segunda-feira, 29 de maio de 2023

 

BEBIDAS PARA RECEPÇÕES

 

No capítulo “Bebidas de Bar”, enunciamos já muitas das bebidas que são normalmente servidas em reuniões, sejam coquetéis, recepções ou outro tipo de serviço com muitos convidados. Julgamos no entanto, que tratando este tipo de bebidas separadamente, prestamos um serviço ao profissional, poupando-lhe tempo na consulta.

De uma maneira geral, as bebidas mais correntemente servidas em reuniões, são o Punch e o Cup. Exactamente por isso, julgamos dever chamar a atenção dos novos profissionais, para a necessidade de variar um pouco o tipo da bebida nestes serviços, evitando a monotonia de que se reveste, na maior parte dos casos, a constante repetição destas misturas.

A novidade é sempre um atractivo e, de uma maneira geral, os que convidam, gostam de oferecer “diferente”, “fora do vulgar”, “novo”!

Para ir ao encontro desse desejo, às duas bebidas já apontadas podemos juntar os Egg Nogs, os Bowls, os Wassails, os Swizzles e os Shrubs.

E se a reunião tem lugar no período de Inverno, porque não tentar uma bebida quente?

Antes, porém, de darmos uma descrição pormenorizada das bebidas a servir em reuniões ou parties, gostaríamos de deixar expressos alguns conselhos a ter em conta na confecção de bebidas em grande quantidade, como é o caso de que estamos tratando.

 Eis as nossas sugestões:-  Usar bebidas de boa qualidade e doseá-las com bom senso. Não exagerar a quantidade, mas ter em conta que o gelo adicionado ao diluir-se, baixa o teor alcoólico e a qualidade de bebida. Este facto, sem importância para muita gente, tem muita quando se trata de conhecedores.

-  Utilizar sempre frutas e sumos frescos na confecção, nunca enlatados.

-  Nunca picar fruta miudinha; cortá-la em quartos ou em rodelas. Deve ter-se em conta que a função da fruta é aromatizar a bebida pela maceração. Não estamos servindo salada de frutas, mas sim uma bebida.

-  Nunca utilizar uma grande variedade de licores e ter o cuidado de escolher, apenas, os que contrastam sem se chocarem.

-  Não estando à altura de fazer uma boa receita, é preferível copiar uma já conhecida.

-  Usar uma pedra grande de gelo e não cubos. O gelo nunca deve ser utilizado para aumentar a quantidade do líquido a servir, mas apenas para que a bebida se mantenha fresca e agradável ao paladar.

-  Quando se faz adição de soda ou outra bebida carbonatada, o ideal será adicioná-la no copo que se vai servir, para assim manter a efervescência.

-  Além das frutas, muitas ervas, sementes ou bitters, podem também ser utilizadas na aromatização  destas bebidas. As mais vulgares são a hortelã e a erva-doce, das quais se faz um raminho que se deixa de infusão no líquido.

   A casca de pepino, a semente de anis, a vagem de canela, o cravinho, etc, podem também usar-se com moderação, pois dão à bebida sabores exóticos e agradáveis. Pequenos saquinhos de tecido com textura larga, servem para manter estes elementos em infusão na mistura, devendo retirar-se no momento em que começa o serviço.

-  Em muitos casos e com excelentes resultados, pode usar-se chá em vez de água, na confecção destas bebidas.

 PUNCHES

 Americano (dose individual)

2 partes de creme de menta branco; 1 parte de licor Creme de Yvette; granadina ao gosto, sumo de limão, 1 colher (sopa) de açúcar. Colocar o açúcar e o sumo de limão no fundo do recipiente e dissolver com um pouco de soda. Juntar a granadina e encher com gelo. Verter em cima deste os licores, procurando mantê-los separados, decorar com frutas ao gosto. Servir.

 Americano (outra receita)

(Dose para 15 pessoas) – 1 garrafa de espumante; 1 ananás pequeno; 250 grs. de açúcar; 2,5 dcl. de brandy, rodelas de laranja para enfeitar; gelo.

Descascar o ananás, cortar em pedaços e colocar no fundo da poncheira. Polvilhar com açúcar e deixar meia hora a repousar. Despejar por cima o espumante e o brandy e juntar as pedras de gelo. Quando estiver bem gelado, servir em tacinhas, com uma rodela de laranja por dose.

 Bombaim – (dose individual)

1 gema de ovo; uma colher de chá de açúcar; 4 gotas de marasquino; 4 gotas de cognac; 1 cálice de Jerez; gelo picado; ½ rodela de laranja.

Num copo grande e alto, coloque a gema bem batida. Junte o açúcar e misture; ponha o marasquino e o cognac, despejando por cima o Jerez. Acabe de encher o copo com gelo picado, enfeite com rodela de limão e sirva.

Bacardi Punch – (dose individual)

Encher um copo alto com gelo picado. Despejar por cima, ½ dose de granadina e 2 doses de rum Bacardi. Mexer até o copo perder a transparência por ficar gelado. Decorar com laranja e limão em rodelas, cereja e hortelã. Servir.

Baccio Punch – (dose para 15 pessoas)

Misturar numa poncheira grande, com um bloco de gelo, ½ litro de sumo de toranja e ½ litro de dry gin; 2dl. de anisette; rodelas de laranja e de limão. Adicionar xarope de açúcar a gosto. No momento de servir, adicionar 1 garrafa de espumante e 2 garrafas pequenas de soda. Mexer levemente e servir.

 Best Punch – (dose para 10)

1 chávena de chá bem forte, sumo de dois limões, 1 colher de açúcar , 2dl. de brandy, 1dl. de curaçau e 1dl. de rum. Colocar o bloco de gelo numa poncheira e adicionar os ingredientes indicados. No momento de servir, juntar uma garrafa de soda e ½ garrafa de espumante. Servir.

 Bride’s Bowl – (dose para 20)

Cortar um ananás em pedaços e colocar numa poncheira, com 1dl.de xarope de açúcar e 2dl. de sumo de limão. Juntar 3dl. de sumo de ananás não açucarado, 3dl. de brandy e 2 garrafas de rum. Colocar 1 bloco de gelo e, antes de servir, adicionar 8 garrafas de soda e 500gr. de morangos em pedaços.   

 Buddha’s Punch – (dose para 10 pessoas)

½ garrafa de vinho do Reno; 4 dl. de sumo de laranja; 4 dl. de sumo de limão;
2 dl. de curaçau; 2 dl. de rum; gotas de angostura.

Combinar todos os ingredientes numa poncheira, com um bloco de gelo e, antes de servir, adicionar uma garrafa de soda e 1 garrafa de espumante gelado. Guarnecer com cascas de limão e folhas de hortelã.

 Cardinal Punch – (dose para 30)

Colocar 1Kg. de açúcar numa poncheira e dissolver com 2 garrafas de soda. Adicionar 3 garrafas de vinho clarete, ½ litro de brandy, ½ litro de rum, 1dl. de vermute doce, rodelas de 2 laranjas e 3 ou 4 rodelas de ananás fresco. Mexer bem e colocar um bloco de gelo. No momento se servir, adicionar 1 garrafa de vinho branco gaseificado.

 Claret Punch – (dose para 1 pessoa)

Num copo grande, colocar gelo picado até ao meio. Juntar uma colher de chá de cada, dos seguintes ingredientes: sumo de limão, granadina e curaçau. Acabar de encher com vinho clarete de boa qualidade. Decorar com rodela de laranja. Servir com palhinha (canudinho).

 Colonial Punch - (dose para 15 pessoas)

Retire a casca de 12 limões. Adicione 1 litro de chá bem forte e o sumo dos 12 limões. Mexa bem, juntando 200gr. de açúcar. Deixe repousar por 1 hora. Misture depois uma garrafa e meia de rum e 1dl. de brandy. Despeje a mistura sobre gelo picado grosso e,sirva.

 Curaçau Punch – (dose para 1 pessoa)

Num copo grande, ponha uma colher de chá de açúcar, sumo de ½ limão, 1dl. de curaçau e 1dl de brandy ou rum. Encha com gelo picado e mexa levemente. Decore com frutas ao gosto e sirva com palhinha (canudinho).

 Dubonnet Party Punch – (dose para 20)

Despejar uma garrafa de Dubonnet, numa vasilha larga ou poncheira. Adicionar ½ litro de gin; sumo e casca de 6 limões e uma garrafa de soda gelada. Encher os copos com gelo picado e decorar com hortelã. Despejar dentro o ponche e servir com palhinha (canudinho).

 Fishermen Punch – (dose para 30 pessoas)

Dissolver numa poncheira, 250gr. de açúcar com 2dl. de água e 6dl. de sumo de limão. Juntar 1,5litros de bom vinho branco, 1 garrafa de rum da Jamaica e 1 garrafa de rum Carta Amarela; 1 garrafa de cognac, 2,5dl. de aguardente de pêssego. Deixar a mistura repousar 2 ou 3 horas, mexendo de vez em quando. Um pouco antes de servir, pôr na poncheira um bloco de gelo, mexer até gelar e servir. Se for necessário um ponche bem forte, em vez de pôr o bloco do gelo no líquido, pode-se colocar a poncheira numa cama de gelo, de forma a gelar o líquido, sem lhe adicionar gelo.

 Gin Punch – (dose para 12 pessoas)

Misturar o sumo de 12 limões; o sumo de 20 laranjas; 2 litros de gin e 4dl. de granadina. Despejar sobre um bloco de gelo, na poncheira. Adicionar 2 garrafas de soda. Decorar com frutas e servir.

 Ladie’s Punch – (dose para 1 pessoa)

Misturar na coqueteleira, 2 colheres de açúcar, 1 ovo, 2cl. de marasquino, 4cl de creme de cacau, 1 casca de laranja, 2 cl. de leite e noz moscada. Bater com gelo e despejar no copo. Servir com mais noz moscada no topo.

Leite Condensado, Ponche de  – (dose para 8)

Usar uma lata de leite condensado e 1/2litro de rum ou brandy, e misturar na poncheira, com gêlo. Mexer bem e servir, depois de muito gelado.

 Milk Punch – (dose para 2)

Pode fazer-se com qualquer aguardente, brandy, rum ou whisky. Misturar na coqueteleira, 2dl. da base escolhida, com 2dl. de leite, 1 colher de açúcar e cubos de gêlo. Depois de bem batido, colocar no copo onde vai ser servido, com noz moscada no topo.

 Marinha, Ponche da – (dose para 10)

Cortar 4 ananases às rodelas e cobrir bem com 1/2Kg de açúcar.  Adicionar ½ garrafa de dark rum, ½ garrafa de cognac, ½ garrafa de aguardente de pêssego e sumo de 4 limões. Gelar bem, na poncheira, com 1 bloco de gelo. Decorar com frutas a gosto e adicionar, no momento de servir, 1 garrafa de espumante.

 Pisco Punch – (dose para 1 pessoa)

Num copo grande, colocar uma pedra de gelo com 1 colher de chá de sumo de limão e outra de sumo de ananás. Adicionar 2dl. de brandy e um cubo pequeno de ananás. Acabar de encher com água gelada. Mexer bem e servir.

 Planter’s Punch – (dose para 1 pessoa)

Num copo alto, colocar gelo picado até à altura desejada. Lançar por cima uma parte de sumo de limão, 2 partes de xarope de açúcar, 3 partes de rum da Jamaica, 4 partes de açúcar. Contar para encher, o gelo que já estiver no copo. Pode servir-se com rodela de laranja e cereja enfeitando.

 Regent Punch – (dose para 10)

2,5dl de brandy; 2,5dl de vodka, 1,5dl. de curaçau, ½ litro de rum da Jamaica, sumo de 6 limões, 2dl. de chá bem forte, 1 colher de chá de Angostura, ½ garrafa de Champagne.

Misturar todos os ingredientes na poncheira, excepto o Champagne. Gelar bem, sem adicionar gelo. Adicionar o Champagne bem gelado, no momento de servir. Decorar com frutas ao gosto.

 Romano Punch – (dose para 10 )

Como o anterior, substituindo o curaçau por licor de framboesa.

Rum Punch – (para grandes reuniões)

10 garrafas de vinho branco, 1 kg de açúcar escuro (não refinado), 2 litros de sumo de laranja, 1 litro de sumo de limão, 10 bananas em rodelas, 2 ananases em pedaços.

Macerar as frutas com o açúcar e o vinho, de um dia para o outro. De manhã, adicionar 6 garrafas de rum e 1 garrafa de licor de banana. Deixar até a hora de servir, adicionando um pouco antes, o gelo necessário para gelar bem; corrigir o sabor, adicionando sumo de limão ou xarope de açúcar, se necessário.

 Scotch Punch – (dose para 12)

Misturar num jarro, um litro de bom whisky escocês, gelo em cubos, sumo e casca de 3 limões, 100 gramas de açúcar e uma garrafa de soda. Mexer e servir em copos de whisky, guarnecido com frutas a gosto.

 Whiskey Punch

O mesmo que o Scotch Punch, substituindo o scotch por bourbon. Adicionar 2 dl. de curaçau. Pode substituir-se a soda por chá forte, se assim se desejar.

 Exemplo de Poncheira


WASSAIL

Bebida quente, normalmente usada em reuniões, sobretudo na noite de Natal, na Grã-Bretanha. Pode ser feito com vinho, sidra ou cerveja, ou ainda, com qualquer combinação destas três bebidas. O vinho branco, no entanto, quando utilizado, é sempre só. Os vinhos mais pesados, como o Madeira ou o Jerez, usam-se separados, ou misturados com cerveja. Algumas vezes porém, no intuito de dar mais força alcoólica à bebida, junta-se um pouco de brandy, Jerez ou Madeira ao Wassail comum.

Receita base: (Old English Wassail) – Ferver meio litro de água com uma colher de sopa de noz-moscada ralada, 2 colheres de sopa de gengibre, 6 cravinhos, 6 grãos de pimenta e uma vagem de canela, pequena. Adicionar 1 kg de açúcar e 4 garrafas de Jerez ou Madeira. Aferventar em fogo brando, descaroçar e assar 12 maçãs para acompanhar ensopadas.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  TERMOS DE COZINHA E GASTRONOMIA  - SUA DEFINIÇÃO - A branco ( A Blanc ) Cozinhar “a branco” é cozinhar em caldo, sem quaisquer con...