Treinamento e Sobrevivência
A grande e desejada globalização, acentuou um dos
problemas que sempre preocuparam as Empresas, para além da obtenção de lucros
“A luta pela sobrevivência ”.
Depois de muito se falar em sobrevivência, é
gratificante abordar um tema que a nosso ver está intrinsecamente ligado a
esta. 
Se concordarmos que a verdadeira sobrevivência no
negócio depende do apoio do cliente, aceitaremos que o Treinamento está na base
de todas as ações tendentes à sobrevivência, pois a este está diretamente
ligada a Qualidade, da qual dependem itens básicos de sobrevivência como:
receitas, qualidade, produtividade, controle de custos, satisfação da clientela
e do pessoal, ambiente de trabalho e muitos outros de igual importância.
Sobrevivência, não é a diferença que separa os fortes
dos fracos; sobrevivência é a capacidade de resistir. Só sobrevivem os que
estão capacitados para resistir e estes nem sempre são os mais fortes, mas sim
os melhor treinados, seja física seja mentalmente.
É importante porém, no momento em que se reconhece a
necessidade de treinamento como base de sobrevivência, não esquecer que o
treinamento por si só não tem valor absoluto. 
Ele precisa, para se consolidar e reproduzir, de
outros apoios entre os quais destacamos disciplina
e supervisão.
Para as Chefias inclui ainda, perspicácia, sentido de responsabilidade e amplitude de visão.
Antes de avançar neste
texto, porém, gostaríamos de alertar para uma tendência actual largamente difundida
de substituir a palavra treinamento por Formação, o que a meu ver está errado,
embora possa parecer mais bonito.
Treinamento é o
desenvolvimento de habilidades e capacidades ligadas ao trabalho ou ao serviço
como este é chamado.
Formação é a criação se
uma mentalidade ligada à hospitalidade, base da hotelaria, e conhecimento do
valor do Cliente, para a continuidade dos empreendimentos.
Aqui porém, para não misturar as coisas, iremos
falar apenas sobre Treinamento, embora apontemos já, que tanto quanto o nosso
conhecimento abrange, a formação real não está incluída no currículo das
Escolas.
Ao preparar qualquer plano de treinamento, os
suportes de que falamos acima, devem ser considerados e para eles deve também,
ser estudado treinamento próprio.
A função principal do treinamento é transmitir e consolidar
habilidades e capacidades, preparando o pessoal para usar um padrão único,
racional e objetivo, de qualidade de serviços.
Tendo em vista estas premissas, o treinamento deve
ser dado de acordo com os resultados que se pretendem obter e o tipo de serviço
que se objetiva conseguir, sem perder de vista a produtividade e a qualidade.
O Treinamento mais produtivo e de imediatos
resultados, para profissionais que já conhecem as rotinas dos cargos é o
admissional, sendo o de reciclagem contemplado como um complemento.
Este treinamento é mais importante ainda, pelos
resultados que proporciona à qualidade, à produtividade e ao turnover.
Benefícios  de 
um  bom  treinamento 
e  orientação na  admissão
Para 
a  empresa
          
*    Garantia   de 
consistência
                   
“ todos  os  empregados 
recebem   a  mesma 
visão de  serviço”.
*   Garantia de Imagem
        Transmite aos  empregados 
o sentimento de trabalharem numa  boa 
empresa.
          
*     Garantia de know-how,
facilitando o espírito de equipe.
                    Todos 
os  empregados  têm 
conhecimentos  semelhantes.             
             *    Permite desde o início, maior entrosamento
Empresa / Chefia / Empregado.
Para providenciar o
treinamento, as Chefias são obrigadas a se aproximar mais do 
funcionário no período de experiência, beneficiando todos com esta aproximação.
          
*     As  primeiras 
impressões são as que perduram . 
Um  bom  programa 
de  admissão, ajuda  a 
construir e manter vivos os 
valores e a 
filosofia da  empresa. Todos os
empregados recém admitidos devem passar por este programa, independente da sua
qualificação e currículo anterior.
                  Um bom começo,
favorece o espírito de equipe a todos os níveis da organização.
             *     Melhora 
o  turnover .
Para  as  Gerências 
e  Chefias
 *  Garante que os novos empregados  iniciem, 
com  uma  orientação 
e  capacidades        consistentes,
melhorando o moral  e  os 
resultados.  
 *  
Garante que os novos  empregados,
iniciem com  mais conhecimento das   suas responsabilidades,  conduta, padrões, métodos, metas  e 
expectativas  da
                  empresa,  quanto 
ao  resultado esperado da  sua 
colaboração.
             *  
Boa orientação  inicial,  facilita 
o  trabalho dos  supervisores.
     
             *  
O supervisor se beneficia também, pois com o treinamento aos novos  funcionários, 
                  ele  próprio 
recicla  os  seus 
conhecimentos.
            *   
Um  bom   programa 
de  orientação,  melhora 
a  motivação  do 
empregado.
            *     Melhora 
o  turnover.
Para o Empregado
            *     Obtém 
uma  maior  compreensão das expectativas da empresa,  quanto 
á  sua  
                   pessoa, e à sua  produtividade. 
            *     Ajuda os empregados a entenderem o valor
da  posição que ocupam na organização.
*    
Melhora  a  auto-estima.
       Os 
empregados  se dão conta de que
são importantes para a operação e para a empresa.
            *     Permite ao empregado,  desde o início,  uma 
visão  clara   da  
empresa   e   do   
                   trabalho que  vai 
executar  nela.
            *     Cria desde o começo, um  desejo 
forte  de  integração à 
equipe que aos seus  olhos   
                    logo se
apresenta  prestigiada .
*    
Cria  uma  base 
importante  para  a  motivação.

 
 
 
 
 
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