sábado, 22 de janeiro de 2022

Você Como Supervisor de Hotelaria (Texto 14)


Como Treinar Adultos

Os adultos que vêm aprender, trazem consigo necessidades e expectativas especiais. Eles podem ter menos conhecimentos daquilo que nos propomos ensinar-lhes, mas carregam sempre, uma experiência de vida que, seja qual for, já pressupõe o nosso respeito.

A compreensão dessas necessidades e expectativas, fará com que as sessões de treinamento sejam mais produtivas para todos.

 

Mas também é bom estar preparado.

 

Escuta eficaz

 

Um instrutor eficiente, preocupa-se com as opiniões e necessidades dos que estão sendo treinados.

 

Para entender e agir de acordo com as opiniões e necessidades dos participantes, devem ser usadas as seguintes técnicas de escuta efetiva:

 

•          Esteja atento.

Concentre-se na pessoa que lhe esteja falando. Bloqueie todas as outras distrações, internas ou externas.

 

•          Ligue-se no Conteúdo, não na forma.

Ouça com cuidado o que é dito. Não se deixe distrair pelo aspecto dos participantes, nem pela forma como se expressam, pois cada pessoa tem a sua própria maneira de se expressar.

 

•          Mostre interesse e entusiasmo.

Olhe para quem lhe está falando. Sorria e, responda, ao que lhe for dito.

 

•          Esteja certo de ter entendido.

Antes de responder, tenha a certeza de que entendeu o que foi perguntado ou afirmado. Coloque, em palavras suas, o que você pensa que foi dito e pergunte se foi isso mesmo.

 

Lembre-se que nem todas as pessoas têm o mesmo grau de entendimento e que, portanto, as explicações dadas às perguntas devem prever essa diferença.

 

Estudos de Caso

 

Para o formato de estudo de caso, os participantes analisam e resolvem um problema, durante a sessão, individualmente ou em grupo. O problema pode ser complexo ou simples, e pode ter mais do que uma solução satisfatória, dependendo do número de grupos que trabalham para resolvê-lo.

 

As seguintes sugestões, podem servir para conduzir Estudos de caso:

•          Identificar a meta ou objetivo a atingir com o aprendizado

•          Preparar um Estudo de Caso realista, o qual pode ser, resolver um problema de Serviço.

Garantir que os exemplos de cargos e situações são idênticos aos da vida real e aos que os participantes vão enfrentar no seu local de trabalho.

Considerar a hipótese de usar vídeos ou fotos, para complementar os estudos de caso.

Planejar bem as perguntas que serão usadas, para estimular a discussão dos participantes no estudo de caso.

Planejar como os participantes irão usar o estudo de caso.

Dar aos participantes, diretrizes, para trabalharem com o estudo de caso.

 

(1)       Leia o Estudo de caso, cuidadosamente.

(2)       Identifique o problema e, defina-o.

(3)       Analise o problema.

(4)       Identifique a solução (ou soluções) para o problema.

(5)       Avalie a solução.

(6)       Ajuste a solução, se necessário.

 

*          Encoraje a que se formem equipas de “Solução de problemas” ou de “Tomada de decisão”, encoraje boas técnicas de escutar e interação construtiva dos participantes.

           

*          Durante o Estudo de Caso, observe os grupos e dê ajuda aos que apresentarem problemas, tais como: membros com dominância, ou discussão que perdeu o rumo.

           

*          Se pretender que os grupos individualizados dêm retorno dos seus trabalhos, ao grupo total, esteja preparado para liderar a discussão.

           

*          Reveja os objetivos de aprendizado da sessão, e relacione-os aos Estudos de caso apresentados e às decisões dos grupos.

           

*          Responda às questões dos participantes.

 

*          Resuma os resultados do estudo dos casos.

 

*          Mostre aos participantes, como as decisões de grupo chegaram a bons resultados, através de uma interação cooperativa. Encoraje os participantes a manterem, no futuro, esse apoio interativo nas suas ações e relacionamentos de trabalho, bem como no seu trabalho em equipe no dia a dia.

 

Continuaremos na Próxima Postagem

Obrigado 

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