A RESTAURAÇÃO EM HOTELARIA
Extrato do meu livro "Manual do Restaurante e do Bar" publicado pela Amazon em Kindle Books, em papel e enviado pelo correio.
A todos os que escolheram a
Hotelaria como carreira, bem como aos que nela labutam como profissão, queremos
manifestar o nosso aplauso e o nosso apoio, pois nos parece que fizeram a
escolha correcta. A Hotelaria e o Turismo são os sectores que mais oportunidades
podem proporcionar no futuro, pois são industrias em crescimento, com
horizontes prometedores.
Elas precisam, porém, de
profissionais dedicados que as sirvam por opção e, não por oportunidade. Um
pouco de ambição é necessária, mas, também, compreensão suficiente para
entender que, se é certo que haverá oportunidades para todos, as melhores serão
para os mais bem preparados.
A época em que vivemos é
das mais dinâmicas da história da Humanidade. E, se tudo evolui, a um ritmo
quase alucinante, a hotelaria e a restauração não poderiam ficar paradas. No
centro de uma sociedade em evolução, nenhuma instituição se mantém sem mudanças
e nenhuma indústria pode ficar estática.
Os conceitos e as técnicas
de gestão estão em permanente evolução. As estruturas de ambas serão diferentes
amanhã.
Apresenta-se assim aos que
começam, um futuro aliciante e prometedor, embora os anos iniciais sejam sempre
de mais lutas e de menos certezas. Começar uma carreira traz dificuldades.
Marcar uma posição e fazer um nome nunca é fácil. É como tentar manter-se de pé
num carrossel em movimento. O novo terá que ser amalgamado ao velho e os meios para atingir tal fim estão sendo procurados.
A transição é um período difícil, mas que maior desafio pode existir quando se
acredita no que se pretende? Participar é uma motivação!
Claro que a maior
responsabilidade será sempre dos que estiverem acima na hierarquia; os
directores.
Se
é certo que todos têm o seu próprio
sentido crítico e capacidade de julgamento, esperando apenas a oportunidade
para aplicá-los, os executivos nos lugares intermediários e os que actuam nos
postos inferiores da hierarquia, devem ter, também, bases técnicas, noções e
conhecimentos, que lhes permitam, ao entender as decisões tomadas pelos
responsáveis, apoiá-las com entusiasmo para que resultem, em vez de criticá-las
por impreparação. O êxito de uma decisão está sempre na forma como for aplicada
e isso depende de quem a executa.
Por outro lado, a formação
e o conhecimento das técnicas evita a crítica ligeira, tão usual nos nossos
meios, que por si só já é destrutiva.
Nenhuma idéia deve ser
rejeitada sem análise ou estudo. Só estará capaz de fazer análises positivas
quem se aplicou a adquiriu conhecimentos.
Toda a evolução precisa da
participação da sociedade. A evolução da hotelaria precisa da participação de
todos os que a integram. Sendo certo que a evolução é, produtiva, para que essa
evolução se verifique não será apenas necessário o aperfeiçoamento das técnicas
ora usadas, mas também o aperfeiçoamento das atitudes.
E os executivos
responsáveis devem estar atentos a todas as possibilidades de melhorias,
técnicas ou comportamentais, nas áreas sob sua responsabilidade.
Em hotelaria e em
restauração, o desafio do mundo actual situa-se a todos os níveis: reavaliação
da capacidade profissional dos executantes, técnicas de marketing e vendas;
análise e redução dos custos; melhoria dos níveis de vida; competitividade em
relação ao mercado; etc.
Sem menosprezar as
calamidades ou mudanças políticas que, por estarem completamente fora do
controlo dos responsáveis pela hotelaria, devem por estes ser, tanto quanto
possível, previstas, analisadas e solucionadas, quando ocorrem, na parte em que
afectam o negócio.
Tendo tantos e tão
complexos problemas a solucionar no dia a dia, o gestor necessita, cada vez
mais, de poder contar com colaboradores interessados, bem treinados e profissionalmente
confiáveis, que possam, com responsabilidade e total capacidade, assumir a sua
quota-parte na gestão do empreendimento.
Com este livro, procuramos
dar a nossa ajuda para a valorização profissional dos que almejam chegar longe
na profissão.
Todos merecem a nossa
confiança, mas queremos lembrar que a hotelaria precisa muito da ajuda que
todos possam dar, em retorno.
Embora este livro seja
dedicado aos sectores de Restaurante e Bar, em muitos locais do texto estarei
fazendo referências a hotel e a outros sectores deste. Tomei esta decisão por
achar que muitos dos meus leitores serão também hoteleiros e não apenas
restauradores. Assim, ao adicionar estas informações, poderei estar ajudando a
todos.
A Indústria da Restauração
EM BREVE ANÁLISE
A Restauração ou Serviços de Alimentação
O serviço de alimentação ou indústria da
restauração é um sector muito segmentado.
Além das áreas de restaurantes e hotelaria,
existem também outros segmentos comerciais ou não comerciais, e as operações
não lucrativas, que englobam vários tipos de actividades de restauração:
empresas de negócios/contas de indústria, escolas, faculdades e universidades,
organizações de saúde, instalações de reabilitação, restauração de colónias de
férias, organizações sociais, alimentação em serviços de transporte e
empreendedores ligados ao lazer e a períodos de férias. O segmento militar
engloba as actividades de restauração envolvidas em associação com as forças
armadas e / ou eventos diplomáticos.
TIPOS DE RESTAURAÇÃO
Para os empreendedores estabelecidos, existem
dois tipos principais de restauração: “no local” e “fora das instalações”. Este
segundo tipo de serviço tem empresas especializadas, que normalmente se
designam como “Buffets” ou Bufetes em português. Os serviços em locais
de férias podem ser alternativas para empresas de “buffet” pequenas ou
de grande porte. A logística é diferente para qualquer função de banquete,
recepção ou evento, de acordo com o local da sua realização. O trabalho está
mais simplificado se o serviço é realizado nas instalações físicas do
estabelecimento. Mas tudo se apresenta diferente quando a função se concretiza
em um local retirado, como a casa do cliente, um parque, uma galeria de arte,
ou até mesmo um parque de estacionamento, e o pessoal, os alimentos, o
mobiliário e a decoração precisam ser transportados até ao local da realização
da função. Restauração fora das instalações, envolve muitas vezes a produção de
alimentos em uma cozinha central, com entrega e serviço fornecido no local do
cliente, mas também pode obrigar à instalação de uma cozinha móvel no local.
Uma parte ou a totalidade da produção de alimentos pode ser executada ou
terminada no local do compromisso. Estes serviços especializados estão
normalmente preparados para enfrentar todas essas necessidades, tendo até os
mais bem equipados, cozinhas móveis instaladas em camiões preparados para o
efeito.
Neste segmento da Restauração, podemos
encontrar também especialização, como por exemplo, a restauração social e a
corporativa (ou empresarial). A restauração social inclui eventos tais como
casamentos, bar mitzvahs[1],
reuniões de escolas, colégios e universidades, festas de aniversário e eventos
de caridade. A restauração corporativa ou de negócios, inclui eventos como
convenções de associações profissionais e reuniões de administração, reuniões
cívicas, vendas corporativas ou reuniões de acionistas, banquetes de
reconhecimento, lançamentos de produtos, sessões de formação educacional,
atendimento comprador-vendedor, banquetes de premiação e entretenimento nas
reuniões de hospitalidade.
As empresas de restauração normalmente
preenchem todos os requisitos para executar as funções necessárias e os
serviços são feitos exclusivamente nas suas próprias instalações. Um hotel, por
exemplo, já tem um ou mais salões para banquetes e irá preparar e atender todos
os requisitos sem que qualquer serviço de alimentos venha do exterior. Muitos restaurantes já têm instalações para
atender esse nicho de mercado. Um
restaurante pode ter uma instalação estrategicamente projectada para se dividir
em várias salas de jantar separadas, anexadas a uma cozinha de produção
alimentar comercial centralizada. Estas salas de jantar separadas estarão
operativas ao mesmo tempo, para oferecer suporte à operação do restaurante e
para atender reservas de vários grupos independentes. Além disso, qualquer das
salas de jantar pode ser contratada para festas privadas ou eventos com as suas
próprias opções de menu e serviço especializadas.
Restauração fora das Instalações
Restauração fora das Instalações, significa
servir comida num local fora da unidade normal de produção e atendimento. Se as
expectativas forem interessantes e comercialmente viáveis, o proprietário ou
director de um hotel ou restaurante pode criar um Sector independente na sua
própria unidade, com um mecanismo de logística bem estudado e um suporte de
cozinha, usado exclusivamente na preparação de alimentos para serem servidos em
outros locais. Estes exemplos de solução de produção não estão limitados a
hotéis, restaurantes ou cozinhas de clube. Na maioria dos casos não existe
nenhuma instalação de cozinha no local onde o alimento vai ser servido. A
Restauração aparece para os leigos como um tipo único no seu resultado final,
“o fornecimento de alimentação”, mas nem todos os fornecedores são iguais. Eles
geralmente se enquadram em uma das categorias seguintes:
· Restauração de alimentos simples para festas,
com responsabilidade total pelos serviços. Refere-se a serviços de coquetel,
com frios apenas e bebidas. Inclui toda a parte de pessoal e alimentação.
· Restauração de alimentos para festas,
fornecendo apenas a comida para um evento. Entrega dos alimentos prontos, e
qualquer preparação de última hora, além do serviço e limpeza,é feita por
terceiros.
· Restauração com Buffet quente: fornece os
alimentos quentes que são entregues pelos seus representantes em recipientes
separados. Às vezes fornecem serviços de
pessoal por um custo adicional.
· Restauração Full-Service: A
Restauração com Full-Service não só fornece os alimentos, mas
frequentemente cozinha-os no próprio local. Fornece também o serviço de pessoal
para a função, além de todo o equipamento necessário ligado à alimentação:
pratos e travessas, copos, talheres, equipamentos de cozinha, mesas e cadeiras,
tendas e outros acessórios. Pode também se encarregar de outros serviços, como
a decoração e a música. A empresa especializada em restauração fora das
instalações, está preparada para um serviço completo de buffet e pode
planear e executar um evento inteiro, e não apenas a comida para ele.
· Restauração “para viagem”: Existem empresas
especializadas na preparação de alimentos embalados em invólucros portáteis,
que as pessoas recolhem para utilização quando em viagem, ou até mesmo nas suas
residências, se não estão dispostos ou não têm tempo disponível para cozinhar.
· Restauração para Delivery (entrega em
casa): as mesmas empresas que preparam as embalagens para viagem, têm também,
muitas vezes, um serviço de entrega, por um pequeno adicional, recebendo os
pedidos por telefone.
Análise dos Vários Tipos de
Restauração
Os diversos estabelecimentos de restauração
são classificados pela natureza dos serviços a que estão relacionados.
Restaurante
É um estabelecimento que serve os clientes
com alimentos preparados e bebidas à ordem, para ser consumido nas instalações.
O termo abrange uma multiplicidade de locais e uma diversidade de estilos de
cozinha. Restaurantes, por vezes, são parte de um complexo maior, normalmente
um hotel, onde os serviços de restauração são fornecidos para a conveniência
dos moradores e para o hotel maximizar o seu potencial de receita. Tais
restaurantes estão também, muitas vezes, abertos para não residentes. (Veja a
descrição mais pormenorizada no capítulo próprio).
Restauração em transportes
A prestação de alimentos e bebidas para os
passageiros, antes, durante e depois de uma viagem em navios, aeronaves e comboios,
autocarros ou veículos privados, pode ser denominada como transporte para
viagem. Estes serviços também podem ser utilizados pelo público em geral, que
esteja nas proximidades da unidade de restauração de um complexo de
transportes. As principais formas de restauração em transportes, actualmente,
são: Restauração em Aviação, Restauração Ferroviária, Restauração em Navegação
e Restauração Rodoviária, em centrais de autocarros ou em autocarros que operam
em rotas de longa distância.
Restauração em Aviação
O Serviço para passageiros a bordo, bem como
nos restaurantes situados nos terminais de aeroporto, é denominada pela
companhia aérea como para férias. Os aeroportos modernos têm uma variedade de
locais de comidas e bebidas, para atender ao crescente número de passageiros
dos transportes aéreos. A restauração para passageiros é normalmente confiada a
um hotel ou restaurante de renome[2], a uma empresa de
restauração especializada, ou a uma unidade de restauração operada pela própria
companhia aérea, como uma entidade independente.
Restauração Ferroviária
Restauração para passageiros do transporte
ferroviário, tanto durante a viagem, como durante a paragem em estações
ferroviárias diferentes, é chamado railway catering ou restauração
ferroviária. Viajar de comboio para longas distâncias pode ser muito cansativo;
daí a necessidade de uma constante variedade nas opções de refresco que
contribuam para tornar a viagem menos entediante. Serviços de refeição a bordo, também são
fornecidos em comboios de longa distância.
Restauração em Navegação
A restauração em navegação engloba o serviço
de alimentação a passageiros e tripulação de um navio. Os navios têm cozinhas e
restaurantes a bordo. A qualidade do serviço e as facilidades oferecidas
dependem da classe do navio e do preço que os utentes estão dispostos a pagar.
O transporte de passageiros por mar não existe mais, mas há cruzeiros para
atender a todos os bolsos. Eles variam com serviço especial nas cabines, bares,
cocktail lounges, salões para refeições, e restaurantes de
especialidade.
Restauração Rodoviária
O serviço para passageiros que viajam em
transportes de superfície, como autocarros e veículos particulares é chamado
restauração rodoviária. Os
estabelecimentos para estes serviços estão normalmente localizadas em torno de
um terminal de autocarros ou nas autoestradas. Com o grande desenvolvimento das
viagens por automóvel, tem havido uma crescente popularidade dos restaurantes
ditos restoroutes.
Restauração ao Ar Livre
Inclui o fornecimento de comidas e bebidas
longe de casa e da própria base dos fornecedores. O local é deixado à escolha
das pessoas. Hotéis, restaurantes e especialistas de restauração atendem a essa
demanda crescente. O tipo de alimento e configuração do serviço a prestar,
depende inteiramente do preço acordado. Refeições ao ar livre incluem serviço
para funções tais como casamentos, festas e reuniões de clubes.
Restauração em estabelecimentos comerciais
Alguns estabelecimentos comerciais, como shoppings
e supermercados, têm além da sua actividade principal de varejo dos seus
próprios produtos, a restauração como um recurso adicional. Este tipo de
restauração evoluiu, quando grandes lojas departamentais decidiram fornecer
alimentos e bebidas aos seus clientes, como parte do seu conceito de avaliação
do negócio. É inconveniente e demorado para os clientes, fazer uma pausa nas
compras, para tomar um lanche ou um refresco num local diferente. Isso
despertou a necessidade de algum tipo de instalação com alimentos na própria loja
de varejo. Este estilo de restauração está se tornando mais popular e variado
hoje em dia, e os shoppings já apresentam espaços especiais de alimentação,
onde normalmente estão instalados os estabelecimentos mais representativos da
cidade ou região, com classes diversas de fornecimento, desde o restaurante
tradicional até à pizzeria, passando pelos simples balcões de sanduíches
e bebidas.
Restauração em Clube
O Club catering refere-se à prestação
de serviços de alimentos e bebidas para uma clientela de membros restritos.
Alguns exemplos de clubes para pessoas com interesses semelhantes são clubes de
dança, associações de bairro, clubes de desportos, etc. O serviço alimentar
nestes clubes tende a ser economicamente favorável, pois os preços são
razoavelmente compensadores. Grandes
cidades geralmente têm casas noturnas que servem uma população urbana afluente.
Elas oferecem entretenimento com boa comida e bebidas caras.
Restauração de Bem-estar
A prestação de serviços de alimentos e
bebidas para pessoas que cumprem uma obrigação social, determinada por uma
autoridade reconhecida, é conhecido como “restauração de bem-estar”. Ela
cresceu fora do conceito de Estado-Providência, prevalecente nos países
ocidentais e inclui serviços de hotelaria em hospitais, escolas, faculdades,
forças armadas e prisões.
Restauração Industrial
A prestação de serviços de alimentos e
bebidas para “pessoas no trabalho”, em indústrias e fábricas a preços
subsidiados, é chamada restauração industrial. Baseia-se no pressuposto de que
empregados melhor alimentados e a taxas preferenciais, são felizes e mais
produtivos. Serviços de restauração para uma grande força de trabalho podem ser
assegurados pela própria gestão, ou podem ser confiados a profissionais da
restauração estranhos ao empreendimento. Dependendo da escolha e do menu
sugerido pela gestão, as empresas de restauração contratadas comprometem-se a
alimentar a força de trabalho por um período fixo de tempo a um preço
pré-determinado.
Restauração vinculada ao lazer
Este tipo de restauração define a prestação
de serviços de alimentos e bebidas para as pessoas envolvidas em actividades de
'descanso e lazer'. Isso inclui a venda de alimentos e bebidas através de
diferentes barracas e quiosques em festejos e romarias, exposições, parques
temáticos, galerias e teatros, bem como em certas localidades nos períodos de
férias. O aumento na disponibilidade de tempo de lazer e um grande rendimento
disponível para as actividades de lazer, tornaram esta uma forma lucrativa e
muito procurada por pessoas ligadas à restauração.
[1] Bar mitzvha, é a
solenidade inerente aos 13 anos, para os integrantes das colónias judaicas, de
acordo com a sua religião.
[2] A Air France manteve durante
muito tempo, contrato com o Restaurante Maxim’s de Paris, para serviço de
restauração aos passageiros da sua 1ª classe.
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