INICIAÇÃO À GESTÃO HOTELEIRA
Tendo iniciado este tema da Hotelaria, é natural que ao chegar a este
ponto do seu conteúdo, embora procurando levar a análise dos temas o mais longe
possível, se procure incluir alguns textos para aqueles que mercê do seu
esforço conseguiram atingir cargos de gestão, mas não tiveram ainda tempo de
criar as suas próprias rotinas ou elaborar os seus próprios conceitos de como
enfrentar os desafios apresentados pelo quotidiano da gestão hoteleira.
Sabemos por nós próprios como essa luta é difícil e desgastante. Por
vezes desalentadora. Mas ao final, altamente gratificante.
Decidimos por isso dar uma contribuição para o arranque inicial nessa
árdua tarefa.
Revisão e análise dos
livros de serviço
É importante que o director habitue o seu pessoal, á sua supervisão dos
livros de registo normalmente usados nos vários sectores.
Esses livros devem ser mantidos limpos e sem rasuras. Qualquer alteração deve ter uma justificação
e ser do conhecimento do director.
O fechamento dos livros deve ser efectuado nas datas e horários
estabelecidos, de acordo com as normas, de forma a que todos os departamentos
ou sectores possam ter as informações que deles resultam, a tempo de não
atrasar os seus próprios trabalhos.
No caso de redes de hotéis, as informações aos órgãos centrais ou à
administração devem ser enviadas estrictamente dentro dos prazos, de forma a
não atrasar o fechamento da contabilidade, pois o cumprimento deste ponto é
também do interesse do director, visto que a geração dos relatórios gerenciais
que ele recebe parte dessas informações.
Cumprindo os seus prazos o director estará também agindo a seu favor,
pois receberá os relatórios de gestão e os balancetes, mais rapidamente.
Análise dos balancetes
e relatórios de gestão
A preparação de todos os relatórios e balancetes tem como função
municiar os directores com informativos que lhes permitam tomar decisões ou
desenvolver acções para atingir as suas metas.
Da forma como o director melhor utilizar essas informações, dependem os
resultados da unidade, pois quanto mais rapidamente forem tomadas as acções
correctivas, melhor os objectivos serão atingidos.
Supervisão dos pontos
chave
Para que os resultados sejam compatíveis com o desejado, o director
deve acompanhar os pontos chave, através de uma supervisão adequada.
Esses pontos chave são:
· RECEITAS
- Ocupação, diária média, receitas departamentais.
· DESPESAS
- Compras, salários e encargos, contratos com terceiros, consumo de água, gás, energia, etc.
· QUALIDADE
DOS SERVIÇOS.
· QUALIDADE
DO PRODUTO - Manutenção e apresentação das instalações.
§ ACTIVOS -
Stocks e sua rotação, posição das
contas de clientes e cheques sem fundos, devedores diversos, processos em
curso, inventários, materiais de reposição e em uso.
· PASSIVOS
- Credores diversos.
§ FORNECEDORES
- Preços, prazos de pagamento, qualidade dos produtos.
§ CLIENTES
- Fidelidade, assiduidade, satisfação, novos clientes.
§ RESULTADOS
- Analise de custos e resultados, conta por conta e sector por sector.
· COMPARATIVO
com os objectivos e metas.
Fazer o planejamento das acções correctivas a serem tomadas.
Documentos oficiais
Verificar regularmente se os documentos estão em ordem e disponíveis
para apresentação em caso de uma fiscalização.
É aconselhável que os documentos originais fiquem todos arquivados no
escritório, com cópias no dep.to de pessoal dos que disserem respeito a este
sector, e na recepção, os que são inerentes á exploração ou operação da
unidade.
Multas ou processos com
órgãos públicos
Em todas as situações que se enquadrem neste parágrafo, o director deve
comunicar o facto imediatamente á administração e direcção administrativa,
solicitando assessoria e directrizes.
Documentos gerenciais
Enquadram-se neste item, todos os comunicados internos, normas,
correspondências, tabelas de preços, etc., de uso interno exclusivo da direcção
ou da empresa. Estes documentos devem
estar arquivados na direcção, com cópias nos departamentos interessados,
recepção, reservas, escritório, etc.
Seguros
É necesário o maior cuidado no controlo e arquivamento das Apólices de
Seguros, bem como no controlo das datas de vencimento. A direcção
administrativa deve ser consultada em caso de dúvida, bem como nas negociações
no vencimento, pois é esta que normalmente se encarrega desse trabalho.
Sempre que houver necessidade de comunicar alguma ocorrência à Cia. de
seguros, fazer essa comunicação através do escritório, que normalmente já tem
os contactos para o efeito.
Caixa
Os fundos de caixa devem estar estabelecidos e poder ser alterados, com
o acordo da administração, através de solicitação feita por intermédio da
direcção administrativa.
A alteração solicitada deve ser justificada e documentada.
Os depósitos do movimento devem ser feitos pelo seu valor integral, e
não devem ser autorizados pagamentos directos com dinheiro do movimento.
Para algum pequeno pagamento que precise ser feito, deverá ser usado o
fundo de caixa e o seu reembolso solicitado imediatamente á tesouraria.
Pagamentos a fornecedores ou outras obrigações semelhantes, devem ser
feitos por cheque emitido pelo caixa geral, ou por pagamento bancário.
Contratos
Todos os contratos devem ser enviados à direcção administrativa, antes
da sua efectivação, para que seja feita uma análise das suas cláusulas e obtida
a aprovação do dep.to jurídico ao seu conteúdo.
Administração
Arquivos
Todos os Arquivos devem estar organizados, para maior facilidade de
consulta. Devem ser evitadas duplicações
de documentos, pelo que é
aconselhável o arquivamento
descentralizado, guardando o director
consigo apenas os documentos particulares ou
confidenciais e arquivando
por sector, ou seja, arquivando no escritório todos os
documentos referentes à
administração, na recepção
e em reservas os que disserem respeito a estes
sectores, etc.
Lojas e aluguer a
terceiros
Os contratos e as condições deste tipo de aluguer são normalmente
tratados pela administração, sendo função do director fazer a intermediação e o
acompanhamento. O director deve manter
em seu poder cópias destes contratos, para acompanhar as eventuais mudanças no
valor do aluguer, cobrança mensal e renovação na data do vencimento.
Em caso de lojas ou locais vagos, o director pode, dentro das suas
funções, procurar os potenciais locatários e negociar o aluguer, apresentando
os interessados para a formalização do contrato.
Chaves dos quartos
As chaves dos quartos em serviço devem ficar em poder da recepção, que
será responsável por todas as pessoas que tiverem acesso aos quartos, bem como
por informar à governante todas as vezes que autorizar esse acesso.
Os duplicados das chaves dos quartos devem ser guardados em chaveiro
próprio, fechado, de preferência na sala da direcção. Sempre que uma chave
desaparecer, deve haver o maior cuidado em identificar as causas do
desaparecimento e trocar a fechadura.
No caso dos quartos, essa troca pode ser feita com outro apartamento,
em outro andar.
Ninguém a não ser o chefe de manutenção, deve estar autorizado a fazer
cópias das
chaves e, mesmo este, só com autorização e conhecimento da direcção.
Mestras
As chaves mestras
devem estar apenas
na posse do
director, da governante geral (mestra dos andares) e
das empregadas de quartos
(mestra por andar).
Cofres
As chaves dos cofres devem ficar na recepção, mas sujeitas a um controlo rígido e
periódico, devendo todas as
que estiverem em
poder dos hóspedes,
constar do cartão de controlo
de cofre, apenso á CH.
Edifício e Instalações
Visitas às
dependências
É da maior
importância que o
director faça visitas ás
dependências para verificar
o seu estado de uso e a qualidade
do produto, bem como
do serviço. Ao mesmo tempo, essas visitas às
dependências, permitirão ao director manter um contacto útil e valioso com o
seu pessoal, deixando sempre abertos os canais do diálogo. (Ver Política de
Qualidade).
Investimentos
Todos os investimentos carecem de programação e normalmente de
autorização da administração. É obrigação do director cuidar do aspecto e
manter a qualidade, a limpeza e a manutenção de todas as dependências, móveis e
utensílios em uso no hotel, procurando incluir as despesas inerentes a essa
obrigação, no seu orçamento mensal. (Ver Política de Manutenção e de Metas e
Objectivos).
A compra de novos itens, porém, ou obras que modifiquem a estrutura do
edifício, as características dos locais ou da exploração como um todo,
necessitam da autorização da administração. (Ver Política de Manutenção).
Ao apresentar à administração, solicitação para modificações ou compras
desse tipo, o director deve acompanhar o seu pedido de uma descrição das razões
que forçam a essa decisão, bem como de um gráfico "custo-benefício" a
analisar quanto vai custar a mudança proposta e as vantagens que dela advém
para a exploração.
Material de reposição
Do mesmo modo
que é responsável por manter
em bom estado de uso
todo o lado
físico da propriedade, o director
deve também preocupar-se com
o estado das
roupas, louças, vidros, talheres,
bateria de cozinha
e outros utensílios
inerentes à exploração
do negócio. (Ver Política
de Qualidade e Política de
Compras).
A reposição desses
itens até aos valores
reconhecidos como justificáveis,
é normalmente solicitada mensalmente através de requisição que
acompanha o inventário,
á direcção de compras, e é considerada como despesa normal da
exploração, pelo que deve ser contabilizada como compras normais
da unidade, salvaguardadas as
metas gerenciais acordadas para
esta. (Ver Política de Metas
e Objectivos).
Manutenção
A manutenção geral do hotel é da responsabilidade do director e do seu
chefe de manutenção. É aconselhável, porém, que para todos os casos que pelas
suas características técnicas ou de dificuldade sejam considerados
especiais, seja contactado o director de manutenção se ele existir na
empresa, o qual dará o seu apoio e
directrizes técnicas, bem como acompanhamento.
Também para as obras ou decisões
que mereçam estudo
prévio ou mais
detalhado, deve ser solicitado o
apoio do director de manutenção. (Ver
Política de Manutenção).
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva deve ter prioridade e ser norma em todos os sectores
duma unidade hoteleira, como forma de prevenir situações de emergência, ou
de constrangimento perante
os hóspedes.
Inventários
Inventário de móveis e
utensílios
O inventário destes itens deve ser feito anualmente, verificando-se ao
mesmo tempo o seu estado de uso e apresentação.
Inventário dos
materiais de serviço
O inventário destes materiais deve ser feito mensalmente, sendo como já
se disse atrás enviada cópia à administração central para que seja feita a
reposição dos que estiverem em falta.
Inventário do economato
O inventário deste sector deve ser feito mensalmente, bem como a conferência
das fichas de stock e físico da
existência.
Inventários dos
sectores
Todos os meses, devem ser feitos inventários nos sectores, dos
materiais de uso e artigos de consumo.
Conhecimento da
cidade e suas
características
É importante que o
director procure conhecer
bem a cidade
onde se situa
o Hotel, bem como
as suas características e as
potencialidades para o
seu negócio.
Para efeitos da
análise que pretendemos
sugerir, podemos classificar
os vários tipos de urbe como
segue:
· Cidade Turística
· Cidade com
características indefinidas.
· Cidade Agrícola
ou Pecuária
· Cidade Industrial
· Cidade Comercial
ou Entreposto de
Grandes Negócios
· Cidade com
características Múltiplas
· Cidade em
Desenvolvimento
O director deve procurar
conhecer quais são
os planos da
Câmara Municipal (dita Prefeitura no Brasil) para o desenvolvimento da
cidade a curto, médio
e longo prazo, bem como para
instalação por empresas particulares, de novos
empreendimentos na região.
Deve também indagar, dos
planos para eventual
instalação de novas
unidades hoteleiras na cidade
ou na sua
região, de forma
a planejar com antecedência, a sua estratégia de vendas quando em presença
de novos concorrentes.
Sempre que algum dos novos
empreendimentos tenha
possibilidades de vir a integrar
a organização onde se insere, o director deve obter todas as informações que permitam
à administração tomar uma
decisão, passando-as a esta.
Mudança de
Direcção
Passagem de
cargo por mudança
de direcção
Sempre que houver mudança
de direcção, o director em serviço deve
dar ao que
inicia todas as informações, conselhos e sugestões, sobre
os itens de maior interesse para este, permitindo-lhe
ter uma visão clara das
responsabilidades que vai
assumir, podendo se
preparar para elas.
A passagem do
cargo deve ser
formalizada através de
um documento, contendo
a posição/situação de
cada um destes
itens, no momento
da passagem, sendo
assinado pelos dois
directores.
O director que inicia deve fazer um
relatório detalhado sobre todos os itens que integram as
responsabilidades de gestão, no
final do
seu primeiro mês ao
serviço.
Todos os assuntos omissos nesse documento ou os casos que vierem a
surgir no decorrer da gestão,
para os quais o director não tenha directrizes estabelecidas, devem ser debatidos com a administração ou
direcção administrativa, para que
o director possa
ir adquirindo conhecimento
da "mentalidade" da empresa na
abordagem e solução
dos problemas.
Como Preparar um
Relatório Gerencial
Sugestão sem qualquer
compromisso
1.
ANÁLISE DOS RESULTADOS ECONÓMICOS.
(Usar
uma folha para este tema)
* Receitas
- Apartamentos
- Alimentos
e Bebidas
- Outras
* Despesas
- Compras
- Serviços
de Terceiros
- Folha
de Pessoal
- Outros
* Outros
- % de Ocupação
- Diária Média
- Lucro Operacional
2. ANÁLISE DO MERCADO E
CONCORRÊNCIA
(Usar
uma folha para este Tema)
* Mercado
- Qual a Nossa
Participação no Mercado
- Qual a Nossa Fatia
actual do Mercado
- O que podemos fazer
para melhorar nossa Fatia de Mercado?
- Posição Atual do
Mercado em Geral
- Perspectivas Futuras
* Concorrência
- Qual o
posicionamento da Concorrência?
§
De Cooperação
§
De Distanciamento
- Quais as nossas
vantagens e desvantagens
- Estamos competindo
em igualdade?
- O que podemos fazer
para melhorar a nossa posição?
3. ANÁLISE DOS RESULTADOS DE
QUALIDADE
(Usar uma folha para
este tema)
·
Inspeções Internas de Qualidade
·
Ações tomadas para Melhoria de Qualidade
·
Pontos fracos do hotel, em Qualidade.
·
Quais as Opiniões da Clientela sobre a
nossa Qualidade
·
Quais as Acções Programadas para Melhoria
de Qualidade
·
Que necessitam Investimento
·
Sem Previsão de Investimento (Formação,
Motivação, Melhoria de Sistemas, Revisão de Procedimentos, Supervisão
Adequada).
4. PROBLEMA PARA DISCUTIR EM
GRUPO
(Apresentar os tópicos principais para
conduzir a discussão)
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