Atendimento
de Grupos em Hotelaria
O Serviço de Eventos
A palavra
“gerenciamento de eventos” pode deixar perplexos alguns indivíduos que não se
depararam com o seu significado e o seu papel em nossa sociedade hoje. Embora
alguns possam não saber, a gestão de eventos é uma atividade predominante, com
o objetivo de comunicar e vincular pessoas.
Vários tipos de
festivais e eventos existem há muito tempo, como parte significativa da sociedade
humana e foram concebidos como formas de exibição pública, ritual cívico e celebração
coletiva. Na verdade, as pessoas em todas as culturas reconheceram a
necessidade de definir e reservar certos momentos e espaços para criatividade e
celebração comunitárias. Essas práticas datam de séculos, até milênios.
Considerando a
natureza diversa dos eventos, a sua formação não está ligada ao mesmo período
de tempo. É sabido que exposições e eventos comerciais foram realizados no
período antigo. Historiadores antigos observaram eventos esportivos como
significativos e prestigiosa forma de atuação social, que atingiu o seu apogeu
com a organização dos antigos Jogos Olímpicos. Eventos do tipo festival são
conhecidos e existiam desde a Idade Média, quando eram financiados pela igreja,
embora alguns tipos de eventos semelhantes remontem à época romana.
Por mais que pareça
que os eventos e conferências são um produto da vida moderna, as suas origens
remontam ao século XVIII.
É provável que os
eventos se tenham originado antes mesmo do surgimento do dinheiro, mas o estabelecimento
e aceitação do equivalente geral foi, sem dúvida, seguido de seu
desenvolvimento posterior. A emergência do capitalismo, novos produtos e novas
relações sociais, bem como o novo modo de vida, abriram caminho para o
desenvolvimento mais versátil do crescente número de eventos.
No entanto, foi
durante o século XX que a evolução de todos os diferentes tipos de eventos
atingiram o pico e chegaram perto do que são hoje em dia. Isto aconteceu devido
ao fenômeno da renda discricionária, aumento do poder de compra e padrão dos
consumidores, mudando o foco das necessidades fundamentais às necessidades
adicionais, e o nascimento de completamente novas necessidades dos consumidores
que aumentaram a demanda por uma gama específica de eventos, e estimularam o
desenvolvimento de novas modalidades. O progresso de eventos no sentido econômico
ajudou a resolver o problema do emprego e teve um impacto no crescimento
económico, especialmente nas economias de mercado desenvolvidas. O melhor
exemplo disso é o impacto dos mega eventos esportivos como os Jogos Olímpicos
ou Campeonatos Mundiais de
esportes no
crescimento econômico dos países anfitriões. Pesquisa histórica demonstra como
os eventos evoluíram da reunião primitiva de pessoas por razões agrícolas ou religiosas
a eventos de tipo moderno, bem como a longa história de atração de turistas e
estabelecimento de comunidades anfitriãs como destinos.
A gestão de eventos
não inclui o turismo. Turismo são atividades ligadas a viajar e explorar novos
lugares, cultura, tradições, pessoas e experiências. Atualmente, o conceito de
turismo não tem fronteiras, pois o turismo tradicional extrapolou os seus
limites e mergulhou na descoberta e aprendizagem de um mundo mais vasto. O
turismo, hoje, pode ser categorizado em diferentes tipos de objetivos, como
viagens comuns, turismo extremo, passeios turísticos, caminhadas, turismo de
compras, turismo de spa, viagens gastronômicas e muitas outras opções. Embora
turismo e gestão de eventos sejam conceitos diferentes, deve-se citar que eles
estão intimamente associados e afiliados entre si. Na verdade, não importa que
tipo de turismo você escolha, ele sempre andará junto com a gestão de eventos.
No turismo, você não
pode subestimar o valor dos eventos. O tipo mais comum de eventos turísticos,
independentemente do tipo de turismo, apresenta uma ampla gama de
possibilidades e oportunidades emocionantes. Diferentes tipos de eventos têm
existido continuamente como componentes significativos da sociedade humana.
Além disso, eles são criados como formas de rituais cívicos, exibição pública,
bem como celebrações coletivas, incluindo eventos turísticos específicos.
Pessoas em todas as
culturas reconhecem a necessidade de reservar certos períodos e áreas para
celebração e criatividade comunitárias. Eles podem conseguir isso com sucesso
por meio de atividades em viagens e turismo, e porque a indústria abre muitos
novos horizontes e apresenta oportunidades para organizar eventos com mais
frequência e para ambientes variados, com tudo incluído.
Esta é a principal
razão pela qual a gestão de eventos é tão imperativa no turismo. Os viajantes
precisam estar cientes do motivo pelo qual visitam um determinado destino. É
aqui que surge a gestão de eventos no turismo. Quaisquer que sejam as
atividades e eventos que você oferece, eles certamente atrairão mais clientes
ou turistas ao seu destino.
Gestão de eventos em
campanha turística para a fidelização dos seus clientes habituais. Se o seu
local de férias favorito oferece vários eventos que você ainda não
experimentou, os clientes optariam por permanecer fiéis a esse destino em vez
de procurar outras alternativas, se você tentar.
Eventos e
conferências são uma grande força da indústria hoteleira e continuam a crescer.
Quer se trate de música, desporte, aprendizagem ou luxo, os eventos em todo o
mundo estão a gerar bilhões em receitas e a mudar a forma como as empresas, as
organizações hoteleiras e os resorts operam.
O crescimento dos
eventos foi impulsionado por uma série de fatores, entre eles o surgimento de
sites dedicados de listagem, gerenciamento e venda de ingressos e passou por
grandes disrupções, com locais não tradicionais, como espaços de coworking,
bares e webinars[1]
ao vivo, oferecendo cada vez mais opções flexíveis de hospedagem.
Adicione a isso a
crescente mudança em como as pessoas estão escolhendo vivenciar suas paixões,
aprender e fazer negócios, e você começará a ver por que a indústria de eventos
está se expandindo rapidamente.
Reuniões,
conferências, eventos e exposições são um dos principais impulsionadores dos
destinos turísticos em todo o mundo. Nos EUA, eles geram quase um trilhão de
dólares em gastos diretos, indiretos e induzidos. Na Europa, a indústria de
eventos continua a crescer de forma constante. Na Ásia, está crescendo. Como
resultado, destinos turísticos em todo o mundo estão percebendo que os eventos
são um componente vital para atrair turistas. Sem eles, eles correm o risco de
perder.
Eles buscam ativamente se expandir e possuem centenas de escritórios e milhares de funcionários. Não importa o setor, os eventos estão se tornando uma parte vital de seu apelo, o que significa que o desejo de funcionários com as habilidades e conhecimentos certos é essencial.
Uma conferência de
empresa, uma feira, um lançamento de produto, um festival de música, um evento
esportivo, um casamento, um desfile de moda – todos esses são exemplos de
oportunidades de negócios em torno das quais a indústria está buscando melhorar
as suas receitas.
Os principais atores
do setor de eventos esportivos, como o Comitê Olímpico Internacional, a UEFA e
a Fórmula 1, estão se concentrando cada vez mais no atendimento ao cliente e na
hospitalidade VIP, aumentando a satisfação do cliente, a receita e a
lucratividade. Por outro lado, resorts e destinos estão criando novos eventos ou
atraindo outros que eles acham que trarão mais receita.
O mundo dos eventos
precisa de profissionais que tenham habilidade e confiança para identificar
oportunidades futuras e fazer eventos de sucesso.
Uma especialização em
Gerenciamento de Eventos Internacionais pode fornecer uma experiência
holística, permitindo que você explore os conceitos, características e
gerenciamento de eventos locais e internacionais em vários locais. Essa
especialização divide o conceito de um evento, analisa as motivações e
expectativas dos clientes de hoje e fornece as habilidades necessárias para
proporcionar experiências de eventos bem-sucedidas.
É muito interessante
fazer o contraste entre hospitalidade e eventos. Quando você chega à mecânica
dos eventos em si, existem várias abordagens para organizá-los e torná-los
bem-sucedidos. Os eventos são motores muito importantes para o negócio
hoteleiro.
Aprender essas
habilidades de gerenciamento de eventos ajuda a desenvolver carreiras com
sucesso em uma variedade de ambientes de trabalho.
Em várias empresas,
esta é uma área em que se trabalha ativamente no desenvolvimento do pessoal e em
ajudar os colegas a serem mais resilientes; em liderar de forma inclusiva para
que todos os funcionários se sintam parte da organização.
Como líderes, devemos
estar atentos a essa expectativa quando apoiamos os membros de nossa equipe –
uma abordagem personalizada para treinamento e desenvolvimento pessoal terá um
impacto muito maior na motivação.
Proporcionar um
ambiente onde os membros da equipe se sintam seguros para se expressar; testar,
testar e explorar – sem recriminação e julgamento – permitirá que os membros da
equipe sejam ousados, inovem e se esforcem ainda mais pelo sucesso.
Todo planejador de
eventos sempre quis ser o melhor em seus shows de gerenciamento de eventos. Na
verdade, é aqui que está o trabalho árduo das pessoas. Eles realmente lidam com
tudo, desde comida até programas e materiais para animais.
A criatividade é a
chave para um gerente de eventos eficaz. Você precisa fazer suas ideias
correrem como uma maratona e precisa ter a certeza de que pensa, sempre,
liberalmente. Deixe sua imaginação nadar em céus roxos, mas sempre se atendo ao
que é realidade e ao que é possível.
Você precisa ter
certeza de que seu evento está incentivando as pessoas a postar nas mídias
sociais. Crie uma hashtag realmente única, crie um fundo de cabine de fotos e
deixe as pessoas postarem nas mídias sociais e ouvirem as suas opiniões sobre
isso.
Se você descansar, você enferruja
Invista em aprender
mais e algo diferente evento após evento. Um gerente de eventos gasta a maior
parte de seu tempo produtivo reunindo pessoas para comemorar, fazer conexões ou
simplesmente aprender umas com as outras.
É bom ter em conta,
que a classificação dos eventos pode ser feita de várias formas, por dimensões,
tipos, localizações ou objetivos. Dentro da classificação por tipos, os eventos
podem ser sociais, corporativos, culturais, educacionais, esportivos,
acadêmicos, públicos ou políticos. Para o caso que nos interessa, vamos
limitar-nos a referir apenas 2 tipos de eventos: Social e corporativo.
Eventos
sociais
Os eventos sociais
estão relacionados à esfera privada. Não costumam ser públicos e os convidados
são geralmente familiares e/ou amigos. Normalmente são de caráter comemorativo,
pois na maioria das vezes o evento busca celebrar algum evento especial. Dentro
dos eventos sociais, há uma grande variedade de possibilidades, dependendo do
motivo da celebração. Festas de aniversário, meras reuniões familiares ou de
amigos, funerais, casamentos e comunhões são apenas alguns exemplos. No
entanto, dada a amplitude da definição, as possibilidades são quase ilimitadas.
A única coisa que deve ser cumprida é que seja privado e que seja relacionado à
família e amigos. Agora, a forma de qualquer um dos exemplos que demos também
pode variar muito. Reunidas as pessoas, o evento pode assumir várias formas,
através de atividades ou diferentes tipos de catering. Você pode incluir uma
performance ao vivo ou realizar uma cerimônia para um casamento. O
entretenimento infantil pode ser fornecido e o catering pode ser sentado, tipo
coquetel ou com cantos temáticos. Esta é a parte onde uma boa organização e
alguma criatividade podem tornar o seu evento numa experiência inesquecível.
Embora os eventos
corporativos ou de negócios também possam ter esse caráter comemorativo,
geralmente não se limitam a ele, sendo, a bem da verdade, um motivo minoritário
pelo qual esse tipo de evento é realizado. Os eventos corporativos são
organizados e planejados pelas próprias instituições ou empresas e possuem um objetivo
bem definido e intimamente relacionado ao tipo de evento a ser realizado.
Assim, as razões para a realização de um evento empresarial podem ser aumentar
as vendas, integrar colaboradores e aumentar a sua motivação, atrair e
fidelizar clientes ou apresentar novos produtos, serviços e ideias. De acordo
com cada objetivo mencionado, o evento se desenrolará de formas muito
distintas. Eventos de Team Building ou Workshops, quando o objetivo é motivar
ou melhorar o relacionamento com os funcionários. Caso a empresa pretenda
promover um novo serviço ou produto, neste caso seria organizada uma
apresentação do produto, onde entre os convidados estariam imprensa, parceiros,
alguns colaboradores e clientes. Se, por outro lado, o objetivo for fidelizar
clientes, pode aproveitar uma ocasião especial, como o aniversário de uma
empresa, para convidar alguns dos clientes mais antigos da empresa ou
potenciais novos clientes. Desta forma gera-se uma maior simpatia pela marca, o
que se traduz numa maior fidelização. Estes são apenas alguns exemplos dos
tipos de eventos corporativos ou empresariais que podem ser realizados. Algumas
outras opções, dependendo do objetivo que você tem, são simpósios, congressos
ou reuniões executivas.
[1]Webinar é um seminário
online em vídeo, gravado ou ao vivo, que geralmente permite a interação da
audiência via chat. As principais plataformas de Webinário são Youtube Live,
WebinarJam e GoToWebinar. Considerado um eficiente formato de conteúdo, é muito
utilizado para geração e qualificação de Leads
Nenhum comentário:
Postar um comentário