sábado, 30 de julho de 2022

 

Rotatividade de Pessoal


Como enfrentar o Turnover na Depressão

 O momento difícil que temos atravessado, produziu saídas de funcionários em vários setores como nunca vimos antes em nossa história. Setores específicos foram mais impactados do que outros, e o setor de hospitalidade lidera o grupo com funcionários que saem.

Muitas dessas saídas podem ser atribuídas às demissões que aconteceram durante os bloqueios devido a restrições de viagem. Outra foi  a necessidade de vacinas entre muitas empresas - as demissões resultaram da resistência dos funcionários.

Vários trabalhadores decidiram mudar de setor e aprimorar as suas habilidades devido à incerteza associada ao setor de hospitalidade. Esclarecendo, diremos que as pessoas precisam de mais estabilidade, e a volátil indústria do turismo, apesar de experimentar surtos recentes, é no presente, menos confiável nesse quesito.

A maior quantidade de funcionários saindo, é da idade dos Millenials. Os funcionários com idades entre 30 e 45 anos tiveram a maior rotatividade, quando normalmente esta posição  pertence ao grupo demográfico entre 20 e 25 anos.

 

O impacto de perder essa demografia

Por que essa faixa etária está saindo em números tão altos? De acordo com dados, 21% dos millennials relataram ter mudado de emprego no último ano. Eles mostram ainda menos iniciativa para permanecer em suas posições atuais.

Qual é a razão para esses números de saídas? Isso é especialmente prejudicial para o setor de hospitalidade, pois alguns dos funcionários mais importantes das corporações se enquadram nessa faixa etária.

Para encontrar a razão, analisemos: a geração do milênio exige um trabalho relevante, significativo e desafiador, com altos salários e uma sensação de satisfação. No setor de hospitalidade, as taxas de retenção são maiores entre os grupos demográficos mais velhos.

Os millennials não têm medo de falar o que pensam e certamente não hesitam em falar o que sentem, sobre os empregadores nas plataformas de mídia social. Se eles sentirem que há um equilíbrio negativo entre trabalho e vida pessoal, eles falarão sobre isso.

Além disso, os baixos níveis de remuneração também levaram a geração do milênio a sair em massa.

Eles procuram gerentes desafiadores, mas que se preocupem com o seu bem-estar e com a qualidade do ambiente de trabalho. A colaboração dos colegas de trabalho também é fundamental para eles - anseiam por uma cultura corporativa saudável e um certo nível de orgulho na sua organização. O desenvolvimento pessoal está no topo da lista, pois as oportunidades de treinamento e educação significam muito para essa faixa etária.

O impacto significativo de perder um grande número de funcionários é bastante prejudicial. No entanto, no setor de hospitalidade, a demografia da geração do milênio contém a maioria dos participantes-chave. Estamos falando de gerentes, diretores de vendas, gerentes de vendas, planejadores financeiros e muitos outros cargos vitais na rotina diária da hospitalidade.

Perder funcionários nesses tipos de cargos conduz a muitos desafios:

A falta de liderança pode acabar levando a uma falta de direção nos locais que sofrem essas perdas

A falta de um gerente de pessoal eficiente prejudica a seleção e a contratação.

Como essa faixa etária também compõe grande parte da equipe de alimentos e bebidas, e a indústria já sofria junto com o setor hoteleiro, a combinação dos dois trouxe resultados desastrosos.

Então, o que pode ser feito pelos proprietários de hotéis para parar o sangramento? Algum desses funcionários pode ser retido?

 
Esperanças de retenção

Há alguma esperança de manter alguns desses funcionários? Naturalmente, mas você não conseguirá mantê-los todos, independentemente da faixa etária.

No entanto, o que pode fazer é aumentar a satisfação destes no seu ambiente de trabalho. Comece a fazer questão de ouvir os membros de sua equipe.

Quando você promove um relacionamento saudável entre funcionários e gerência, isso pode lhe dar uma vantagem para reter funcionários, bem como recrutar indivíduos mais talentosos para o setor. Outro elemento crítico para evitar a demissão repentina dos trabalhadores de hospitalidade, é dar nova atenção ao gerenciamento de desempenho em relação às metas e ao crescimento dos funcionários.

 

Foco na satisfação, não em novas contratações

A satisfação do seu funcionário deve ser atualmente o objetivo da sua organização. Durante estes tempos turbulentos, seus funcionários veteranos são um dos seus ativos mais valiosos.

Em vez de contratar um punhado de novatos, concentre-se em manter a sua equipe atual feliz e produtiva. Passe-lhes uma mensagem clara mostrando que você está focado\nos objetivos deles e no seu crescimento, tanto dentro como fora do trabalho.

Ajudá-los a subir de nível e investir no estudo e novos conhecimentos, mostrará que você planeja mantê-los a longo prazo. Significará também, um certo nível de compreensão, tão necessário num setor onde, muito recentemente, os funcionários foram colocados em segundo plano devido aos bloqueios, com muitos sem saber como seu aluguel ou contas seriam pagos.

As organizações devem também optar por contratar menos e se concentrar em reter os trabalhadores atuais, pois com isso, muito provavelmente, você estará dando horas extras aos funcionários existentes.

Para a maioria das pessoas, isso é uma solução satisfatória, pois gera um salário mais alto, embora depois de algum tempo, os funcionários possam ficar sobrecarregados com o trabalho ou esgotados por causa da repetição. É importante estar atento, para lhes proporcione um nível saudável na dinâmica trabalho/família.

Um dos elementos mais importantes atualmente, se você perguntar à maioria dos funcionários, está focado na sua saúde mental e bem-estar. As três principais áreas de preocupação para o grupo de 20 a 35 anos são as seguintes:

Equilíbrio trabalho/vida

Apoio à saúde física e mental

Proporcionar o desenvolvimento e ajudar os funcionários a serem a melhor versão de si mesmos, aponta diretamente para a estratégias mais importante: o devido respeito aos elementos pessoais, a preocupação com o bem-estar e a necessidade de um ambiente colaborativo.

             

Novas contratações

No caso de novas contratações, o estágio de desenvolvimento é crítico para a retenção. Devem ser adotados programas de liderança que dêem aos novos funcionários um certo nível de orientação dentro da empresa.

Isso não beneficia apenas os novos membros da equipe, mas também aumenta o engajamento e promove a fidelidade à sua organização.

A batalha atual por talentos de alto nível na indústria é feroz. Devido às recentes dificuldades financeiras, aumentar o salário não é uma opção realista.

Qualquer estratégia que inclua reter e recrutar novos talentos deve ser orientada por dados, pois isso dá a todas as organizações a vantagem de tomar as decisões mais realistas. Independentemente de qual seja a estratégia específica, os proprietários devem começar a se esforçar mais para combater as armadilhas criadas pela Grande Depressão, vinda com o Covid.

Estima-se que o declínio acentuado e a saída de funcionários podem custar a um proprietário até 30% de sua receita ao longo de um ano. Este é um pesado resultado negativo, para algo que poderia ser remediado com o uso de algumas mudanças simples de estratégia e atenção aprimorada para os recursos humanos.

Dando uma última olhada, as maneiras mais eficazes de abordar a Grande Recuperação de maneira proativa incluem:

Melhorar o relacionamento gerente/funcionário

Mostrar um foco renovado no bem-estar dos funcionários e nos objetivos pessoais

Aumentar o ambiente colaborativo geral do local de trabalho

Dê aos funcionários as oportunidades de desenvolvimento, que os conduzam a possíveis promoções.

No final, a solução é bastante simples. Trate os funcionários como se fossem importantes - como se fossem um nome e não um número - um ser humano e não apenas um trabalhador. Estas são as necessidades e os desejos básicos da maioria dos humanos – e é incrível o que acontece, quando você lhes dá a devida atenção.

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