segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

O Sucesso no Gerenciamento 1

 


1. Habilidades de comunicação

 

Gerentes que buscam o sucesso, normalmente se esforçam para desenvolver habilitações que os capacitem a liderar de forma eficaz. Para ajudar os que estiverem  se preparando para seguir esta carreira, aqui lhes damos para examinar, um conjunto dos conhecimentos comuns a todos os bons gerentes, Cada um pode fazer as escolhas necessárias se encontrar alguma útil, para aumentar o seu próprio potencial.

 

O que faz um gerente ser bom?

Bons gerentes desenvolveram um conjunto específico de capacidades que os ajudam a levar suas equipes ao sucesso. E essas capacidades são importantes, se você quiser ser um gerente de sucesso: Comunicação é uma delas.

Nesta série de postagens apresentamos o que a nosso ver são as principais qualidades que ajudam um bom gerente.

 

Habilidades de comunicação:

Definição e sua importância no local de trabalho

As competência em comunicação, engloba um conjunto de atividades que contribuem para uma atuação pública de qualidade.

A comunicação é muito importante hoje, tanto no mundo dos negócios quanto na vida privada. É importante ser capaz de transmitir os seus pontos de vista e instruções de forma clara e concisa para que cada membro da sua equipe saiba exatamente o que se espera dele. É importante ser capaz de ouvir comentários e sugestões construtivas e evitar erros ou falhas. Bons gerentes escolhem as suas palavras com cuidado para evitar confusão ou discordância.

Uma comunicação eficiente e compatível com as necessidades, ajuda a entender melhor as pessoas e as situações. Ajuda-nos a ultrapassar as diversidades, a construir confiança e respeito, e a criar condições para partilhar ideias criativas e resolver problemas.

Melhore as comunicações internas envolvendo a sua força de trabalho.

Desenvolver uma comunicação forte é uma das principais prioridades dos líderes.

No mundo dos negócios, muitos empregadores acreditam que uma comunicação interna adequada pode aumentar significativamente a produtividade dos funcionários.

Embora a comunicação em si pareça simples, quando tentamos estabelecer comunicação com  outros, sempre devemos contar com a possibilidade de falta de entendimento ou falha na compreensão, o que pode causar conflitos e frustrações na vida pessoal ou profissional em relação a outras pessoas.

Ao adquirir fortes habilidades de comunicação, você pode se conectar melhor com seus amigos, colegas, chefes ou clientes, e tudo isso melhora o relacionamento no local de trabalho.

Neste tempo em que vivemos; estamos recebendo, enviando e processando um grande número de mensagens todos os dias.

Mas a boa comunicação é muito mais do que compartilhar informações; é criar também uma expressão compreensível para terceiros, dos sentimentos por trás dessa informação.

A boa comunicação pode aprofundar as relações na vida pessoal ou profissional. Na vida pessoal, ajudando-nos a entender melhor as pessoas e situações que acontecem no dia a dia.

No trabalho e relacionamentos, pode nos ajudar a evitar conflitos de interpretação e a melhorar a tomada de decisões.

Com fortes habilidades de comunicação, você pode fazer evoluir os seus negócios. Grandes comunicadores expressam soluções, impulsionam mudanças, motivam e inspiram os seus colegas.

Ao melhorar as habilidades de comunicação, podemos incentivar o envolvimento dos funcionários, o trabalho em equipe, a tomada de decisões e a comunicação interdepartamental no local de trabalho.

Por esse motivo, as melhorias de comunicação são as habilidades sociais que os empregadores mais  procuram em seus funcionários.

Boas aptidões de comunicação permitem que os gerentes recebam e enviem mensagens negativas ou pesadas sem criar frustração ou quebra de confiança, o que é importante para manter os funcionários motivados e engajados, pois funcionários envolvidos esperam ser informados sobre todos os aspectos do negócio e não perder nenhuma informação importante.

Eles apreciam que os líderes os informem regularmente dos seus desempenhos e objetivos, com feedback contínuo sobre o seu trabalho, e prezam receber rápido e claramente essas informações. Os empregadores que conseguem comunicar com sucesso os valores da empresa e as metas de negócios para os seus funcionários, têm taxas de rotatividade muito mais baixas.



Valores da empresa: definição, importância e exemplos

A maneira como os gerentes se comunicam com os funcionários tem um impacto direto nos resultados da empresa. A maioria das estratégias de transformação digital falha devido à falta de comunicação no local de trabalho pelo que os empregadores precisam ter uma estratégia bem definida sobre como manter seus funcionários informados e engajados.

Claro que é preciso tempo e esforço para desenvolver as habilidades oratórias e se tornar um comunicador de sucesso, mas quanto mais esforço e prática forem usados, mais espontâneos e mais instintivos serão os .resultados.

Compilamos abaixo algumas das estatísticas mais importantes sobre a importância de desenvolver fortes habilidades de comunicação no local de trabalho.

 

Aproximadamente, 7% da comunicação é verbal, 38% do seu resultado vem do tom e da inflexão, e impressionantes 55% vêm da linguagem corporal.

No entanto, mais de 60% dos empregadores dizem que os candidatos não demonstram comunicação e habilidades interpessoais suficientes para serem considerados para empregos, 57% dos funcionários relatam não receber orientações claras (Tecnólogo de RH), 69% dos gerentes não se sentem à vontade para se comunicar com os funcionários (Tecnólogo de RH).

Apenas 19% das organizações dizem que são “muito eficazes” no desenvolvimento de líderes (Infopro Learning)

82% dos funcionários não confiam em seu chefe para lhes dizer a verdade (Forbes)

85% dos funcionários dizem que estão mais motivados quando a gerência oferece atualizações regulares sobre as notícias da empresa (Trade Press Services)

70% de toda a comunicação organizacional emana através de Ordens de Serviço (Chron)

41% dos líderes não são capazes de coletar informações apropriadas rapidamente. Como consequência, 40% não são capazes de tomar decisões oportunas e regulares (PwC)

69% dos gerentes não conseguem organizar uma comunicação válida com seus funcionários (Rallyware)

37% dos gerentes não se sentem à vontade para dar feedback direto sobre o desempenho de seus funcionários por acharem que o funcionário pode responder negativamente ao feedback (Harvard Business Review)

81% dos recrutadores identificam as habilidades interpessoais como importantes (mba.com)

No entanto, mais de 60% dos empregadores dizem que os candidatos não demonstram comunicação e habilidades interpessoais suficientes para serem considerados para empregos (Horário comercial)

57% dos recrutadores dizem que as habilidades interpessoais crescerão em demanda nos próximos cinco anos (mba.com)

 98% dos melhores vendedores identificam os relacionamentos como o fator mais importante na geração de novos negócios (Salesforce)

Cerca de um quarto dos funcionários acha que o e-mail é um grande assassino de produtividade (Bluesource)

Eles sentem que uma divisão de comunicação pode ter sérias implicações nos negócios, incluindo baixa moral da equipe (61%), confusão para os clientes ou clientes da empresa (60%) e perda de negócios (31%) (HR Magazine)

74% dos trabalhadores gostariam que sua empresa os deixasse trabalhar em casa com mais frequência como resultado do COVID-19 (Robert Half)

28% dos funcionários relatam a falta de comunicação como a principal causa da falha na entrega de um projeto dentro do prazo original, de acordo com uma pesquisa da Computing Technology Industry Association (Bluesource)

Algumas capacidades complementares são absolutamente necessárias para uma comunicação bem-sucedida no local de trabalho ou na vida privada.

 

1. Ouvindo

Saber Ouvir é um dos aspectos mais importantes da comunicação. A escuta bem-sucedida não é apenas entender as informações faladas ou escritas, mas também entender como o falante pensa e tenta expor o seu pensamento, durante a comunicação.

Se um orador pode ver e sentir que alguém ouvindo o está entendendo, isso pode ajudar a construir um relacionamento mais forte e profundo entre os interlocutores.

Ouvir atentamente também pode criar um ambiente em que todos se sintam seguros para expressar ideias, opiniões e sentimentos, ou planejar e resolver problemas de forma criativa.

Ouça com empatia A empatia é a capacidade de compreender os sentimentos, pensamentos e crenças de outra pessoa. Esta é exatamente a razão pela qual as organizações começaram a desenvolver empatia no local de trabalho.

A aceitação emocional, intimamente relacionada à empatia, significa que, depois de empatizar e entender como a outra pessoa se sente, podemos aceitar as razões pelas quais alguém sente, ou pensa da maneira que pensa, independentemente de concordarmos ou não com isso.

Tente ver as coisas da perspectiva dos outros pelo que você ouve, em vez de tentar "consertar as coisas e resolver o problema à sua maneira".

Habilidades de escuta ativa permitem que bons gerentes se concentrem completamente em quem fala, entendam a sua mensagem, compreendam as informações e respondam com atenção. Ao contrário da escuta passiva, que é o ato de ouvir um orador sem reter a sua mensagem, essa habilidade de comunicação interpessoal altamente valorizada garante que você seja capaz de se envolver e depois lembrar de detalhes específicos, sem precisar repetição das informações.

 

2. Falando direto

A conversação é a base da comunicação, e não se deve negligenciar a sua importância. Mesmo uma conversa simples e amigável com colegas pode criar confiança mútua e até detectar problemas antes que eles se tornem sérios.

A comunicação começa com você. Assuma a responsabilidade e inicie a comunicação, não espere que outra pessoa o faça e não se esconda atrás de várias formas de comunicação online.

Uma boa comunicação, especialmente sobre temas importantes, requer muito mais do que podemos expressar em uma mensagem escrita.

Normalmente não ligamos a esse tipo de comunicação, porque não vemos o rosto da pessoa, ou a sua comunicação não verbal, e em que circunstâncias a comunicação começa.

Pense antes de falar. A maioria de nós funciona melhor, quando temos tempo para processar nossos próprios pensamentos antes de compartilhá-los.

Se a conversa ou reunião vale o seu precioso tempo, reserve alguns minutos para preparar o rascunho do discurso.

Para uma conversa muito importante, tente uma conversa simulada com uma pessoa de confiança para que você possa eliminar possíveis erros.

Esteja pronto para respostas diferentes. Ao formular uma estratégia de fala, coloque-se na posição da pessoa que o vai ouvir.

Isso garantirá uma abordagem equilibrada e você estará preparado para aprender e defender possíveis divergências sendo mais fácil defender o seu ponto de vista.

Ninguém pode prever antecipadamente como as outras pessoas vão reagir.

Melhore as chances de uma conversa bem-sucedida, esperando respostas e consultas negativas. Isso tornará mais difícil para os seus próximos ouvintes, pegá-lo despreparado.

Uma dose saudável de conversa com uma pessoa desconhecida pode levar a uma oportunidade de negócio. Seja acessível e amigável, porque assim você poderá conversar com quase qualquer pessoa.

Como pode ver, não existe uma única maneira de desenvolver grandes habilidades de comunicação ou se tornar um grande líder.

A metodologia que você vai escolher dependerá de si próprio, dos objetivos que deseja alcançar e da sua personalidade também (não precisamos desenvolver todos, as mesmas habilidades de comunicação).

Ajude seus funcionários a melhorar suas habilidades de comunicação.

Líderes e funcionários precisam ter fortes habilidades de comunicação para apoiar o crescimento do negócio.

Pense que a comunicação é, na verdade, a cola que mantém o negócio unido. Sem uma comunicação eficaz, os funcionários não têm uma compreensão clara da visão e das prioridades da empresa. Os gerentes lutam para motivar e inspirar suas equipes.

No final das contas, é o sucesso da empresa que pode sofrer com a má comunicação.

Além disso, você precisa se comunicar com seus funcionários por meio de seus canais favoritos, para que eles se envolvam com seu conteúdo e continuem desenvolvendo habilidades de comunicação.

 

Incentive seus funcionários a desenvolver fortes habilidades de comunicação por meio de Mensagens relevantes que o ajudem a conectar toda a força de trabalho.

Use uma estratégia de comunicação interna adaptada às necessidades dos seus colaboradores com criação de conteúdo. Acredite que seus funcionários podem se tornar grandes criadores de conteúdo e não precisam se tornar designers de um movimento para isso!

Não se esqueça de que seus funcionários podem ser ótimos comunicadores dentro e fora da organização!

Funcionários com marcas pessoais fortes e habilidades de comunicação podem se tornar os seus melhores representantes.

Como resultado final, não apenas seus funcionários se sentirão bem informados sobre o que está acontecendo na empresa, mas também se sentem engajados e orgulhosos de fazer parte dela!

 


5. Comunicação não verbal

Quando falamos sobre coisas que são importantes para nós, enviamos muitas mensagens não verbais.

Sinais não verbais são comunicação sem palavras, posição do corpo, expressão facial, movimentos das mãos, gestos, contato visual, atitude e tom de voz, tensão muscular e a maneira como respiramos.

A maneira como você olha, ouve, cria, reage e gesticula, fala muito mais sobre sentimentos do que as palavras jamais poderão.

Por que achamos que as habilidades de comunicação não-verbal são importantes?

Porque, de acordo com a pesquisa da Salesforce sobre comunicação interpessoal, 93% da comunicação é não-verbal.

Desenvolver a capacidade de entender os outros e usar sinais não verbais o ajudará a se conectar melhor, expressar o que pensa, enfrentar situações desafiadoras e construir melhores relacionamentos em casa e no trabalho.

 

Obrigado pela sua atenção

Continuaremos na próxima postagem 

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