domingo, 23 de janeiro de 2022

Você Como Supervisor de Hotelaria (Texto 15)


Como Treinar Adultos

Os adultos que vêm aprender, trazem consigo necessidades e expectativas especiais. Eles podem ter menos conhecimentos daquilo que nos propomos ensinar-lhes, mas carregam sempre, uma experiência de vida que, seja qual for, já pressupõe o nosso respeito.

A compreensão dessas necessidades e expectativas, fará com que as sessões de treinamento sejam mais produtivas para todos.

Mas é bom estar preparado.

Discussões  Orientadas

Os adultos trazem, para o local de treinamento, a riqueza da sua experiência anterior. Eles tiram, portanto, maior partido de participação em Discussões Orientadas, do que apenas escutarem aulas de treinamento.

Cabe ao Instrutor, dar força à troca de ideias, estimulando a participação e conduzindo as discussões. Lembre-se destas diretrizes:

*          A chave para um resultado final efetivo, depende da sua atitude. Crie um clima de abertura para os participantes, mostrando-se interessado e enérgico.

*          Trate os participantes como Profissionais, não como subordinados. Se as pessoas sentem que são respeitadas, estarão mais à vontade para participar.

* Faça perguntas diretas, e claras.

* Incite os participantes a darem a sua contribuição, fazendo comentários como: “Óptimo, diga alguma coisa mais sobre isso”.

 * Encoraje outras pessoas a expressar a sua opinião sobre um tópico, mas não permita que fale mais do que um, por cada vez.

* Escute, com atenção, o que os participantes falam, e demonstre respeito pelas suas ideias e opiniões, mesmo que não concorde ou não pretenda aplica-las, e explique porquê..

* Esteja consciente dos três tipos de discípulos adultos que podem aparecer, e saiba como facilitar uma discussão construtiva, para cada tipo.

(1)       Discípulos adultos, normais, gostam de participar para aprender mais. Para satisfazer as suas necessidades de treinamento, permita a participação deles, e mantenha a discussão no tópico em pauta.

(2)       Não-participantes, são na maior parte dos casos, “pessoas inibidas”. Para encorajar a sua participação, faça-lhes perguntas simples e aprove as respostas que derem, mesmo que não pretenda aplica-las, mas explique porquê..

(3)       Os exuberantes, provavelmente querem se exibir, aproveitando para tomar um melhor conhecimento do material em discussão. Se começarem a ficar fora de controlo, você pode começar a se movimentar pela sala sem os olhar diretamente, ou pode usar as suas mãos, no tradicional sinal de “pare”.

Problemas podem aparecer, durante uma “Discussão Orientada”.

As sugestões seguintes, ajudarão a eliminar os problemas:

Participantes Passivos.

Como estes participantes podem não contribuir para a discussão, uma forma de resolver este problema, é garantir que todos os presentes entendam a questão/tópico. Você pode conseguir isso da seguinte forma:

(1)       Repetindo a questão/tópico.

(2)       Apresentando a questão/tópico em outras palavras.

(3)       Fornecendo um exemplo.

(4)       Apresentando uma resposta como amostra, para fazer a Sessão prosseguir.

(5)       Fazer à pessoa que pareça mais interessada ou cooperante, a seguinte pergunta: “Como você reagiria nesta situação?”

Os participantes podem não contribuir, porque não entendem o valor da questão/tópico. Se esse for o caso, relacione essa questão com o seu hotel ou departamento, ou use um exemplo apropriado, para tornar o conceito mais claro. Eles podem, também, não se engajar na discussão por se sentirem intimidados. Para garantir que isso não aconteça, não faça julgamentos dos participantes pela sua contribuição; apenas agradeça, quando eles contribuem. Não permita, também, que os participantes se critiquem negativamente uns aos outros.

 

Participantes Dominantes

Um ou dois participantes podem, constantemente, tentar dominar a discussão, enquanto os outros aparentam ficar irritados ou aborrecidos. Se esse for o caso, tome as seguintes medidas, com esses elementos.

           

            (1)       Não os convide repetidamente, a participar. Se insistirem, peça que deem oportunidade a outros também.

            (2)       Não mantenha contacto visual, com eles.

            (3)       Quando estiverem falando, aguarde alguma pequena parada, agradeça e dê abertura para outra pessoa falar.

            (4)       Em Sessões subsequentes, cumprimente-os pela sua participação. Explique que você precisaria de notas do que se fala, mas como não tem tempo para anotar, gostaria que eles fizessem isso para si. Isso os manterá ocupados.

           

Participantes Perturbadores

 

Alguns participantes, ficam a conversar entre si, e não contribuem para o grupo. Muitas vezes, você se dá conta disso, ao noticiar duas ou três pessoas voltadas umas para as outras e não para você. Outras vezes, você ouve os participantes a falar distraindo o resto do grupo. Num tom de voz positivo e amigável, tente convencê-los a contribuírem para o grupo, dizendo, ”João, você gostaria de partilhar as suas ideias sobre o assunto com todos nós?”. Ou, ao mesmo tempo que olha para os perturbadores de uma forma amigável, fazer comentários como, “Vamos, tentar manter a conversa entre o grupo, de forma a que todos possamos sair beneficiados com a discussão”.

Uma postura entusiástica e amigável, ajudará a evitar outros problemas, numa Sessão de Treinamento. Os participantes sentem a sinceridade e a confiança do seu Instrutor e, normalmente, respondem positivamente.

 Boa Sorte e Um Abraço

 


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