Discurso
civil e Supervisores
O Convívio Social
É
difícil manter a cabeça fria ao discutir um assunto acalorado, mas diálogos
respeitosos são a chave para alcançar o entendimento mútuo. Um discurso civil é
uma conversa em um lugar onde há uma mútua aeração de visões sem rancor.
Não
é um concurso, mas é destinado a promover uma maior compreensão.
Os
Supervisores têm um papel crucial a desempenhar em ajudar os seus colaboradores
a desenvolver as habilidades de participar de conversas civilizadas.
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Apresentamos
3 maneiras simples de ajudar os cidadãos que por isso se interessem a se engajar em um
discurso civil produtivo e no convívio pessoal.
UM: Comece com você
mesmo.
A
modelagem é a melhor maneira de ensinar o discurso civil ou qualquer outro
valor positivo que você queira que outras pessoas posam imitar. Preparar-se
para ser um modelo eficaz pode exigir um pouco de honesta busca da alma. Aqui
estão alguns pensamentos a serem considerados:
●
Você consegue manter a calma quando outras pessoas dizem coisas que você não
gosta?
●
Você consegue aceitar confortavelmente, quando outras pessoas chegam a
conclusões diferentes da que você pode ter alcançado sobre uma questão
controversa?
●
Você fica emocionado, quando tem dificuldade em explicar por que acha que as
opiniões de outra pessoa estão erradas?
●
Você já atacou outra pessoa durante uma discussão?
Se
você conhece qualquer uma dessas situações, imagine como é difícil para os subalternos
- com muito menos maturidade - lidar com eles mesmos em uma discussão
contenciosa.
Isso
parece ser uma habilidade em declínio em nossa sociedade, e quanto mais prática
os seus comandados obtiverem com a sua ajuda, melhor será o nosso discurso
nacional.
Para
promover diálogos civis em sua área de trabalho, você deve ter um firme comprometimento
com o processo. O objetivo não é que o grupo chegue a quaisquer conclusões
sobre um determinado tópico; o objetivo é praticar a habilidade de arejar uma
variedade de diferentes pontos de vista, enquanto se comportam respeitosamente
uns com os outros. Um diálogo de sucesso não precisa resultar na mudança de
opiniões, mas apenas conseguir que alguns intervenientes considerem novas
perspectivas, e percebam que questões que apenas apareciam em preto e branco,
podem ser mais claras do que eles pensavam anteriormente, se analisadas com
maior ponderação.
A
atitude necessária para facilitar o diálogo civil é semelhante ao que o
psicólogo Carl Rogers chama de “aceitação incondicional”. Os seus comandados devem
saber que você está do lado deles (mesmo que nem sempre concorde com eles) e
que você não os analisará negativamente se disserem algo que o surpreende. Eles
devem acreditar que todos os pontos de vista são respeitados, e que você os
protegerá de ataques pessoais ou humilhações se eles “se colocarem em posições
contrárias", mesmo que não aceites.
Aceitação
incondicional significa criar um ambiente onde as pessoas se sintam seguras
para ser quem eles realmente são, e dizer o que eles pensam honestamente, sem
medo de enfrentar o ridículo, a hostilidade ou o julgamento negativo severo.
Aceitação incondicional cria as condições nas quais alguém com visões rígidas e
extremas pode se tornar disposto a ouvir pontos de vista opostos com uma
atitude receptiva e não crítica de abertura.
É porque isso é tão importante?
Lembre-se:
o processo do discurso civil é mais importante que o resultado (atingir a
conclusão “certa”). Se as pessoas se expressarem e ouvirem uma variedade de
pontos de vista sobre um tema polêmico, e o fizerem de forma civilizada, o
discurso (diálogo) será um grande sucesso, independentemente de qualquer
conclusão intelectual alcançada.
DOIS: Controle e
monitore o clima do seu setor de trabalho.
Para
promover um diálogo civil, o clima do ambiente deve ser “temperado”. Isso
significa que não pode ser muito “quente” ou muito “frio”. Um clima “quente”
leva a discussões excessivamente acaloradas, onde os intervenientes perdem a
paciência e se tornam emocionais, em vez de racionais. Isso pode levar a
ataques pessoais que são improdutivos, perturbadores e prejudiciais. E isso
pode acontecer muito rapidamente ao lidar com conservadores ou um tema
controverso.
Por
outro lado, um clima de sala muito “frio”, pode ser desaconselhado para participantes
tímidos arriscarem expressar opiniões impopulares ou minoritárias. Neste caso,
todo mundo vai ficar usando apenas chavões seguros na esperança de agradar o chefe
e ficar longe de problemas, o que é improdutivo intelectualmente. Evitar muito
quente ou muito frio, e nada que valha a pena seja aprendido em sua sala de
trabalho. Seu objetivo deve ser mantê-lo na zona temperada!
Os comandados
precisam confiar em você e na sua capacidade de manter o ambiente de trabalho
seguro para que eles se expressem autenticamente e se arrisquem a se abrir e falar
qualquer coisa discutível.
Declare
suas expectativas de diálogo claramente desde o início. Você precisará definir
claro os limites de discussão e, em seguida, mantê-los. Isso pode exigir alguma
conversa preparatória, mas é imperativo que todos conheçam as regras e possam
concordar em aderir a elas. Limites firmes farão com que todos se sintam
seguros e protegidos de uma forma de diálogo apaixonada.
Limites
pouco claros ou mutáveis farão com que todos se sintam desprotegidos e
ansiosos, é desconfortável - incluindo você!
A
regra básica do discurso civil é ser respeitoso e não torná-lo pessoal. Significa
ater-se aos problemas. Em uma conversa civil, você usa lógica, persuasão,
evidência, informação e argumentação para fazer um ponto ou defender uma
posição, mas você não ataca ninguém pessoalmente. (Isso é semelhante ao tipo de
“justo brigando” regras que um conselheiro matrimonial pode ensinar a um casal
discutindo), e aprender essas habilidades pode ser útil em relacionamentos mais
tarde na vida também.
Cada
pessoa num discurso civil tem direito a apresentar as suas próprias opiniões e
tem o direito de ser tratado com respeito e dignidade.
Ser
desrespeitoso não é se engajar no discurso civil. Alguns comportamentos desrespeitosos
que normalmente são considerados fora dos limites: palavrões, xingamentos*,
termos depreciativos (estúpido, ignorante…), gritos ou outras tentativas de
intimidação, linguagem corporal insultante (como revirar os olhos), tom de voz
insultante (conversa de bebê, “falar baixo” para uma pessoa), hostilidade
aberta, ridicularização, sarcasmo mordaz, quaisquer outros atos desrespeitosos
ou ataques ad hominem/ad feminem, ameaças ou qualquer outro comportamento que
poderia ter uma pessoa banida de um site de mídia social. Um tema central de
discurso desrespeitoso é empregar táticas destinadas a afastar a outra pessoa,
em vez de se envolver com o argumento em si.
*O
xingamento pode incluir palavras terminadas em – ão ou ado – ou começando com anti – e termos críticos
semelhantes. Estas são variações modernas e politizadas de xingamentos, mas são
ainda rótulos que podem ser considerados prejudiciais e contraproducentes
quando usados para condenar ou demonizar uma pessoa ou as suas idéias. Eles
podem diminuir a dignidade de uma pessoa enquanto sufocam a capacidade de
dialogar. Todo xingamento pode ser considerado desumanizante e uma tentativa de
reduzir e minimizar uma pessoa a uma coisa diminuída, a fim de em seguida,
descartar seu argumento sem considerá-lo. Em uma discussão civil, respeitosa, você
ataca o argumento, nunca a pessoa que o faz.
Em
última análise, as pessoas envolvidas em uma discussão decidem o que é “civil”
e o que não é; algumas pessoas podem discutir e continuar amigas. No ambiente
de trabalho, no entanto, você deve decidir quais são suas regras de discussão.
Você pode postar essas regras em seu mural ou distribui-las em um folheto, para
futura referência.
Depois
de determinar e declarar as regras, você deve se comprometer com o controle e
vigilancia, aplicando-as. (Aliás, essas regras certamente poderiam ser
negociadas ou alteradas de acordo com a turma. É possível ser excessivamente
sensível a causar ofensa, a ponto de sua sala parecer um jardim de infância e todos
entediados por se sentirem infantilizados). A chave para evitar isso é
monitorar o comportamento e as reações e ajustar as regras de acordo.
Cabe
a você proteger o ambiente para que o diálogo civil possa prosseguir sobre
temas importantes dignos de discussão. Criar um ambiente de apoio e seguro
significa estar vigilante e preparado para intervir decisivamente quando
necessário.
TRÊS: Como qualquer
outra habilidade, a capacidade de se engajar no discurso civil requer prática.
Não espere
que todos se acertem logo de início, e não espere que eles sejam capazes de
começar com tópicos altamente controversos logo de cara.
Uma
boa maneira de começar é fazer debater temas contenciosos de forma pacífica.
Esta é uma forma eficaz de modelar o tipo de discurso que você está tentando
promover. (Você pode encontrar alguns deles em Associações de Palestras e
Debates. Apenas certifique-se de visualizar o debate, primeiro, para ter
certeza que é apropriado para o que pretende, e evite gravitar para certas
posições “seguras” ou populares, deixando outros pontos de vista indefesos.)
Lembre-se
que pode levar a um compartilhamento de pontos de vista e a uma possível
mudança de opinião, à medida que as pessoas ouvem opiniões diferentes.
Seu
objetivo é reapresentar ao seu público a noção de que cidadãos “podem ter
pontos de vista diferentes ou discordar sem demonizar a oposição.”
Uma
palavra sobre egos e pressão dos colegas:
Muitos
trabalhadores tendem a ter egos muito frágeis e são propensos a criar análises
confusas de suas posições ao enfrentar
críticas a si mesmos. Ao se sentir ameaçado ou encurralado por isso (talvez por
um forte contra-argumento), eles provavelmente atacarão em resposta.
Adicione
o espetáculo público da situação de discussão em local de trabalho, com todas
as situações que acompanham a pressão dos colegas e o medo do ridículo, e você
começa a entender por que é essencial para o chefe criar um ambiente seguro
para evitar discussão.
Por
esta razão, outra forma importante de salvaguardar a civilidade da sua sala é manter
algum equilíbrio e estruturar o ambiente para que esta situação não ocorra, mas
se de alguma forma acontecer, então você deve fornecer apoio extra para aqueles
que se tornam confusos ou com a língua presa, para que não se sintam
irremediavelmente em desvantagem numérica, encurralados ou ameaçados guardando
rancor.
Tópicos
altamente carregados:
Certos
tópicos são mais propensos a despertar emoções do que outros. (Raça, Gênero e
Classe tendem a ser os três tópicos “mais quentes”, e por tratarem identidade
pessoal, não se surpreenda se as pessoas “personalizarem” essas questões). .Melhor
não praticar o discurso civil com esses tópicos, já que muitos adultos não lidam
bem com essas discussões.
Quaisquer
emoções desencadeadas serão ampliadas pelo grau de maturidade e o fato de
estarem na presença de colegas.
Também
é aconselhável fornecer aos colaboradores maneiras seguras de responder às
perguntas de outra pessoa, sem se colocar numa posição que pode deixá-los se
sentindo vulneráveis ou desprevenidos. Por exemplo, não importa que ponto a
outra pessoa defende, sempre se pode responder com um descompromisso e declarações
como: "Eu não sei a que você está se referindo",
"Hmm, isso é interessante" ou "Eu nunca pensei nisso”.
Ensine
Argumentação e Falácias Lógicas/Retóricas: Se seus comandados estiverem interessados
em debater e abrir o discurso civil, o próximo passo seria ensiná-los
formalmente as regras de debates competitivos, argumentação, raciocínio
crítico, lógica e falas retóricas.
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Aí
está!
O
Discurso Civil não acontece sozinho. É um ideal pelo qual vale a pena lutar e,
com estas diretrizes, você pode ser capaz de melhorar a capacidade de seus colaboradores
se envolverem com desafios e controvérsias “E permanecerem amigos uns dos
outros”
Quando
as pessoas se sentem ameaçadas (neste caso, psicologicamente), tornam-se
resistentes e seus mecanismos de defesa do ego entram em ação. Isso pode
acontecer em um ambiente intelectual ou em acalorada discussão, se uma pessoa
se sente superada, envergonhada ou incapaz de se defender.
Em encontros
individuais, a maneira de diminuir a temperatura emocional de uma pessoa é
responder diretamente à emoção que a pessoa está expressando, com um “Você
parece chateado”.
Infelizmente,
isso é difícil de gerenciar em uma sala com um grupo, por isso é muito melhor
preparar as pessoas para um convívio saudável.
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