O desafio da gestão
“É pensamento comum que os “computadores, a indústria electrónica e a
tecnologia são as áreas de actividade que mais evoluem nos tempos modernos”.
Puro erro! Quem actua na área da gestão ou da administração e pensa
assim pode considerar-se um profissional ultrapassado!
A área que mais evolui e na qual a busca de novos métodos e sistemas é
maior é a área da gestão ou management.
A competição aumenta globalmente, a tecnologia desenvolve-se
rapidamente e a mão-de-obra (ou força de trabalho) passa por mudanças, fruto
das próprias alterações em curso na sociedade.
Essas mudanças exercem pressão sobre os gerentes e directores de
empresa, fazendo com que a busca de novas abordagens e novas soluções seja
constante. As empresas gastam somas consideráveis em pesquisas nesta área e os
consultores são os mais bem pagos profissionais do mercado.
Grandes e novos nomes aparecem, novas ideias surgem. Peter Drucker, W.
Edwards e Deming são hoje mentores ultrapassados, com ideias que soam, ao
mercado, como os fonógrafos de Edison.
O gerente moderno precisa de estar actualizado, mentalmente competitivo
e em permanente evolução. Deve estudar e aprender, a cada dia. (…) “Nós não
sabemos nada, se aquilo que aprendemos se tornou obsoleto”. Qualquer
certificado de capacidade emitido nos E.U.A. tem validade de 5 anos, não
podendo mais ser usado sem reciclagem.
Os campeões ou cavaleiros da mudança estão a criar novos conceitos,
novas ideias e, ao mesmo tempo, uma nova linguagem, aplicada à gestão e à busca
da qualidade.
Uma das frases que mais choca é a de Robert Galvin, que foi diretor
presidente da Motorola:
“O elemento-chave dos negócios não é o capital, a fábrica ou o pessoal,
mas o conhecimento e informação”.
“Ideias são a chave”.
“Nós temos que ouvir”. “Nós temos que ler”. “Nós temos que aprender”.
Os pensadores ou estudiosos da “gestão” têm grande influência no mundo
negócios.
Eles são os criadores e promulgadores de novas ideias, de ideias-chave.
E são, assim, as alavancas da mudança, para a qual todos devemos estar
preparados.
As mudanças são duras e às vezes dolorosas, mas não existe lucro sem
luta.
Todos devem dar a sua contribuição; as gerências, pela sua posição, têm
como missão principal “iluminar o caminho”. Para isso, devem conhecer bem esse
caminho, cada vez mais difícil de trilhar.
A solução é a aprendizagem permanente.”
Marques, J. Albano; Manual de Hotelaria; 2007; pp.57-58.
https://www.linkedin.com/pulse/o-desafio-da-gest%25C3%25A3o-jos%25C3%25A9-albano-marques
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