Qualidade
e Cultura
ou
Cultura na Qualidade
Embora
a contragosto, será importante reconhecer que a satisfação pelos serviços
prestados em grande número de hotéis no nosso país não é satisfatória. E os hotéis não oferecem os seus serviços apenas
aos hóspedes do mercado interno, mas também para quem vem de fora, o que nos
coloca numa situação de culturalmente atrasados. Com essa diversidade de
clientes, surgem diferentes percepções e expectativas sobre o que constitui um
bom serviço. Por esta razão, é essencial para as empresas hoteleiras fazerem
conhecer as diferenças subjacentes entre culturas, e facilitarem uma melhoria
do conhecimento do seu pessoal no sentido de uma evolução cultural pessoal, bem
como da compreensão e do entendimento das culturas. A compreensão dessas
diferenças pelo pessoal em geral, pode ajudar os hotéis a integrar as
diferentes necessidades culturais dos seus clientes, de forma mais eficaz nos
seus produtos e ofertas de serviços. Como resultado, será possível conceder serviços
mais globalizados e personalizados para atendam a estes.
As
práticas dos hotéis muitas vezes descartam a importância da formação cultural dos
seus integrantes nas suas tentativas contínuas de fornecer serviço da melhor
qualidade, pois baseiam-se apenas no seu próprio entendimento de Qualidade de
serviço. Além disso, compreender uma cultura pode parecer irrelevante, pois a
complexidade da cultura aumenta a dificuldade de medir os elementos críticos de
como fornecer serviço de qualidade. Esses elementos críticos, identificados por
meio de pesquisas realizadas no passado, já não são muito concludentes, ficando
portanto, difíceis de utilizar de forma eficaz para satisfazer hóspedes do momento
atual.
No
entanto, este padrão de qualidade não é mais suficiente para satisfazer a crescente
população de viajantes sofisticados tanto nacionais como do exterior,
identificados com hotelaria de alta qualidade
Em
comparação com a qualidade do serviço, as percepções de satisfação dos clientes
e como a cultura a afeta, permanece altamente inexplorada (Winsted, 1997). Com
um exame de diferentes culturas por meio da literatura de pesquisa, uma
compreensão mais clara das percepções de satisfação dos clientes e serviço
personalizado para clientes do hotel pode ser alcançada.
O
objetivo desta atitude é identificar como as diferenças culturais impactam satisfação
do cliente e avaliação da qualidade do serviço em hotéis.
O
primeiro passo, será definir a satisfação do cliente e o que ela significa para
pessoas de diferentes culturas. O segundo será avaliar pesquisas anteriores
sobre satisfação e desenvolver uma taxonomia com base na literatura existente,
para entender como medir satisfação dos clientes de forma eficaz de acordo com
cada cultura. O terceiro passo seria recomendar o que deve ser feito pelos
profissionais do hotel para aumentar a satisfação dos seus clientes.
Esta pesquisa tem implicações positivas para as operadoras de hotéis devido ao aumento da clientela internacional viajando, o que torna importante compreender as diferentes culturas e identificar áreas de serviço que podem ser melhoradas para satisfazer hóspedes de todo o mundo.
E
pode ainda ajudar os hoteleiros a identificar qual é a melhor maneira de medir os
atributos, que os ajudarão a preparar melhores serviços para os utentes, por compreender
a sua cultura mais profundamente. Também tem implicações no sentido de investigar como a cultura impacta a satisfação
dos clientes e outras ramificações que são:
1.
Os hoteleiros não serão capazes de atender as expectativas de serviço aos
viajantes internacionais sem entender as suas necessidades primeiro.
2. A
potencial fidelidade do cliente ao hotel pode diminuir devido aos hotéis apresentarem
atendimentos .ineficientes em relação aos aspectos culturais da satisfação.
Os
clientes na sociedade atual exigem serviços de melhor qualidade. Existem ótimas
razões e benefícios para os hotéis dedicarem algum tempo e recursos para a
compreensão dos valores culturais dos seus hóspedes. Essa dedicação melhoraria
a satisfação geral do cliente através da melhor compreensão das suas necessidades,
bem como da potencial recém-descoberta capacidade de
personalizar os seus serviços de acordo com as tendencias culturais dos seus clientes
Para conseguir Qualidade, Toda a Equipe deve saber
Que ao marcar o seu cartão de ponto, cada um abdica da sua própria personalidade e passa a ter um papel que deve cumprir como aprendido, em vez de usar o seu gosto pessoal ou inclinação, na sua atuação em serviço, sem que isso o diminua pessoalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário