quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

 


 

O desafio da gestão

“É pensamento comum que os “computadores, a indústria electrónica e a tecnologia são as áreas de actividade que mais evoluem nos tempos modernos”.

Puro erro! Quem actua na área da gestão ou da administração e pensa assim pode considerar-se um profissional ultrapassado!

A área que mais evolui e na qual a busca de novos métodos e sistemas é maior é a área da gestão ou management.

A competição aumenta globalmente, a tecnologia desenvolve-se rapidamente e a mão-de-obra (ou força de trabalho) passa por mudanças, fruto das próprias alterações em curso na sociedade.

Essas mudanças exercem pressão sobre os gerentes e directores de empresa, fazendo com que a busca de novas abordagens e novas soluções seja constante. As empresas gastam somas consideráveis em pesquisas nesta área e os consultores são os mais bem pagos profissionais do mercado.

Grandes e novos nomes aparecem, novas ideias surgem. Peter Drucker, W. Edwards e Deming são hoje mentores ultrapassados, com ideias que soam, ao mercado, como os fonógrafos de Edison.

O gerente moderno precisa de estar actualizado, mentalmente competitivo e em permanente evolução. Deve estudar e aprender, a cada dia. (…) “Nós não sabemos nada, se aquilo que aprendemos se tornou obsoleto”. Qualquer certificado de capacidade emitido nos E.U.A. tem validade de 5 anos, não podendo mais ser usado sem reciclagem.

Os campeões ou cavaleiros da mudança estão a criar novos conceitos, novas ideias e, ao mesmo tempo, uma nova linguagem, aplicada à gestão e à busca da qualidade.

Uma das frases que mais choca é a de Robert Galvin, que foi diretor presidente da Motorola:

“O elemento-chave dos negócios não é o capital, a fábrica ou o pessoal, mas o conhecimento e informação”.

“Ideias são a chave”.

“Nós temos que ouvir”. “Nós temos que ler”. “Nós temos que aprender”.

Os pensadores ou estudiosos da “gestão” têm grande influência no mundo negócios.

Eles são os criadores e promulgadores de novas ideias, de ideias-chave. E são, assim, as alavancas da mudança, para a qual todos devemos estar preparados.

As mudanças são duras e às vezes dolorosas, mas não existe lucro sem luta.

Todos devem dar a sua contribuição; as gerências, pela sua posição, têm como missão principal “iluminar o caminho”. Para isso, devem conhecer bem esse caminho, cada vez mais difícil de trilhar.

A solução é a aprendizagem permanente.”

 

Marques, J. Albano; Manual de Hotelaria; 2007; pp.57-58.

https://www.linkedin.com/pulse/o-desafio-da-gest%25C3%25A3o-jos%25C3%25A9-albano-marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  TERMOS DE COZINHA E GASTRONOMIA  - SUA DEFINIÇÃO - A branco ( A Blanc ) Cozinhar “a branco” é cozinhar em caldo, sem quaisquer con...