quinta-feira, 27 de dezembro de 2018





 

Lealdade e Liderança


Diferentes líderes, têm idéias diferentes sobre a liderança. Muitos, apesar de bastante modernistas em comparação com outros menos actualizados, ainda insistem, no entanto, em basear-se nos princípios de liderança tradicional.
Falta neste posicionamento uma visão mais filosófica e mais profunda da liderança moderna, que aborde as bases de uma liderança eficaz, em vez dos estilos e métodos decalcados nas necessidades de um tempo ido já ultrapassado, que não se coadunam com as premências actuais.
Os líderes podem perder-se devido a isolamento, desilusão, arrogância, inaptidão, etc. mas, sobretudo, porque se tornam obcecados pela imposição da sua autoridade, em vez de serem verdadeiramente líderes.
Sempre que dizem que as pessoas não os estão seguindo, esquecem que são eles que estão perdidos, não as pessoas. Porque em vez de levar ajuda a essas pessoas através de uma visão compartilhada, perdem tempo a dar-lhes ordens.
Nunca será possível a um líder levar alguém a fazer algo, apenas através de ordens ou mando, a liderança actual implica troca de idéias e partilha das responsabilidades, ou seja - a lealdade à liderança depende de o líder ter uma conexão entre a compreensão das necessidades e os desejos das pessoas, bem como das possibilidades destas. Soluções para os desafios da liderança não se encontram nas necessidades e desejos do líder. As soluções encontram-se na posição do gestor, ao acertar saídas que permitam conciliar as suas necessidades e desejos, com as necessidades e desejos dos seus seguidores.
·      A sugestão de que a lealdade é uma sequência que pode ser construída apenas pedindo ou forçando as pessoas a ser leais, não é base para uma liderança eficaz.
·      Antes de esperar que alguém o acompanhe, um líder precisa primeiro demonstrar que tem uma visão e valores dignos de serem seguidos.
·      Um determinado tipo de liderança, inevitavelmente atrai o mesmo tipo de seguidores, o que pressupõe que o líder não pode se comportar de forma diferente da que pedir ao seu pessoal.
·      Em outras palavras, para que as pessoas abracem e sigam o modelo compassivo, honesto, pacífico, justo e com princípios éticos, devem ver essas qualidades demonstradas pela sua liderança.
·      As pessoas são muito mais inteligentes do que a maioria dos líderes julgam.
·      As pessoas têm um sentido muito mais aguçado da verdade do que a maioria dos líderes pensam.
·      As pessoas perdem rapidamente a fé num líder que se comporta como se os outros fossem incapazes de analisar os seus actos.
·      As pessoas geralmente têm as respostas que interessam aos líderes – mas têm coisas melhores a fazer do que ajudar o líder a liderar – tais como cuidar das suas próprias vidas.
·      As pessoas geralmente perdoam os erros, mas não toleram ser tratadas como idiotas pelos dirigentes.
·      E não deve haver receio nesta questão dos erros; o líder deve aceitar que errou e apresentar desculpas à sua equipa. Um erro é sempre uma oportunidade para melhorar e para mostrar carácter, e uma lição aprendida. É assim que a civilização progride.
·      Um líder deve ser corajoso o suficiente para incitar as pessoas quando elas não querem lutar. Qualquer um pode recorrer a ameaças e agressões, mas ser agressivo não é ser líder. Poderia ter sido há milhares de anos atrás, mas não agora. A natureza da humanidade é tornar-se mais evoluída. Os líderes não devem permitir-se obstruir o processo da civilização.
·      Há apenas um caminho - o caminho recto. Ele deve dar o tom da organização.

A principal prioridade para um líder, é fazer o seu trabalho; qualquer que seja o trabalho. Eles fazem as coisas acontecer por:
·      Conhecer os seus objectivos e ter um plano de como alcançá-los,
·      Construir uma equipa empenhada em alcançar os objectivos,
·      Ajudar cada membro da equipa, para que este possa dar os seus melhores esforços na consecução desses objectivos.

O líder deve se conhecer a si mesmo. Conhecer os seus pontos fortes e fracos, de modo a poder construir a melhor equipa em torno de si.
E deve lembrar-se sempre da plataforma filosófica, (ou linha de pensamento) a qual não é uma técnica ou um processo, mas um fundamento sobre o qual todas as técnicas e metodologias deverão ser baseadas.

·      Planejar cuidadosamente, com o seu pessoal se possível, como os objetivos irão ser atingidos para não ter que redefinir ou desenvolver novos objectivos e prioridades. A liderança pode ser assustadora para muitos, apenas porque são preteridos objectivos pré-definidos - liderança significa, muitas vezes, ter que criar o seu próprio plano a partir de uma folha de papel em branco. Estabelecer e aprovar normas claras. Manter o equilíbrio entre fazer por si mesmo ou impulsionar os outros para fazer.
·      Construir equipas. Seleccionar bem as pessoas e ajudá-las a se desenvolver através de formação e de experiências, nomeadamente através de acordo quanto aos objectivos e às responsabilidades inerentes, e depois apoiá-las quando estas se esforçam para melhorar e assumir novas tarefas. Certificar-se de que as pessoas trabalham num ambiente positivo e que as comunicações e as relações são boas.
·      Seguir à risca as regras sobre delegação - este processo é crucial. Certificar-se que todos os seus supervisores estão aplicando os mesmos princípios, em cascata e ao longo de toda a organização. Isto significa que, se estiver conduzindo uma grande organização, deve verificar se os processos de gestão, comunicação e desenvolvimento de pessoas estão certos e funcionando correctamente em todos os patamares da pirâmide.
·      A comunicação é fundamental. Ouvir, consultar, envolver, explicar por que, e o que precisa ser feito.
·      Arranjar tempo para ouvir e entender realmente as pessoas. Movimentar-se pela empresa e procurar aprender sobre o que os empregados fazem e pensam, e quais melhorias e alterações eles acham que podem ser feitas.
·      Acentuar o positivo, exprimindo-se sempre em termos do que deve ser feito, e não do que não deve ser feito. Se ficarmos a acentuar o negativo, as pessoas ficam mais propensas a virar-se para ele. 
·      Ter fé nas pessoas para fazer grandes coisas - dando espaço, tempo e possibilidades, todo mundo pode conseguir mais do que esperamos. Se proporcionar às pessoas, oportunidades com medidas adequadas e reconhecimento, elas irão mais longe do que as nossas esperanças.
·      Tomar decisões difíceis com audácia, e ser sincero e sensível quando as implementar.
·      Tentar sempre aprender com as pessoas à sua volta - elas vão ensinar-lhe mais sobre si mesmo do que qualquer outra coisa. Elas também lhe dirão 90% do que você precisa saber para alcançar as suas metas de negócios. É um ditado comum no mundo da gestão, que o director conhece 30% dos problemas da operação e os chefes 40 a 50%, mas o pessoal conhece-os todos
·      Aceitar a mudança, mas não por causa da mudança. Começar a programar a sua própria sucessão logo que assumir o cargo e, neste contexto, garantir que as promessas que você nunca fez, são aquelas de que pode garantir a entrega.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  TERMOS DE COZINHA E GASTRONOMIA  - SUA DEFINIÇÃO - A branco ( A Blanc ) Cozinhar “a branco” é cozinhar em caldo, sem quaisquer con...