Treinamento e Sobrevivência
A grande e desejada globalização, acentuou um dos
problemas que sempre preocuparam as Empresas, para além da obtenção de lucros
“A luta pela sobrevivência ”.
Depois de muito se falar em sobrevivência, é
gratificante abordar um tema que a nosso ver está intrinsecamente ligado a
esta.
Se concordarmos que a verdadeira sobrevivência no
negócio depende do apoio do cliente, aceitaremos que o Treinamento está na base
de todas as ações tendentes à sobrevivência, pois a este está diretamente
ligada a Qualidade, da qual dependem itens básicos de sobrevivência como:
receitas, qualidade, produtividade, controle de custos, satisfação da clientela
e do pessoal, ambiente de trabalho e muitos outros de igual importância.
Sobrevivência, não é a diferença que separa os fortes
dos fracos; sobrevivência é a capacidade de resistir. Só sobrevivem os que
estão capacitados para resistir e estes nem sempre são os mais fortes, mas sim
os melhor treinados, seja física seja mentalmente.
É importante porém, no momento em que se reconhece a
necessidade de treinamento como base de sobrevivência, não esquecer que o
treinamento por si só não tem valor absoluto.
Ele precisa, para se consolidar e reproduzir, de
outros apoios entre os quais destacamos disciplina
e supervisão.
Para as Chefias inclui ainda, perspicácia, sentido de responsabilidade e amplitude de visão.
Antes de avançar neste
texto, porém, gostaríamos de alertar para uma tendência actual largamente difundida
de substituir a palavra treinamento por Formação, o que a meu ver está errado,
embora possa parecer mais bonito.
Treinamento é o
desenvolvimento de habilidades e capacidades ligadas ao trabalho ou ao serviço
como este é chamado.
Formação é a criação se
uma mentalidade ligada à hospitalidade, base da hotelaria, e conhecimento do
valor do Cliente, para a continuidade dos empreendimentos.
Aqui porém, para não misturar as coisas, iremos
falar apenas sobre Treinamento, embora apontemos já, que tanto quanto o nosso
conhecimento abrange, a formação real não está incluída no currículo das
Escolas.
Ao preparar qualquer plano de treinamento, os
suportes de que falamos acima, devem ser considerados e para eles deve também,
ser estudado treinamento próprio.
A função principal do treinamento é transmitir e consolidar
habilidades e capacidades, preparando o pessoal para usar um padrão único,
racional e objetivo, de qualidade de serviços.
Tendo em vista estas premissas, o treinamento deve
ser dado de acordo com os resultados que se pretendem obter e o tipo de serviço
que se objetiva conseguir, sem perder de vista a produtividade e a qualidade.
O Treinamento mais produtivo e de imediatos
resultados, para profissionais que já conhecem as rotinas dos cargos é o
admissional, sendo o de reciclagem contemplado como um complemento.
Este treinamento é mais importante ainda, pelos
resultados que proporciona à qualidade, à produtividade e ao turnover.
Benefícios de
um bom treinamento
e orientação na admissão
Para
a empresa
* Garantia de
consistência
“ todos os empregados
recebem a mesma
visão de serviço”.
* Garantia de Imagem
Transmite aos empregados
o sentimento de trabalharem numa boa
empresa.
* Garantia de know-how,
facilitando o espírito de equipe.
Todos
os empregados têm
conhecimentos semelhantes.
* Permite desde o início, maior entrosamento
Empresa / Chefia / Empregado.
Para providenciar o
treinamento, as Chefias são obrigadas a se aproximar mais do
funcionário no período de experiência, beneficiando todos com esta aproximação.
* As primeiras
impressões são as que perduram .
Um bom programa
de admissão, ajuda a
construir e manter vivos os
valores e a
filosofia da empresa. Todos os
empregados recém admitidos devem passar por este programa, independente da sua
qualificação e currículo anterior.
Um bom começo,
favorece o espírito de equipe a todos os níveis da organização.
* Melhora
o turnover .
Para as Gerências
e Chefias
* Garante que os novos empregados iniciem,
com uma orientação
e capacidades consistentes,
melhorando o moral e os
resultados.
*
Garante que os novos empregados,
iniciem com mais conhecimento das suas responsabilidades, conduta, padrões, métodos, metas e
expectativas da
empresa, quanto
ao resultado esperado da sua
colaboração.
*
Boa orientação inicial, facilita
o trabalho dos supervisores.
*
O supervisor se beneficia também, pois com o treinamento aos novos funcionários,
ele próprio
recicla os seus
conhecimentos.
*
Um bom programa
de orientação, melhora
a motivação do
empregado.
* Melhora
o turnover.
Para o Empregado
* Obtém
uma maior compreensão das expectativas da empresa, quanto
á sua
pessoa, e à sua produtividade.
* Ajuda os empregados a entenderem o valor
da posição que ocupam na organização.
*
Melhora a auto-estima.
Os
empregados se dão conta de que
são importantes para a operação e para a empresa.
* Permite ao empregado, desde o início, uma
visão clara da
empresa e do
trabalho que vai
executar nela.
* Cria desde o começo, um desejo
forte de integração à
equipe que aos seus olhos
logo se
apresenta prestigiada .
*
Cria uma base
importante para a motivação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário