O Sucesso no Gerenciamento 1
1. Habilidades de comunicação
Gerentes
que buscam o sucesso, normalmente se esforçam para desenvolver habilitações que
os capacitem a liderar de forma eficaz. Para ajudar os que estiverem se preparando para seguir esta carreira, aqui
lhes damos para examinar, um conjunto dos conhecimentos comuns a todos os bons
gerentes, Cada um pode fazer as escolhas necessárias se encontrar alguma útil, para
aumentar o seu próprio potencial.
O
que faz um gerente ser bom?
Bons
gerentes desenvolveram um conjunto específico de capacidades que os ajudam a
levar suas equipes ao sucesso. E essas capacidades são importantes, se você
quiser ser um gerente de sucesso: Comunicação é uma delas.
Nesta
série de postagens apresentamos o que a nosso ver são as principais qualidades
que ajudam um bom gerente.
Habilidades
de comunicação:
Definição
e sua importância no local de trabalho
As
competência em comunicação, engloba um conjunto de atividades que contribuem
para uma atuação pública de qualidade.
A
comunicação é muito importante hoje, tanto no mundo dos negócios quanto na vida
privada. É importante ser capaz de transmitir os seus pontos de vista e
instruções de forma clara e concisa para que cada membro da sua equipe saiba
exatamente o que se espera dele. É importante ser capaz de ouvir comentários e
sugestões construtivas e evitar erros ou falhas. Bons gerentes escolhem as suas
palavras com cuidado para evitar confusão ou discordância.
Uma
comunicação eficiente e compatível com as necessidades, ajuda a entender melhor
as pessoas e as situações. Ajuda-nos a ultrapassar as diversidades, a construir
confiança e respeito, e a criar condições para partilhar ideias criativas e
resolver problemas.
Melhore
as comunicações internas envolvendo a sua força de trabalho.
Desenvolver
uma comunicação forte é uma das principais prioridades dos líderes.
No
mundo dos negócios, muitos empregadores acreditam que uma comunicação interna
adequada pode aumentar significativamente a produtividade dos funcionários.
Embora
a comunicação em si pareça simples, quando tentamos estabelecer comunicação
com outros, sempre devemos contar com a
possibilidade de falta de entendimento ou falha na compreensão, o que pode
causar conflitos e frustrações na vida pessoal ou profissional em relação a
outras pessoas.
Ao
adquirir fortes habilidades de comunicação, você pode se conectar melhor com
seus amigos, colegas, chefes ou clientes, e tudo isso melhora o relacionamento no
local de trabalho.
Neste
tempo em que vivemos; estamos recebendo, enviando e processando um grande número
de mensagens todos os dias.
Mas
a boa comunicação é muito mais do que compartilhar informações; é criar também
uma expressão compreensível para terceiros, dos sentimentos por trás dessa
informação.
A
boa comunicação pode aprofundar as relações na vida pessoal ou profissional. Na
vida pessoal, ajudando-nos a entender melhor as pessoas e situações que
acontecem no dia a dia.
No
trabalho e relacionamentos, pode nos ajudar a evitar conflitos de interpretação
e a melhorar a tomada de decisões.
Com
fortes habilidades de comunicação, você pode fazer evoluir os seus negócios.
Grandes comunicadores expressam soluções, impulsionam mudanças, motivam e
inspiram os seus colegas.
Ao
melhorar as habilidades de comunicação, podemos incentivar o envolvimento dos
funcionários, o trabalho em equipe, a tomada de decisões e a comunicação
interdepartamental no local de trabalho.
Por
esse motivo, as melhorias de comunicação são as habilidades sociais que os
empregadores mais procuram em seus
funcionários.
Boas
aptidões de comunicação permitem que os gerentes recebam e enviem mensagens
negativas ou pesadas sem criar frustração ou quebra de confiança, o que é importante
para manter os funcionários motivados e engajados, pois funcionários envolvidos
esperam ser informados sobre todos os aspectos do negócio e não perder nenhuma
informação importante.
Eles
apreciam que os líderes os informem regularmente dos seus desempenhos e
objetivos, com feedback contínuo sobre o seu trabalho, e prezam receber rápido
e claramente essas informações. Os empregadores que conseguem comunicar com
sucesso os valores da empresa e as metas de negócios para os seus funcionários,
têm taxas de rotatividade muito mais baixas.
Valores da empresa: definição, importância e exemplos
A
maneira como os gerentes se comunicam com os funcionários tem um impacto direto
nos resultados da empresa. A maioria das estratégias de transformação digital
falha devido à falta de comunicação no local de trabalho pelo que os
empregadores precisam ter uma estratégia bem definida sobre como manter seus
funcionários informados e engajados.
Claro
que é preciso tempo e esforço para desenvolver as habilidades oratórias e se
tornar um comunicador de sucesso, mas quanto mais esforço e prática forem
usados, mais espontâneos e mais instintivos serão os .resultados.
Compilamos
abaixo algumas das estatísticas mais importantes sobre a importância de
desenvolver fortes habilidades de comunicação no local de trabalho.
Aproximadamente,
7% da comunicação é verbal, 38% do seu resultado vem do tom e da inflexão, e
impressionantes 55% vêm da linguagem corporal.
No
entanto, mais de 60% dos empregadores dizem que os candidatos não demonstram
comunicação e habilidades interpessoais suficientes para serem considerados
para empregos, 57% dos funcionários relatam não receber orientações claras
(Tecnólogo de RH), 69% dos gerentes não se sentem à vontade para se comunicar com
os funcionários (Tecnólogo de RH).
Apenas
19% das organizações dizem que são “muito eficazes” no desenvolvimento de
líderes (Infopro Learning)
82%
dos funcionários não confiam em seu chefe para lhes dizer a verdade (Forbes)
85%
dos funcionários dizem que estão mais motivados quando a gerência oferece
atualizações regulares sobre as notícias da empresa (Trade Press Services)
70%
de toda a comunicação organizacional emana através de Ordens de Serviço (Chron)
41%
dos líderes não são capazes de coletar informações apropriadas rapidamente.
Como consequência, 40% não são capazes de tomar decisões oportunas e regulares
(PwC)
69%
dos gerentes não conseguem organizar uma comunicação válida com seus
funcionários (Rallyware)
37%
dos gerentes não se sentem à vontade para dar feedback direto sobre o
desempenho de seus funcionários por acharem que o funcionário pode responder
negativamente ao feedback (Harvard Business Review)
81%
dos recrutadores identificam as habilidades interpessoais como importantes
(mba.com)
No
entanto, mais de 60% dos empregadores dizem que os candidatos não demonstram
comunicação e habilidades interpessoais suficientes para serem considerados
para empregos (Horário comercial)
57%
dos recrutadores dizem que as habilidades interpessoais crescerão em demanda
nos próximos cinco anos (mba.com)
98% dos melhores vendedores identificam os
relacionamentos como o fator mais importante na geração de novos negócios
(Salesforce)
Cerca
de um quarto dos funcionários acha que o e-mail é um grande assassino de produtividade
(Bluesource)
Eles
sentem que uma divisão de comunicação pode ter sérias implicações nos negócios,
incluindo baixa moral da equipe (61%), confusão para os clientes ou clientes da
empresa (60%) e perda de negócios (31%) (HR Magazine)
74%
dos trabalhadores gostariam que sua empresa os deixasse trabalhar em casa com
mais frequência como resultado do COVID-19 (Robert Half)
28%
dos funcionários relatam a falta de comunicação como a principal causa da falha
na entrega de um projeto dentro do prazo original, de acordo com uma pesquisa
da Computing Technology Industry Association (Bluesource)
Algumas
capacidades complementares são absolutamente necessárias para uma comunicação
bem-sucedida no local de trabalho ou na vida privada.
1.
Ouvindo
Saber
Ouvir é um dos aspectos mais importantes da comunicação. A escuta bem-sucedida
não é apenas entender as informações faladas ou escritas, mas também entender
como o falante pensa e tenta expor o seu pensamento, durante a comunicação.
Se
um orador pode ver e sentir que alguém ouvindo o está entendendo, isso pode
ajudar a construir um relacionamento mais forte e profundo entre os
interlocutores.
Ouvir
atentamente também pode criar um ambiente em que todos se sintam seguros para
expressar ideias, opiniões e sentimentos, ou planejar e resolver problemas de
forma criativa.
Ouça
com empatia A empatia é a capacidade de compreender os sentimentos, pensamentos
e crenças de outra pessoa. Esta é exatamente a razão pela qual as organizações
começaram a desenvolver empatia no local de trabalho.
A
aceitação emocional, intimamente relacionada à empatia, significa que, depois
de empatizar e entender como a outra pessoa se sente, podemos aceitar as razões
pelas quais alguém sente, ou pensa da maneira que pensa, independentemente de
concordarmos ou não com isso.
Tente
ver as coisas da perspectiva dos outros pelo que você ouve, em vez de tentar
"consertar as coisas e resolver o problema à sua maneira".
Habilidades
de escuta ativa permitem que bons gerentes se concentrem completamente em quem
fala, entendam a sua mensagem, compreendam as informações e respondam com
atenção. Ao contrário da escuta passiva, que é o ato de ouvir um orador sem
reter a sua mensagem, essa habilidade de comunicação interpessoal altamente
valorizada garante que você seja capaz de se envolver e depois lembrar de
detalhes específicos, sem precisar repetição das informações.
2.
Falando direto
A
conversação é a base da comunicação, e não se deve negligenciar a sua
importância. Mesmo uma conversa simples e amigável com colegas pode criar
confiança mútua e até detectar problemas antes que eles se tornem sérios.
A
comunicação começa com você. Assuma a responsabilidade e inicie a comunicação,
não espere que outra pessoa o faça e não se esconda atrás de várias formas de
comunicação online.
Uma
boa comunicação, especialmente sobre temas importantes, requer muito mais do
que podemos expressar em uma mensagem escrita.
Normalmente
não ligamos a esse tipo de comunicação, porque não vemos o rosto da pessoa, ou a
sua comunicação não verbal, e em que circunstâncias a comunicação começa.
Pense
antes de falar. A maioria de nós funciona melhor, quando temos tempo para
processar nossos próprios pensamentos antes de compartilhá-los.
Se a
conversa ou reunião vale o seu precioso tempo, reserve alguns minutos para
preparar o rascunho do discurso.
Para
uma conversa muito importante, tente uma conversa simulada com uma pessoa de
confiança para que você possa eliminar possíveis erros.
Esteja
pronto para respostas diferentes. Ao formular uma estratégia de fala,
coloque-se na posição da pessoa que o vai ouvir.
Isso
garantirá uma abordagem equilibrada e você estará preparado para aprender e
defender possíveis divergências sendo mais fácil defender o seu ponto de vista.
Ninguém
pode prever antecipadamente como as outras pessoas vão reagir.
Melhore
as chances de uma conversa bem-sucedida, esperando respostas e consultas
negativas. Isso tornará mais difícil para os seus próximos ouvintes, pegá-lo
despreparado.
Uma
dose saudável de conversa com uma pessoa desconhecida pode levar a uma
oportunidade de negócio. Seja acessível e amigável, porque assim você poderá conversar
com quase qualquer pessoa.
Como
pode ver, não existe uma única maneira de desenvolver grandes habilidades de
comunicação ou se tornar um grande líder.
A
metodologia que você vai escolher dependerá de si próprio, dos objetivos que
deseja alcançar e da sua personalidade também (não precisamos desenvolver todos,
as mesmas habilidades de comunicação).
Ajude
seus funcionários a melhorar suas habilidades de comunicação.
Líderes
e funcionários precisam ter fortes habilidades de comunicação para apoiar o
crescimento do negócio.
Pense
que a comunicação é, na verdade, a cola que mantém o negócio unido. Sem uma
comunicação eficaz, os funcionários não têm uma compreensão clara da visão e
das prioridades da empresa. Os gerentes lutam para motivar e inspirar suas
equipes.
No
final das contas, é o sucesso da empresa que pode sofrer com a má comunicação.
Além
disso, você precisa se comunicar com seus funcionários por meio de seus canais
favoritos, para que eles se envolvam com seu conteúdo e continuem desenvolvendo
habilidades de comunicação.
Incentive
seus funcionários a desenvolver fortes habilidades de comunicação por meio de Mensagens
relevantes que o ajudem a conectar toda a força de trabalho.
Use
uma estratégia de comunicação interna adaptada às necessidades dos seus
colaboradores com criação de conteúdo. Acredite que seus funcionários podem se
tornar grandes criadores de conteúdo e não precisam se tornar designers de um movimento
para isso!
Não
se esqueça de que seus funcionários podem ser ótimos comunicadores dentro e
fora da organização!
Funcionários
com marcas pessoais fortes e habilidades de comunicação podem se tornar os seus
melhores representantes.
Como
resultado final, não apenas seus funcionários se sentirão bem informados sobre
o que está acontecendo na empresa, mas também se sentem engajados e orgulhosos
de fazer parte dela!
5. Comunicação não verbal
Quando
falamos sobre coisas que são importantes para nós, enviamos muitas mensagens
não verbais.
Sinais
não verbais são comunicação sem palavras, posição do corpo, expressão facial,
movimentos das mãos, gestos, contato visual, atitude e tom de voz, tensão
muscular e a maneira como respiramos.
A
maneira como você olha, ouve, cria, reage e gesticula, fala muito mais sobre
sentimentos do que as palavras jamais poderão.
Por
que achamos que as habilidades de comunicação não-verbal são importantes?
Porque,
de acordo com a pesquisa da Salesforce sobre comunicação interpessoal, 93% da
comunicação é não-verbal.
Desenvolver
a capacidade de entender os outros e usar sinais não verbais o ajudará a se
conectar melhor, expressar o que pensa, enfrentar situações desafiadoras e
construir melhores relacionamentos em casa e no trabalho.
Obrigado
pela sua atenção
Continuaremos na próxima postagem
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