A
CRIATIVIDADE, COMO PIVÔ DE MOTIVAÇÃO E QUALIDADE
ELA É UMA BASE IMPORTANTE DA QUALIDADE
Criatividade
gera Inovação. A criação não
acaba na concepção da ideia. Colocá-la em prática é parte essencial do processo
criativo, numa fase chamada de inovação. Afinal, o mundo não teria acesso às
ideias de Leonardo da Vinci se ele não se tivesse disposto a pintar suas obras,
ou à imprensa, se Gutemberg não tivesse posto em prática o mecanismo que
inventou para imprimir livros. Na vida cotidiana, a inovação pode ser o
desenvolvimento de uma peça publicitária, a implementação de um novo processo
na empresa ou a publicação de um bom texto nas redes sociais.
Ken
Johnson
(Será que as escolas matam a Criatividade)
A
gestão de pessoal a qualquer nível, implica dos responsáveis, quer sejam
diretores, chefes de serviços, ou simples supervisores, certas
responsabilidades, entre as quais tem papel preponderante a motivação.
Motivação
gera satisfação pessoal e esta, gera qualidade. Quem faz com prazer, faz
melhor. Quem faz melhor, aumenta o nível de qualidade final.
Para
gerar motivação, existem certas técnicas, que poderemos estudar
progressivamente.
Aqui,
veremos que uma das causas de possível motivação do indivíduo, pode ser o
desenvolvimento da sua criatividade. Mas antes de entrarmos verdadeiramente no
tema proposto, será bom fixarmos uma máxima de grande valor para quem dirige
pessoas, a qual aconselhamos seja fielmente seguida:
“É
mais fácil desmotivar do que motivar.”
Cuidado
pois; se não puder motivar, não desmotive!
A
maior parte doa gestores na atualidade, preocupa-se bastante em melhorar as
suas técnicas de administração, deixando de lado as que os ajudariam a tirar
mais partido da colaboração do seu pessoal, E esta vem junto com a
participação, que pode influenciar a criatividade.
Todos
os seres humanos pensam. Logo, todos podemos ser criativos. A criatividade,
como qualquer outro dote pessoal, pode ser desenvolvida; pode-se aprender a ser
criativo, como se aprende a falar, ou a tocar um instrumento. Claro que uns
serão mais criativos que outros; como em tudo na vida, os seres humanos não são
todos iguais.
Para
que os chefes possam desenvolver a criatividade, tanto em si próprios como nos
seus subordinados, necessitam primeiro saber, o que é criatividade, onde se
situa e como lidar com ela.
Voltemos
ao pensamento humano! Existem duas formas de pensamento: o Reflexivo e o
Criativo.
O
pensamento Reflexivo é formal; é o pensamento que usamos no dia-a-dia, para a
resolução dos nossos problemas.
É um
pensamento estruturado, impessoal e, diz-se reflexivo, porque ele nos é imposto
pela sociedade, pelas necessidades e formas de contacto com os outros, pela
própria educação recebida. É o reflexo do ambiente em que vivemos. Nós somos
assim e , nós pensamos assim.
O
pensamento Criativo é informal; exatamente o oposto do pensamento reflexivo,
portanto mais pessoal e não estruturado. Apenas, porque não utilizamos o
pensamento criativo, ele está adormecido e necessita ser treinado.
Uma
das formas de treinar e desenvolver o pensamento criativo é aprender a analisar
os factos e os fatores, de uma maneira informal, ou seja, procurando o menos
usual ou o menos evidente; o que está escondido.
Cabe
aqui, um pequeno aviso. Ninguém deve ficar impressionado, com o que possa
acontecer neste estágio. “O pensamento criativo é caótico, até ao momento que
deixa de ser”, disse Newton, se não me engano.
O
que, pelo Pensamento Reflexivo, classificaríamos de asneira, pode acontecer,
sobretudo na fase inicial que analisaremos mais adiante. Mas, porque não
falamos ainda sobre isso, o que é criatividade?
Criar
é fazer nascer, produzir, gerar, inventar, fazer aparecer, segundo qualquer dicionário.
Criatividade
é portanto, a combinação de elementos já existentes, para formar um terceiro
que seja novo e útil, dando a este útil um conceito relevante.
Chegamos
ao ponto em que verificamos que criatividade é: a capacidade de produzir ideias
e soluções para problemas, de forma diferente do normal; logo, ideias e
soluções novas, quiçá brilhantes e nunca ocorridas ou tentadas, antes.
É
neste último parágrafo que se encontra a razão porque aconselho criatividade a
todos os chefes, proporcionando aos seus funcionários pequenas reuniões para estudar
problemas por eles apresentados sobre o serviço: como conceito e como técnica
Como
conceito - Porque os levará a encontrar novas formas de alterar as coisas.
“Novas soluções para velhos problemas”, alguém já disse antes.
Como
técnica - Porque ela conduzirá a que os seus funcionários encontrem satisfação
na sua própria criatividade e, pessoas satisfeitas, produzem melhor.
Haverá
melhoria de ambiente, do produto e da qualidade de vida. As ideias são como
chispas, que brotam do choque de dois ou mais elementos; neste caso, de duas ou
mais, outras ideias.
Chegou portanto o momento de analisarmos as várias formas de produzir ideias.
- A Associação de Idéias
- A Técnica de Liberação de Idéias
- O Processo Criativo
Associar
ideias
- Existem quatro maneiras:
- A contiguidade = Em que se usam
imagens ou palavras associadas; uma imagem leva á outra (colher/sopa)
- A semelhança = (Gato/Tigre)
- A sucessão = (Trovão/Tempestade;
Carnaval/Música; Cinema/Publicidade)
- O Contraste = (Preto/Branco;
Amor/Indiferença; Frio/calor)
Liberação
de idéias
– As técnicas são as seguintes:
• Brainstorm (também chamado tempestade
de idéias)
• Reverse brainstorm
• Synecticos
• Brainstorm Individual
• Centros Criativos
Brainstorm
-
Técnica onde várias pessoas da mesma área, se juntam e vão soltando as suas
idéias, mesmo disparatadas, sem se preocupar com as consequências ou com o
julgamento dos outros. O que importa é juntar um bom número de idéias para
avaliar depois.
É a
busca de uma forma ou solução, ainda não encontrada. Nestas reuniões, é
absolutamente proibido fazer críticas, quer durante a reunião quer
posteriormente, para evitar retraimento. Todos falam livremente, todas as déias
são anotadas. Noutra reunião, as idéias serão avaliadas.
Reverse Brainstorm - É uma técnica de procura de
problemas, em vez de soluções. Por que funciona? Funciona bem ? Haverá outras
maneiras?
Synecticos -
É o Brainstorm com pessoas de áreas diferentes, complementando-se em
busca da solução que interessa a todos. Esta reunião, tem um escopo mais
abrangente, com um padrão mais elevado.
Os
participantes, têm mais informação e mais especialização, mas têm também uma
maior dificuldade em encontrar criatividade, por falta de distanciamento
crítico.
Brainstorm
Individual
- É a busca de idéias por um indivíduo só. Em que ele se fecha, com os seus
pensamentos, revendo as várias hipóteses de solução para um problema. É a
abordagem de um problema reflexivo, com um pensamento criativo.
Centros
Criativos
- É o convívio, entre pessoas com a mesma área de preocupação, onde as
respostas serão mais ou menos semelhantes, mas sempre evolutivas, porque
trabalhadas umas em cima das outras.
Um,
impulsiona ou influencia o outro ou, uma idéia é lançada para se atingir uma outra,
já com avanço maior de criatividade. Estão neste caso, as reuniões e
convenções, as associações de classe e os círculos.
O
Processo Criativo
Este
processo desenvolve-se em sete etapas ou ações, para montar respostas ou
solução para qualquer coisa:
·
Identificação
·
Preparação
·
Incubação
·
Aquecimento
·
Iluminação
·
Elaboração
·
Verificação
“Problema
escrito é problema 50% resolvido”.
(Einsten)
“ Se
você não sabe, para onde está atirando, não acertará nunca.” (Autor
desconhecido)
“O
problema real muitas vezes, esconde-se
atrás de outro aparente, mas que é muito mais pequeno”.
A
identificação do problema é pois, condição essencial para a sua solução.
Preparação - Recolha de informações sobre o problema a
resolver. Se não temos essas informações, precisamos buscá-las:
- de
uma forma directa – obtendo ou consultando, tudo o que possa ajudar a
solucionar o problema ou,
- de
uma forma indireta – procurando informações colaterais sobre o mesmo.
Esta
fase pode levar algum tempo, dependendo do problema em si.
Podem
ser necessárias estatísticas, avaliações, comparações, desenhos, etc.
Quando
algumas, ou todas essas informações já estão absorvidas, tudo roda mais
rapidamente na cabeça e os resultados são mais rápidos.
É
por isso que pessoas com maior grau de instrucão, ou com melhor e mais completa
informação, conseguem encontrar soluções mais rapidamente que outros menos
informados. Eles já guardam no seu arquivo de memória, as informações
necessárias à resolução de muitos problemas.
Incubação - Algumas vezes,
com problemas mais difíceis, apesar de toda a informação guardada ou obtida
através de pesquisa, a solução não aparece e o problema fica arquivado,
momentaneamente, aguardando o momento da sua resolução. Esta é a incubação
que, claro, não pode ser longa. A
Empresa não permitiria e a própria mente não aguentaria. A não-solução do
problema em mente, gera angustia e tensão.
Uma
das formas usadas nesta fase é a de fazer parar a mente, deixando de pensar
noutros assuntos. Concentrar-se, no problema, apenas.
Aquecimento - É a forma de
provocar a reação da mente. Trocar idéias com outras pessoas, com outras
atividades, numa busca consciente das soluções.
Iluminação - É o momento em
que a solução surge. Não existe para ele, explicação científica. É o Eureka dos
gregos. Absolutamente incontrolável. De repente, as coisas se juntam e a
solução aparece.
Muitas
pessoas, supersticiosamente, tentam provocar esta situação: Na casa de banho,
em frente ao espelho, sentados, em pé, etc. Mas nestes casos, a reação obtida é
mais de descompressão da mente que de aceleração do processo criativo.
Elaboração
- A solução aparece mas, na maior parte das
vezes não vem inteira, completa, ou imediatamente aplicável. Necessita ser
moldada, avaliada, ajustada. Usa-se por vezes o termo “arredondar a idéia” ou
seja, torná-la aceitável ou utilizável.
Verificação - Momento crítico. A apresentação da ideia a
quem deve decidir. Muitas vezes ela é recusada, modificada ou mal julgada,
porque o responsável pela análise não sabe usar a Criatividade. Quando o
indivíduo tem uma mente criativa, vence também esta etapa, porque se sobrepõe a
ela. Ele se habituou a não usar o pensamento reflexivo, quando necessário.
Enfrentará a situação com criatividade.
Cabe
aqui também, falar das dificuldades e problemas que enfrentam as ideias
criativas, na maior parte da Empresas, para evitar possíveis desmotivações.
Todas as ideias
criativas geram problemas, pois aparecem como antagônicas. É preciso ter em
conta, que:
A
Empresa é reflexiva;
Os
chefes são reflexivos;
A
sociedade é reflexiva;
Logo,
as ideias criativas são aparentemente antagónicas. O indivíduo criativo deve
estar sempre preparado para a luta, na defesa ou implantação das suas ideias.
As
ideias criativas são frágeis como tudo que nasce. Elas entram no meio ambiente
da Empresa (de qualquer empresa), imbuído de formalidade. Ambiente vicioso e
viciado em sentimento crítico, baseado apenas no formalismo.
Há
que enfrentar esta situação com coragem e persistência, pois normalmente as
críticas e resistências, são provocadas por:
Julgamento
precoce das ideias que estão nascendo;
Reação
negativa, provocada por tudo que é novidade;
Cabe
a todos que detêm responsabilidade, fazer evoluir o pensamento humano e, com
ele a sua criatividade e a forma de enfrentar, sem traumas, os problemas que
surgem no dia-a-dia. Deixamos um desafio aos gestores.
ENCONTRAR
OUTRAS DEFINIÇÕES para
SIMPATIA
Mas,
o que é ser simpático? Há pessoas que são simpáticas naturalmente, pela sua
expressão, pela sua figura, ou pelo seu trato. Outros, precisam forçar e
muitos, não conseguem.
Ao
longo dos muitos anos dedicados à hotelaria, consegui coligir alguns dados, que
me permitem dizer que a melhor forma de demonstrar simpatia ao cliente é:
• Receber, ou atender, com um sorriso.
• Evitar dizer não, ou colocar
dificuldades aos pedidos do cliente.
• Demonstrar boa vontade na prestação
dos serviços a que este tem direito
• Demonstrar interesse nos desejos e
necessidades deste, procurando colaborar para que estes sejam plenamente
satisfeitos.
• Demonstrar solidariedade para com os
problemas do cliente, ajudando a minimizá-los ou a solucioná-los, se isto
estiver ao nosso alcance.
Não
adiantará que os funcionários sejam sorridentes, informais, amáveis, delicados
e, cheios de salamaleques, se, no momento em que o cliente precisa fica,
sozinho.
Simpatia
é, Solidariedade, Interesse, Boa Vontade.
E
uma demonstração positiva de Empatia
CRIATIVIDADE
É UMA FORMA DE LUTA
CONTRA
A ESTAGNAÇÃO, IMOBILIDADE E MARASMO
“ESTÁ
BOM PORQUÊ MEXER?”
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