Rotatividade
de Pessoal
Como enfrentar o Turnover na Depressão
Muitas
dessas saídas podem ser atribuídas às demissões que aconteceram durante os
bloqueios devido a restrições de viagem. Outra foi a necessidade de vacinas entre muitas empresas
- as demissões resultaram da resistência dos funcionários.
Vários
trabalhadores decidiram mudar de setor e aprimorar as suas habilidades devido à
incerteza associada ao setor de hospitalidade. Esclarecendo, diremos que as
pessoas precisam de mais estabilidade, e a volátil indústria do turismo, apesar
de experimentar surtos recentes, é no presente, menos confiável nesse quesito.
A
maior quantidade de funcionários saindo, é da idade dos Millenials. Os
funcionários com idades entre 30 e 45 anos tiveram a maior rotatividade, quando
normalmente esta posição pertence ao
grupo demográfico entre 20 e 25 anos.
O
impacto de perder essa demografia
Por que essa faixa
etária está saindo em números tão altos? De acordo com dados, 21% dos millennials
relataram ter mudado de emprego no último ano. Eles mostram ainda menos
iniciativa para permanecer em suas posições atuais.
Qual
é a razão para esses números de saídas? Isso é especialmente prejudicial para o
setor de hospitalidade, pois alguns dos funcionários mais importantes das
corporações se enquadram nessa faixa etária.
Para
encontrar a razão, analisemos: a geração do milênio exige um trabalho
relevante, significativo e desafiador, com altos salários e uma sensação de
satisfação. No setor de hospitalidade, as taxas de retenção são maiores entre
os grupos demográficos mais velhos.
Os millennials
não têm medo de falar o que pensam e certamente não hesitam em falar o que
sentem, sobre os empregadores nas plataformas de mídia social. Se eles sentirem
que há um equilíbrio negativo entre trabalho e vida pessoal, eles falarão sobre
isso.
Além
disso, os baixos níveis de remuneração também levaram a geração do milênio a
sair em massa.
Eles
procuram gerentes desafiadores, mas que se preocupem com o seu bem-estar e com
a qualidade do ambiente de trabalho. A colaboração dos colegas de trabalho
também é fundamental para eles - anseiam por uma cultura corporativa saudável e
um certo nível de orgulho na sua organização. O desenvolvimento pessoal está no
topo da lista, pois as oportunidades de treinamento e educação significam muito
para essa faixa etária.
O
impacto significativo de perder um grande número de funcionários é bastante
prejudicial. No entanto, no setor de hospitalidade, a demografia da geração do
milênio contém a maioria dos participantes-chave. Estamos falando de gerentes,
diretores de vendas, gerentes de vendas, planejadores financeiros e muitos
outros cargos vitais na rotina diária da hospitalidade.
Perder
funcionários nesses tipos de cargos conduz a muitos desafios:
A
falta de liderança pode acabar levando a uma falta de direção nos locais que
sofrem essas perdas
A
falta de um gerente de pessoal eficiente prejudica a seleção e a contratação.
Como
essa faixa etária também compõe grande parte da equipe de alimentos e bebidas, e
a indústria já sofria junto com o setor hoteleiro, a combinação dos dois trouxe
resultados desastrosos.
Então,
o que pode ser feito pelos proprietários de hotéis para parar o sangramento?
Algum desses funcionários pode ser retido?
Há
alguma esperança de manter alguns desses funcionários? Naturalmente, mas você
não conseguirá mantê-los todos, independentemente da faixa etária.
No
entanto, o que pode fazer é aumentar a satisfação destes no seu ambiente de
trabalho. Comece a fazer questão de ouvir os membros de sua equipe.
Quando
você promove um relacionamento saudável entre funcionários e gerência, isso
pode lhe dar uma vantagem para reter funcionários, bem como recrutar indivíduos
mais talentosos para o setor. Outro elemento crítico para evitar a demissão
repentina dos trabalhadores de hospitalidade, é dar nova atenção ao
gerenciamento de desempenho em relação às metas e ao crescimento dos
funcionários.
Foco
na satisfação, não em novas contratações
A
satisfação do seu funcionário deve ser atualmente o objetivo da sua
organização. Durante estes tempos turbulentos, seus funcionários veteranos são
um dos seus ativos mais valiosos.
Em
vez de contratar um punhado de novatos, concentre-se em manter a sua equipe
atual feliz e produtiva. Passe-lhes uma mensagem clara mostrando que você está
focado\nos objetivos deles e no seu crescimento, tanto dentro como fora do
trabalho.
Ajudá-los
a subir de nível e investir no estudo e novos conhecimentos, mostrará que você
planeja mantê-los a longo prazo. Significará também, um certo nível de compreensão,
tão necessário num setor onde, muito recentemente, os funcionários foram
colocados em segundo plano devido aos bloqueios, com muitos sem saber como seu
aluguel ou contas seriam pagos.
As
organizações devem também optar por contratar menos e se concentrar em reter os
trabalhadores atuais, pois com isso, muito provavelmente, você estará dando horas
extras aos funcionários existentes.
Para
a maioria das pessoas, isso é uma solução satisfatória, pois gera um salário
mais alto, embora depois de algum tempo, os funcionários possam ficar
sobrecarregados com o trabalho ou esgotados por causa da repetição. É
importante estar atento, para lhes proporcione um nível saudável na dinâmica
trabalho/família.
Um
dos elementos mais importantes atualmente, se você perguntar à maioria dos
funcionários, está focado na sua saúde mental e bem-estar. As três principais
áreas de preocupação para o grupo de 20 a 35 anos são as seguintes:
Equilíbrio
trabalho/vida
Apoio
à saúde física e mental
Proporcionar
o desenvolvimento e ajudar os funcionários a serem a melhor versão de si mesmos,
aponta diretamente para a estratégias mais importante: o devido respeito aos
elementos pessoais, a preocupação com o bem-estar e a necessidade de um
ambiente colaborativo.
Novas
contratações
No
caso de novas contratações, o estágio de desenvolvimento é crítico para a
retenção. Devem ser adotados programas de liderança que dêem aos novos
funcionários um certo nível de orientação dentro da empresa.
Isso
não beneficia apenas os novos membros da equipe, mas também aumenta o
engajamento e promove a fidelidade à sua organização.
A
batalha atual por talentos de alto nível na indústria é feroz. Devido às
recentes dificuldades financeiras, aumentar o salário não é uma opção realista.
Qualquer
estratégia que inclua reter e recrutar novos talentos deve ser orientada por
dados, pois isso dá a todas as organizações a vantagem de tomar as decisões
mais realistas. Independentemente de qual seja a estratégia específica, os
proprietários devem começar a se esforçar mais para combater as armadilhas criadas
pela Grande Depressão, vinda com o Covid.
Estima-se
que o declínio acentuado e a saída de funcionários podem custar a um
proprietário até 30% de sua receita ao longo de um ano. Este é um pesado
resultado negativo, para algo que poderia ser remediado com o uso de algumas
mudanças simples de estratégia e atenção aprimorada para os recursos humanos.
Dando
uma última olhada, as maneiras mais eficazes de abordar a Grande Recuperação de
maneira proativa incluem:
Melhorar
o relacionamento gerente/funcionário
Mostrar
um foco renovado no bem-estar dos funcionários e nos objetivos pessoais
Aumentar
o ambiente colaborativo geral do local de trabalho
Dê
aos funcionários as oportunidades de desenvolvimento, que os conduzam a
possíveis promoções.
No
final, a solução é bastante simples. Trate os funcionários como se fossem
importantes - como se fossem um nome e não um número - um ser humano e não
apenas um trabalhador. Estas são as necessidades e os desejos básicos da
maioria dos humanos – e é incrível o que acontece, quando você lhes dá a devida
atenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário