Você
Como Supervisor de Hotelaria (Texto 15)
Como
Treinar Adultos
Os
adultos que vêm aprender, trazem consigo necessidades e expectativas especiais.
Eles podem ter menos conhecimentos daquilo que nos propomos ensinar-lhes, mas
carregam sempre, uma experiência de vida que, seja qual for, já pressupõe o
nosso respeito.
A
compreensão dessas necessidades e expectativas, fará com que as sessões de
treinamento sejam mais produtivas para todos.
Mas
é bom estar preparado.
Discussões Orientadas
Os
adultos trazem, para o local de treinamento, a riqueza da sua experiência
anterior. Eles tiram, portanto, maior partido de participação em Discussões
Orientadas, do que apenas escutarem aulas de treinamento.
Cabe
ao Instrutor, dar força à troca de ideias, estimulando a participação e
conduzindo as discussões. Lembre-se destas diretrizes:
* A chave para um resultado final
efetivo, depende da sua atitude. Crie um clima de abertura para os
participantes, mostrando-se interessado e enérgico.
* Trate os participantes como
Profissionais, não como subordinados. Se as pessoas sentem que são respeitadas,
estarão mais à vontade para participar.
*
Faça perguntas diretas, e claras.
*
Incite os participantes a darem a sua contribuição, fazendo comentários como:
“Óptimo, diga alguma coisa mais sobre isso”.
* Encoraje outras pessoas a expressar a sua
opinião sobre um tópico, mas não permita que fale mais do que um, por cada vez.
*
Escute, com atenção, o que os participantes falam, e demonstre respeito pelas
suas ideias e opiniões, mesmo que não concorde ou não pretenda aplica-las, e
explique porquê..
*
Esteja consciente dos três tipos de discípulos adultos que podem aparecer, e
saiba como facilitar uma discussão construtiva, para cada tipo.
(1) Discípulos adultos, normais, gostam de
participar para aprender mais. Para satisfazer as suas necessidades de
treinamento, permita a participação deles, e mantenha a discussão no tópico em
pauta.
(2) Não-participantes, são na maior parte dos
casos, “pessoas inibidas”. Para encorajar a sua participação, faça-lhes
perguntas simples e aprove as respostas que derem, mesmo que não pretenda
aplica-las, mas explique porquê..
(3) Os exuberantes, provavelmente querem se
exibir, aproveitando para tomar um melhor conhecimento do material em discussão.
Se começarem a ficar fora de controlo, você pode começar a se movimentar pela
sala sem os olhar diretamente, ou pode usar as suas mãos, no tradicional sinal
de “pare”.
Problemas
podem aparecer, durante uma “Discussão Orientada”.
As
sugestões seguintes, ajudarão a eliminar os problemas:
Participantes
Passivos.
Como
estes participantes podem não contribuir para a discussão, uma forma de
resolver este problema, é garantir que todos os presentes entendam a
questão/tópico. Você pode conseguir isso da seguinte forma:
(1) Repetindo a questão/tópico.
(2) Apresentando a questão/tópico em outras
palavras.
(3) Fornecendo um exemplo.
(4) Apresentando uma resposta como amostra,
para fazer a Sessão prosseguir.
(5) Fazer à pessoa que pareça mais
interessada ou cooperante, a seguinte pergunta: “Como você reagiria nesta
situação?”
Os
participantes podem não contribuir, porque não entendem o valor da
questão/tópico. Se esse for o caso, relacione essa questão com o seu hotel ou
departamento, ou use um exemplo apropriado, para tornar o conceito mais claro.
Eles podem, também, não se engajar na discussão por se sentirem intimidados.
Para garantir que isso não aconteça, não faça julgamentos dos participantes
pela sua contribuição; apenas agradeça, quando eles contribuem. Não permita,
também, que os participantes se critiquem negativamente uns aos outros.
Participantes
Dominantes
Um
ou dois participantes podem, constantemente, tentar dominar a discussão,
enquanto os outros aparentam ficar irritados ou aborrecidos. Se esse for o
caso, tome as seguintes medidas, com esses elementos.
(1) Não
os convide repetidamente, a participar. Se insistirem, peça que deem
oportunidade a outros também.
(2) Não
mantenha contacto visual, com eles.
(3) Quando
estiverem falando, aguarde alguma pequena parada, agradeça e dê abertura para
outra pessoa falar.
(4) Em
Sessões subsequentes, cumprimente-os pela sua participação. Explique que você
precisaria de notas do que se fala, mas como não tem tempo para anotar,
gostaria que eles fizessem isso para si. Isso os manterá ocupados.
Participantes
Perturbadores
Alguns
participantes, ficam a conversar entre si, e não contribuem para o grupo.
Muitas vezes, você se dá conta disso, ao noticiar duas ou três pessoas voltadas
umas para as outras e não para você. Outras vezes, você ouve os participantes a
falar distraindo o resto do grupo. Num tom de voz positivo e amigável, tente
convencê-los a contribuírem para o grupo, dizendo, ”João, você gostaria de
partilhar as suas ideias sobre o assunto com todos nós?”. Ou, ao mesmo tempo
que olha para os perturbadores de uma forma amigável, fazer comentários como,
“Vamos, tentar manter a conversa entre o grupo, de forma a que todos possamos
sair beneficiados com a discussão”.
Uma
postura entusiástica e amigável, ajudará a evitar outros problemas, numa Sessão
de Treinamento. Os participantes sentem a sinceridade e a confiança do seu
Instrutor e, normalmente, respondem positivamente.
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