domingo, 5 de dezembro de 2021

 

Você Como Profissional de Hotelaria(texto3)



 


Uma das  suas  mais  importantes  responsabilidades  como  empregado  da  indústria  de  hospitalidade,  é  preencher  adequadamente  as  necessidades, desejos  e  expectativas  dos hóspedes em  relação aos  serviços  do  hotel.

Quer os  hóspedes  venham  para  o  hotel,  a  lazer  ou  a  trabalho, a  sua  atenção  e  atitude  simpática,  ajudarão  a  tornar   a  visita deles  mais  agradável,  tornando-a  uma  experiência  da  qual  se  lembrarão  sempre  com  prazer.

Como  empregado  em  hospitalidade , você  será  sempre  o principal  elo  de  ligação, entre  o hóspede  e  o  seu  hotel. Os  hóspedes  vêem  você, mais  vezes  do  que  o  gerente ou  os  chefes  e  supervisores.

Você  é  o  grande   amigo  e  intermediário,  a  quem  eles  podem  pedir  conselho  ou ajuda, para  as suas  dúvidas  ou  pequenos  problemas.

Sabendo  como  dar  ajuda,  para  resolver  os  problemas  dos  hóspedes,  de  uma  forma  definitiva  e  amável,  você  demonstra   uma   atitude  profissional  que não só  vai  trazer  para você  o  reconhecimento  e  a  amizade  desse  hóspede,  mas  também  a  “simpatia”   deste  por  você  e  pelo  seu  hotel.

Isso  lhe trará satisfação pessoal  e  tornará, sem   dúvida, o  seu  trabalho   mais  gratificante. 

Para  ajudar  você  a  encontrar  essa  satisfação  no  seu  trabalho,  preparámos,   uma pequena   série de testes,  ,como  uma  forma  de demonstrar-lhe  que  você  é  muito  importante  e  que  outras  pessoas   como  você,  no  mesmo  tipo  de  trabalho,  enfrentam  o  mesmo  tipo  de   problemas  que  você  tem  e  procuram  “dar a volta  por cima”, com   a consciência  da  sua  importância  e  de  que  eles  podem, com  simpatia   e  a  sua  atitude no  trabalho, tornar  importante  o  seu  hotel  e  a  sua indústria, “da  hospitalidade“.

Você   verá  que   o seu  trabalho  é   mais  que  um emprego -   é   uma  oportunidade   e   um   desafio para  você   encontrar  a sua própria satisfação.

 

3  -  Equipe

 

O conceito de Equipe é muito importante e não deve ser aceite o critério do Eu  faço  a  minha  parte !

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Quando não existe o sentido de equipe, os  empregados  normalmente ...

Podem

*   se  preocupar  cada  um    consigo .

*   não  reconhecer a sua interdependência  de  outros empregados  ou  departamentos .

*   não  fazerem  o  seu  trabalho  levando  em  conta a  repercussão  em  outras  funções

*   não   reconhecerem  objetivos  comuns .

*   relutarem  em  ajudar  outros  colegas .

*   não confiar uns nos outros - tanto  no  seu  setor como  nos  outros  a  que  estão  ligados

*   deixar  de  se  preocupar  com  o  seu  trabalho .

*   ficar  insensíveis   às  necessidades   dos  colegas .

*   ter  problemas  de  comunicação .

*   desenvolver  sentimentos   de  mágoa,  suspeita  ( ou  dúvida ) .

*   ficar  frustrados .

*   ficar  menos  motivados .

*   deixar  o  cliente  com  impressão   negativa.

 

 

Tal  como  um  time  esportivo trabalha unido para conseguir o gol(ou meta)

 

Também  os  empregados  hoteleiros  trabalham  unidos para “ conseguir  serviço “

que  satisfaça  os  hóspedes.

 

Isto  é  que faz  com  que  um  grupo  de  pessoas seja  uma  equipe:

Terem um objetivo comum (o gol )(ou meta ) e trabalharem juntos para  conseguir  isso .

 

Que  objetivos  comuns você consegue identificar para  serem  partilhados  pelas  equipes   que  nós  selecionamos  abaixo ?

·         recepção

·         governança

·         garçons

·         cozinheiros 

·         manutenção

·         governança

  

Objetivos   comuns   partilhados   pela  maioria  das  equipes  hoteleiras 

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recepção  /  governança

*  certeza   que   clientes      ocupam  quartos   bem   arrumados .

*  controle  de  apartamentos  vagos  e  ocupados .

*  boa limpeza  de quartos  e  satisfação  dos  hóspedes

*  manutenção  de  discrepâncias  sob  controle .

*  manter as áreas  de trabalho limpas  e organizadas.

 

garçons  /  cozinheiros

*  fazer  bem a  mise-en-place  do salão de restaurante  e  da  cozinha .

*  fazer  comandas  claras   e   servir  o  hóspede  de  acordo  com  o  que  ele  pediu .

*  preparar  os  pedidos  com  cuidado  e  rapidez .

*  manter as áreas de trabalho, limpas  e  organizadas

 

manutenção / governança

*   se  manter  com  bom  contato  sobre  problemas  nos  apartamentos .

*   limpeza  dos  apartamentos, sempre  após  qualquer reparo  feito .

*   rápido   atendimento   de   qualquer   pedido   de  manutenção .

*   boa  colaboração  e  compreensão  das  necessidades  do  hóspede .

*   manter  sempre  todos  os  equipamentos  e  utensílios  em  uso  nos apartamentos, em  boas  condições de  utilização .

 

O  que  você  ganha ... Trabalhando  em  equipe ?

*   aumento  da comunicação  com  os  seus  colegas .

*   uma atmosfera  de  maior  confiança  com  os  seus   colegas  de  trabalho .

*   maior  apoio   em  momentos  de  maior   ocupação  ou  em  situações  difíceis .

*   redução  da  pressão   ou  tensão .

*   reconhecimento  de  maior  força,  por  ser  parte  de  um  grupo .

*   aumento  de  oportunidades   para  promoção   ou  avanço  na  carreira .

*   reconhecimento  pelo  grupo,  do  seu   esforço  individual   e  das  suas  necessidades

*   oportunidade  para  aprender, trocando ideias  com  outras  pessoas .

*   sentimento  de  realização, cada vez que as metas (ou objetivos ) são atingidos (o gol).

 

=  Uma  equipe  =

 

O que os empregados podem fazer para ajudar a formar  uma “equipe de hospitalidade“ ?

 

Uma  equipe  de  hospitalidade eficiente,precisa  de  membros ...

*  com  bons  conhecimentos  das  tarefas .

*  com atitudes positivas em relação ao seu  trabalho

*  confiantes  uns  nos  outros .

*  cooperando  em  vez  de  competir .

*  se  desafiando  amigavelmente, para  ver   quem  consegue  fazer  melhor .

*  cooperando, não      dentro  do  seu  departamento  mas  também  com  os  outros.

*  reconhecendo  que todos  estão, afinal,  trabalhando  para  objetivos  comuns  ao  total  das  equipes do  hotel : a  satisfação  do  hóspede e criando   o  espírito positivo

 

Formando  numa  equipe  profissional

 

 _____  1.  contribua  para  um  trabalho  positivo, num  ambiente  agradável, mostrando  o seu lado  bom.

 

______ 2. compreenda  o  seu  trabalho,  como  parte  de   um  conjunto  de  outras  tarefas,  para  a   satisfação  do  hóspede .

 

______ 3. dê   o  chute  de  saída  e  mostre  suas  habilidades.

 

______4. concentre-se e ajude a  resolver  problemas em  vez  de apresentar   reclamações.    

 

______  5. reforce  as  missões  da  equipe,  padrões   e valores .

 

______  6. aceite e energise, algumas responsabilidades  ou   tarefas ( mesmo  sem  gostar   delas  para  o  benefício  da equipe  como  um  todo.

 

______  7. procure  novas  ou  melhores  maneiras  de  fazer   as  coisas .

 

______  8. seja  honesto - não  se  esconda por detrás de  funções, nem pretenda saber  todas  as respostas. 

 

______  9.  comunique  as  suas  idéias  ou  preocupações.

 

______10.  confie  nos  seus  colegas  de equipe.

______11. procure entender os seus colegas, as suas necessidades, desejos  e  expectativas

 

______12.  reconheça  as  realizações  e  contribuições  dos  seus  colegas, para  o  sucesso  da  equipe.

 3 -  Equipe

 

Atividades opcionais para busca de sugestões  para   melhorias

“Brainstorming”

 Você pode colaborar com a sua Gerência. dando deias para melhorar ou criar novas formas de Serviço.

·      Reuna os seus colegas

*  escolha  alguém  da  equipe  para  anotar.

*  em  rotação tipo  ponteiro  de  relógio, peça a  cada   membro  da equipe  uma  ideia   para   melhorar   o   trabalho, a   produtividade,  ou  facilitar  a  tarefa.  Se a pessoa  não tiver nenhuma  ideia,  passa  adiante   e   volta  a  ser  consultada  na  próxima  rodada.

*   não  devem  ser  aceites  criticas  a  ninguém,  pelas  sugestões   apresentadas,  nem   avaliações   do  trabalho  dos  participantes .

*  anote  o  maior  numero  de ideias  possível .e  não  se  preocupe  com  a  qualidade   ou  o   exotismo  das ideias  apresentadas.

*  ninguém  deve  ter  receio  de  dizer  o  que  pensa  -  sejam  criativos.

*  continue  rodando,  por  três  ou  quatro , ou  mais   vezes,  até  acharem  que  tem ideias  suficientes  para  trabalhar .

*  selecione,  com  a  aprovação  de  todos, as  três   ou  quatro  ideias  que  acharem  mais  fáceis  de  por  em  prática. discutam  entre  todos  a  melhor  forma  de  essas  ideias  serem  executadas.  quando  tiverem um  resultado que agrade a  todos, leve  ao  conhecimento   do  seu  chefe  ou  da gerência   e  solicite  análise e aprovação  para  começar  a por  em  prática .

*  faça  este  jogo,  tantas  vezes  quantas  a  equipe  achar  necessário,  para  resolver  problemas do seu  setor.

 

Lembre-se !

“brainstorming “  é  um  processo   que  leva  a  gerar  muitas  ideias   em  pouco   tempo.  nem   todas   se  podem   aplicar !  mas,  muitas  são  úteis !

 

Insista  neste  jogo .  e  pense  criativo !

 

Faça   quantos  grupos  achar  necessários

 

 

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