quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

         O Sucesso no Gerenciamento 2


2. Ética de trabalho

Uma coisa que todos os bons gerentes têm em comum é uma ética de trabalho saudável que valoriza o trabalho duro e o melhor desempenho. Trabalhar com todo o seu potencial é um bom exemplo para os funcionários seguirem e os incentiva a adotar hábitos de trabalho positivos. Os gerentes que demonstram uma forte ética de trabalho, inspiram suas equipes a realizar todo o seu potencial.

 

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3. Orientado para objetivos

Bons gerentes podem definir metas alcançáveis ​​e criar estratégias para atingir essas metas. Definir metas é uma abordagem que usa objetivos específicos, mensuráveis, acionáveis, relevantes e baseados em tempo, para que possam ser facilmente traduzidos em estratégias eficazes.

 

Dividir as metas em etapas menores pode facilitar a realização de projetos de longo prazo e ajudar sua equipe a permanecer motivada durante todo o projeto.

Específico

Ao definir uma meta, você deve ser específico sobre o que deseja realizar. Objetivos específicos têm uma chance muito maior de serem alcançados. Pergunte a si mesmo:

O que eu quero realizar?

Por que o objetivo é importante?

Quem está envolvido?

Onde está localizada esta meta?

Mensurável

É importante que você possa medir seu progresso. Ao avaliar seu progresso, você pode acompanhar e medir se foi bem-sucedido. Os métodos de medição podem ser baseados em dados, como dinheiro economizado e número de clientes atendidos, ou podem ser baseados em comentários e pesquisas de clientes. Pergunte a si mesmo:

Como saberei que atingi a meta?

Quantos/quanto?

Que fontes de informação posso usar para determinar se atingi a meta?

Alcançável

Seu objetivo? tente esticá-lo para ser desafiador, mas ser definido o suficiente para ser atingível. Verifique se o seu objetivo é algo que você tem tempo, dinheiro e recursos para fazer. Pergunte a si mesmo:

Como esse objetivo é alcançado?

Que recursos são necessários para atingir o objetivo, e nós os temos?

Se não, como podemos alcançá-los?

Relevante

Certifique-se de que seu objetivo seja relevante para a direção em que você deseja que sua empresa vá. Por exemplo, aumentar o lucro, empregar mais funcionários, aumentar o reconhecimento da marca. Pergunte a si mesmo:

Isso combina com nossos outros esforços?

É o momento certo para definir essa meta?

Vale a pena para o nosso negócio?

Tenho a equipe certa para atingir esse objetivo?

Tempo limite

Uma data-alvo fornece à sua empresa um prazo para trabalhar em direção à meta. Uma meta sem prazo pode ser facilmente esquecida ou deixada de lado. Também é importante definir prazos para as pequenas metas ao longo do caminho. Pergunte a si mesmo:

Quando a meta precisa ser concluída?

O que pode ser feito dentro do prazo?

O que posso fazer no futuro imediato (seis semanas)?

O que vai precisar de um prazo mais longo (seis meses)?

Depois de ter sua lista de objetivos de negócios, você precisará trabalhar para alcançá-los. Aqui estão algumas coisas a serem consideradas ao planejar sua estratégia para atingir suas metas de negócios:

 

Ações – descreva as ações individuais que você tomará para trabalhar em direção ao seu objetivo. Por exemplo, pesquise cinco diferentes fornecedores e faça uma lista de seus prós e contras.

Prazo – defina um prazo para completar sua meta. Pergunte a si mesmo quanto tempo você espera que a tarefa leve e defina uma data realista para trabalhar.

Recursos – detalhe seu orçamento, requisitos de pessoal e quaisquer suprimentos necessários para atingir a meta.

Responsabilidade – informe sua equipe, clientes ou um grupo de pessoas em quem você confia sobre seus objetivos. Essas pessoas podem ajudá-lo a permanecer no caminho certo e garantir que você esteja trabalhando em direção ao seu objetivo.

Revisão – considere como você medirá o sucesso de sua meta. Reserve um tempo para revisar regularmente como você está rastreando isso. Considere quais ações você pode tomar se não estiver no caminho certo, normalmente chamado Plano B.

 

4. Conhecimento do setor

Os gerentes devem ser capazes de demonstrar uma compreensão profunda de sua empresa e seu lugar no setor. Os gerentes que permanecem ativos nos canais de networking e continuam a aprimorar suas habilidades por meio de treinamentos e workshops são um bom exemplo para os funcionários permanecerem ativos e bem informados ao longo de suas carreiras.

 

5. Ser positivo e inspirador

Bons gerentes se esforçam para ser líderes fortes que incentivam o trabalho em equipe. Para capacitar sua equipe para o sucesso, certifique-se de que cada membro se sinta valorizado. Peça informações e envolva sua equipe em todo o processo de cada projeto.   Líderes fortes também fornecem feedback positivo que ajuda os funcionários a entender o que fizeram bem, ao mesmo tempo em que identificam oportunidades de melhoria.

Como gerente, você lidera pelo exemplo e sua atitude tem um potencial de longo alcance, desde a motivação individual dos funcionários até a cultura da empresa. Ao ter uma atitude positiva no local de trabalho, você pode melhorar a satisfação dos funcionários e a produtividade dos negócios, especialmente como líder.

Pessimistas, não tenham medo!: ter e promover uma atitude positiva não significa alegria exagerada, otimismo cego ou evitar negativos. Em vez disso, significa ser realista sobre pessoas e situações no trabalho, reconhecendo tanto os sucessos quanto os retrocessos.

Com uma atitude positiva, as decepções não são interpretadas como um sinal para desistir ou ceder. São motivação, dicas para começar a resolver problemas e melhorar.

Gerentes e funcionários com atitudes positivas também não são complacentes. Eles permanecem ativamente engajados em fazer o melhor para evitar transtornos para si e para toda a empresa, mesmo que tudo pareça estar funcionando sem problemas.

6. Encorajando e apoiando

Bons gerentes ajudam os membros da equipe a progredir em suas carreiras, dando-lhes crédito quando apresentam bom desempenho e destacando suas realizações em reuniões de equipe e avaliações de desempenho.

Como gerente, você pode ajudar sua equipe a identificar seus pontos fortes e aplicar seus talentos aos projetos. Converse regularmente com membros da equipe individualmente, sobre seus objetivos profissionais.

Um bom gerente deve acreditar que o estudo é uma obrigação permanente, e deve passar aos seus comandados, a ideia de que a mudança vem por meio de mudanças de paradigma de mentalidade e comportamento em torno da equidade, inclusão e diversidade. Deve estar sempre procurando maneiras de ultrapassar os limites da equidade, inclusão e diversidade e envolver as pessoas de maneira significativa, instigante e que leve a mudanças reais tanto para elas próprias, quanto para as organizações que elas representam.

A aprendizagem e a mudança comportamental são mais transformadoras e sustentáveis ​​quando a disrupção ocorre, porque acreditamos que a conexão e a compreensão humana são a base para mudar a vida e o comportamento.

Um grande desafio que se apresenta à liderança, na maior parte dos casos, é levar as pessoas a abandonar os seus antigos hábitos, e implantar soluções novas. É portanto sobre a inovação e a mudança que a liderança pode ser inspiradora, para ajudar e às vezes impor, a transformação nas organizações. Embora possa haver uma gestão eficaz ausente de ideias, não pode haver verdadeira liderança se não houver inovação e avanços organizacionais.

Líderes inspiradores,  criam uma  cultura de inspiração dentro da sua organização. Eles fornecem uma visão compartilhada, que inspira as pessoas para conseguir mais, e chegar até onde nunca teriam sonhado possível. Eles são capazes de articular uma comunhão de ideias que inspira os outros a agir. As pessoas fazem o que têm que fazer por um gerente, mas fazem o seu melhor para um líder inspirador.

7. Métodos de resolução de conflitos

Um bom gerente precisa ter fortes habilidades de resolução de conflitos, pois cada equipe geralmente tem várias personalidades. Entender como mediar desentendimentos e resolver conflitos de uma maneira que faça com que todos se sintam valorizados é essencial para manter os projetos nos trilhos e o moral no auge.

 

Conflitos e adversidades fazem parte inevitável da vida. Tentar solucionar contratempos e crises sem as estratégias certas é praticamente impossível. Talvez alguém consiga, mas terá de enfrentar muito stress e inúmeros riscos. E é bem provável que fracasse. As culturas desenvolvem sentimentos próprios, mas por vezes acentuam em alguns indivíduos, outros que sendo comuns a todas as culturas, aumentam por exacerbado amor-próprio.

Os conflitos desembocam em discussões sem solução, por falta de competência e de respeito entre as partes.

- Evita-se a troca de informações e a valorização de pessoas.

- Ninguém ousa pensar, os chefes mandam e os outros obedecem.

O relacionamento interpessoal no trabalho deve ser pautado pela simpatia, respeito, ajuda, colaboração, franqueza e confiança. Nunca se deve guiar pela força das opiniões  pessoais, as quais devem ser expostas abertamente e até defendidas (ser respeitadas e jamais amesquinhadas), mas que não podem  prevalecer  sobre o bom relacionamento ou os interesses da empresa.

Todos têm direito às  suas opiniões, mas devem respeitar também o direito que os  outros  têm de as aceitar ou  não, sem que isso  se  torne  obstáculo ao  bom  relacionamento. Todos devem empenhar-se em esgotar os recursos para a solução de conflitos no patamar organizacional em que eles ocorram, antes de apelar para uma instância superior.

A solução que damos aos nossos próprios problemas, é sempre melhor e mais  agradável ao nosso  ego, do que  a solução apresentada por  terceiros.

É também aconselhável ter em mente que qualquer solução para um conflito, deve ser satisfatória e honrosa para todas as partes intervenientes. Um conflito em que a solução final, tem um vencedor e um perdedor é um conflito latente, que não foi devidamente solucionado. Pode voltar a qualquer  momento no  futuro. Por essa razão, o gerente capacitado, procurará sempre encontrar uma solução de compromisso, em que nenhuma das partes se sinta como perdedor.

8. Dar o Exemplo

Ser um exemplo para a sua equipe pode ajudá-los a desenvolver as habilidades valiosas necessárias para se destacar em seus trabalhos. Para ser um modelo eficaz, certifique-se de exibir as qualidades que espera de sua equipe, como honestidade, transparência e disposição para assumir responsabilidades adicionais.

 

Aceitar a responsabilidade irá mostrar à sua equipe que você pode aprender com os erros. Quando você notar membros mostrando uma qualidade positiva, certifique-se de elogiá-los. Quando você exibe as qualidades que espera de sua equipe, é mais provável que eles as desenvolvam.

Como podemos então orientar o nosso relacionamento com pessoas, de forma a encorajar situações positivas e concretas?

Nas situações de contacto direto, deve-se procurar manter conversas com temas neutros. Evitar questões polémicas e pessoais, como religião e política, ou outras que tendam a causar conflitos. Se o interlocutor nos tentar envolver em uma discussão que provavelmente se tornará polémica, deve-se mudar de assunto ou encerrar a conversa. Aceitar a realidade de que é preciso cuidado para lidar com opiniões diferentes das nossas. Não se pode mudar a opinião de uma pessoa, e entrar numa luta de poder, com defensivas e críticas, pois isso apenas irá piorar as coisas. O oponente também irá nos classificar como uma pessoa difícil de lidar. Deve-se fazer o que está sob nosso controle e mudar o tema da conversa com a outra pessoa, pois isso é tudo o que temos o poder de mudar.

9. Ser Honesto e transparente

Bons gerentes demonstram um senso de honestidade e integridade que permite que os funcionários confiem em seu julgamento. Uma equipe precisa ter transparência aberta e isso começa com um gerente honesto e confiável. Os funcionários se sentirão mais à vontade para discutir preocupações com um gerente que ouvirá e dará feedback honesto.

Habilidades de liderança por si só não fazem os líderes - estilo e comportamento, fazem. Mas quem estiver interessado na formação e desenvolvimento em liderança, deve começar por analisar o seu comportamento de liderança, pois a maior parte das habilidades estão ligadas a esse aspecto gerencial.

 

•          Integridade - o requisito mais importante; sem ele todo o resto equivale a nada.

•          Nunca ficar emocionalmente negativo com as pessoas - não gritar ou resmungar, mesmo que se sinta muito aborrecido ou irritado.

•          Liderar pelo exemplo - ser visto sempre como um trabalhador mais diligente e mais incisivo do que qualquer outro.

•          Estar ao lado do seu pessoal, pronto para ajudar quando eles precisarem.

•          Equidade - tratar a todos igualmente e no mérito.

•          Ser firme e claro para lidar com o mau comportamento ou o gesto antiético.

•          Tomar notas e manter bons registos.

•          Planejamento e priorização.

•          Gerir bem o tempo e ajudar os outros a fazê-lo também.

•          Envolver o seu pessoal no seu pensamento, e especialmente na gestão da mudança.

•          Ler bons livros, e procurar bons conselheiros, para o ajudarem a desenvolver a sua compreensão de si próprio, e nomeadamente do seu pessoal e dos problemas que envolvem o negócio; ter em conta que alguns dos melhores livros de liderança não são sobre o negócio - eles são sobre pessoas que triunfam sobre a adversidade.

•          Realização das tarefas da empresa e obtenção dos objetivos, mantendo a sua integridade, a confiança do seu pessoal, e um equilíbrio entre os objetivos empresariais e as necessidades do mundo à sua volta.

10. Ser Empático e sincero

Os melhores gerentes estão comprometidos em produzir resultados, mas também entendem os desafios e as necessidades únicas dos membros de sua equipe. Esse tipo de entendimento ocorre dentro e fora do escritório. Certificar-se de que os funcionários se sintam reconhecidos por seu trabalho é tão importante quanto permitir horários flexíveis para acomodar as obrigações familiares. Um gerente que não apenas reconhece, mas também promove um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal para sua equipe inspirará maior lealdade e, em última análise, maior produtividade.

•          Ouvir e realmente entender as pessoas, e mostrar-lhes que compreende (isso não significa que tem que concordar com todos - entender é diferente de concordar).

•          Partilhar sempre a responsabilidade pela culpa ou por erros do seu pessoal, desde que eles não sejam motivados por atitudes pessoais ou de retaliação.

•          Dar sempre aos seus liderados o crédito pelos seus sucessos.

•          Nunca fazer a autopromoção. Aparecer apenas pelo apoio dado ao seu pessoal.

•          Ser visto como tomando sempre decisões justas e equilibradas. Mesmo que a decisão seja delegada ou não se venham a tomar outras providencias, se for caso disso.

•          Pedir a opinião das pessoas, mas manter-se neutro e objetivo.

•          Ser honesto, mas sensível na maneira de dar uma má notícia ou fazer uma crítica.

•          Fazer sempre o que prometeu que iria fazer - manter as suas promessas.

•          Trabalhar duro para tornar-se especialista no que faz, tanto tecnicamente como na compreensão das pessoas, das suas habilidades técnicas e desafios.

•          Incentivar as pessoas a crescer, a aprender e a assumir, tanto quanto quiserem, mas a um ritmo que possam manter.

•          Acentuar sempre o lado positivo do falar (“fazer assim”, em vez de “não fazer assim”).

•          Sorrir e incentivar os outros a serem felizes e usufruírem do seu dia-a-dia.

•          Relaxar - rompendo as barreiras e o temor da liderança - e dando ao seu pessoal momentos para se conhecerem e respeitarem uns aos outros.

12. Confiabilidade

Bons gerentes são confiáveis ​​e respeitam a confidencialidade. Os funcionários precisam saber que os gerentes têm seus melhores interesses no coração. Se seus funcionários sentirem que você não os apoia, isso pode levar a um ambiente de trabalho tóxico. Os funcionários também precisam ter certeza de que os gerentes estão dizendo a verdade. Sua confiabilidade se baseia no respeito à privacidade dos funcionários e na oferta de conselhos honestos com base no que melhor se alinha aos objetivos da sua empresa. Gestão e liderança são duas maneiras diferentes de conduzir as pessoas e os negócios. O gerente usa uma abordagem formal como método racional, o líder usa a paixão e desperta emoções, o que sempre cativa adeptos. Mas ambas podem ser consubstanciadas, na pessoa de um gestor que possua as capacidades  inerentes à fusão necessária. Esse será o líder verdadeiro, importante em qualquer organização.

13. Estresse e seu Gerenciamento

Em pequenas quantidades, o estresse pode ser muito útil e encorajador para o trabalho. No entanto, quando o estresse se torna constante e começa a fazer efeito negativo, pode afetar a comunicação, a clareza de opinião e o comportamento e ação apropriados.

Quando você está sob estresse, pode interpretar mal as outras pessoas, enviar sinais não-verbais confusos e usar padrões engraçados de comportamento.

Com que frequência você se sentiu estressado durante uma discussão com seus amigos ou colegas e depois disse ou fez algo de que se arrependeu mais tarde?

Se você melhorar as habilidades de gerenciamento de estresse, não apenas evitará esses arrependimentos subsequentes, mas também poderá influenciar outra pessoa com quem esteja em um conflito.

 

14. Controle as emoções

No gerenciamento, os sentimentos desempenham um papel importante. Tomar decisões afeta mais vezes a maneira como você se sente do que a maneira como você pensa.

Guiado pelas emoções, seu comportamento não verbal afeta a compreensão de outras pessoas e como os outros entendem e percebem você.

Se você não estiver ciente de seus sentimentos, você será “guiado”, não poderá expressar suas necessidades e experiências. Isso pode resultar em frustração, mal-entendidos e conflitos.

O controle das emoções fornece ferramentas para entender os outros, a si mesmo e as mensagens que você envia.

Embora reconhecer os sentimentos seja simples, muitas pessoas têm sentimentos fortes como raiva, tristeza ou medo de serem empurrados para debaixo do tapete.

 


Influencia na Satisfação dos Subordinados

A forma de comunicação entre o superior e o subordinado tem uma influência importante sobre a satisfação no local de trabalho. A maneira pela qual o subordinado analisa o comportamento do gestor pode influenciar positivamente ou negativamente a sua satisfação no trabalho. Comportamentos de comunicação tais como, aperto de mão, palmada nas costas e expressão vocal positiva, são cruciais para a relação entre superior e subordinado. Mensagens não verbais ou gestuais positivas, desempenham um papel central na interação interpessoal com relação à formação de impressão e expressão emocional. Um polegar voltado para cima, bater palmas para comemorar um sucesso, ou um dedo indicador bamboleante, são gestos de contacto contínuo não verbal do superior, que ajudam a aumentar a participação interpessoal com os seus subordinados, e afetam a satisfação destes no trabalho. O modo descontraído pelo qual os superiores se comunicam com os seus subordinados pode ser mais importante do que o conteúdo verbal. Indivíduos que antipatizam e pensam negativamente sobre o seu chefe estão menos dispostos a comunicar-se ou a ter motivação para trabalhar, enquanto indivíduos que gostam e pensam positivamente do seu supervisor são mais propensos a comunicar-se e estão satisfeitos com o seu ambiente de trabalho. A relação de um subordinado com o seu superior é um aspecto muito importante no local de trabalho. O gestor que usa o imediatismo não verbal descontraído, com simpatia e com linhas de comunicação abertas, está mais propenso a receber retorno positivo e a conseguir alta satisfação no trabalho dos seus subordinados, enquanto um gestor tenso, hostil ou pouco disposto a se comunicar, irá naturalmente receber um retorno negativo e baixa satisfação no trabalho dos seus subordinados. 

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