A
Busca por Qualidade
Saber a Opinião dos Clientes é Importante
Hotéis
e resorts fornecem muitas vezes instalações e equipamentos de ginástica aos seus
hóspedes e estas instalações não devem ser descartadas como uma extensão importante
dos serviços hoteleiros. Elas significam um benefício valioso de saúde e
bem-estar para pessoas de todas as idades e facilidades em sua rotina diária.
Mas antes de introduzir o exercício físico ou outros acessórios nas instalações
do hotel, deve-se avaliar a qualidade do serviço que está sendo prestado. E
isso abrange todos os estabelecimentos, desde o Palace à alcova sem janela
interiorana.
A
qualidade de serviço é definida como a totalidade das características que
influenciam a capacidade de satisfazer as necessidades dos clientes. Essa
capacidade reflete o valor do atendimento ao cliente e implica que a
organização possa identificar quais recursos são a base para medição e
controle. “A qualidade do serviço é reconhecida como fator crítico de sucesso
nos esforços de uma empresa para se sobrepor aos seus concorrentes, diferenciando-se
por algum atributo ou características do serviço, com o qual busca aumentar a
lucratividade, aumentando o grau dos recursos à disposição do cliente.
O
setor de serviços procura uma influência maior sobre os consumidores à medida
que se expande. As organizações utilizam cada vez mais campanhas de marketing
para atrair mais clientes e despertar o seu desejo de consumo. Nesse sentido,
as próprias organizações prestadoras de serviços contribuem para desenvolver
nos consumidores, atuais e potenciais, novos desejos ou necessidades, até então
inexplorados.
Devido
às suas peculiaridades, “os serviços” são altamente dependentes do que os
clientes pensam conforme os usufruem. Por serem consumidos ao mesmo tempo em
que são produzidos, a satisfação do cliente é o “ponto-chave” na avaliação do
desempenho de um estabelecimento. Por esses e outros motivos, a utilização de
técnicas mais específicas para avaliar as percepções e expectativas dos
clientes quanto à qualidade do serviço, pode contribuir para um melhor
desempenho dessas organizações.
Nesse
sentido, é importante buscar sempre melhorias nos serviços e isso pode ser
alcançado por meio da aplicação de ferramentas de qualidade adequadas ao fim
pretendido. De acordo com a visão conhecida, as necessidades dos clientes mudam
sempre e portanto, os esforços para melhorar a qualidade do serviço devem
acompanhar essas mudanças. Além disso, as expectativas do consumidor são muitas
vezes moldadas por aspectos subjetivos do julgamento pessoal, o que dificulta uma
avaliação definitiva ou permanente da satisfação do cliente.
(2) confiabilidade
(capacidade de executar o serviço prometido com precisão);
(3) capacidade
de resposta (disposição para prestar o serviço como esperado);
(4) garantia
(bom conhecimento do seu trabalho e cortesia dos funcionários, como capacidade de inspirar confiança); e
(5) empatia
(atenção individualizada que a empresa oferece a seus clientes, através da
ação de cada um dos seus colaboradores).
Estas dimensões apresentam diferentes desafios para a garantia de qualidade, e demanda por características mensuráveis que possam ser avaliadas pelos clientes. Um método para medir com eficiência a qualidade do serviço é a base de análise dessas cinco dimensões.
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização Mundial do Turismo (OMT), a indústria da hospitalidade envolve uma série de setores, como serviços de hospedagem, entretenimento e unidades de abastecimento.
Apesar
de sua ampla aplicação de acordo com Boulding e cols. (1993), apenas uma medida
de desempenho seria insuficiente. Essa ideia é apoiada por Grönroos (1990), que
afirma que os consumidores escolhem os prestadores de serviços comparando as suas
percepções dos serviços recebidos, com as expectativas que os trouxeram até ali.
Existem três possibilidades para a comparação das expectativas em relação à
percepção do cliente:
(2)
Percepções = Expectativas (y): a qualidade percebida é aceitável, ou o valor da
percepção e da expectativa são os mesmos;
(3)
Expectativas > Percepções (z): quando a qualidade não é percebida, ela tem
valor negativo.
As
expectativas e percepções do cliente são importantes para os provedores de
serviços determinarem as fontes internas de problemas de qualidade de serviço.
Consiste em uma articulação formal de como a empresa percebe os requisitos e
recursos do cliente contidos na gestão da qualidade que têm impacto a curto e
longo prazo.
Aprender
como conseguir que seus clientes deixem boas avaliações é essencial para
qualquer tipo de negócio. Mas, na hotelaria, isso é especialmente importante,
já que boas avaliações podem trazer mais hóspedes. Tanto é verdade que elas são
o motivo para que 68% das pessoas escolham um hotel ou uma empresa.
Conseguir boas avaliações pode parecer complicado, principalmente para empresas novas que não tenham muita experiência com atendimento ao cliente. É muito comum os donos de negócios se perguntarem: como pedir uma avaliação para os hóspedes sem incomodá-los.
Criar
sua visão como empresa e suas políticas, é um dos aspectos do seu negócio que
você não pode ignorar. É fundamental que seu público saiba exatamente quais são
seus objetivos e as suas regras. E procure mantê-las.
O
segredo para obter facilmente uma avaliação positiva quando a pede diretamente
ao hóspede, é sempre manter uma qualidade de serviço satisfatória e garantir
que o pessoal seja amável, prestativo e simpático.
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