Lealdade e Liderança
Diferentes líderes, têm idéias
diferentes sobre a liderança. Muitos, apesar de bastante modernistas em
comparação com outros menos actualizados, ainda insistem, no entanto, em
basear-se nos princípios de liderança tradicional.
Falta neste posicionamento uma visão
mais filosófica e mais profunda da liderança moderna, que aborde as bases de
uma liderança eficaz, em vez dos estilos e métodos decalcados nas necessidades
de um tempo ido já ultrapassado, que não se coadunam com as premências actuais.
Os líderes podem perder-se devido a
isolamento, desilusão, arrogância, inaptidão, etc. mas, sobretudo, porque se
tornam obcecados pela imposição da sua autoridade, em vez de serem
verdadeiramente líderes.
Sempre que dizem que as pessoas não
os estão seguindo, esquecem que são eles que estão perdidos, não as pessoas.
Porque em vez de levar ajuda a essas pessoas através de uma visão
compartilhada, perdem tempo a dar-lhes ordens.
Nunca será possível a um líder levar alguém
a fazer algo, apenas através de ordens ou mando, a liderança actual implica
troca de idéias e partilha das responsabilidades, ou seja - a lealdade à
liderança depende de o líder ter uma conexão entre a compreensão das
necessidades e os desejos das pessoas, bem como das possibilidades
destas. Soluções para os desafios da liderança não se encontram nas
necessidades e desejos do líder. As soluções encontram-se na posição do
gestor, ao acertar saídas que permitam conciliar as suas necessidades e
desejos, com as necessidades e desejos dos seus seguidores.
·
A
sugestão de que a lealdade é uma sequência que pode ser construída apenas
pedindo ou forçando as pessoas a ser leais, não é base para uma liderança
eficaz.
·
Antes
de esperar que alguém o acompanhe, um líder precisa primeiro demonstrar que tem
uma visão e valores dignos de serem seguidos.
·
Um
determinado tipo de liderança, inevitavelmente atrai o mesmo tipo de
seguidores, o que pressupõe que o líder não pode se comportar de forma
diferente da que pedir ao seu pessoal.
·
Em
outras palavras, para que as pessoas abracem e sigam o modelo compassivo,
honesto, pacífico, justo e com princípios éticos, devem ver essas qualidades
demonstradas pela sua liderança.
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As
pessoas são muito mais inteligentes do que a maioria dos líderes julgam.
·
As
pessoas têm um sentido muito mais aguçado da verdade do que a maioria dos
líderes pensam.
·
As
pessoas perdem rapidamente a fé num líder que se comporta como se os outros
fossem incapazes de analisar os seus actos.
·
As
pessoas geralmente têm as respostas que interessam aos líderes – mas têm coisas
melhores a fazer do que ajudar o líder a liderar – tais como cuidar das suas
próprias vidas.
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As
pessoas geralmente perdoam os erros, mas não toleram ser tratadas como idiotas
pelos dirigentes.
·
E
não deve haver receio nesta questão dos erros; o líder deve aceitar que errou e
apresentar desculpas à sua equipa. Um erro é sempre uma oportunidade para
melhorar e para mostrar carácter, e uma lição aprendida. É assim que a
civilização progride.
·
Um
líder deve ser corajoso o suficiente para incitar as pessoas quando elas não
querem lutar. Qualquer um pode recorrer a ameaças e agressões,
mas ser agressivo não é ser líder. Poderia ter sido há milhares de
anos atrás, mas não agora. A natureza da humanidade é tornar-se mais
evoluída. Os líderes não devem permitir-se obstruir o processo da
civilização.
·
Há
apenas um caminho - o caminho recto. Ele deve dar o tom da organização.
A principal prioridade para um líder,
é fazer o seu trabalho; qualquer que seja o trabalho. Eles fazem as coisas
acontecer por:
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Conhecer
os seus objectivos e ter um plano de como alcançá-los,
·
Construir
uma equipa empenhada em alcançar os objectivos,
·
Ajudar
cada membro da equipa, para que este possa dar os seus melhores esforços na
consecução desses objectivos.
O líder deve se conhecer a si mesmo. Conhecer
os seus pontos fortes e fracos, de modo a poder construir a melhor equipa em
torno de si.
E deve lembrar-se sempre da
plataforma filosófica, (ou linha de pensamento) a qual não é uma técnica ou um
processo, mas um fundamento sobre o qual todas as técnicas e metodologias
deverão ser baseadas.
·
Planejar
cuidadosamente, com o seu pessoal se possível, como os objetivos irão ser
atingidos para não ter que redefinir ou desenvolver novos objectivos e
prioridades. A liderança pode ser assustadora para muitos, apenas porque
são preteridos objectivos pré-definidos - liderança significa, muitas vezes,
ter que criar o seu próprio plano a partir de uma folha de papel em
branco. Estabelecer e aprovar normas claras. Manter o equilíbrio entre
fazer por si mesmo ou impulsionar os outros para fazer.
·
Construir
equipas. Seleccionar bem as pessoas e ajudá-las a se desenvolver através
de formação e de experiências, nomeadamente através de acordo quanto aos
objectivos e às responsabilidades inerentes, e depois apoiá-las quando estas se
esforçam para melhorar e assumir novas tarefas. Certificar-se de que as
pessoas trabalham num ambiente positivo e que as comunicações e as relações são
boas.
·
Seguir
à risca as regras sobre delegação - este processo é crucial. Certificar-se
que todos os seus supervisores estão aplicando os mesmos princípios, em cascata
e ao longo de toda a organização. Isto significa que, se estiver conduzindo uma
grande organização, deve verificar se os processos de gestão, comunicação e
desenvolvimento de pessoas estão certos e funcionando correctamente em todos os
patamares da pirâmide.
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A
comunicação é fundamental. Ouvir, consultar, envolver, explicar por que, e
o que precisa ser feito.
·
Arranjar
tempo para ouvir e entender realmente as pessoas. Movimentar-se pela
empresa e procurar aprender sobre o que os empregados fazem e pensam, e quais
melhorias e alterações eles acham que podem ser feitas.
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Acentuar
o positivo, exprimindo-se sempre em termos do que deve ser feito, e não do que
não deve ser feito. Se ficarmos a acentuar o negativo, as pessoas ficam
mais propensas a virar-se para ele.
·
Ter
fé nas pessoas para fazer grandes coisas - dando espaço, tempo e
possibilidades, todo mundo pode conseguir mais do que esperamos. Se
proporcionar às pessoas, oportunidades com medidas adequadas e reconhecimento,
elas irão mais longe do que as nossas esperanças.
·
Tomar
decisões difíceis com audácia, e ser sincero e sensível quando as implementar.
·
Tentar
sempre aprender com as pessoas à sua volta - elas vão ensinar-lhe mais sobre si
mesmo do que qualquer outra coisa. Elas também lhe dirão 90% do que você
precisa saber para alcançar as suas metas de negócios. É um ditado comum no
mundo da gestão, que o director conhece 30% dos problemas da operação e os
chefes 40 a 50%, mas o pessoal conhece-os todos
·
Aceitar
a mudança, mas não por causa da mudança. Começar a programar a sua própria
sucessão logo que assumir o cargo e, neste contexto, garantir que as promessas
que você nunca fez, são aquelas de que pode garantir a entrega.
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