sábado, 7 de janeiro de 2023

 

Atendimento de Grupos em Hotelaria


O Serviço de Eventos

 

A palavra “gerenciamento de eventos” pode deixar perplexos alguns indivíduos que não se depararam com o seu significado e o seu papel em nossa sociedade hoje. Embora alguns possam não saber, a gestão de eventos é uma atividade predominante, com o objetivo de comunicar e vincular pessoas.

 A sua gestão pode ser realizada tanto em nível global quanto local. Gestão de eventos é o planejamento e organização de eventos e atividades como festivais, casamentos, convenções, concertos, eventos esportivos e outras ocorrências de pequena e grande escala.

Vários tipos de festivais e eventos existem há muito tempo, como parte significativa da sociedade humana e foram concebidos como formas de exibição pública, ritual cívico e celebração coletiva. Na verdade, as pessoas em todas as culturas reconheceram a necessidade de definir e reservar certos momentos e espaços para criatividade e celebração comunitárias. Essas práticas datam de séculos, até milênios.

Considerando a natureza diversa dos eventos, a sua formação não está ligada ao mesmo período de tempo. É sabido que exposições e eventos comerciais foram realizados no período antigo. Historiadores antigos observaram eventos esportivos como significativos e prestigiosa forma de atuação social, que atingiu o seu apogeu com a organização dos antigos Jogos Olímpicos. Eventos do tipo festival são conhecidos e existiam desde a Idade Média, quando eram financiados pela igreja, embora alguns tipos de eventos semelhantes remontem à época romana.

Por mais que pareça que os eventos e conferências são um produto da vida moderna, as suas origens remontam ao século XVIII.

É provável que os eventos se tenham originado antes mesmo do surgimento do dinheiro, mas o estabelecimento e aceitação do equivalente geral foi, sem dúvida, seguido de seu desenvolvimento posterior. A emergência do capitalismo, novos produtos e novas relações sociais, bem como o novo modo de vida, abriram caminho para o desenvolvimento mais versátil do crescente número de eventos.

No entanto, foi durante o século XX que a evolução de todos os diferentes tipos de eventos atingiram o pico e chegaram perto do que são hoje em dia. Isto aconteceu devido ao fenômeno da renda discricionária, aumento do poder de compra e padrão dos consumidores, mudando o foco das necessidades fundamentais às necessidades adicionais, e o nascimento de completamente novas necessidades dos consumidores que aumentaram a demanda por uma gama específica de eventos, e estimularam o desenvolvimento de novas modalidades. O progresso de eventos no sentido econômico ajudou a resolver o problema do emprego e teve um impacto no crescimento económico, especialmente nas economias de mercado desenvolvidas. O melhor exemplo disso é o impacto dos mega eventos esportivos como os Jogos Olímpicos ou Campeonatos Mundiais de

esportes no crescimento econômico dos países anfitriões. Pesquisa histórica demonstra como os eventos evoluíram da reunião primitiva de pessoas por razões agrícolas ou religiosas a eventos de tipo moderno, bem como a longa história de atração de turistas e estabelecimento de comunidades anfitriãs como destinos.

 Gestão de Eventos e Turismo

A gestão de eventos não inclui o turismo. Turismo são atividades ligadas a viajar e explorar novos lugares, cultura, tradições, pessoas e experiências. Atualmente, o conceito de turismo não tem fronteiras, pois o turismo tradicional extrapolou os seus limites e mergulhou na descoberta e aprendizagem de um mundo mais vasto. O turismo, hoje, pode ser categorizado em diferentes tipos de objetivos, como viagens comuns, turismo extremo, passeios turísticos, caminhadas, turismo de compras, turismo de spa, viagens gastronômicas e muitas outras opções. Embora turismo e gestão de eventos sejam conceitos diferentes, deve-se citar que eles estão intimamente associados e afiliados entre si. Na verdade, não importa que tipo de turismo você escolha, ele sempre andará junto com a gestão de eventos.

No turismo, você não pode subestimar o valor dos eventos. O tipo mais comum de eventos turísticos, independentemente do tipo de turismo, apresenta uma ampla gama de possibilidades e oportunidades emocionantes. Diferentes tipos de eventos têm existido continuamente como componentes significativos da sociedade humana. Além disso, eles são criados como formas de rituais cívicos, exibição pública, bem como celebrações coletivas, incluindo eventos turísticos específicos.

 Valor dos Eventos em termos Turísticos

Pessoas em todas as culturas reconhecem a necessidade de reservar certos períodos e áreas para celebração e criatividade comunitárias. Eles podem conseguir isso com sucesso por meio de atividades em viagens e turismo, e porque a indústria abre muitos novos horizontes e apresenta oportunidades para organizar eventos com mais frequência e para ambientes variados, com tudo incluído.

 Eventos Incentivam Aumento do Turismo

Esta é a principal razão pela qual a gestão de eventos é tão imperativa no turismo. Os viajantes precisam estar cientes do motivo pelo qual visitam um determinado destino. É aqui que surge a gestão de eventos no turismo. Quaisquer que sejam as atividades e eventos que você oferece, eles certamente atrairão mais clientes ou turistas ao seu destino.

 Eventos e Fidelização de Clientes

Gestão de eventos em campanha turística para a fidelização dos seus clientes habituais. Se o seu local de férias favorito oferece vários eventos que você ainda não experimentou, os clientes optariam por permanecer fiéis a esse destino em vez de procurar outras alternativas, se você tentar.

Eventos e conferências são uma grande força da indústria hoteleira e continuam a crescer. Quer se trate de música, desporte, aprendizagem ou luxo, os eventos em todo o mundo estão a gerar bilhões em receitas e a mudar a forma como as empresas, as organizações hoteleiras e os resorts operam.

O crescimento dos eventos foi impulsionado por uma série de fatores, entre eles o surgimento de sites dedicados de listagem, gerenciamento e venda de ingressos e passou por grandes disrupções, com locais não tradicionais, como espaços de coworking, bares e webinars[1] ao vivo, oferecendo cada vez mais opções flexíveis de hospedagem.

Adicione a isso a crescente mudança em como as pessoas estão escolhendo vivenciar suas paixões, aprender e fazer negócios, e você começará a ver por que a indústria de eventos está se expandindo rapidamente.

 Uma indústria em expansão

Reuniões, conferências, eventos e exposições são um dos principais impulsionadores dos destinos turísticos em todo o mundo. Nos EUA, eles geram quase um trilhão de dólares em gastos diretos, indiretos e induzidos. Na Europa, a indústria de eventos continua a crescer de forma constante. Na Ásia, está crescendo. Como resultado, destinos turísticos em todo o mundo estão percebendo que os eventos são um componente vital para atrair turistas. Sem eles, eles correm o risco de perder.

 No entanto, os eventos são valiosos para mais setores do que apenas o turismo. A música, os esportes e as conferências movimentaram o mercado, com receitas de bilhões de dólares, e empresas líderes, bem como alguns dos festivais mais populares do mundo.

Eles buscam ativamente se expandir e possuem centenas de escritórios e milhares de funcionários. Não importa o setor, os eventos estão se tornando uma parte vital de seu apelo, o que significa que o desejo de funcionários com as habilidades e conhecimentos certos é essencial.

 A importância dos eventos

Uma conferência de empresa, uma feira, um lançamento de produto, um festival de música, um evento esportivo, um casamento, um desfile de moda – todos esses são exemplos de oportunidades de negócios em torno das quais a indústria está buscando melhorar as suas receitas.

Os principais atores do setor de eventos esportivos, como o Comitê Olímpico Internacional, a UEFA e a Fórmula 1, estão se concentrando cada vez mais no atendimento ao cliente e na hospitalidade VIP, aumentando a satisfação do cliente, a receita e a lucratividade. Por outro lado, resorts e destinos estão criando novos eventos ou atraindo outros que eles acham que trarão mais receita.

 Construa as habilidades necessárias

O mundo dos eventos precisa de profissionais que tenham habilidade e confiança para identificar oportunidades futuras e fazer eventos de sucesso.

Uma especialização em Gerenciamento de Eventos Internacionais pode fornecer uma experiência holística, permitindo que você explore os conceitos, características e gerenciamento de eventos locais e internacionais em vários locais. Essa especialização divide o conceito de um evento, analisa as motivações e expectativas dos clientes de hoje e fornece as habilidades necessárias para proporcionar experiências de eventos bem-sucedidas.

É muito interessante fazer o contraste entre hospitalidade e eventos. Quando você chega à mecânica dos eventos em si, existem várias abordagens para organizá-los e torná-los bem-sucedidos. Os eventos são motores muito importantes para o negócio hoteleiro.

Aprender essas habilidades de gerenciamento de eventos ajuda a desenvolver carreiras com sucesso em uma variedade de ambientes de trabalho.

Em várias empresas, esta é uma área em que se trabalha ativamente no desenvolvimento do pessoal e em ajudar os colegas a serem mais resilientes; em liderar de forma inclusiva para que todos os funcionários se sintam parte da organização.

Como líderes, devemos estar atentos a essa expectativa quando apoiamos os membros de nossa equipe – uma abordagem personalizada para treinamento e desenvolvimento pessoal terá um impacto muito maior na motivação.

Proporcionar um ambiente onde os membros da equipe se sintam seguros para se expressar; testar, testar e explorar – sem recriminação e julgamento – permitirá que os membros da equipe sejam ousados, inovem e se esforcem ainda mais pelo sucesso.

Todo planejador de eventos sempre quis ser o melhor em seus shows de gerenciamento de eventos. Na verdade, é aqui que está o trabalho árduo das pessoas. Eles realmente lidam com tudo, desde comida até programas e materiais para animais.

 Seja criativo

A criatividade é a chave para um gerente de eventos eficaz. Você precisa fazer suas ideias correrem como uma maratona e precisa ter a certeza de que pensa, sempre, liberalmente. Deixe sua imaginação nadar em céus roxos, mas sempre se atendo ao que é realidade e ao que é possível.

 Incentive a interação nas mídias sociais

Você precisa ter certeza de que seu evento está incentivando as pessoas a postar nas mídias sociais. Crie uma hashtag realmente única, crie um fundo de cabine de fotos e deixe as pessoas postarem nas mídias sociais e ouvirem as suas opiniões sobre isso.


 Se você descansar, você enferruja

Invista em aprender mais e algo diferente evento após evento. Um gerente de eventos gasta a maior parte de seu tempo produtivo reunindo pessoas para comemorar, fazer conexões ou simplesmente aprender umas com as outras.

  Desenvolva a sua equipe, e peça que se sente em círculo e converse sobre como você pode melhorar em seus eventos futuros e como podem contribuir com ideias mais exclusivas.

É bom ter em conta, que a classificação dos eventos pode ser feita de várias formas, por dimensões, tipos, localizações ou objetivos. Dentro da classificação por tipos, os eventos podem ser sociais, corporativos, culturais, educacionais, esportivos, acadêmicos, públicos ou políticos. Para o caso que nos interessa, vamos limitar-nos a referir apenas 2 tipos de eventos: Social e corporativo.

Eventos sociais

Os eventos sociais estão relacionados à esfera privada. Não costumam ser públicos e os convidados são geralmente familiares e/ou amigos. Normalmente são de caráter comemorativo, pois na maioria das vezes o evento busca celebrar algum evento especial. Dentro dos eventos sociais, há uma grande variedade de possibilidades, dependendo do motivo da celebração. Festas de aniversário, meras reuniões familiares ou de amigos, funerais, casamentos e comunhões são apenas alguns exemplos. No entanto, dada a amplitude da definição, as possibilidades são quase ilimitadas. A única coisa que deve ser cumprida é que seja privado e que seja relacionado à família e amigos. Agora, a forma de qualquer um dos exemplos que demos também pode variar muito. Reunidas as pessoas, o evento pode assumir várias formas, através de atividades ou diferentes tipos de catering. Você pode incluir uma performance ao vivo ou realizar uma cerimônia para um casamento. O entretenimento infantil pode ser fornecido e o catering pode ser sentado, tipo coquetel ou com cantos temáticos. Esta é a parte onde uma boa organização e alguma criatividade podem tornar o seu evento numa experiência inesquecível.

 Eventos corporativos ou empresariais

Embora os eventos corporativos ou de negócios também possam ter esse caráter comemorativo, geralmente não se limitam a ele, sendo, a bem da verdade, um motivo minoritário pelo qual esse tipo de evento é realizado. Os eventos corporativos são organizados e planejados pelas próprias instituições ou empresas e possuem um objetivo bem definido e intimamente relacionado ao tipo de evento a ser realizado. Assim, as razões para a realização de um evento empresarial podem ser aumentar as vendas, integrar colaboradores e aumentar a sua motivação, atrair e fidelizar clientes ou apresentar novos produtos, serviços e ideias. De acordo com cada objetivo mencionado, o evento se desenrolará de formas muito distintas. Eventos de Team Building ou Workshops, quando o objetivo é motivar ou melhorar o relacionamento com os funcionários. Caso a empresa pretenda promover um novo serviço ou produto, neste caso seria organizada uma apresentação do produto, onde entre os convidados estariam imprensa, parceiros, alguns colaboradores e clientes. Se, por outro lado, o objetivo for fidelizar clientes, pode aproveitar uma ocasião especial, como o aniversário de uma empresa, para convidar alguns dos clientes mais antigos da empresa ou potenciais novos clientes. Desta forma gera-se uma maior simpatia pela marca, o que se traduz numa maior fidelização. Estes são apenas alguns exemplos dos tipos de eventos corporativos ou empresariais que podem ser realizados. Algumas outras opções, dependendo do objetivo que você tem, são simpósios, congressos ou reuniões executivas.



[1]Webinar é um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, que geralmente permite a interação da audiência via chat. As principais plataformas de Webinário são Youtube Live, WebinarJam e GoToWebinar. Considerado um eficiente formato de conteúdo, é muito utilizado para geração e qualificação de Leads

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  TERMOS DE COZINHA E GASTRONOMIA  - SUA DEFINIÇÃO - A branco ( A Blanc ) Cozinhar “a branco” é cozinhar em caldo, sem quaisquer con...