Contribuições
Pessoais Desejáveis
Para a Qualidade de Serviço
Atributos Esperados no Pessoal de Hotelaria
Qualquer
estabelecimento, seja Hotel, Restaurante, ou outra atividade, obtém êxito
quando o hóspede ou cliente volta, por ter ficado satisfeito.
São razões fortes
para a eficiente propaganda e satisfação da Clientela:
- O bom acolhimento
feito com cortesia.
- A boa cozinha,
abundante e bem confeccionada.
- Um serviço
impecável, onde a arte se alie à Simpatia e Solicitude.
- Preços de acordo
com o restante serviço.
É fora de dúvida que,
a confecção de qualquer prato, é importante e necessita ser cuidada, para
atingir o objetivo final de qualidade. No entanto, todo o esforço do cozinheiro
pode ser perdido, se a iguaria não tiver uma apresentação condigna, ou se o
empregado que o serve não o fizer acompanhar de simpatia, que predisponha o
cliente a saborear, com agrado, o alimento
que lhe é apresentado. Este particular deve ser objeto de treinamento do
pessoal de Restaurante, mas para que todos os elementos referidos resultem, é
necessário que exista espírito de equipa, que significa partilha de responsabilidades,
e que os componentes sintam brio pessoal, gosto pelo trabalho bem feito e certo
sentimento de orgulho pela profissão que escolheram, bem como em fazer parte do
pessoal do estabelecimento onde se encontram, colocando profissionalismo em
cada ato da sua atuação.
O garçon é, sem
dúvida, pedra fundamental na organização de serviços do Restaurante e, bem
assim, da Indústria Hoteleira, mas deve ter um alto senso de profissionalismo,
no Serviço que executa.
Sendo conhecedor da
sua profissão e sabendo tratar os clientes com cortesia e delicadeza, tem ao
seu dispor amplas possibilidades de criar amigos e conseguir a devida retribuição.
Conhecer os clientes
habituais, saber os seus gostos, escutar as suas opiniões e multiplicar a clientela
dedicada à casa que serve.
Seja qual for o
estabelecimento onde trabalhe, o garçon é essencialmente um vendedor. Em todos os negócios, o êxito ou o malogro da
operação, dependem muito do pessoal de serviço, e mesmo que a empresa tenha
investido grandes somas em instalações e utensílios, cabe também ao pessoal do restaurante representar o espírito
de hospitalidade da gerência e a sua maneira de tratar, ou o cuidado que põe na
satisfação da clientela.
É o pensamento e o
porte do seu pessoal, que simboliza e qualifica o estabelecimento.
O profissional de hotelaria
consciencioso, em qualquer setor deve ler e meditar neste assunto, dando o
devido valor à sua posição e à sua responsabilidade no contexto da Empresa.
Deve orgulhar-se de
promover a prosperidade e reputação do estabelecimento onde trabalha, cuidando
ao mesmo tempo de si próprio, consolidando a sua posição e ajudando com a sua atuação,
todos os colegas que cumprem a sua obrigação nas secções de apoio.
Estes, por não
estarem em contacto direto com o cliente, ficam forçosamente dependentes no seu
trabalho, da maneira como os empregados em contato com os clientes tratam a
clientela.
Cumprindo a sua
obrigação disciplinadamente, o autentico profissional consegue atingir vários
fins, qualquer deles de grande valor pessoal e social.
- Adquirir a simpatia
dos clientes.
- Aumentar o respeito
dos colegas.
- Valorizar-se como
profissional.
- Orgulhar-se do seu
trabalho, ganhando o seu salário com honra e dignidade.
Incluiremos algumas
sugestões para ajudar
CORTESIA,
ETIQUETA, COLABORAÇÃO
Normas gerais de
cortesia
Alguém deve estar
encarregado, durante o período das refeições, de receber os Clientes que
chegam, acolhendo-os com amabilidade e simpatia, com um boa-tarde ou boa-noite,
acrescido do nome, se possível. Esta
tarefa pertence ao Maitre ou ao Gerente de A & B, se estiver presente, mas
pode, no impedimento destes, ser executada por qualquer Garçon, que esteja
liberado, ou mais perto da entrada do Restaurante. Não se deve deixar o cliente
esperando à entrada do restaurante, pois este se sentirá desamparado e alvo dos
olhares de todos os que já estiverem sentados, criando nele nervosismo e
ressentimento, pelo que supõe seja falta de cortesia ou, de atenção. Este
cliente será depois, mais difícil de satisfazer durante o Serviço.
Se houver mais de um
grupo de pessoas, sentá-los pela ordem de chegada, nunca passando por cima dos
que chegaram primeiro.
Nunca fazer esperar o
cliente com mesas vazias. Se, por falta
de mesas, o cliente tiver que aguardar, especificar sempre a duração aproximada
da demora: 10, 15 minutos, etc.
Assegurar-se que o cliente fica bem instalado enquanto espera,
procurando que esse acontecimento, fortuito, não deixe má impressão que venha a
refletir-se no Serviço posterior.
Sempre que o cliente tenha que esperar, sugerir o salão ou o Bar para
esta espera. Sempre que a lotação do
Restaurante esteja completa, o Maitre deve procurar avisar a portaria, para que
possíveis passantes sejam avisados logo à entrada, e possam tomar a decisão que
melhor lhes convier.
Para os que esperarem
no Bar, o próprio ‘barman’ pode, para adiantar o pedido na cozinha, tomar nota
da Comanda dos clientes, informando o Maitre do que foi escolhido e entregando
a cópia da Comanda ao Garçon que for servir.
Se não há necessidade
de esperar, conduzir os clientes diretamente para a mesa, correta e
impecavelmente posta. Nunca sentar, seja
quem for, numa mesa suja ou com material servido de outros.
Ao sentar os
clientes, puxar tantas cadeiras quantas necessárias. Empurrar, sempre, as
cadeiras das senhoras (a não ser que o cavalheiro que as acompanha queira, ter
essa atenção) e as dos cavalheiros se possível.
As crianças devem ser ajudadas a sentar-se.
Ao receber instruções
ou ao falar com um cliente ou superior hierárquico, deve adotar-se, sempre, a
posição correta: corpo direito, pés juntos e braços pendentes. Não pôr as mãos nas costas das cadeiras, nem
encostar ao aparador para conversar.
Não se deve conversar
longamente com os clientes, pois faltará tempo para servir os que esperam.
Responder amavelmente às perguntas feitas, sem dar sensação de pressa, mas
terminar logo que possível.
Se o cliente não
comeu o prato escolhido na totalidade, perguntar delicadamente, se não gostou
ou se deseja que outra coisa lhe seja servida.
Durante a refeição, o
Maitre ou o seu auxiliar, devem, fazer um ou mais pequenos contatos com os
clientes, geralmente para indagar da sua satisfação.
Este contacto deve
ser sempre feito em momentos escolhidos, nunca interrompendo uma conversação.
NORMAS
GERAIS DE ETIQUETA
- Ao servir um casal, atender sempre,
primeiro, a senhora.
- Se o casal tem filhos, começar por servir as
crianças.
- Se estão várias pessoas à mesa, servir
primeiro a senhora mais idosa e, depois, todas as outras, em seguida o cavalheiro mais idoso e, depois, por ordem de
idades.
O vinho serve-se
primeiro a um cavalheiro (O que o escolheu), antes de servir as senhoras.
- No caso de uma
refeição com convidados, deve seguir-se um protocolo mais rígido. Assim, em
grupos de 8 pessoas, servem-se primeiro as senhoras convidadas, mesmo que sejam
novas, pela ordem seguinte: primeiro a que estiver à direita do anfitrião,
depois a que estiver à esquerda e, em seguida, todas as outras.
A esposa do anfitrião
será a última.
Segue-se o mesmo
critério para os cavalheiros. Primeiro o
que estiver à direita da esposa do anfitrião depois o da esquerda, etc.
Em grupos maiores,
servem-se primeiro as senhoras sentadas á direita e à esquerda do anfitrião e
depois todos em sequencia, sem distinções de sexo ou idades. O último, será a
pessoa que convida (ou anfitrião).
Para o vinho, a
primeira pessoa a ser servida é, exatamente, quem convida, mas em pequena
quantidade, apenas para provar.
Se, em qualquer dos
casos, estiver à mesa um eclesiástico, ele será a primeira pessoa a ser
servida, mesmo antes das senhoras.
Sempre que os
clientes transportem abrigos, o Maitre, ou quem o substitua, deve recebê-los
diretamente da mão dos Clientes, passando depois a outro empregado, para os
guardar .
Deve, do mesmo modo,
ajudar as senhoras a vesti-los, à partida.
As mesas especiais de
jantar, devem sempre ser servidas com velas acesas. Ao almoço, não há velas.
Sempre que o maitre seja
solicitado a preparar algum dos seus pratos especiais, deve ser ele próprio a
servi-lo ao cliente. Do mesmo modo, quando tenha, um Cliente especial a quem
queira distinguir, com uma atenção, deve ser ele próprio a servir a iguaria.
Uma amável despedida
e uma pergunta sincera sobre a opinião do cliente, causam sempre agradável
impressão neste. “Esperamos que nos dê o prazer de voltar” ou, “tivemos imenso
prazer em servi-lo”, são frases aplicáveis nesta ocasião.
NORMAS GERAIS DE
COLABORAÇÃO
• Os
Empregados devem auxiliar-se uns aos outros.
Só o trabalho de equipe resulta verdadeiramente.
• Cenas
de ressentimento ou ciúme, não são próprias de espíritos bem formados.
• Quem
cumpre a sua obrigação não tem nada que invejar nos outros.
• Deve
ser evitada a linguagem de baixo calão, com palavras rudes ou, obscenidades.
• Não
se deve brincar com os colegas, por palavras ou por gestos. Pequenas brincadeiras degeneram, por vezes,
em cenas desagradáveis.
• As
discussões devem, a todo o custo, ser evitadas. Só a serenidade resolve as
situações difíceis.
• As
ordens recebidas devem ser prontamente cumpridas.
• Não
se deve procurar adiantar o trabalho próprio, à custa de um colega. Deve sim
ajudar-se este, se temos tempo livre no labor próprio.
ATENDIMENTO AO
TELEFONE
= O atendimento deve
ser imediato, não deixando tocar, mais de duas vezes.
= Se precisar
suspender a ligação, avisar e explicar ao Cliente.
= Usar frase padrão,
ao atender o telefone: “(nome do setor; - nome; - Bom-dia; boa-tarde etc.,).
= Ser solícito e
educado; usar sempre os tratamentos: Senhor; Senhora; etc.
= Ao terminar a
ligação, agradecer ao Cliente e despedir-se.
A indústria de
serviços, especialmente os hotéis, exigem que seus funcionários possuam certos
atributos inerentes às funções, que são pré-requisitos para um bom desempenho.
Qualquer estabelecimento,
seja Hotel, Restaurante, ou outra atividade, obtém êxito quando o hóspede ou
cliente volta, por ter ficado satisfeito.
São razões fortes
para a eficiente propaganda e satisfação da Clientela:
- O bom acolhimento
feito com cortesia.
- A boa cozinha,
abundante e bem confeccionada.
- Um serviço
impecável, onde a arte se alie à Simpatia e Solicitude.
- Preços de acordo
com o restante serviço.
O estabelecimento
dá categoria ao seu pessoal.
O pessoal está na
base da classe do estabelecimento.
Conhecimento
Consciência das
próprias responsabilidades e deveres. Se em A&B, conhecimento adequado dos
alimentos e confecção das iguarias, acompanhantes indicados para alimentos e
bebidas, protocolo e estilos de serviço, são uma maneira perfeita de criar
confiança ao servir os clientes.
Se estiver na
Recepção. Bom conhecimento da cidade e dos locais para visitar, além de outros
serviços normalmente utilizados por turistas.
Aparência
Ela cria a primeira
impressão do hóspede. Os profissionais devem manter a higiene pessoal, limpeza
e aparência profissional, como base da sua atuação em serviço.
Atenção
Prestar atenção permanente
aos detalhes, memorizar as necessidades dos hóspedes e cumpri-las literalmente
com o máximo de perfeição.
Linguagem corporal
A equipe precisa se
comportar, usando no trabalho apenas gestos elegantes, positivos, enérgicos e
amigáveis.
Ao
interagir com colegas e amigos, é muito importante, a forma simples e precisa
de se comunicar. Usar uma linguagem e o tom adequados, facilitarão a sua
participação no bom funcionamento dos serviços da empresa. Isso vai também
demonstrar aos hóspedes, uma classe profissional verdadeiramente aprimorada.
Pontualidade
Os funcionários
precisam aprender a importância do tempo ao atender os hóspedes. O cumprimento certo
do tempo e o senso de urgência, ajudam a garantir um fluxo de trabalho
tranquilo para o cliente e para a empresa.
Honestidade e
integridade
Estes dois valores fundamentais em qualquer
pessoa responsável e educada, são importantes para servir os hóspedes no setor
de hospitalidade.
Memória
Uma boa memória é uma
vantagem para os funcionários da indústria de hospitalidade. Se eles conhecerem
as preferências dos clientes, onde eles gostam de se sentar na área de serviço
de alimentação, quais são suas bebidas favoritas e assim por diante, ajudará em
seu trabalho de diferentes maneiras.
Conduta
A conduta da equipe
deve ser impecável em todos os momentos, especialmente na disciplina. As regras
profissionais e os regulamentos do estabelecimento devem ser seguidos, e o respeito
mútuo demonstrado por todos os membros do pessoal.
Capacidade de
vendas
Os membros de uma
equipe representam a imagem de uma organização. Devem estar conscientes que a
sua atuação reflete nas vendas do estabelecimento, para além do retorno dos
clientes. Eles são a extensão da equipe de vendas e portanto, devem ter pleno
conhecimento de todos os tipos de responsabilidades inerentes á sua posição,
podendo assim contribuir para vendas e merchandising com as suas ajudas pessoais,
no momento em que o cliente faz as suas escolhas.
Senso de urgência
Para que o
estabelecimento gere o máximo de negócios durante o período de serviço, com o
maior lucro líquido possível, os funcionários devem desenvolver um senso de
urgência no seu trabalho.
Reclamações
Os funcionários podem
demonstrar cortesia e paciência, até temperamento e bom humor de maneira
amigável. Mas em uma situação difícil porém, eles nunca devem expressar seu
descontentamento. A equipe nunca negociará com um cliente tentando ganhar
espaço ou diminuir o incidente e, se não conseguir resolver um problema, deverá
encaminhá-lo rapidamente a um líder de
equipe sênior, que poderá ajudar o cliente e corrigir qualquer erro.
Empatia pelo
Cliente e Respeito pelos desempregados
Independente
da sua posição ou setor, todos os profissionais de uma unidade hoteleira, devem
sentir-se imbuídos da reponsabilidade final, na atribuição de qualidade aos
serviços da unidade que os emprega. Todos são o hotel ou restaurante, e todos
têm a obrigação de zelar pela qualidade dele, pensando também que um dia podem
precisar mudar de lugar e devem deixar a quem os substitua, um emprego
dignificado. Isso também é “coleguismo”, embora não pareça.
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