quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Discurso civil e Supervisores


O Convívio Social

É difícil manter a cabeça fria ao discutir um assunto acalorado, mas diálogos respeitosos são a chave para alcançar o entendimento mútuo. Um discurso civil é uma conversa em um lugar onde há uma mútua aeração de visões sem rancor.

Não é um concurso, mas é destinado a promover uma maior compreensão.

Os Supervisores têm um papel crucial a desempenhar em ajudar os seus colaboradores a desenvolver as habilidades de participar de conversas civilizadas.

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Apresentamos 3 maneiras simples de ajudar os cidadãos  que por isso se interessem a se engajar em um discurso civil produtivo e no convívio pessoal.

 

UM: Comece com você mesmo.

A modelagem é a melhor maneira de ensinar o discurso civil ou qualquer outro valor positivo que você queira que outras pessoas posam imitar. Preparar-se para ser um modelo eficaz pode exigir um pouco de honesta busca da alma. Aqui estão alguns pensamentos a serem considerados:

● Você consegue manter a calma quando outras pessoas dizem coisas que você não gosta?

● Você consegue aceitar confortavelmente, quando outras pessoas chegam a conclusões diferentes da que você pode ter alcançado sobre uma questão controversa?

● Você fica emocionado, quando tem dificuldade em explicar por que acha que as opiniões de outra pessoa estão erradas?

● Você já atacou outra pessoa durante uma discussão?

Se você conhece qualquer uma dessas situações, imagine como é difícil para os subalternos - com muito menos maturidade - lidar com eles mesmos em uma discussão contenciosa.

Isso parece ser uma habilidade em declínio em nossa sociedade, e quanto mais prática os seus comandados obtiverem com a sua ajuda, melhor será o nosso discurso nacional.

Para promover diálogos civis em sua área de trabalho, você deve ter um firme comprometimento com o processo. O objetivo não é que o grupo chegue a quaisquer conclusões sobre um determinado tópico; o objetivo é praticar a habilidade de arejar uma variedade de diferentes pontos de vista, enquanto se comportam respeitosamente uns com os outros. Um diálogo de sucesso não precisa resultar na mudança de opiniões, mas apenas conseguir que alguns intervenientes considerem novas perspectivas, e percebam que questões que apenas apareciam em preto e branco, podem ser mais claras do que eles pensavam anteriormente, se analisadas com maior ponderação.

A atitude necessária para facilitar o diálogo civil é semelhante ao que o psicólogo Carl Rogers chama de “aceitação incondicional”. Os seus comandados devem saber que você está do lado deles (mesmo que nem sempre concorde com eles) e que você não os analisará negativamente se disserem algo que o surpreende. Eles devem acreditar que todos os pontos de vista são respeitados, e que você os protegerá de ataques pessoais ou humilhações se eles “se colocarem em posições contrárias", mesmo que não aceites.

Aceitação incondicional significa criar um ambiente onde as pessoas se sintam seguras para ser quem eles realmente são, e dizer o que eles pensam honestamente, sem medo de enfrentar o ridículo, a hostilidade ou o julgamento negativo severo. Aceitação incondicional cria as condições nas quais alguém com visões rígidas e extremas pode se tornar disposto a ouvir pontos de vista opostos com uma atitude receptiva e não crítica de abertura.

 


É porque isso é tão importante?

Lembre-se: o processo do discurso civil é mais importante que o resultado (atingir a conclusão “certa”). Se as pessoas se expressarem e ouvirem uma variedade de pontos de vista sobre um tema polêmico, e o fizerem de forma civilizada, o discurso (diálogo) será um grande sucesso, independentemente de qualquer conclusão intelectual alcançada.

 

DOIS: Controle e monitore o clima do seu setor de trabalho.

Para promover um diálogo civil, o clima do ambiente deve ser “temperado”. Isso significa que não pode ser muito “quente” ou muito “frio”. Um clima “quente” leva a discussões excessivamente acaloradas, onde os intervenientes perdem a paciência e se tornam emocionais, em vez de racionais. Isso pode levar a ataques pessoais que são improdutivos, perturbadores e prejudiciais. E isso pode acontecer muito rapidamente ao lidar com conservadores ou um tema controverso.

Por outro lado, um clima de sala muito “frio”, pode ser desaconselhado para participantes tímidos arriscarem expressar opiniões impopulares ou minoritárias. Neste caso, todo mundo vai ficar usando apenas chavões seguros na esperança de agradar o chefe e ficar longe de problemas, o que é improdutivo intelectualmente. Evitar muito quente ou muito frio, e nada que valha a pena seja aprendido em sua sala de trabalho. Seu objetivo deve ser mantê-lo na zona temperada!

Os comandados precisam confiar em você e na sua capacidade de manter o ambiente de trabalho seguro para que eles se expressem autenticamente e se arrisquem a se abrir e falar qualquer coisa discutível.

Declare suas expectativas de diálogo claramente desde o início. Você precisará definir claro os limites de discussão e, em seguida, mantê-los. Isso pode exigir alguma conversa preparatória, mas é imperativo que todos conheçam as regras e possam concordar em aderir a elas. Limites firmes farão com que todos se sintam seguros e protegidos de uma forma de diálogo apaixonada.

Limites pouco claros ou mutáveis ​​farão com que todos se sintam desprotegidos e ansiosos, é desconfortável - incluindo você!

A regra básica do discurso civil é ser respeitoso e não torná-lo pessoal. Significa ater-se aos problemas. Em uma conversa civil, você usa lógica, persuasão, evidência, informação e argumentação para fazer um ponto ou defender uma posição, mas você não ataca ninguém pessoalmente. (Isso é semelhante ao tipo de “justo brigando” regras que um conselheiro matrimonial pode ensinar a um casal discutindo), e aprender essas habilidades pode ser útil em relacionamentos mais tarde na vida também.

Cada pessoa num discurso civil tem direito a apresentar as suas próprias opiniões e tem o direito de ser tratado com respeito e dignidade.

Ser desrespeitoso não é se engajar no discurso civil. Alguns comportamentos desrespeitosos que normalmente são considerados fora dos limites: palavrões, xingamentos*, termos depreciativos (estúpido, ignorante…), gritos ou outras tentativas de intimidação, linguagem corporal insultante (como revirar os olhos), tom de voz insultante (conversa de bebê, “falar baixo” para uma pessoa), hostilidade aberta, ridicularização, sarcasmo mordaz, quaisquer outros atos desrespeitosos ou ataques ad hominem/ad feminem, ameaças ou qualquer outro comportamento que poderia ter uma pessoa banida de um site de mídia social. Um tema central de discurso desrespeitoso é empregar táticas destinadas a afastar a outra pessoa, em vez de se envolver com o argumento em si.

*O xingamento pode incluir palavras terminadas em – ão ou ado  – ou começando com anti – e termos críticos semelhantes. Estas são variações modernas e politizadas de xingamentos, mas são ainda rótulos que podem ser considerados prejudiciais e contraproducentes quando usados para condenar ou demonizar uma pessoa ou as suas idéias. Eles podem diminuir a dignidade de uma pessoa enquanto sufocam a capacidade de dialogar. Todo xingamento pode ser considerado desumanizante e uma tentativa de reduzir e minimizar uma pessoa a uma coisa diminuída, a fim de em seguida, descartar seu argumento sem considerá-lo. Em uma discussão civil, respeitosa, você ataca o argumento, nunca a pessoa que o faz.

Em última análise, as pessoas envolvidas em uma discussão decidem o que é “civil” e o que não é; algumas pessoas podem discutir e continuar amigas. No ambiente de trabalho, no entanto, você deve decidir quais são suas regras de discussão. Você pode postar essas regras em seu mural ou distribui-las em um folheto, para futura referência.

Depois de determinar e declarar as regras, você deve se comprometer com o controle e vigilancia, aplicando-as. (Aliás, essas regras certamente poderiam ser negociadas ou alteradas de acordo com a turma. É possível ser excessivamente sensível a causar ofensa, a ponto de sua sala  parecer um jardim de infância e todos entediados por se sentirem infantilizados). A chave para evitar isso é monitorar o comportamento e as reações e ajustar as regras de acordo.

Cabe a você proteger o ambiente para que o diálogo civil possa prosseguir sobre temas importantes dignos de discussão. Criar um ambiente de apoio e seguro significa estar vigilante e preparado para intervir decisivamente quando necessário.

 

TRÊS: Como qualquer outra habilidade, a capacidade de se engajar no discurso civil requer prática.

Não espere que todos se acertem logo de início, e não espere que eles sejam capazes de começar com tópicos altamente controversos logo de cara.

Uma boa maneira de começar é fazer debater temas contenciosos de forma pacífica. Esta é uma forma eficaz de modelar o tipo de discurso que você está tentando promover. (Você pode encontrar alguns deles em Associações de Palestras e Debates. Apenas certifique-se de visualizar o debate, primeiro, para ter certeza que é apropriado para o que pretende, e evite gravitar para certas posições “seguras” ou populares, deixando outros pontos de vista indefesos.)

Lembre-se que pode levar a um compartilhamento de pontos de vista e a uma possível mudança de opinião, à medida que as pessoas ouvem opiniões diferentes.

Seu objetivo é reapresentar ao seu público a noção de que cidadãos “podem ter pontos de vista diferentes ou discordar sem demonizar a oposição.”

 



Uma palavra sobre egos e pressão dos colegas:

Muitos trabalhadores tendem a ter egos muito frágeis e são propensos a criar análises confusas de suas posições  ao enfrentar críticas a si mesmos. Ao se sentir ameaçado ou encurralado por isso (talvez por um forte contra-argumento), eles provavelmente atacarão em resposta.

Adicione o espetáculo público da situação de discussão em local de trabalho, com todas as situações que acompanham a pressão dos colegas e o medo do ridículo, e você começa a entender por que é essencial para o chefe criar um ambiente seguro para evitar discussão.

Por esta razão, outra forma importante de salvaguardar a civilidade da sua sala é manter algum equilíbrio e estruturar o ambiente para que esta situação não ocorra, mas se de alguma forma acontecer, então você deve fornecer apoio extra para aqueles que se tornam confusos ou com a língua presa, para que não se sintam irremediavelmente em desvantagem numérica, encurralados ou ameaçados guardando rancor.

 

Tópicos altamente carregados:

Certos tópicos são mais propensos a despertar emoções do que outros. (Raça, Gênero e Classe tendem a ser os três tópicos “mais quentes”, e por tratarem identidade pessoal, não se surpreenda se as pessoas “personalizarem” essas questões). .Melhor não praticar o discurso civil com esses tópicos, já que muitos adultos não lidam bem com essas discussões.

Quaisquer emoções desencadeadas serão ampliadas pelo grau de maturidade e o fato de estarem na presença de colegas.

Também é aconselhável fornecer aos colaboradores maneiras seguras de responder às perguntas de outra pessoa, sem se colocar numa posição que pode deixá-los se sentindo vulneráveis ​​ou desprevenidos. Por exemplo, não importa que ponto a outra pessoa defende, sempre se pode responder com um descompromisso e declarações como: "Eu  não  sei a que você está se referindo", "Hmm, isso é interessante" ou "Eu nunca pensei nisso”.

Ensine Argumentação e Falácias Lógicas/Retóricas: Se seus comandados estiverem interessados em debater e abrir o discurso civil, o próximo passo seria ensiná-los formalmente as regras de debates competitivos, argumentação, raciocínio crítico, lógica e falas retóricas.

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Aí está!

O Discurso Civil não acontece sozinho. É um ideal pelo qual vale a pena lutar e, com estas diretrizes, você pode ser capaz de melhorar a capacidade de seus colaboradores se envolverem com desafios e controvérsias “E permanecerem amigos uns dos outros”

Quando as pessoas se sentem ameaçadas (neste caso, psicologicamente), tornam-se resistentes e seus mecanismos de defesa do ego entram em ação. Isso pode acontecer em um ambiente intelectual ou em acalorada discussão, se uma pessoa se sente superada, envergonhada ou incapaz de se defender.

Em encontros individuais, a maneira de diminuir a temperatura emocional de uma pessoa é responder diretamente à emoção que a pessoa está expressando, com um “Você parece chateado”.

Infelizmente, isso é difícil de gerenciar em uma sala com um grupo, por isso é muito melhor preparar as pessoas para um convívio saudável.

  

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