segunda-feira, 25 de outubro de 2021

 


  Vantagens do Endomarketing

Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa. É também chamado de Marketing Interno e visa melhorar a imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e reduzindo o turnover (índice de rotatividade). O marketing interno segundo a designação tradicional, mas que eu gosto mais de apresentar como Promoção Interna, embora apresentando Endomarketing como uma designação que aceito, é tão importante quanto o marketing externo quando se trata de motivar e envolver os funcionários na empresa no seu trabalho.

Ele implica divulgar a missão e a visão da empresa aos seus aliados mais importantes - seus funcionários. A Promoção Interna, quando feita da maneira certa, garante que os funcionários prestem serviços de alta qualidade aos seus clientes e ajudem a empresa a prosperar. Um dos principais componentes da Promoção Interna é uma Comunicação Interna Eficaz.

A Promoção Interna envolve o esclarecimento da missão, objetivos, propósito, cultura, produtos e serviços, e marca da organização para os seus próprios colaboradores. Às vezes referido como “marketing de funcionários”, o objetivo da Promoção Interna é “vender” a empresa aos seus trabalhadores, para que eles fiquem mais engajados, cientes da marca e tenham melhor conhecimento sobre a sua organização.

O Marketing Institucional não tem como objetivo imediato à venda, pois visa criar atitudes e comportamentos favoráveis nos diversos segmentos do público em relação à empresa. A partir do momento em que a imagem de uma empresa junto ao público consumidor, acionistas, funcionários, fornecedores e terceirizados é uma questão importante no sucesso das efetuações das vendas, o Marketing Institucional aparece com uma força dominante pois é a execução de atividades necessárias para atingir o objetivo de uma determinada instituição, ao reforçar a imagem ou conseguir apoio, englobando várias ferramentas, como o Marketing Cultural e o Endomarketing.


O Marketing Institucional é o conjunto de estratégias utilizadas na realização de uma troca associativa entre a imagem de um produto já consolidado no mercado e a imagem que se deseja para uma empresa ou instituição. Um outro segmento muito importante do Marketing Institucional é o Marketing cultural, que oferece vantagens significativas para a empresa, e tem como objetivo associar o nome da empresa, suas marcas ou serviços, com produtos ou eventos culturais que tenham sintonia com suas atividades.

Como outras formas de marketing e publicidade, a Promoção Interna é uma necessidade. É complexo para os funcionários, se preocuparem com o resultado do seu trabalho, se não entendem o valor da sua organização - e não é segredo que funcionários descomprometidos e desconectados podem ser pouco úteis A falta de Promoção Interna também pode prejudicar os esforços de contratação e recrutamento, tornando difícil encontrar funcionários e reter talentos, o que, por sua vez, pode levar a mais desinteresse e afetar negativamente os resultados financeiros.

Nunca é tarde para desenvolver e executar uma estratégia de Promoção Interna eficaz numa organização. Contanto que a abordagem seja feita de forma ponderada e deliberada, tanto os funcionários como a empresa podem se beneficiar do marketing interno.

 

Existem inúmeras oportunidades para colocar a Promoção Interna em ação numa organização. implementando uma estratégia ou compartilhando materiais de marketing interno sem que isto seja percebido. Aberturas e canais comuns para marketing interno incluem:

Melhoria nos processos de comunicação interna

Perfis de mídia social, site da empresa e outras atividades online;

Listas de empregos e oportunidades de promoção;

Benefícios da empresa, vantagens e iniciativas de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional;

Sessões de treinamento, aprendizagem e desenvolvimento;

Comunicações internas, incluindo e-mails, mensagens instantâneas e chamadas telefônicas;

Workshops, sessões de brainstorming e reuniões;

Avaliações de desempenho de funcionários, oportunidades de aconselhamento e destaques;

Marca e marketing da empresa, do projeto e do produto;

Notícias, atualizações, marcos e realizações da empresa.

Pesquisa de satisfação com os colaboradores

Estabelecimento de um plano auxiliar de carreiras

Elogiar e agradecer seus colaboradores

Conversa franca e aberta com os funcionários em todas as situações.

Dar resposta concludente a todas as atitudes ou comportamentos. Basicamente, esse conceito é aplicado quando uma pessoa conta à outra o que acha sobre a sua performance e como ela pode torna-la melhor. Isso faz com que o desempenho melhore, e que a pessoa descubra algo que ela nunca percebeu.

Esta não é de maneira alguma uma lista exaustiva; não tenha receio de tentar coisas novas para descobrir o que funciona melhor para a sua organização. A criatividade é sua amiga e pode ser a vantagem competitiva de que você precisa para colher todos os benefícios da Promoção Interna.

 

 

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