmente escolhe eventos nos quais se
pode socializar em pequenos grupos.
Como o
comportamento afeta as atitudes?
Embora seja fácil ver
como as atitudes podem afetar o comportamento, também é possível que o
comportamento afete as atitudes. Alguns dos exemplos de comportamento que
afetam a atitude são:
Mensagens de
Rotina e Positivas
A comunicação é a
base de um ambiente de trabalho bem-sucedido e permite uma transição suave de
responsabilidades. Mensagens rotineiras e positivas são dois aspectos igualmente
importantes da comunicação no local de trabalho.
A comunicação de
rotina é a informação básica que deve ser comunicada em intervalos regulares
para que a organização funcione de forma otimizada. Isso inclui atualizações na
forma de comunicação sobre um cliente ou produto sendo vendido. As mensagens de
rotina usam modelos para tornar a comunicação rápida e fácil.
Exemplos de mensagens
de rotina incluem:
Confirmações de pedidos
Contratos
Cartas de serviço
Pesquisas de Satisfação
Os funcionários sempre
têm uma maior satisfação com a comunicação positiva.
Informações
a Funcionários
Comunicações de
rotina sobre solicitações, reclamações e atualizações de clientes durante as
operações diárias fazem parte de práticas comerciais bem-sucedidas. As
mensagens de rotina fornecem estrutura e organização para uma empresa por meio
do uso de canais de comunicação eficazes e oportunos.
A comunicação
positiva inclui mensagens que aumentam a retenção dos funcionários e a
satisfação no trabalho, promovendo boas notícias, reconhecimento dos
funcionários e uma visão positiva sobre a empresa e seus componentes. Essas
mensagens positivas apoiam e melhoram a produtividade dos negócios, permitindo
a fidelidade à empresa por meio de elogios, reconhecimento e memorandos positivos.
Janine é proprietária
de uma pequena estalagem e envia mensagens de rotina diariamente, informando
seus funcionários sobre as operações do dia-a-dia. Essas mensagens incluem
informações sobre os hóspedes a chegar e os que vão sair, o número de refeições
esperadas e as faturas pendentes a serem pagas pelos clientes, mas também envia
mensagens positivas para aumentar o moral. Isso inclui um e-mail de
reconhecimento do funcionário do mês, parabéns aos mais eficientes, uma citação
inspiradora todas as manhãs e um boletim informativo semanal para destacar as
realizações da empresa durante a semana. Esse nível de comunicação promove uma
comunidade unida dentro do estabelecimento e leva a um nível mais alto de
produtividade e satisfação no local de trabalho.
Mensagens positivas
para o trabalho podem assumir várias formas e são essenciais para o bem-estar
de um funcionário. Quando um colaborador se sente reconhecido e apreciado, é provável
que contribua mais para a empresa e trabalhe para o empregador atual por
períodos mais longos. Mensagens positivas podem inspirar os funcionários a
trabalhar com mais eficiência, a empresa a construir uma conexão mais forte com
os funcionários e incutir propósito e valor dentro da organização. Quanto mais
uma empresa se comunica positivamente com seus funcionários, mais provável é
que eles reflitam os valores que a empresa incorpora.
As mensagens
positivas no trabalho são caracterizadas por um tom alegre, otimista e
benéfico. Centram-se na realização, reconhecimento e melhoria. Esses tipos de
mensagens reduzem a ansiedade de um trabalhador, fornecendo uma mensagem clara
e concisa que se concentra em uma ideia confiante.
Mesmo uma repreensão
pode ser uma mensagem positiva se for feita com respeito, dignidade e permitir
que o funcionário tenha a oportunidade de ser ouvido. São essas mensagens
informativas que mantêm os trabalhadores conectados e se sentindo valorizados,
reduzindo a ansiedade dos funcionários quando necessário. As mensagens
positivas se concentram em um tom respeitoso que considera as necessidades, a
personalidade e o estilo de comunicação de cada profissional.
Mantenha mensagens
positivas fixas e curtas. Reconheça a situação ou o funcionário, e assuma a
responsabilidade quando necessário. Ofereça ajuda, se a situação o justificar.
Isso mostra o interesse da empresa em reconhecer a situação e que ela está
prontamente disponível para orientação e suporte conforme necessário.
Mensagens positivas
no trabalho podem incluir os seguintes exemplos:
Funcionário do mês, incluindo placa, e-mail
ou carta pessoal ou telefonema, para os que apresentaram atitudes de
colaboração ou camaradagem que foram notadas.
Parabéns por casamentos recentes, nascimentos
e novas contratações, por e-mail, fornecem reconhecimento por realizações
pessoais e fortalecem as relações trabalho-comunidade.
Fornecer feedback positivo para a conclusão
bem-sucedida de um trabalho por e-mail.
Carta de reconhecimento
Carta de agradecimento
Carta de Incentivo
Carta de Promoção
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