ALGUNS CONCEITOS SOBRE RESTAURANTE
Custa Menos Manter Clientes Que Buscar Clientes
São razões fortes para a eficiente propaganda e
satisfação da clientela:
- A boa
cozinha, abundante e bem confeccionada.
- Um
serviço impecável, onde a arte se alie à simpatia e solicitude.
-
Preços de acordo
com o restante serviço.
Para que todos os elementos atrás referidos resultem no sucesso de um empreendimento, é absolutamente necessário que exista o espírito de equipe, que os componentes da brigada sintam brio pessoal, gosto pelo trabalho bem feito e certo sentimento de orgulho pela profissão que escolheram, bem como em fazer parte do pessoal do estabelecimento onde se encontram.
O
estabelecimento dá categoria ao seu pessoal.
O
pessoal está na base da classe do estabelecimento.
O empregado de mesa (garçon) é sem dúvida pedra
fundamental na organização de serviços do restaurante e, bem assim, da
indústria hoteleira. Sendo conhecedor da sua profissão e sabendo tratar os
clientes com cortesia e delicadeza, tem ao seu dispor amplas possibilidades de
criar amigos e receber boa retribuição.
Conhecer os clientes habituais, saber os seus gostos,
escutar as suas opiniões e desenvolver clientela dedicada à casa que serve.
Seja qual for o estabelecimento onde trabalhe, o
empregado de mesa (garçon) é essencialmente um vendedor. Em todos os
negócios, o êxito ou o malogro da operação, dependem muito do pessoal de venda.
Mesmo que a empresa tenha investido grandes somas em
instalações e utensílios, é ao pessoal do restaurante que cabe representar o
espírito de hospitalidade da gerência: a sua maneira de tratar e o cuidado que
põe na satisfação da clientela.
É este pessoal que simboliza o estabelecimento.
Deve orgulhar-se de promover a prosperidade e reputação do estabelecimento onde
trabalha, cuidando ao mesmo tempo de si próprio, consolidando a sua posição e
ajudando, com a sua atuação, todos os colegas que cumprem a sua obrigação nas
secções de apoio. Estes, por não estarem em contacto direto com o hóspede ou
cliente, ficam forçosamente dependentes no seu trabalho, da maneira como o
empregado de mesa (garçon) trata a clientela.
Cumprindo a sua obrigação disciplinadamente, o pessoal
de mesa consegue atingir vários fins, qualquer deles de grande valor pessoal e
social.
- Adquirir a simpatia dos clientes.
- Aumentar o respeito dos colegas.
- Valorizar-se como profissional.
- Orgulhar-se do seu trabalho, ganhando o seu salário
com honra e dignidade.
Qualidades do Empregado de Mesa
(garçon ou garçonete)
Todos os funcionários do
serviço de restauração devem ser educados e respeitosos para os hóspedes e para
os outros membros do pessoal. Eles devem manter-se calmos e agradáveis no
trato, mesmo nas circunstâncias mais cansativas. Devem ser capazes de resolver,
de forma satisfatória, qualquer problema que possa surgir. Em caso de
dificuldade, deve ser consultado um membro senior e experiente do pessoal.
Tacto, pontualidade e honestidade, são qualidades admiráveis entre o pessoal de
serviço.
Todos sabem que uma boa memória
ajuda a melhorar o desempenho pessoal. Ela também ajuda a equipe de serviços
para atender aos pequenos mas importantes detalhes, tais como lembrar o nome do
cliente e os seus gostos e desgostos sobre alimentos e bebidas.
A capacidade de observação e
olho para detalhes, ajuda sempre o empregado de mesa (garçon) a ser mais
eficiente no seu trabalho. Uma capacidade de avaliar corretamente as pessoas é
definitivamente uma vantagem. Um sentido da antecipação na indústria de
serviços é uma qualidade valiosa. A capacidade de antecipar o desejo de um
cliente ou as necessidades de gestão antes de ser solicitado, cria uma
impressão positiva.
A restauração exige
concentração e habilidade. Os empregados de restaurante devem desenvolver um
senso de urgência no exercício das suas funções. O bom serviço não é
normalmente comentado, mas o mau serviço é sempre notado e criticado. O Serviço
deve ser rápido, mas sem mostrar pressa.
Todos os empregados de mesa (garçons)
devem sentir-se “técnicos vendedores”; devem portanto, desenvolver um
conhecimento profundo da apresentação adequada e do serviço de todos os
alimentos e bebidas servidas no estabelecimento, bem como dos vinhos e outras
bebidas. Devem ser informados pelos seus superiores de exclusões ou adições ao
menu, mas se tal não acontecer, não devem manter-se ignorantes e podem por si
próprios fazer a leitura deste, antes de o apresentar aos clientes.
Todos os funcionários do
serviço de alimentos e bebidas devem ser capazes de lidar com as exigências do
trabalho e possuir a capacidade de assumir as responsabilidades inerentes a
este. Eles devem ser leais aos seus empregadores, responsáveis perante os
clientes e amigáveis para com os seus companheiros de trabalho. Não devem
considerar qualquer trabalho como menos aceitável e devem estar dispostos a
realizar todos os tipos de trabalho com eficiência. Isso os ajudará a crescer
nas suas carreiras e ao mesmo tempo melhorar a imagem do estabelecimento aos
olhos dos clientes.
Baixar os custos e maximizar a
receita do estabelecimento, deve ser o objectivo primordial de todos os membros
do pessoal, mesmo para aqueles que estiverem em posições júnior.
Pontualidade é muito
importante. Aqueles que se apresentam continuamente atrasados, mostram uma
falta de interesse pelo seu trabalho e uma falta de respeito para com os seus
colegas, para com a gestão e os clientes.
Conhecimento local
No interesse dos clientes, a
equipe deve ter um correto conhecimento da área em que trabalha para que possam
ser capazes de aconselhar os clientes sobre as diversas formas de
entretenimento oferecidas, o melhor meio de transporte a locais de interesse, e
outras facilidades.
O pessoal de restauração deve
ser discreto, cortês, bem-humorados e de um bom temperamento. Devem conversar
com o cliente de uma forma agradável e bem-falante e ter a capacidade de
sorrir, sem gargalhar, no momento certo.
A abordagem correta com o
cliente é da maior importância. O pessoal não deve ser servil, mas deve
antecipar as necessidades do cliente e os seus desejos. Uma inspeção discreta,
mas cuidadosa, deve ser mantida sobre os clientes em todos os momentos durante
o serviço, sem olhar fixamente. Ter sempre cuidado ao lidar com clientes e
partir do princípio de que não há realmente clientes difíceis (são apenas
pessoas normais, para as quais nós não encontrámos ainda a forma certa de como
lidar). O Pessoal não deve nunca argumentar com os clientes, pois isso só
agravará a situação. Todas as reclamações devem ser levadas a alguém de mais
autoridade na área do serviço de alimentação, pois eventualmente a correção dos
erros é possível.
Esta faceta do carácter é muito
importante para o pessoal no trato com o cliente e com o gerenciamento. Se não
houver confiança e respeito no triângulo de funcionários, clientes e gestão,
não será possível criar uma atmosfera que permita o trabalho agradável, e
incentive a eficiência e um bom espírito de equipe entre os operadores do serviço
de alimentos e bebidas.
As pessoas buscam coisas diferentes. Um design
interior bem pensado com características únicas é uma vantagem perante os competidores. Combinar as cores dos ambientes
ou exibir pinturas autênticas, cria um ambiente que agradará aos clientes.
Os clientes buscam sempre a razão que os faça voltar.
Um restaurante que ofereça um bom serviço e boa comida deve também procurar
alguma particularidade ou atributo que o identifique de forma marcante entre os
demais.
As pessoas têm diferentes gostos. No entanto, uma
iluminação profissional, a música de ambiente ou um ambiente calmo e tranquilo,
podem ser aliciantes.
Para os clientes, um WC limpo, organizado e
confortável é uma preocupação completamente inegociável. Mas os restaurantes
bons vão além da limpeza. Para agradar aos clientes de qualquer status, os
restaurantes devem estar limpos na generalidade.
O menu é uma das primeiras coisas considerada pelos
clientes de um restaurante, razão que nos leva a aconselhar que ele deva ser,
diferenciado, distinguido e diversificado. É mais provável os clientes voltarem
a um restaurante que oferece uma variedade de pratos por onde possam escolher,
em vez de um que apresenta apenas um certo tipo de comida.
Os restaurantes devem dar preços razoáveis à sua
comida e serviços. As pessoas pagam pela experiência em geral, não apenas pela
comida. É por isso que os preços variam dependendo do restaurante e dos
serviços oferecidos. Embora as pessoas queiram ir a restaurantes acessíveis,
elas também querem ter exatamente aquilo porque pagaram.
Refeições de qualidade e que satisfaçam o paladar são
a razão que leva os clientes a voltarem. É o ingrediente que tanto atrai novos
clientes como mantém os antigos. Os
restaurantes de grande sucesso, escolhem chefs competentes e com
experiência comprovada.
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