Como
Construir uma Carreira em Hotelaria
Muitas
pessoas exercem profissões em Hotelaria e Restauração. Essas posições são
tipicamente encontradas em hotéis, navios de cruzeiro, clubes de campo,
restaurantes, parques de diversões, centros de convenções e afins. Todos estes
empreendimentos, precisam ter uma excelente organização implementada para
fornecer o tipo de serviço que os torna glamorosos para os clientes e rentáveis
para os investidores.
Os
profissionais de hotelaria devem estar conscientes de que a sua carreira só
depende de si próprio e da forma como de dedicar a ela. Muitos profissionais e
estudantes de hospitalidade não sabem ao certo como montar uma estratégia. que
os ajude no desenvolver da carreira.
Falando
honestamente, direi que você pode começar de qualquer lugar. Comece na parte
inferior e trabalhe duro. Mas aconselho que construa o seu caminho para cima,
impressionando seus colegas e superiores. Encontre uma área da indústria de que
goste e arregace as mangas ...
Não
se preocupe muito olhando para o futuro. Concentre-se no aqui e agora. Procure
ser Bom naquilo que Faz. E não apenas para fazer carreira, mas para sua
satisfação pessoal.
Além
disso, você precisa ter a certeza de aprender muito e Bem.. Como você muito bem
sabe, o conhecimento é poder. E, para isso, não olhe apenas para o seu chefe e
o treinamento no trabalho para obter informações. Busque o Conhecimento em
todos os lugares onde isso for possível, e não só sobre Hotelaria, mas
conhecimento geral, pois conforme for subindo, muitas situações vão aparecer,
onde falta de conhecimento geral pode ser um entrave.
Se
você quiser se destacar do grupo e impressionar, precisará de ter mais
conhecimento do que o colega médio. Lembro-me bem, no início de minha carreira,
de que os meus colegas mais graduados descobriam que eu estava perdendo meu
tempo lendo todas aquelas revistas chatas de hospitalidade, e muitas coleções
de assuntos diversos.
Se
almeja chegar a posições de Supervisão e Gerência, procure ir absorvendo
conhecimentos inerentes a todos os Departamentos em geral, pois isso lhe será
muito útil quando lá chegar.
Essencialmente,
os gerentes de hospitalidade executam as operações diárias de um restaurante ou
hotel, incluindo supervisionar pessoal, garantir que as instalações sejam
devidamente mantidas, tomando medidas para garantir a satisfação do cliente e
supervisionando a manutenção dos registros administrativos e financeiros. Os
programas de graduação em gestão de hospitalidade incluem um forte núcleo de
cursos de negócios, incluindo contabilidade, economia, marketing e gestão de
recursos humanos. Seu papel é definir a estratégia comercial e de gestão do
estabelecimento em consonância com as metas de lucro, afretamento de qualidade
e normas de higiene e segurança.
Escolaridade
de nível básico: diploma de ensino médio ou equivalente
Crescimento
projetado em 10 anos:
Dependendo
do tamanho da operação, seguir uma carreira na Gestão da Hospitalidade pode
implicar várias responsabilidades. Embora a descrição do trabalho para essas
funções varie, há principalmente cinco responsabilidades fundamentais que todo
gerente de hospitalidade deve saber administrar: Gerenciar orçamentos,
atendimento ao cliente, supervisionar a manutenção, coordenar tarefas
departamentais e supervisionar alimentos e bebidas. Além disso, é muito
importante e básico, um bom curso de Relações Humanas.
1.
Gerenciar orçamentos
Não
haverá um negócio para dirigir se o dinheiro não circular. Seja qual for o
negócio, gerenciar qualquer operação de hospitalidade é uma posição complexa
que requer supervisionar vários departamentos dentro de uma organização. Todos
esses sub departamentos têm orçamentos alocados separadamente. É trabalho do
Gerente de Hotel encaminhar dinheiro suficiente para esses departamentos os
quais garantirão um fluxo de trabalho eficiente em direção ao objetivo geral da
empresa. Duas grandes responsabilidades são a comercialização e
aprovação/controle de gastos.
Promoção
e Vendas – dito também Marketing
O
marketing é uma tarefa importante que um Gerente Geral deve saber orientar.
Para que um hotel, linha de cruzeiro, restaurante, clubes de campo ou parque de
diversões prosperem, eles devem fazer com que as pessoas saibam que elas
existem!
Planejamento
geral e planejar projetos de marketing inteligente não significam nada sem
dinheiro para apoiá-los. Tudo, desde anúncios, planos de vendas, investimento
em placas, banners, envolvimento da comunidade, até aos cartões de visita e
bugigangas de marketing personalizadas, todos precisam ser levados em
consideração na gestão de um orçamento de marketing.
Aprovar/Controlar
despesas
Todo
o departamento dentro de uma organização de hospitalidade tem uma necessidade.
Mesmo com o orçamento mais generoso, todas as necessidades financeiras nem
sempre podem ser atendidas. No entanto, se não houvesse um Gerente para
supervisionar essas necessidades, a maioria das operações iria à falência.
O
Gerente Geral precisa conhecer todas as despesas. Mesmo que já tenha sido
alocado um orçamento definido, ele precisa saber como cada departamento está
gastando o que lhe foi destinado. Dessa forma, ele ou ela pode avaliar e reavaliar
se esses fundos estão sendo gastos de forma eficiente e, se não, reassegurar que
isso aconteça de acordo com o orçamento global.
2.
Atendimento ao cliente
É
uma realização ter um bom check-in de hóspedes. Outra coisa é fazê-los voltar.
Implementar o melhor atendimento ao cliente vai garantir a repetição dos
negócios, não importa o quão caras as acomodações possam ser. Se os hóspedes
tiveram uma experiência agradável com um estabelecimento, eles não só voltarão,
mas vão recomendá-lo aos seus amigos e colegas. Se o estabelecimento está funcionando
de acordo com o esperado, esse cliente não vai perceber que ele ou ela está
recomendando o negócio. Eles vão simplesmente apreciar a grande experiência que
tiveram e. ao recomendá-lo querem servir os amigos. É aqui que o atendimento ao
cliente desempenha um grande papel em fazer os hóspedes felizes. As três
maneiras de fazer isso é conhecer e cumprimentar os hóspedes, ter excelente
limpeza com bom serviço, e abordar e corrigir eventuais reclamações dos clientes.
Acompanhar
a Estada dos Clientes
As
primeiras impressões são as mais importantes. É hospitalidade, afinal! O
objetivo geral da hospitalidade é fazer com que as procuras temporárias se tornem
permanentes. Isso é feito reconhecendo a presença dos hóspedes e fazendo-os
sentir que são bem-vindos, e importantes
no estabelecimento. Ninguém quer se sentir um estranho, nos lugares que
frequenta. Verificar que cada hóspede seja devidamente recebido ao fazer
check-in em um estabelecimento dá o tom ao bom atendimento ao cliente, mas o
reconhecimento durante a estada, garante o sentimento de bem-estar e de se
sentir entre amigos.
Limpeza
Mais
uma vez, os hóspedes precisam sentir que suas acomodações são como uma casa
longe de casa, não importa o quão breve seja a estadia. Garantir que todos os
quartos (especialmente o banheiro) estejam devidamente limpos, tenha roupa de
cama fresca e onde isso for usado, utensílios de cozinha esterilizados que farão
toda a diferença. A última coisa que a maioria dos hóspedes quer fazer é se
preocupar com limpeza. Supervisionar que a equipe de limpeza esteja realizando as
suas tarefas de manter um ambiente limpo é fundamental.
Reclamações
dos clientes
Os
hóspedes estão pagando aos estabelecimentos e esperam, no mínimo, receber o que
ele disse que forneceria. Se por qualquer motivo, algo está errado, eles sentem
que não estão recebendo o que foi oferecido, e é funçãp do Gerente de
Hospitalidade saber por quê e resolver qualquer desconforto que o hóspede possa
ter devido à possível falta de atendimento conveniente.
3.
Supervisão da Manutenção
Qualquer
operação que atenda ao público em geral é um risco. Garantir que tudo no imóvel
esteja funcionando e seguro também é responsabilidade do Gerente de
Hospitalidade.
Eliminar possibilidade de acidentes
Um
empreendimento de hospitalidade não lida só com as operações internas de um
negócio, mas também com o exterior. Manter uma propriedade com bom apelo e
atrativa catuva os hóspedes. Garantir que as pessoas sejam capazes de usar e circular
pelos locais sem se molestar também é importante.
Um Gerente
de Hospitalidade é responsável e supervisiona projetos de renovação interna e
ao ar livre se eles existirem também.
Segurança
Um
Gerente Geral deve manter uma boa segurança no seu estabelecimento e
supervisionar as operações diárias desta, também. Segurança é importante.
Infelizmente, nem todos têm boas maneiras. Embora a polícia local esteja de
prontidão para ajudar qualquer necessidade do público, contratar segurança para
policiar os perímetros de um estabelecimento privado faz com que os hóspedes se
sintam seguros. Também funciona bem como medida preventiva.
4.
Coordenação de Tarefas Departamentais
Como
foi mencionado acima, há muitos departamentos dentro de um estabelecimento de
hospitalidade. Como resultado, gerentes assistentes podem ser necessários para
supervisionar esses departamentos, dependendo do tamanho e/ou exigencia de cada
sub-departamento. O Departamento de Recursos Humanos e os Controladores de
Finanças podem exigir a atenção imediata de um Gerente Executivo, enquanto a equipe de
limpeza o Restaurante e o Serviço de Quartos podem necessitar um Gerente
assistente para supervisionar as suas operações. No entanto, as tarefas são
divididas, e é o trabalho principal do Gerente Executivo garantir que todos
esses departamentos funcionem sem problemas.
Delegação
Todos
os bons gerentes sabem delegar nos Supervisores e subalternos responsáveis. Se
você tem a sorte de ter um Gerente Assistente, certifique-se de prepará-lo para
muitos dos trabalhos operacionais evitando ter o problema de ser o único
possuidor de conhecimento em uma área-chave. Como gerente-geral, e com experiência,
você é responsável pelas tomadas de decisão, por isso será útil ter seu
assistente capaz de realizar as tarefas rotineiras ou repetitivas.
Comunicação
Interna
Coordenar
ocupa 10% para os detalhes e 90% para se
comunicar eficaz e eficientemente com o resto de sua equipe, departamento ou
outros departamentos. Ser organizado com datas e eventos ajuda a planejar a sua
comunicação com antecedência para que você tenha tempo suficiente para se
preparar e garantir que as partes relevantes estejam disponíveis para o que
você precisa. Neste mundo acelerado, não faz mal acompanhar e lembrar os outros
nas tarefas departamentais sempre que você puder, pois, em última análise, a
responsabilidade por elas será sempre sua.
5.
Alimentos & Bebidas
Gerenciar
o estoque de alimentos e bebidas é outro departamento que pode exigir um Gerente
Assistente. Mais uma vez, isso depende de como o negócio é projetado. Para
linhas de hotéis e cruzeiros, este Setor é uma grande responsabilidade. No
entanto, algumas empresas de hospitalidade podem se concentrar mais em eventos
de bufê e convenções. Fornecer comida e bebida com qualidade e serviço
correspondente determinará, em última análise, se um hóspede está feliz ou não
e se vai querer voltar.
Alimentos
Ao
pensar em comida, considere os eventos. Este serviço, dentro ou fora do
estabelecimento, com clientes que pagaram com antecedência e estão esperando
algo grandioso, ou são funcionários e convidados para uma recepção, como você
pode gerenciar as suas expectativas? Além de ter comida suficiente, você já
considerou restrições alimentares, incluindo as de razões religiosas? Haverá
mesas ou é mais apropriado ter alimentos que possam ser comidos em pé? Como
gerente, você começará a construir as suas listas de contatos para empresas de
bufê e “chefs” particulares que você pode chamar a qualquer momento para
preencher uma vaga ou atender um evento.
Bebidas
Muitas
das mesmas considerações para a comida devem ser tomadas quanto à bebida, mas
quando o álcool está envolvido, o que acontece na maioria das vezes, então há preocupações
adicionais que precisam ser lembradas. Por exemplo, garantir que os menores
sejam identificados, que todas as licenças de bebidas alcoólicas estejam
atualizadas, quaisquer patrocinadores tenham o seu produto em destaque,
segurança para controle de aglomerações e outras considerações deste tipo. Os
orçamentos são altamente inflados quando o álcool é necessário para qualquer
evento, por isso também esteja ciente disso e qual é a expectativa para as diferentes
funções.
O setor
da hospitalidade pode ser glamuroso, mas também requer muita habilidade e
know-how para gerenciar um negócio de sucesso. Se conseguir seguir um bom programa
de Gestão da Hospitalidade e cursos introdutórios importantes que o ajudarão a ctiar
uma carreira nessa área, você pode ir longe. A partir daí, o céu é o limite e você
pode subir em qualquer organização. É valioso no entanto, que os gestores
estejam familiarizados com todas as funções para que possam delegar e gerenciar
adequadamente sua equipe.A Delegação correta é um dos auxiliares mais valiosos
da Gestão e, infelizmente muito negligenciada.
Não
desanime se tiver conseguido chegar ao topo e estiver encontrando dificuldades
num emprego permanente. Lembre-se que os doutores também fazem estágios e
residências nas quais utilizam a prática para desenvolver as suas qualidades.
Há
muitos estabelecimentos que aceitam estagiários e trainees, no nosso país e no
exterior. Procure informar-se e não perca o ânimo, agora!
Com
tempo e dedicação, você se tornará um ativo inestimável e rapidamente subirá a
escada corporativa, Boa Sorte!
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