Você Como Supervisor de Hotelaria (Texto 14)
Como Treinar Adultos
Os adultos que vêm
aprender, trazem consigo necessidades e expectativas especiais. Eles podem ter
menos conhecimentos daquilo que nos propomos ensinar-lhes, mas carregam sempre,
uma experiência de vida que, seja qual for, já pressupõe o nosso respeito.
A compreensão
dessas necessidades e expectativas, fará com que as sessões de treinamento
sejam mais produtivas para todos.
Mas também é bom
estar preparado.
Escuta eficaz
Um instrutor
eficiente, preocupa-se com as opiniões e necessidades dos que estão sendo
treinados.
Para entender e
agir de acordo com as opiniões e necessidades dos participantes, devem ser
usadas as seguintes técnicas de escuta efetiva:
• Esteja atento.
Concentre-se na
pessoa que lhe esteja falando. Bloqueie todas as outras distrações, internas ou
externas.
• Ligue-se no Conteúdo, não na forma.
Ouça com cuidado o
que é dito. Não se deixe distrair pelo aspecto dos participantes, nem pela
forma como se expressam, pois cada pessoa tem a sua própria maneira de se
expressar.
• Mostre interesse e entusiasmo.
Olhe para quem lhe
está falando. Sorria e, responda, ao que lhe for dito.
• Esteja certo de ter entendido.
Antes de
responder, tenha a certeza de que entendeu o que foi perguntado ou afirmado.
Coloque, em palavras suas, o que você pensa que foi dito e pergunte se foi isso
mesmo.
Lembre-se que nem
todas as pessoas têm o mesmo grau de entendimento e que, portanto, as
explicações dadas às perguntas devem prever essa diferença.
Estudos
de Caso
Para
o formato de estudo de caso, os participantes analisam e resolvem um problema,
durante a sessão, individualmente ou em grupo. O problema pode ser complexo ou
simples, e pode ter mais do que uma solução satisfatória, dependendo do número
de grupos que trabalham para resolvê-lo.
As
seguintes sugestões, podem servir para conduzir Estudos de caso:
• Identificar a meta ou objetivo a
atingir com o aprendizado
• Preparar um Estudo de Caso realista, o
qual pode ser, resolver um problema de Serviço.
Garantir
que os exemplos de cargos e situações são idênticos aos da vida real e aos que
os participantes vão enfrentar no seu local de trabalho.
Considerar
a hipótese de usar vídeos ou fotos, para complementar os estudos de caso.
Planejar
bem as perguntas que serão usadas, para estimular a discussão dos participantes
no estudo de caso.
Planejar
como os participantes irão usar o estudo de caso.
Dar
aos participantes, diretrizes, para trabalharem com o estudo de caso.
(1) Leia o Estudo de caso, cuidadosamente.
(2) Identifique o problema e, defina-o.
(3) Analise o problema.
(4) Identifique a solução (ou soluções) para
o problema.
(5) Avalie a solução.
(6) Ajuste a solução, se necessário.
* Encoraje a que se formem equipas de
“Solução de problemas” ou de “Tomada de decisão”, encoraje boas técnicas de
escutar e interação construtiva dos participantes.
* Durante o Estudo de Caso, observe os
grupos e dê ajuda aos que apresentarem problemas, tais como: membros com
dominância, ou discussão que perdeu o rumo.
* Se pretender que os grupos
individualizados dêm retorno dos seus trabalhos, ao grupo total, esteja
preparado para liderar a discussão.
* Reveja os objetivos de aprendizado da
sessão, e relacione-os aos Estudos de caso apresentados e às decisões dos
grupos.
* Responda às questões dos
participantes.
* Resuma os resultados do estudo dos
casos.
* Mostre aos participantes, como as
decisões de grupo chegaram a bons resultados, através de uma interação
cooperativa. Encoraje os participantes a manterem, no futuro, esse apoio
interativo nas suas ações e relacionamentos de trabalho, bem como no seu
trabalho em equipe no dia a dia.
Continuaremos na
Próxima Postagem
Obrigado
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