Vantagens do Endomarketing
Endomarketing é uma
estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa. É
também chamado de Marketing Interno e visa melhorar a imagem da empresa entre
os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e reduzindo o turnover
(índice de rotatividade). O marketing interno segundo a designação tradicional,
mas que eu gosto mais de apresentar como Promoção Interna, embora apresentando
Endomarketing como uma designação que aceito, é tão importante quanto o
marketing externo quando se trata de motivar e envolver os funcionários na
empresa no seu trabalho.
Ele implica divulgar
a missão e a visão da empresa aos seus aliados mais importantes - seus
funcionários. A Promoção Interna, quando feita da maneira certa, garante que os
funcionários prestem serviços de alta qualidade aos seus clientes e ajudem a
empresa a prosperar. Um dos principais componentes da Promoção Interna é uma Comunicação
Interna Eficaz.
A Promoção Interna envolve
o esclarecimento da missão, objetivos, propósito, cultura, produtos e serviços,
e marca da organização para os seus próprios colaboradores. Às vezes referido
como “marketing de funcionários”, o objetivo da Promoção Interna é “vender” a
empresa aos seus trabalhadores, para que eles fiquem mais engajados, cientes da
marca e tenham melhor conhecimento sobre a sua organização.
O Marketing
Institucional não tem como objetivo imediato à venda, pois visa criar atitudes
e comportamentos favoráveis nos diversos segmentos do público em relação à
empresa. A partir do momento em que a imagem de uma empresa junto ao público
consumidor, acionistas, funcionários, fornecedores e terceirizados é uma
questão importante no sucesso das efetuações das vendas, o Marketing
Institucional aparece com uma força dominante pois é a execução de atividades
necessárias para atingir o objetivo de uma determinada instituição, ao reforçar
a imagem ou conseguir apoio, englobando várias ferramentas, como o Marketing
Cultural e o Endomarketing.
O Marketing
Institucional é o conjunto de estratégias utilizadas na realização de uma troca
associativa entre a imagem de um produto já consolidado no mercado e a imagem
que se deseja para uma empresa ou instituição. Um outro segmento muito
importante do Marketing Institucional é o Marketing cultural, que oferece
vantagens significativas para a empresa, e tem como objetivo associar o nome da
empresa, suas marcas ou serviços, com produtos ou eventos culturais que tenham
sintonia com suas atividades.
Como outras formas de
marketing e publicidade, a Promoção Interna é uma necessidade. É complexo para
os funcionários, se preocuparem com o resultado do seu trabalho, se não
entendem o valor da sua organização - e não é segredo que funcionários
descomprometidos e desconectados podem ser pouco úteis A falta de Promoção
Interna também pode prejudicar os esforços de contratação e recrutamento,
tornando difícil encontrar funcionários e reter talentos, o que, por sua vez,
pode levar a mais desinteresse e afetar negativamente os resultados
financeiros.
Nunca é tarde para
desenvolver e executar uma estratégia de Promoção Interna eficaz numa organização.
Contanto que a abordagem seja feita de forma ponderada e deliberada, tanto os funcionários
como a empresa podem se beneficiar do marketing interno.
Existem inúmeras oportunidades para colocar a Promoção Interna em ação numa organização. implementando uma estratégia ou compartilhando materiais de marketing interno sem que isto seja percebido. Aberturas e canais comuns para marketing interno incluem:
Melhoria nos
processos de comunicação interna
Perfis de mídia
social, site da empresa e outras atividades online;
Listas de empregos e
oportunidades de promoção;
Benefícios da
empresa, vantagens e iniciativas de equilíbrio entre a vida pessoal e
profissional;
Sessões de
treinamento, aprendizagem e desenvolvimento;
Comunicações
internas, incluindo e-mails, mensagens instantâneas e chamadas telefônicas;
Workshops, sessões de
brainstorming e reuniões;
Avaliações de
desempenho de funcionários, oportunidades de aconselhamento e destaques;
Marca e marketing da
empresa, do projeto e do produto;
Notícias,
atualizações, marcos e realizações da empresa.
Pesquisa de satisfação
com os colaboradores
Estabelecimento de um
plano auxiliar de carreiras
Elogiar e agradecer
seus colaboradores
Conversa franca e
aberta com os funcionários em todas as situações.
Dar resposta concludente a todas as atitudes ou comportamentos. Basicamente, esse conceito é aplicado quando uma pessoa conta à outra o que acha sobre a sua performance e como ela pode torna-la melhor. Isso faz com que o desempenho melhore, e que a pessoa descubra algo que ela nunca percebeu.
Esta não é de maneira
alguma uma lista exaustiva; não tenha receio de tentar coisas novas para
descobrir o que funciona melhor para a sua organização. A criatividade é sua
amiga e pode ser a vantagem competitiva de que você precisa para colher todos
os benefícios da Promoção
Interna.
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