segunda-feira, 13 de junho de 2022

 

Organização em Restaurantes 2

 


Os Salões e o Serviço de Mesa

O Que é Organização

 

Organização é a combinação dos esforços individuais, tendo como finalidade realizar propósitos coletivos. Através da organização, torna-se possível perseguir e alcançar objetivos inatingíveis para uma só pessoa. Uma grande empresa ou um pequeno empreendimento, um hospital, uma escola ou um restaurante, são exemplos de organizações que por sua vez são formadas por um conjunto de pessoas, máquinas e recursos, entre outros.

Mas a organização de uma empresa pode também ser definida, como a ordenação e agrupamento de atividades e recursos, visando o alcance dos objetivos e resultados estabelecidos.

A estrutura organizacional é o conjunto ordenado das definições de autoridade, responsabilidades, comunicações, decisões, sistemas e circuitos dos diversos departamentos e secções de uma empresa.

O termo “organização” é também usado como sinónimo de configuração, estrutura, ordenação, e eficiência. Nos dicionários da língua portuguesa, aparece com a definição de “ato ou efeito de organizar”.

A organização deve ser entendida como a estrutura através da qual funcionam, sem percalços, erros ou dificuldades, os serviços normais de uma atividade e compreende, além do quadro estrutural de cargos, definidos pelos respectivos títulos, responsabilidades, relações formais, nível de autoridade, atribuições básicas e aspectos culturais, todo o ciclo dos circuitos, tanto de bens como de serviços e produtos, dentro ou fora da empresa, se esta se propõe competir externamente.

A função básica de organização[1] é o estudo e montagem da estrutura que movimentará a movimentação geral, para que esta seja bem definida e possa atender as necessidades e os objetivos estabelecidos, de forma integrada com a organização informal e as estratégias estabelecidas para os resultados finais do empreendimento.

Uma estrutura formal inclui organograma e descrição dos cargos, políticas, sistemas, padrões vigentes para os serviços prestados, manuais de procedimentos ou organização, comunicados e instruções.

 

Estrutura Organizacional

 

Estrutura  organizacional  é o conjunto ordenado das  responsabilidades, autoridade, comunicações e decisões, bem como dos métodos e sistemas que regem e orientam as unidades internas de uma empresa.

Esse trabalho compreende uma atividade que tem por objectivo criar a estrutura inicial para um empreendimento, ou aprimorar a existente de acordo com as necessidades, pois a estrutura organizacional não é estática e, numa empresa moderna, é até por vezes bastante dinâmica, para fazer face às constantes mudanças, tanto gerenciais como de mercado, tendo em conta que a estrutura organizacional deve ser delineada, considerando as funções de administração como um instrumento para facilitar o alcance dos objetivos estabelecidos.

 

Gerenciamento de SALA, COFFEE-SHOP E SIMILARES

 

AMBIENTE E  ASPETO  DOS  LOCAIS

 

O ambiente do restaurante deve ser atrativo, acolhedor e simpático, o que se consegue através de uma série de cuidados que competem ao chefe de mesa (maitre) ou seu substituto.
-  Limpeza cuidada, flores frescas e bem apresentadas e mise-en-place correta.

-   Alcatifas ou pisos bem limpos e mobiliário em boas condições.

-   Manutenção dos equipamentos de acordo com as necessidades, evitando barulhos.
-  Revisão periódica das pinturas das paredes e do verniz das madeiras.

-   Iluminação de acordo com a hora do dia ou o estado do tempo.

-   Evitar lâmpadas fundidas.

-   Cuidar para que a música ambiente esteja de acordo, evitando som muito alto ou de excessivo  barulho. Evitar estações de rádio com anúncios.

-   Aparadores bem equipados e pessoal atento.

-   Antes de iniciar o serviço, o chefe de mesa deve verificar o estado e limpeza dos sanitários.

 

APRESENTAÇÃO  E  POSTURA   DO  PESSOAL

 

A apresentação dos uniformes deve ser impecável, e cabe aos chefes e supervisores evitar que empregados que não estejam devidamente uniformizados se apresentem ao serviço. O crachá integra o uniforme e deve ser sempre usado como parte deste.                           

 

A cartilha abaixo deve ser difundida entre o pessoal do restaurante

 

Deve ser  absolutamente  proibido a qualquer  empregado:

-  Fazer gestos a clientes ou responder à distância.

-  Correr  no  salão.

-   Entrar na conversa do cliente sem ser solicitado, mesmo que  tenha  a resposta a qualquer dúvida do mesmo.

-   Entregar a conta sem esta ter sido solicitada.

-   Demonstrar aborrecimento por qualquer pedido do cliente.

-   Solicitar ou demonstrar que pretende gorjeta.

-   Assoar o nariz ou pentear-se no salão.

-   Falar alto ou discutir assuntos pessoais, no salão ou  na presença  de clientes.
-  Sentar o cliente numa mesa que  não esteja devidamente limpa e  arrumada.
-  Sorrir ostensivamente, por atitudes, palavras ou  vestuário do cliente.

 

APRESENTAÇÃO NO  SECTOR

 

A apresentação do pessoal de mesa no seu sector de trabalho deve ser feita até no máximo 10 minutos após a hora indicada para início do seu período de serviço.
O empregado de mesa deve cumprimentar os seus colegas, o chefe de mesa (maitre) ou supervisor (e vice-versa ).

Tomará conhecimento de alterações que possam existir em relação à sua rotina  e  iniciará o seu  trabalho de acordo com a escala de serviço.

APRESENTAÇÃO  DaS  EmentaS

 

 A apresentação do ementa deve seguir certos princípios que valorizem a qualidade do serviço prestado.

 

-  Para um serviço rápido de grupo ou para lanche, este pode já estar sobre  a  mesa.
- Para serviço à la carte, deve ser apresentado pelo maître, após sentar os clientes.
- Para valorizar e promover o  serviço de  bebidas, o barman ou o escanção, podem apresentar o ementa  e  sugerir  um coquetel, enquanto o cliente escolhe o  menu.


Algumas  Instruções  Sobre a Ementa

 

O pessoal do restaurante deve ser  instruido para aplicar as instruções abaixo:

 

-   Dar ao cliente uma explicação sobre os itens novos ou não habituais.

-   Responder honestamente a questões sobre assuntos específicos da ementa.
- Permitir ao cliente o  tempo suficiente para escolher, antes de tirar o pedido.
- Estar atento aos clientes habituais que já conhecem a carta e desejam fazer o seu  pedido  imediatamente.

-  Procurar escrever corretamente no pedido o que o cliente encomendou.
- Será desagradável que o pedido não venha correto para a mesa.

 

BOM CONHECIMENTO  DA EMENTA

 

É muito frustrante para o cliente, pedir um esclarecimento sobre itens da ementa e ouvir como resposta: “Um minuto, senhor, vou verificar”.

O empregado de mesa deve conhecer bem e ter de memória todas as especificações da ementa, para que isso nunca aconteça. Ele deve procurar saber antes de começar a refeição:

-   Como é composto cada item da ementa, incluindo aqueles especiais (típicos, dietéticos, com  pouco colesterol, etc.).

-   A pronúncia correcta de cada prato.

-   Os alimentos da estação.

-   Pratos especiais da casa.

-   Tempo de preparo de cada item.

-   Abreviações para  poder usar no pedido.

 

ASPETO E COMPOSIÇÃO  DAS EMENTAS

 

As ementas em uso devem estar em perfeitas condições, sem manchas, marcas ou rasgos.
Não deve ser permitido o uso de fotocópias em  substituição dos impressos originais, e a preparação da reposição deve ser feita a tempo.

 

ARRUMAÇÃO  E  ARMAZENAGEM  DOS  FRIGORÍFICOS

 

As câmaras, frigoríficos ou  balcões  frigoríficos devem  ser  mantidos  bem  limpos e organizados, com as bebidas agrupadas de acordo com a sua posição na ementa, para que nos momentos de muito serviço seja possível atender os pedidos rapidamente, sem esperas ou atropelos.

Os estoques devem estar estabelecidos para cada tipo de bebidas, devendo os consumos ser repostos diariamente, com controlo do órgão respetivo no estabelecimento.
Os frigoríficos ou  balcões de bebidas não devem ser usados para qualquer outro  tipo de mercadorias  ou  alimentos.

 

ASPETO  E  APRESENTAÇÃO  DAS LOUÇAS E  TALHERES

 

-   Os pratos devem estar bem limpos e desinfectados com àlcool, sem  quebras ou  defeitos.
- Os copos devem estar bem limpos e sem odores, passados por álcool e sem quebras na borda ou qualquer outro defeito.

-   Arrumar, evitando arremessar ou amontoar, pratos e copos, numa bancada de apoio.
- Deixar, sempre que possível, que a louça seque arejada. Os materiais prateados ou de inox devem ser revistos após a lavagem e, se necessário, devem ter uma nova limpeza para melhorar o brilho.

 

ASPETO E APRESENTAÇÃO DOS  MÓVEIS

 

Todos os móveis em uso devem estar com bom aspeto e tratados.

Todos os pranchões e mesas devem estar em boas condições, com os pés firmes para não balançarem e ser nivelados, isto é, terem a mesma altura.

As cadeiras devem estar bem limpas, sem cortes ou remendos na superfície estofada, bem como ter os pés bem  limpos e lustrados. Os plissés, ou saias de mesa, usados em buffets devem estar impecavelmente limpos e passados. No caso de haver um buffet na sala, este deve estar montado 15 minutos antes do início do serviço.

 

ATENDIMENTO AO CLIENTE

 

Todos os clientes devem ser recebidos e acomodados por um funcionário à chegada, dando-lhes boa impressão do restaurante e do pessoal em serviço.

O pessoal do restaurante deve:

 

-   Recebê-los com cordialidade, incluindo um “bom-dia”, “boa-noite”, etc.
 - Procurar saber o número de pessoas, perguntando: “Os senhores esperam mais alguém?”
 - Se o cliente for conhecido, usar o nome dele ao acompanhá-lo à mesa.

-   Se não tiver mesas  prontas ou vagas, pedir ao cliente, delicadamente, para aguardar alguns instantes. Especificar quanto tempo.

-   Retirar lugares extras da mesa (caso haja).

-   Acomodar o cliente, ajeitando-lhe a cadeira. Se houver senhoras e os cavalheiros que as acompanham não fizerem isso, dar  preferência às senhoras no gesto de sentar.
- Ao servir os pratos encomendados, desejar  “bom apetite”  e  informar que estará ao dispor para qualquer outro pedido, ao afastar-se da mesa.

 

ATENDIMENTO  AO  TELEFONE

 

-   O telefone deve ser atendido prontamente, não deixando tocar mais de duas vezes.
- Se precisar suspender a ligação, avisar e explicar as razões ao cliente.

-   Usar frase padrão ao atender o telefone: “restaurante x; - seu nome, bom-dia ou boa-tarde etc.

-   Ser solícito e polido; usar sempre os tratamentos: senhor, senhora etc.

-   Ao terminar a ligação,  agradecer ao cliente e despedir-se.

 

EMENTA  E  SUGESTÕES  (PRATOS  E  CONFECÇÃO)

 

Os ementas devem conter todos os pratos e bebidas disponíveis para servir aos clientes, devendo  ser  considerada  a  inclusão de sugestões do chefe como pratos de confecção mais rápida ou que interesse vender.

(Ver  Selecção de Ementas na secção própria deste manual).

 

Cartão  de  Ponto

 Veja em “Pessoal” sugestões para

  Normas de Cartão de Ponto

 
À chegada
À saída  
Para a refeição

Cada empregado só deve poder marcar o seu próprio cartão e, ao retirá-lo da chapeira, deve  verificar  se  o cartão é efectivamente  o  seu.

COMANDA ou PEDIDO

 

É o documento emitido pelo pessoal  de restaurante para retirar na cozinha ou copa, os itens  inerentes aos pedidos dos clientes. Uma cópia é entregue  na  cozinha, ou na  copa, outra no caixa  e a  terceira  via  fica  com  o  emissor para  providenciar  o  serviço de acordo com o solicitado pelo cliente. As duas primeiras vias encontram- se no controlo (casar pedidos) para  conferência, não  podendo  apresentar rasuras ou divergências no seu texto.

 

COMANDA  OU PEDIDO DE  PRATOS ( Preenchimento )

 

É através do que está escrito no pedido que a cozinha vai preparar o  prato ou outros  itens  solicitados  pelo cliente. Para que este possa  receber exactamente aquilo que deseja, é necessário que o empregado de mesa tenha o maior cuidado e atenção no momento de preencher a comanda.

 

A melhor forma de fazer um pedido com perfeição é:

- Olhar para os clientes  e tentar perceber quem vai fazer o pedido  primeiro.
- Quando estiverem três ou mais pessoas, começar a tomar o pedido da que estiver à sua esquerda  e correr a mesa da esquerda  para a direita, deixando o anfitrião por último. Atender cada uma com atenção e anotar correctamente o que cada uma pediu.

- Dar a cada pedido um número, seguindo a rotação do ponteiro de relógio (1,2,3, 4, 5, 6, etc.).

- Ao tomar o pedido de um cliente, não desviar a  atenção para  outras  mesas.
- Escrever  legivelmente (com letra maiuscula se possível) e  não  usar abreviações a menos que sejam conhecidas por todos.

- Marcar claramente os pedidos especiais: substituição de guarnições ou retirada de itens que façam parte do prato, ou detalhes como pratos sem sal, sem gordura ou sem manteiga.

-    Grelhados: (bem passado ; mal passado; ao ponto).

-   Tomar cuidado ao pedir substituições de pratos do ementa e saber antes se  isso  é  possível. Estar  bem  informado sobre as possibilidades da cozinha, antes de iniciar o serviço.

-   Aproveitar, sobretudo ao jantar, para sugerir coquetéis, aperitivos ou acompanhamentos, de acordo com o que tiver disponível no ementa.

 

CONTROLO  DOS  CUSTOS 

CONTROLO  DOS  DESPERDÍCIOS

ORIENTAÇÃO  PARA  CONTROLO DOS DESPERDÍCIOS

DESPESAS  COM  MATERIAIS  E  UTENSÍLIOS

 (Veja o que já dissemos em  Custos de Alimentação, na Parte 1).

 

DESINFESTAÇÃO

 

A desinfestação dos restaurantes, copas, cozinhas e outros departamentos, incluindo vestiários, deve ser feita com frequência, (três a quatro vezes por ano).
Pelo menos oito dias antes da desinfestação, deve ser feito um aviso escrito com distribuição a todos os sectores e afixação na portaria de  serviço, para que todos tomem  as  providências cabíveis, de  guarda de alimentos e  vestuário, bem  como, no  caso do pessoal, para  deixarem os seus armários abertos.

Este aviso deve ser feito pelo departamento de pessoal, sendo solicitado pelo chefe de sector e  responsáveis  pelo acompanhamento dos serviços.

DISCIPLINA

 

Os supervisores detestam a disciplina e o pessoal nem quer ouvir falar.

Este posicionamento vem do facto de que a disciplina é mal  interpretada e bastante mal aplicada,  induzindo  a  maior  parte  das  pessoas  a  associar  disciplina a falta de liberdade ou a punição.

 

alguns  dos  mitos  da  disciplina  que não  correspondem  à  realidade, são :

- Disciplina é uma forma de punição.

- “Mandar” significa que todos têm que fazer o que o chefe diz.

- Se o chefe for “bonzinho” para o pessoal, não precisa de disciplina.

- Todas as situações disciplinares são tratadas da mesma maneira.

 

ANALISEMOS A  DISCIPLINA

 

A razão dos esforços usados para inculcar disciplina nas empresas, é conseguir padrões razoáveis  de  atitudes  e  serviços, o  que    beneficia  aos  próprios  empregados. É muito importante, portanto, que os supervisores comecem  por  analisar  as  normas  e  verificar  se  estas  são  razoáveis, evitando manter ou impor normas que sejam ignoradas com frequência.

Se o supervisor verificar que as normas são razoáveis e que, uma vez seguidas, irão facilitar o serviço ou a convivência, deve começar por explicá-las e justificá-las aos empregados, e torná-las depois efectivas na sua secção. A forma comprometida como estes aceitarem e seguirem as normas no seu dia-a-dia, será uma atitude de disciplina e, quanto mais eles se ativerem  às  normas, menores serão os problemas disciplinares.

Um apoio positivo do supervisor à atitude positiva dos empregados, tornará a disciplina um jogo agradável e fácil de jogar por ambas as partes.

 

 

EMERGÊNCIAS

 

Todos os empregados devem estar preparados  para  agir  em  caso  de  emergência, cabendo  ao diretor ou gerente a responsabilidade  de  providenciar  a formação  adequada,  através  do  sector  de pessoal (ver Emergências na secção própria deste Manual).

 

ESCALA  DE  SERVIÇO

 

As escalas de serviço dos empregados de mesa são  elaboradas  pelo chefe de mesa ou  supervisor    e devem prever:


-  Revezamento nas tarefas, de modo a que todos trabalhem em condições  de  igualdade.
-  Igualdade, também, na previsão de folgas regulamentares e rotação nos feriados.

-   As escalas definidas, serão levadas ao conhecimento da equipa e uma vez aprovadas não deverão sofrer qualquer alteração, salvo motivo de força maior.
-  As alterações por força maior, salvo acidente ou doença, devem ser solicitadas por escrito ao supervisor com 48  horas de antecedência.

 

ESTOQUES  E  ARRUMAÇÃO  DE  GÉNEROS  E  MATERIAIS

 

 (Veja o que já dissemos em  Custos de Alimentação)., Estoques de Alimentação).

 

HIGIENE  E  SANIDADE  

 

Uma boa higiene é fundamental em todos os locais onde são manipulados ou armazenados alimentos, razão porque limpeza é importante no restaurante e suas dependências de apoio.

Mas higiene não é apenas uma impecável limpeza.

É também arejamento, desbaratização, verificação de prazos de validade dos produtos e cuidados na armazenagem, evitando que produtos tóxicos ou semelhantes estejam perto ou junto de alimentos. Um bom tratamento sanitário elimina a contaminação dos alimentos, evitando doenças.

Manter as condições sanitárias é trabalho de todos, mas deve ser uma  preocupação constante do  pessoal de mesa ao qual sugerimos que seja distribuída a cartilha a seguir:

 

-   Lave as mãos depois de fumar, espirrar, comer, ou ir à casa de banho.
-  Não trabalhe em áreas contaminadas ou se estiver doente.

-   Use utensílios e não as mãos para manipular os alimentos.

-   Mantenha os alimentos nas embalagens próprias e não destrua os rótulos.

-   Verifique a temperatura das câmaras e mantenha-as bem limpas.

-   Limpe e desinfete bem todas as áreas de trabalho ao fim de cada turno.

-   Mantenha as áreas de lixo bem limpas.

-   Deposite o lixo, em lixeiras com tampa.

-   Guarde os alimentos tapados, mesmo nas câmaras frigoríficas.

-   Não guarde alimentos ou outros materiais nas câmaras ou balcões de bebidas.
- Os pratos devem estar bem limpos e desinfectados com álcool, sem quebras nas  bordas ou qualquer  outro defeito.

-   Os copos, devem  estar  bem  limpos e sem odores, passados  por álcool e sem quebras na borda ou qualquer outro defeito.

(Deve existir um Curso de Higiene e Sanidade disponível no estabelecimento).

 

INTERACÇÃO  COM  OS  CLIENTES

Veja:  

INVENTÁRIOS

 

Deverão ser feitos inventários mensais no cofee-shop, restaurante e outros setores  de consumo, dos géneros e dos estoques de materiais de  uso  permanente, sempre  com a presença dos chefes de sector  e  do  representante  da  área  administrativa.

LIMPEZA GERAL DA SALA

 

A limpeza da sala do restaurante deve ser impecável nos pisos, balcões, e no resto do ambiente.

Paredes  e  tetos  devem  ter  vigilância  frequente, para  evitar  as  teias  de  aranha  e  outros  tipos  de  sujidades  que  se  aglomeram  nos  locais  e  que  de  forma  alguma  podem  ser  permitidos  aqui.  Os  lustres  e  candeeiros  devem  ser  constantemente  inspeccionados, evitando  lâmpadas  fundidas  ou  abajoures com  pó. Lixos, caixas ou outros tipos de embalagens devem ser logo retiradas do local.

 

MISE-EN-PLACE  DA  SALA

A  apresentação das mesas deve ser  uniforme,  pelo que a mise-en-place  deve  ter  um  padrão  que  todos  seguirão  e  procurarão  manter  coerente,  ou  seja, cada  peça  deve  ser  colocada  da  mesma  forma  em  todas  as  mesas e em todos os turnos de Serviço.

 

Preparação  da  Mesa

-   Corrigir  o  nível  da  mesa, caso  esta  não  esteja  equilibrada.

-   Regular  os  pés  caso  estes  sejam  ajustáveis.

-   Colocar  pequenos calços se eles  não  forem  ajustáveis  e chamar a manutenção para fazer  o  acerto  definitivo.

 

Colocação  dos  Jogos  Americanos ( no caso de Coffee-shop)

 

-  Colocar uma peça em cada lugar que se pretenda montar.

-  Usar distribuição de lugares variada, permitindo vários tipos de grupo (2; 3 ou 4 pessoas).

 

Colocação  das  Toalhas

 

-   Escolher toalhas de acordo  com o tamanho  das  mesas.

-   Se o restaurante usar tipos ou cores diversas para os vários serviços, certificar-se de estar a usar a toalha correcta.

- O vinco central das toalhas deve ficar no centro da mesa e todos voltados na mesma  direcção.

Colocação  dos  restantes  Materiais

     

-   Colocar  uma  peça  em  cada  lugar  que  pretenda  montar.

-   Usar distribuição de lugares variada, permitindo vários tipos de grupo (2, 3 ou 4 pessoas).
-  Não  usar  material  sujo  ou  danificado.

-   Verificar as condições de limpeza e apresentação dos talheres e dos copos.
-  Usar  guardanapos  iguais  em  toda  a  montagem.

-   -Colocar os guardanapos só após montagem completa da mesa.

-   Verificar  a  apresentação  das  flores  se  houver.

-   Colocar  o  saleiro  e  o pimenteiro,  junto  às  flores  e  cinzeiro.

-    Colocar as flores e o cinzeiro: 

·    No centro se forem 4 lugares.

·      Na aba livre, se forem 3 lugares.

·      No canto das duas abas livres  se forem dois.

 

NORMAS  GERAIS  PARA  RESTAURANTE

 

A responsabilidade pela sala é do chefe de mesa , devendo este supervisionar a sua  equipa, dar apoio e formação, fazer escalas e distribuir tarefas, manter a disciplina e  o cumprimento das normas, vigiar a apresentação e a  limpeza dos  uniformes, bem  como a mise-en-place e a qualidade do atendimento e do serviço.

Na ausência do chefe, estas funções serão exercidas pelo seu substituto natural ou  designado.

Durante o serviço, o chefe de mesa deve dar a sua atenção aos clientes ou  hóspedes, procurar gerar receitas e verificar o bom  andamento  da  operação.

Todo o serviço deve ser feito com bandejas, sendo impedido o transporte nas mãos  de louças ou travessas, tanto levando os pratos ao cliente como  retirando estes das  mesas.

Não deverá ser transportado na mesma bandeja serviço para duas mesas diferentes, nem tão-pouco retirar material nas mesmas condições.

O aparador de serviço  pode e deve ser utilizado em quaisquer destas situações.

(Ver Serviço de  Bandeja )

Tanto o chefe de mesa (maitre) como os empregados devem conhecer perfeitamente a  composição dos pratos do ementa e as sugestões, bem como o seu tempo de  preparação. Sempre que houver mudança total ou  parcial de ementa, deve ser  feita  uma reunião de esclarecimentos com o chefe  de  cozinha e os empregados de mesa, para  explicar os novos pratos.

Diariamente deve ser feita uma pequena  reunião de 20 minutos para reciclagem das  sugestões e para esclarecer os  erros e falhas dos períodos anteriores. 

O cumprimento desta norma cabe ao chefe de mesa (maitre), devendo o gerente ou diretor certificar-se de que ela está sendo seguida.

Os ementas devem estar sempre limpos e apresentáveis, com mudança de  conteúdo  a  cada  seis  meses.

Correcta mise-en-place, com toalhas limpas, cobre-manchas, talheres e louças passadas por álcool.

Mesas e cadeiras alinhadas, verificadas diariamente para não ficarem oscilantes.

Limpeza dos locais  e  apresentação do pessoal,  impecáveis.

Antes do início de cada período de serviço e de cada período de refeição, compete ao chefe de mesa, verificar o estado de limpeza dos sanitários que servem ao restaurante, tomando as providências cabíveis.

Mensalmente o chefe de mesa deve  orientar o inventário de todos os  materiais em uso ou para consumo que se encontrem no seu sector, dando apoio ao representante  do órgão de controlo, no  escritório.

Todos os pedidos devem ser cuidadosamente anotados para evitar troca de pratos ou  de  guarnição e para garantir que o cliente recebe aquilo que deseja.

A armazenagem e arrumação de todos os materiais deve  ser  cuidada  e verificada  pelo chefe de mesa.

 

PEDIDOS  E  REQUISIÇÕES

 

Não devem ser permitidos pedidos de materiais ou produtos sem uma requisição.

Só com esta a despensa fará entrega dos produtos. As requisições devem ser legíveis e conter todos os dados que permitam a imediata e inequívoca  identificação da mercadoria pedida.

 

-   Não devem ter  rasuras ou  emendas.

-   Devem estar assinadas pelo chefe da secção ou seu preposto, que deve ter  funções de  supervisão.

-   Os  itens não entregues  devem  constar  com  esta   indicação  e não poderão ficar em pendência, para entrega futura.

-  As bebidas para serviço devem ser de tipo diferente das que são vendidas no restaurante.
- As bebidas para venda no bar, restaurante, coffee-shop, etc., devem sair da despensa, com fita de controle e a data da requisição anotada no rótulo.

POSTURA  DO  PESSOAL

O pessoal deve receber formação comportamental sobre este item.

As sugestões abaixo podem ser utilizadas como ajuda:

-   Receber os clientes com  cordialidade, incluindo um “bom-dia”, “boa-noite”, etc.
- Se o cliente já é conhecido, usar o nome dele ao acompanhá-lo à mesa.

-   Se não tiver mesas prontas ou vagas, pedir delicadamente ao cliente para aguardar alguns instantes. Especificar quanto tempo.

-   Acomodar  o  cliente  ajeitando-lhe a cadeira. Se houver senhoras e os cavalheiros que as acompanham não fizerem isso, dar  preferência  às  senhoras.
- Não fazer gestos a clientes, ou responder à distância.

-   Não  correr  no  salão.

-   Não entrar na conversa do cliente sem ser solicitado, mesmo que tenha a resposta a  qualquer dúvida do mesmo.

-   Não entregar a Conta sem esta ter sido solicitada.

-   Não demonstrar aborrecimento por qualquer pedido do cliente.

-   Não solicitar ou demonstrar que pretende gorjeta.

-   Não assoar o nariz ou    pentear-se no salão. 

-   Não falar alto ou discutir assuntos pessoais no salão, ou na presença de clientes.

-   Não sentar o cliente numa mesa que não esteja devidamente limpa e arrumada.
-  Não sorrir ostensivamente por atitudes, palavras ou vestuário do cliente.


Ver  também  o que se diz em  “Apresentação  do  Ementa”

 - Algumas  instruções  sobre  a  ementa.

- Conhecimento  da  ementa

- Procurar  saber antes  de  começar a refeição..

- Atendimento  ao  telefone.

 

PRAZOS  DE VALIDADE

A verificação dos prazos de validade, deve  ser  feita  no  momento  do  recebimento  das  mercadorias  para  consumo,  seja  no  economato,  seja  no  sector  de  destino, devendo  também  ser  feita, como  rotina,  uma  vez  por  semana  em  todos  os  sectores.

 

PREVENÇÃO  DE  ACIDENTES

PREVENÇÃO  DE  INCÊNDIO

 (Veja o que já dissemos Na nossa Postagem sobre Segurança).

 

PRIMEIROS  SOCORROS

Uma caixa de primeiros socorros deve existir na segurança e na área de cozinha e copas. O pessoal de restaurante pode utilizar esta última.

 (Ver também o que já dissemos Na nossa Postagem sobre Segurança e Emergências, e mantehna disponível um curso de Primeiros Socorros no estabelecimento).

 

QUALIDADE  GERAL

 (Ver o que já dissemos Na nossa Postagem sobre Qualidade).

 

RESPONSABILIDADES

DESCRIÇÃO DAS RESPONSABILIDADES

 

A definição de posto de trabalho (Job Analysis) ou descrição das responsabilidades (Job Description) está na maior parte dos países estabelecida com o acordo dos sindicatos e não há muito a fazer neste campo. De qualquer modo, os serviços exatos a efetuar, bem como o posto de trabalho em si, podem variar de um estabelecimento para outro, devido à própria estrutura física dos locais, ou em razão da estrutura hierárquica implantada. É uma boa prática, tanto numa nova unidade como no caso de unidades já em funcionamento, que os empregados designados para desempenhar o lugar participem na elaboração não só da definição do posto de trabalho mas também na descrição de responsabilidades.

Isso faz com que esses elementos aceitem melhor o trabalho que lhes é destinado, pois eles próprios o ajudaram a definir.

Conduz, ainda, a uma maior participação dos mesmos  no bom resultado do sector, pois eles acham-se empenhados no efeito final do documento, ou seja, no sucesso da sua decisão.

Isto é, na prática, uma das aplicações da motivação sobre o indivíduo, base da gestão participativa, que analisaremos depois, mas que importa já referir.

 

Daremos, ainda, algumas indicações sobre descrições de responsabilidade, com exemplos de vários cargos, para familiarização dos participantes e exemplo de como pode ser feita a elaboração de outras no futuro.

 

Definição de Posto de Trabalho (Job Specification)

 

A definição do posto de trabalho é importante, para o caso de novas admissões e para dar ao empregado a sua exata posição no organograma da empresa, sobretudo em grandes organizações, quase sempre impessoais e hierarquizadas.

Evita que o chefe do sector e o gerente ou diretor tenham que perder tempo com explicações ao departamento de pessoal sobre o perfil do candidato ideal para determinado posto, a cada vez que for necessária uma contratação.

Não faremos uma apresentação exaustiva dos vários postos de trabalho, mas já dissemos acima como isto pode ser feito e aconselhamos a que existam para todos os cargos, no Departamento de Pessoal.

 

REUNIÕES (INSTRUÇÃO,  TREINO ou FORMAÇÃO )

 

O chefe de mesa (maitre) deve fazer reuniões periódicas com o seu pessoal para  reciclagem  ou  para  treino, como forma de promover o espírito de equipa e a discussão em  conjunto, dos assuntos que interessam a todos.

Compete  ao chefe de mesa manter  a  qualidade da formação de admissão, através de reciclagem periódica e de treino para valorização e promoção do seu pessoal.

SEGURANÇA

 

Independentemente dos cuidados com a prevenção de acidentes, existem outras  normas de segurança que todos  devem conhecer:


- Caixas de primeiros socorros mantidas nas áreas determinadas.

- Primeiros Socorros devem ser prestados a qualquer pessoa, seja ou não do sector.
  Para isso só é necessário alguns conhecimentos e boa-vontade.


(Deve ser mantido um Curso de Primeiros Socorros disponível no estabelecimento).                    

(Ver também  Emergências na nossa Postagem sobre Segurança em Hotéis).

 

SERVIÇO

 

- Durante o serviço, o chefe de mesa (maitre) deve dar a sua atenção aos clientes ou hóspedes, procurar gerar receitas e verificar o bom andamento da operação.
- Todo  o  serviço deverá ser  feito com bandejas, sendo proibido o transporte de louças ou travessas nas mãos, tanto ao levar  o  prato  ao  cliente, como ao retirar  das mesas a  louça já usada.

-  Não poderá ser transportado na mesma bandeja, serviço para duas mesas diferentes, nem retirar material usado, nas mesmas condições.

O aparador de serviço pode e deve ser usado nestas situações.

O  cumprimento  desta  norma  cabe ao chefe de mesa, devendo o gerente ou diretor certificar-se  de  que  ela  está  sendo  seguida. 

Nos hotéis com gerente de A&B ou cargo equivalente, compete a este a  verificação.

 

SERVIÇO  DE  BANDEJA

Todos  os  Alimentos  que não venham em travessas, ou as  Bebidas,  devem  ser  transportados  em  bandejas.

 

A sequência de retirada e serviço de pratos requer o uso de bandeja, pelo que certos  procedimentos devem ser seguidos, para garantir segurança no manuseio desta.
A bandeja deve ser corretamente montada, segura e carregada.

-  Limpar a bandeja se estiver engordurada e usar sempre o naperon ou pano de bandeja.
-  Humedecer o pano, para prevenir deslizamentos.

-   Colocar  os  itens  mais  pesados  no  centro, deixando  em  volta  os  mais  leves.

-   Colocar  os  talheres  e  pequenos  objetos longe  das  bordas.

 

Transportar  a  Bandeja 

 

-   Manter  a  bandeja  alta  ao  circular  por  entre  pessoas.

-   Usar a porta correta ao entrar e sair da cozinha.

-   Ao passar portas, usar a mão livre para abri-las e proteger ou equilibrar a bandeja.
- Colocar a bandeja na mesa de apoio e servir diretamente da bandeja para a mesa.

 

NORMAS  BÁSICAS  DE  SERVIÇO 

 

Os empregados de mesa (garçons) devem ser instruídos para:

 

-   Servir  os  pedidos  na  ordem  por  que  foram  encomendados.

-   Servir os alimentos empratados e bebidas, sempre pela direita do cliente.

-   Servir o mesmo prato, ao mesmo tempo para todas as pessoas da  mesa, salvo  se tiver algum pedido especial.

-   Certificar-se de estar a servir o alimento, à temperatura adequada.

-   Depois de servir todos, verificar e perguntar se tudo está  como desejado.

 

TREINO E FORMAÇÃO

 

Para que o pessoal que trabalha no restaurante, tenha um bom conhecimento das normas, procedimentos, especificações, políticas, rotinas, leis e posturas que regem o sector onde trabalham, bem como as técnicas inerentes ao serviço, higiene e sanidade, segurança e prevenção de acidentes, é de toda a importância que recebam formação adequada sobre estes itens  logo na admissão, antes de iniciarem o  trabalho na secção.

Compete ao chefe de mesa (maitre) manter a qualidade do treinamento de admissão, através  de reciclagem periódica e treino para valorização e promoção do seu pessoal.

 



[1] A disciplina que estuda, analisa, acompanha e implanta a organização numa empresa é designada por O&M ou OSM. Os Sectores que desempenham essas funções são os de Organização e Métodos.

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