domingo, 5 de dezembro de 2021

 Você Como Profissional de Hotelaria(texto4)

 


CONDUTA  EM  SERVIÇO

As relações interpessoais nas organisações, devem orientar-se de forma a preservar  o bom ambiente de trabalho, o respeito à pessoa  e o direito do cidadão. Sempre  que a  situação  se apresentar  tensa,  compete  ao  mais  responsável, ou ao mais esclarecido (por esclarecimento, tomaremos nível de instrução), encontrar a saída honrosa que permita continuar  o  grau elevado de relacionamento que se deseja em qualquer Empresa. Adiar uma conversa ou reunião, podem ser soluções para sanar um incidente, se não houver outras. Uma boa conversa, sem agressividade ou preconceito, pode resolver ou esclarecer mal-entendidos.
Os  Gerentes  e  Supervisores, devem  usar  a  comunicação  clara  e  a  informação  exaustiva, como forma  eficiente  de  transmitirem  conceitos, normas, procedimentos, ordens, metas  ou objetivos. Devem também  partir  do  princípio, que  o  fato  de  uma  norma  ou  informação  escrita ser emitida, não pode garantir que ela seja entendida  ou  compreendida, total  ou  parcialmente.  Por  essa  razão, devem  sempre  fazer  uma  pequena  reunião  de  esclarecimento, onde  as  dúvidas  ou  objeções (decorrentes por vezes de uma interpretação defeituosa ), possam ser ultrapassadas. Os  detentores  de  cargos  ou  hierarquias, devem  compenetrar-se de que  a força não resolve problemas, mas o respeito facilita as coisas.

Os que estiverem nas categorias abaixo, devem sempre ter em conta que, ter razão é grande vantagem, mas não dá direito a ultrapassar as barreiras  do respeito, da educação  ou  da  ética  e do profissionalismo. Se todos usarem o respeito á pessoa, seus valores, suas crenças e seus direitos, como obrigações  inerentes  à  cidadania  e  aceitarem  que o  empregado  continua  sendo  cidadão, e  mantém os  seus  direitos, apenas  devendo, como  Cidadão  também, cumprir  as  obrigações  e  responsabilidades  que  aceitou  como  bons,  ao assinar  o  seu contrato com  a  empresa,  ficará  mais  fácil   o relacionamento.
Porque ele se baseará em princípios que todos entendem e, se espera que todos  defendam: Respeito à Pessoa  humana, à Cidadania e aos  Direitos da Empresa, para que, com o seu crescimento, todos possam crescer.

 

DESEMPENHO FUNCIONAL

O desempenho funcional está diretamente ligado ao respeito  mútuo  e  ao valor  que  todos  derem  ao  conceito  de  respeito:
            *    Respeito aos colegas.
            *    Respeito entre os  que comandam e os que são comandados.
            *    Respeito aos clientes.

            *    Respeito  aos  Direitos  da  Empresa.
O relacionamento no trabalho, deve ser pautado por: simpatia, respeito, ajuda, colaboração, franqueza e confiança, e nunca ao nível de opiniões pessoais.  Estas, se expostas abertamente, (devem ser respeitadas ) mas não podem prevalecer sobre o bom relacionamento e os Valores  da Empresa.
Todos  têm  direito  às opiniões próprias, devendo  respeitar  o  direito  que  os  outros têm às suas, sem que isso seja obstáculo  ao  bom  relacionamento.
Os esforços devem ser encaminhados para evitar a ocorrência de conflitos ou para encontrar a solução destes ao nível organizacional em  que  ocorrem, antes  de  apelar  para  uma instância superior.
A solução que Nós damos aos nossos problemas, é sempre melhor e mais agradável ao nosso EGO, que a solução apresentada por terceiros.
Qualquer solução encontrada para um conflito, deve ser satisfatória  e  honrosa  para  todas  as  partes intervenientes.
Conflito onde a solução final tem Vencedor e Perdedor, é conflito latente, que  não  foi devidamente  solucionado. Volta  a  qualquer  momento no  futuro.

Os Gestores e Supervisores devem ter o maior cuidado na sua intervenção para solucionar conflitos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  TERMOS DE COZINHA E GASTRONOMIA  - SUA DEFINIÇÃO - A branco ( A Blanc ) Cozinhar “a branco” é cozinhar em caldo, sem quaisquer con...