Você Como Profissional de Hotelaria(texto4)
CONDUTA EM SERVIÇO
As
relações interpessoais nas organisações, devem orientar-se de forma a
preservar o bom ambiente de trabalho, o
respeito à pessoa e o direito do
cidadão. Sempre que a situação
se apresentar tensa, compete
ao mais responsável, ou ao mais esclarecido (por
esclarecimento, tomaremos nível de instrução), encontrar a saída honrosa que
permita continuar o grau elevado de relacionamento que se deseja
em qualquer Empresa. Adiar uma conversa ou reunião, podem ser soluções para
sanar um incidente, se não houver outras. Uma boa conversa, sem agressividade
ou preconceito, pode resolver ou esclarecer mal-entendidos.
Os Gerentes e
Supervisores, devem usar a
comunicação clara e a informação
exaustiva, como forma
eficiente de transmitirem
conceitos, normas, procedimentos, ordens, metas ou objetivos. Devem também partir
do princípio, que o fato de
uma norma ou
informação escrita ser emitida,
não pode garantir que ela seja entendida
ou compreendida, total ou
parcialmente. Por essa
razão, devem sempre fazer
uma pequena reunião
de esclarecimento, onde as
dúvidas ou objeções (decorrentes por vezes de uma
interpretação defeituosa ), possam ser ultrapassadas. Os detentores
de cargos ou
hierarquias, devem compenetrar-se
de que a força não resolve problemas,
mas o respeito facilita as coisas.
Os que estiverem nas categorias abaixo, devem sempre
ter em conta que, ter razão é grande vantagem, mas não dá direito a ultrapassar
as barreiras do respeito, da
educação ou da
ética e do profissionalismo. Se
todos usarem o respeito á pessoa, seus valores, suas crenças e seus direitos,
como obrigações inerentes à
cidadania e aceitarem
que o empregado continua
sendo cidadão, e mantém os
seus direitos, apenas devendo, como
Cidadão também, cumprir as
obrigações e responsabilidades que
aceitou como bons,
ao assinar o seu contrato com a
empresa, ficará mais
fácil o relacionamento.
Porque ele se baseará em princípios que todos entendem e, se espera que
todos defendam: Respeito à Pessoa humana, à Cidadania e aos Direitos da Empresa, para que, com o seu
crescimento, todos possam crescer.
DESEMPENHO FUNCIONAL
O
desempenho funcional está diretamente ligado ao respeito mútuo
e ao valor que todos derem
ao conceito de
respeito:
* Respeito aos colegas.
* Respeito entre os que comandam e os que são comandados.
* Respeito aos clientes.
*
Respeito aos Direitos
da Empresa.
O relacionamento no trabalho, deve ser pautado por: simpatia, respeito, ajuda,
colaboração, franqueza e confiança, e nunca ao nível de opiniões pessoais. Estas, se expostas abertamente, (devem ser
respeitadas ) mas não podem prevalecer sobre o bom relacionamento e os
Valores da Empresa.
Todos têm direito
às opiniões próprias, devendo
respeitar o direito
que os outros têm às suas, sem que isso seja
obstáculo ao bom
relacionamento.
Os esforços devem ser encaminhados para evitar a ocorrência de conflitos ou
para encontrar a solução destes ao nível organizacional em que
ocorrem, antes de apelar
para uma instância superior.
A solução que Nós damos aos nossos problemas, é sempre melhor e mais agradável
ao nosso EGO, que a solução apresentada por terceiros.
Qualquer solução encontrada para um conflito, deve ser satisfatória e
honrosa para todas
as partes intervenientes.
Conflito onde a solução final tem Vencedor e Perdedor, é conflito latente,
que não
foi devidamente solucionado.
Volta a
qualquer momento no futuro.
Os Gestores e Supervisores devem ter o maior cuidado
na sua intervenção para solucionar conflitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário