sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

 

Você Como Supervisor de Hotelaria (Texto 13)


Como Treinar Adultos

Os adultos que vêm aprender, trazem consigo necessidades e expectativas especiais. Eles podem ter menos conhecimentos daquilo que nos propomos ensinar-lhes, mas carregam sempre, uma experiência de vida que, seja qual for, já pressupõe o nosso respeito.

A compreensão dessas necessidades e expectativas, fará com que as sessões de treinamento sejam mais produtivas para todos

Mas também é bom estar preparado

Ter Discurso Eficaz

A eficiência dos instrutores aparece na razão direta do grau de eficácia da sua comunicação. Uma boa comunicação é importante para transmitir conhecimentos ou conceitos aos participantes. Faça uma gravação da sua fala, em áudio ou videocassete, enquanto pratica para a sua apresentação. Reveja a gravação, para analisar onde está a usar as técnicas que se indicam abaixo.

Continue a praticar, até sentir confiança no seu estilo de discurso.

Devem ser usadas as seguintes técnicas de oratória, quando se pretenda comunicar com eficiência:

*          Volume.

Fale alto o suficiente, para que todos possam confortavelmente ouvi--lo.

*          Clareza.

Use boa gramática, e pronuncie as palavras correto e claramente.

*          Adaptação.

Se estivar usando Manuais e as frases escritas não o deixarem à vontade, ajuste-as para o seu estilo, tendo apenas o cuidado de não lhes alterar o sentido ou omitir os conceitos. Não pense, porém, que isso pode ser feito, descuidadamente, durante a sessão. Se pretende alterar, faça a alteração antes e estude-a com cuidado.

*          Contacto Visual.

Enquanto faz o treinamento, você deve olhar para os participantes o mais possível. Um bom contacto visual demonstra confiança em si próprio, bem como preocupação e respeito aos participantes.

*          Postura.

Coloque-se confortavelmente, distribuindo o peso do corpo, igualmente, pelos dois pés. Não fique torto sobre uma perna, nem fique a se balançar de um pé para o outro.

*          Gestos.

Quando se fala com amigos, usa-se naturalmente as mãos, braços, cabeça e ombros, para ajudar a enfatizar o que se diz.

Ao apresentar os seus assuntos aos participantes, pode-se manter esse tipo de gesticulação natural, mas evite distraí-los com outro tipo de gestos, tais como: mexer no relógio, brincar com clipes ou elásticos, etc.

Continuaremos na Próxima Postagem

Obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  TERMOS DE COZINHA E GASTRONOMIA  - SUA DEFINIÇÃO - A branco ( A Blanc ) Cozinhar “a branco” é cozinhar em caldo, sem quaisquer con...