domingo, 19 de junho de 2022

 

ALGUNS CONCEITOS SOBRE RESTAURANTE

            

Custa Menos Manter Clientes Que Buscar Clientes

 Qualquer estabelecimento, seja hotel, pousada, pensão, restaurante ou outra atividade, obtém êxito quando o hóspede ou cliente volta, por ter ficado satisfeito.

São razões fortes para a eficiente propaganda e satisfação da clientela:

          - O bom acolhimento feito com cortesia.

         - A boa cozinha, abundante e bem confeccionada.

         - Um serviço impecável, onde a arte se alie à simpatia e solicitude.

-  Preços de acordo com o restante serviço.

Para que todos os elementos atrás referidos resultem no sucesso de um empreendimento, é absolutamente necessário que exista o espírito de equipe, que os componentes da brigada sintam brio pessoal, gosto pelo trabalho bem feito e certo sentimento de orgulho pela profissão que escolheram, bem como em fazer parte do pessoal do estabelecimento onde se encontram.

         O estabelecimento dá categoria ao seu pessoal.

         O pessoal está na base da classe do estabelecimento.

O empregado de mesa (garçon) é sem dúvida pedra fundamental na organização de serviços do restaurante e, bem assim, da indústria hoteleira. Sendo conhecedor da sua profissão e sabendo tratar os clientes com cortesia e delicadeza, tem ao seu dispor amplas possibilidades de criar amigos e receber boa retribuição.

Conhecer os clientes habituais, saber os seus gostos, escutar as suas opiniões e desenvolver clientela dedicada à casa que serve.

Seja qual for o estabelecimento onde trabalhe, o empregado de mesa (garçon) é essencialmente um vendedor. Em todos os negócios, o êxito ou o malogro da operação, dependem muito do pessoal de venda.

Mesmo que a empresa tenha investido grandes somas em instalações e utensílios, é ao pessoal do restaurante que cabe representar o espírito de hospitalidade da gerência: a sua maneira de tratar e o cuidado que põe na satisfação da clientela.

É este pessoal que simboliza o estabelecimento.

 O profissional de mesa consciencioso deve ler e meditar no que aqui fica escrito, dando devido valor à sua posição e à sua responsabilidade no contexto da empresa.

Deve orgulhar-se de promover a prosperidade e reputação do estabelecimento onde trabalha, cuidando ao mesmo tempo de si próprio, consolidando a sua posição e ajudando, com a sua atuação, todos os colegas que cumprem a sua obrigação nas secções de apoio. Estes, por não estarem em contacto direto com o hóspede ou cliente, ficam forçosamente dependentes no seu trabalho, da maneira como o empregado de mesa (garçon) trata a clientela.

Cumprindo a sua obrigação disciplinadamente, o pessoal de mesa consegue atingir vários fins, qualquer deles de grande valor pessoal e social.

- Adquirir a simpatia dos clientes.

- Aumentar o respeito dos colegas.

- Valorizar-se como profissional.

- Orgulhar-se do seu trabalho, ganhando o seu salário com honra e dignidade.

 

Qualidades do Empregado de Mesa

(garçon ou garçonete)

 Boa conduta

Todos os funcionários do serviço de restauração devem ser educados e respeitosos para os hóspedes e para os outros membros do pessoal. Eles devem manter-se calmos e agradáveis no trato, mesmo nas circunstâncias mais cansativas. Devem ser capazes de resolver, de forma satisfatória, qualquer problema que possa surgir. Em caso de dificuldade, deve ser consultado um membro senior e experiente do pessoal. Tacto, pontualidade e honestidade, são qualidades admiráveis entre o pessoal de serviço. 

 Boa memória

Todos sabem que uma boa memória ajuda a melhorar o desempenho pessoal. Ela também ajuda a equipe de serviços para atender aos pequenos mas importantes detalhes, tais como lembrar o nome do cliente e os seus gostos e desgostos sobre alimentos e bebidas.

 Senso de Observação

A capacidade de observação e olho para detalhes, ajuda sempre o empregado de mesa (garçon) a ser mais eficiente no seu trabalho. Uma capacidade de avaliar corretamente as pessoas é definitivamente uma vantagem. Um sentido da antecipação na indústria de serviços é uma qualidade valiosa. A capacidade de antecipar o desejo de um cliente ou as necessidades de gestão antes de ser solicitado, cria uma impressão positiva.

 Concentração e habilidade

A restauração exige concentração e habilidade. Os empregados de restaurante devem desenvolver um senso de urgência no exercício das suas funções. O bom serviço não é normalmente comentado, mas o mau serviço é sempre notado e criticado. O Serviço deve ser rápido, mas sem mostrar pressa.

 Capacidade de vender

Todos os empregados de mesa (garçons) devem sentir-se “técnicos vendedores”; devem portanto, desenvolver um conhecimento profundo da apresentação adequada e do serviço de todos os alimentos e bebidas servidas no estabelecimento, bem como dos vinhos e outras bebidas. Devem ser informados pelos seus superiores de exclusões ou adições ao menu, mas se tal não acontecer, não devem manter-se ignorantes e podem por si próprios fazer a leitura deste, antes de o apresentar aos clientes.

 Capacidade de assumir responsabilidade

Todos os funcionários do serviço de alimentos e bebidas devem ser capazes de lidar com as exigências do trabalho e possuir a capacidade de assumir as responsabilidades inerentes a este. Eles devem ser leais aos seus empregadores, responsáveis perante os clientes e amigáveis para com os seus companheiros de trabalho. Não devem considerar qualquer trabalho como menos aceitável e devem estar dispostos a realizar todos os tipos de trabalho com eficiência. Isso os ajudará a crescer nas suas carreiras e ao mesmo tempo melhorar a imagem do estabelecimento aos olhos dos clientes.

 Maximizar a receita

Baixar os custos e maximizar a receita do estabelecimento, deve ser o objectivo primordial de todos os membros do pessoal, mesmo para aqueles que estiverem em posições júnior.

 Pontualidade

Pontualidade é muito importante. Aqueles que se apresentam continuamente atrasados, mostram uma falta de interesse pelo seu trabalho e uma falta de respeito para com os seus colegas, para com a gestão e os clientes.

Conhecimento local

No interesse dos clientes, a equipe deve ter um correto conhecimento da área em que trabalha para que possam ser capazes de aconselhar os clientes sobre as diversas formas de entretenimento oferecidas, o melhor meio de transporte a locais de interesse, e outras facilidades.

 Personalidade

O pessoal de restauração deve ser discreto, cortês, bem-humorados e de um bom temperamento. Devem conversar com o cliente de uma forma agradável e bem-falante e ter a capacidade de sorrir, sem gargalhar, no momento certo. 

 Atitude para os clientes

A abordagem correta com o cliente é da maior importância. O pessoal não deve ser servil, mas deve antecipar as necessidades do cliente e os seus desejos. Uma inspeção discreta, mas cuidadosa, deve ser mantida sobre os clientes em todos os momentos durante o serviço, sem olhar fixamente. Ter sempre cuidado ao lidar com clientes e partir do princípio de que não há realmente clientes difíceis (são apenas pessoas normais, para as quais nós não encontrámos ainda a forma certa de como lidar). O Pessoal não deve nunca argumentar com os clientes, pois isso só agravará a situação. Todas as reclamações devem ser levadas a alguém de mais autoridade na área do serviço de alimentação, pois eventualmente a correção dos erros é possível.

 Honestidade

Esta faceta do carácter é muito importante para o pessoal no trato com o cliente e com o gerenciamento. Se não houver confiança e respeito no triângulo de funcionários, clientes e gestão, não será possível criar uma atmosfera que permita o trabalho agradável, e incentive a eficiência e um bom espírito de equipe entre os operadores do serviço de alimentos e bebidas.

 Qualidades do Estabelecimento


Estética Agradável

As pessoas buscam coisas diferentes. Um design interior bem pensado com características únicas é uma vantagem perante os  competidores. Combinar as cores dos ambientes ou exibir pinturas autênticas, cria um ambiente que agradará aos clientes.

 Característica Própria

Os clientes buscam sempre a razão que os faça voltar. Um restaurante que ofereça um bom serviço e boa comida deve também procurar alguma particularidade ou atributo que o identifique de forma marcante entre os demais.

 A Atmosfera Geral

As pessoas têm diferentes gostos. No entanto, uma iluminação profissional, a música de ambiente ou um ambiente calmo e tranquilo, podem ser aliciantes.

 Como as preferências variam de uma pessoa para outra, estas escolhas também dependem da busca por clientela e se um restaurante quer atrair homens de negócios, magnatas da indústria ou comércio, clientes indistintos, os jovens ou pessoas mais idosas.

 Banheiros Impecáveis

Para os clientes, um WC limpo, organizado e confortável é uma preocupação completamente inegociável. Mas os restaurantes bons vão além da limpeza. Para agradar aos clientes de qualquer status, os restaurantes devem estar limpos na generalidade.

 Menu Singularizado

O menu é uma das primeiras coisas considerada pelos clientes de um restaurante, razão que nos leva a aconselhar que ele deva ser, diferenciado, distinguido e diversificado. É mais provável os clientes voltarem a um restaurante que oferece uma variedade de pratos por onde possam escolher, em vez de um que apresenta apenas um certo tipo de comida.

 Preços Objetivos

Os restaurantes devem dar preços razoáveis à sua comida e serviços. As pessoas pagam pela experiência em geral, não apenas pela comida. É por isso que os preços variam dependendo do restaurante e dos serviços oferecidos. Embora as pessoas queiram ir a restaurantes acessíveis, elas também querem ter exatamente aquilo porque pagaram.

 Os clientes não irão se queixar quando sentirem que têm qualidade pelo preço que pagaram e um restaurante com reputação irá esforçar-se para ter um balanço com os seus preços.

 Comida Gastronómicamente Correta

Refeições de qualidade e que satisfaçam o paladar são a razão que leva os clientes a voltarem. É o ingrediente que tanto atrai novos clientes como mantém os antigos. Os  restaurantes de grande sucesso, escolhem chefs competentes e com experiência comprovada.

 Sempre houve restaurantes que vivem lotados, enquanto outros permanecem vazios. A resposta estará sem dúvida, na qualidade do atendimento e na eficiência do serviço.

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