quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

 

Você Como Profissional de Hotelaria(texto 1)


 Uma das  suas  mais  importantes  responsabilidades  como  empregado  da  indústria  de  hospitalidade,  é  preencher  adequadamente  as  necessidades, desejos  e  expectativas  dos hóspedes em  relação aos  serviços  do  seu hotel.

Quer os  hóspedes  venham  para  o  hotel,  a  lazer  ou  a  trabalho, a  sua  atenção  e  atitude  simpática,  ajudarão  a  tornar   a  visita deles  mais  agradável,  tornando-a  uma  experiência  da  qual  se  lembrarão  sempre  com  prazer.

Como  empregado  em  hospitalidade, você  será  sempre  o principal  elo  de  ligação, entre  o hóspede  e  o  seu  hotel. Os  hóspedes  vêm  você, mais  vezes  do  que  o  gerente ou  os  chefes  e  supervisores.

Você  é  o  grande   amigo  e  intermediário,  a  quem  eles  podem  pedir  conselho  ou ajuda, para  as suas  dúvidas  ou  pequenos  problemas.

Sabendo  como  dar  ajuda,  para  resolver  os  problemas  dos  hóspedes,  de  uma  forma  definitiva  e  amável,  você  demonstra   uma   atitude  profissional  que não só  vai  trazer  para você  o  reconhecimento  e  a  amizade  desse  hóspede,  mas  também  a  “simpatia”   deste  por  você  e  pelo  seu  hotel.

Isso  lhe trará satisfação pessoal  e  tornará, sem   dúvida, o  seu  trabalho   mais  gratificante. 

Para  ajudar  você  a  encontrar  essa  satisfação  no  seu  trabalho,  preparámos,   uma pequena   série de testes,  ,como  uma  forma  de demonstrar-lhe  que  você  é  muito  importante  e  que  outras  pessoas   como  você,  no  mesmo  tipo  de  trabalho,  enfrentam  o  mesmo  tipo  de   problemas  que  você  tem  e  procuram  “dar a volta  por cima”, com   a consciência  da  sua  importância  e  de  que  eles  podem, com  simpatia   e  a  sua  atitude no  trabalho, tornar  importante  o  seu  hotel  e  a  sua indústria, “da  hospitalidade“.

Você   verá  que   o seu  trabalho  é   mais  que  um emprego - é  uma oportunidade e um   desafio para  você   encontrar  a sua própria satisfação.

 

1 Contatos  com  o  hóspede


O  cliente

Atitudes a evitar no contato com os Hórpedes

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*  não  ligar  para  os  problemas  dos  hóspedes . 

*  mostrar atitudes negativas  em relação às tarefas.

*  aparentar  indolência .

*  não  ligar  para  o  que  está  fazendo .

*  dar  prioridade  a  assuntos  burocráticos, deixando o  hóspede  para  depois .

*  ser  rude  ou  indiferente .

*  ser  excessivamente  formal .

*  se  mostrar  aborrecido  com  o  que  está  fazendo.

*  se  desculpar com outros colegas, ou outros departamentos  quando  acontece  um  erro.

                              

Lembre-se

-  cada  empregado, quer esteja em contato direto ou em serviços  de  apoio - tem   sempre  participação na  satisfação  do  hóspede .

-  tão  importante   quanto  o  que  o  empregado  diz  ou  faz  é  o  que  o  empregado  não  diz  ou  não  faz .

-  uma  impressão  negativa  pode  ser  criada  a  qualquer  momento  da  estada  do  cliente -  e  algumas vezes, antes  de  ele  chegar  ao  hotel.

 

Visão   do  relacionamento  com  o  hóspede

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Pense   na   ultima  vez   que   você  era Cliente, e não  gostou  da  forma  como  foi  tratado   em   algum   lugar   de serviços .

Como  foi  tratado  pelos  empregados  ?

Nas  situações  em  que  foi  tratado  de  forma  negativa , que  fatores  influenciaram   os  seus  sentimentos   sobre  essa  experiência ?

Marque  na  lista  abaixo, os  que  achar  de  acordo .

Lembre-se ; não    resposta  certa  ou  errada , é  o  seu  julgamento .

_________  1 )    falta  de  atenção  do  empregado

_________  2 )    falta  de  sorriso  ou  de  olhar

_________  3 )    o  empregado  parecia  muito  ocupado com  outras  coisas, ou  querendo      se  ver livre  de  você, rapidamente .

_________  4 )  você teve que chamar a atenção dele, antes  que  ele  se  dirigi-se  a  você.

_________  5 )   atitude negativa, com ar  de  superioridade .

_________  6 )   empregado  com  mau  aspeto  ou  mal cuidado .

_________  7 )   falta de entusiasmo ou ar  de aborrecimento .

_________  8 )   execução  descuidada  das  tarefas .

_________  9 )   em  vez  de  tentar  resolver  seus  problemas, o   empregado   discutia   as   suas necessidades  ou  arranjava  desculpas .

________ 10 )  falta  de  reconhecimento ou  “obrigado” no  final.

 

Confira  as  sua  respostas

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A  pesquisa  que  você  completou, foi  dada  também  a  um  variado  numero  de profissionais  de  hotelaria , com  diferentes  cargos  e  responsabilidades, de  diversas  organizações  e  vários países .

Todos  tinham  porém,  uma  coisa  em  comum: eram seres humanos, com  sentimentos, amor  próprio, respeito  e  dignidade, eram  iguais  a  você

 

Veja quais as  respostas  mais  votadas  e  confira  com  a   sua  visão  do  problema

*   falta  de atenção  do  empregado

*  falta  de  sorriso  ou  olhar

*  o  empregado   parecia   muito   ocupado   com outras  coisas  e   querendo  despachar  o  cliente rapidamente .

Algumas  maneiras  de  se  relacionar com  os  hóspedes

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*  ouça  com  interesse  o  que  o  hóspede  fala .

*  trate  todos  os  hóspedes  como  alguém  especial .

*  faça  um  esforço  extra  para  dar  ao  hóspede   o     que  ele  precisa .

*  seja  amigável  e  simpático . Sorria

*  seja  cortês  e  polido .

*  tenha  uma  atitude  agradável .

*  olhe o serviço  pela  perspectiva do hóspede, de vez em quando (ou sempre, se puder).

*  procure  sempre  agradecer  ao  hóspede .

 

Lembre - se

Simpatia, para  o  hóspede; significa  estar  sempre pronto   a   ajudar   o   hóspede   e   contribuir   com  alguma  atitude  não  esperada  para  que  a  estada  deste  no  seu  hotel,  se  transforme  numa  recordação  agradável .

 

Técnicas  de  relações  com  os  hóspedes

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Marque  com  ( x )  as  técnicas  profissionais  que  você usa  no  seu  relacionamento  com  os  hóspedes

_____  1 )  aspecto  geral  e  apresentação impecável.

_____  2 )  dar ao hóspede imediata e completa  atenção.

_____  3 )  cumprimentar  o  hóspede calorosamente, com  sorriso.

_____  4 )  mostrar amor  próprio  e orgulho pelo meu trabalho e  pelo hotel onde estou .

_____  5 )  escutar  atentamente .

_____  6 )  usar  o  nome  do  hóspede  ou  outra  forma apropriada  de  tratamento: Senhor.   Doutor . etc.

_____  7 )  manter  o  sorriso  e  o  olhar .

_____  8 )  oferecer  assistência  adicional .

_____  9)  providenciar o  que o  hóspede precisa ou fazer  sugestões  para  facilitar  este.

_____10 )  proteger  a  privacidade  do  hóspede .

_____11 )  agradecer   ao   hóspede  e  convidá-lo   a  voltar   ao  nosso  hotel .

 

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terça-feira, 30 de novembro de 2021

 

A Disciplina Base da Qualidade de Serviços em Hotelaria

 


Muitos Supervisores detestam  Disciplina e a maior parte do Pessoal, nem quer ouvir  falar. Este posicionamento vem do fato de que a Disciplina tem sido mal  interpretada e bastante mal aplicada, induzindo  a  maior  parte  das  Pessoas  a  associar  Disciplina  a  falta  de  liberdade  ou  a  Punição. Alguns Mitos da Disciplina que não correspondem à realidade, são :
= Disciplina  é  uma  Forma  de  Punição.
= Mandar, significa  que  todos  tem  que  fazer  o  que  Você  diz.
= Se Você for “Bonzinho” para o Pessoal, não precisa Disciplina.
= Todas as  Situações Disciplinares, são tratadas da mesma  maneira.

Analisando a  Disciplina

Disciplina é a obediência ao conjunto de regras e normas que são estabelecidos por determinado grupo. Também pode se referir ao cumprimento de responsabilidades específicas de cada pessoa.

Do ponto de vista social, a disciplina representa ainda a boa conduta do indivíduo, ou seja, a característica da pessoa que cumpre as ordens existentes na sociedade.

Neste aspecto, o oposto de disciplina é a indisciplina, quando há a falta de ordem, regra, comportamento ou de respeito pelos regulamentos.

Como dito, cada grupo social apresenta o seu conjunto de normas e regras de conduta, que variam de acordo com os seus preceitos. O significado de manter a disciplina no trabalho ou a disciplina na igreja, por exemplo, são diferentes, visto que para cada parte as regras e comportamentos costumam variar, de acordo com aquilo que estas consideram de maior importância.

Manter a disciplina ainda pode estar relacionado com o ato de ser constante, ou seja, se dedicar no cumprimento de determinada tarefa para o alcance de um objetivo final, por exemplo. Aliás, ter disciplina no trabalho é fundamental para o bom desempenho de qualquer profissional.

Disciplina escolar

Consiste na conduta dos alunos num ambiente escolar, sendo que esta deve agir consoante as normas preestabelecidas pela instituição de ensino. Um aluno indisciplinado é aquele que não segue as regras estabelecidas pela escola.

No âmbito escolar, a disciplina ainda pode significar as matérias que são ensinadas para os alunos, normalmente referente aos diferentes campos do conhecimento humano, como a matemática, línguas, história, ciências, entre outros.

 


Autodisciplina

É a disciplina, ou seja, a ordem, a regra e a responsabilidade que determinado indivíduo ou grupo se impõe, sem a orientação ou imposição de terceiros.

Manter a autodisciplina é essencial para conseguir atingir os objetivos profissionais e pessoais, pois garante o cumprimento de todas as responsabilidades e compromissos que garantirão o sucesso de determinada tarefa, por exemplo.

Etimologicamente, a palavra disciplina se originou a partir do latim disciplina, que quer dizer “educação que um discípulo recebia de seu mestre”. Este termo, por sua vez, tem origem diretamente de discipulus, que é referente “aquele que aprende”, e este, consequentemente, tem raiz no verbo latino discere, que significa “aprender”.

Alguns dos principais sinônimos de disciplina são:


A razão do esforço usado para inculcar Disciplina nas Empresas, é conseguir manter padrões razoáveis de atitudes e Serviço, beneficiando os próprios Empregados. É função de RH, levar ao Espírito das Chefias a verdadeira essência da  Disciplina  e  como ela pode e deve ser usada para criar Equipe, Confiança, Moral, facilidades de trabalho e resultados na obtenção de Metas e Objetivos. É importante que os Supervisores analisem as Normas e Procedimentos, e os discutam com o  Pessoal, evitando manter ou  impor as que sejam ignoradas com frequência. O Gerente de RH deve treinar os Supervisores para analisar  Normas e  verificarem  as  Ordens  que  dão,  antes  de  emiti-las. Se constatarem que são razoáveis e que sendo seguidas, irão facilitar o Serviço ou a  convivência, devem começar por explicar e justificar as Normas, os Procedimentos ou as suas próprias Ordens aos Empregados. A forma comprometida como estes aceitarem e seguirem essas diretrizes no  seu  dia-a-dia, serão  atitudes  de  Disciplina.  Quanto  mais  eles  se  ativerem  às  Normas, e seguirem os Procedimentos, menos serão os problemas disciplinares. O Supervisor deve saber, que um Apoio Positivo da sua parte à atitude dos  Empregados, fará a Disciplina um jogo fácil de jogar por ambas as partes.




quinta-feira, 25 de novembro de 2021

 


A Sensibilidade Cultural na Hospitalidade

 

O crescimento da indústria do turismo internacionalmente impôs relações entre pessoas de diferentes culturas. Como a cultura se relaciona com as normas, valores e costumes das pessoas, ela gera diferenciação comportamental, e isso resulta em diferença de expectativas durante os encontros de serviço com os clientes, funcionários ou fornecedores. A indústria do turismo e outros setores da indústria de serviços enfrentam desafios de encontros de serviços multiculturais e precisam avaliar continuamente o desempenho do serviço em relação às expectativas dos clientes, funcionários e fornecedores de um ambiente diverso. Nesta postagem apresentamos as pesquisas selecionadas sobre sensibilidades interculturais e suas implicações gerenciais na indústria do turismo do ponto de vista dos serviços.

 

·      Multiculturalismo, multinacional e globalização são palavras desanimadoras? Ou são palavras enriquecedoras?

·      O mundo está se tornando rapidamente uma aldeia global?

·      Estamos perdendo nossos valores culturais ou enriquecendo-os?

·      Qual é o papel da diversidade no mundo contemporâneo do turismo e da hospitalidade?

·      Qual é o significado da sensibilidade em encontros transculturais e como maximizamos os benefícios de tais encontros?

Talvez as respostas possam variar de acordo com nossas experiências individuais. A cultura pode ser a fonte de cooperação, coesão e progresso, em vez de conflito, desintegração e fracasso (Harris 2004). O importante para a sociedade é aprender a usar a diversidade em benefício de todos os seres humanos, especificamente na indústria do turismo onde a diversidade vem crescendo há várias décadas e continua como tendência contemporânea. O foco da aprendizagem eficaz sempre é o ambiente familiar. Por exemplo, os japoneses aprendem em casa como prestar serviço e cuidar do visitante. Talvez seu conceito de qualidade de serviço comece em casa. Não é à toa que as práticas de gestão japonesas levaram ao início do sistema de “defeito zero”. O fato de que a maioria das economias desenvolvidas está rapidamente se tornando uma economia de serviços está bem estabelecido. Considerando o exemplo dos EUA, observa-se que 77 por cento de seu produto nacional bruto (PNB) e 80 por cento de sua força de trabalho vêm do setor de serviços (Sizoo et. Al 2005). Da mesma forma outras nações industrializadas da Europa Ocidental, Canadá e Japão mostram essa tendência (Malhotra et al 2005). Globalização significa que pode ser importante de uma perspectiva comercial e social entender como devemos lidar com pessoas de origens diversas. Se pretendemos desenvolver uma sociedade de competências baseadas no conhecimento, que valoriza a aprendizagem e o serviço aos outros, precisamos estar cientes das sensibilidades culturais e evitar situações potencialmente embaraçosas que podem causar danos comerciais e sociais. Procuraremos no texto seguinte, destacar a importância da sensibilidade em encontros transculturais e como maximizar os benefícios de tais encontros. Nos últimos anos, serviços como educação, hotéis, fast food, bancos e agências de investimento tornaram-se negócios cada vez mais globais. Observou-se que o comércio internacional no setor de serviços em 1999 apresentou uma taxa de crescimento de 175% e hoje representa um quinto de todo o comércio mundial (Stauss e Mang 1999). Este crescimento notável num contexto global exige que as empresas de serviços conduzam os seus negócios com operadoras e clientes de culturas diferentes. Trabalhar com pessoas da nossa própria cultura pode ser um desafio; mas trabalhar e lidar com pessoas de diferentes culturas necessita um cuidado maior. Se considerarmos a cultura como um conjunto de normas, regras e costumes, então as pessoas de diferentes culturas também devem ter diferenças em suas normas e costumes e isso leva a diferentes expectativas de diferentes culturas. Se os gerentes de serviço estiverem inconscientes das expectativas culturais essenciais dos seus clientes, isso resultará numa lacuna no desempenho do serviço. Pode-se considerar duas opções - Como os clientes são diferentes de nós, não podemos satisfazê-los, então simplesmente ignore-os ou, a outra opção poderia ser aprender sobre os seus valores culturais essenciais e ver o que melhor pode ser feito por eles. Observa-se também que os clientes em terras estrangeiras ou em diferentes contextos culturais estão preparados para se contentar com menos, o que facilita o processo de agradá-los. Embora pouca pesquisa tenha sido feita sobre o impacto da cultura nos serviços de turismo e hotéis, à medida que a importância se torna mais aparente, as pesquisas também estão crescendo na área. Lições podem ser aprendidas com outras indústrias de serviços, por exemplo, as pesquisas nos dizem que os viajantes internacionais que devem ficar menos satisfeitos com o serviço de bordo das companhias aéreas são os japoneses, conforme indicado por pesquisas com clientes (Zeithaml e Bitner 1996). Evidências emergem de estudos como Harris (2004) de que os encontros de serviço entre provedores e clientes são influenciados pelo seguinte:

• Sentido de identidade e espaço - o que valida o senso de identidade de alguém dentro de um determinado grupo? O que constitui um espaço adequado entre indivíduos, como distância ou proximidade?

• Comunicação e linguagem - considere a troca verbal e não verbal, linguagem corporal e gestos etc.

• Vestimenta e aparência - roupas externas típicas ou distintas, requisitos de vestuário para vários eventos, por exemplo, negócios ou religiosos etc.

• Hábitos alimentares e alimentos - seleção, apresentação , dieta ou necessidades religiosas, uso de talheres ou pauzinhos ou mãos.

• Tempo e consciência do tempo - senso de tempo exato ou relativo, preciso ou casual. • Relacionamento - como são determinados os relacionamentos individuais ou organizacionais (por exemplo, idade, gênero, status, riqueza, poder)? Arranjos familiares, uso de títulos, etc.

• Valores e normas - costumes e práticas.

1.    Sensibilidades interculturais no turismo: Potenciais para conflito e compreensão

• Crenças e atitudes - espiritualidade, fé, etc.

• Processo mental e aprendizagem - estilo de pensamento e aprendizagem, organização e processamento de informações.

• Hábitos e práticas de trabalho - atitude em relação ao trabalho e ao trabalho, tipo de trabalho dominante, recompensas e promoções, etc.

2. Cultura asiática versus cultura ocidental A influência dos valores culturais no comportamento foi bem documentada (Adler e Graham, 1989; Hofstede, 1980) . Ao estudar a influência da cultura nas percepções dos consumidores sobre os encontros de serviço, Matilla (1999) afirma que em hotéis onde os turistas costumam ficar, os fatores culturais são susceptíveis de mediar a atitude dos clientes do hotel em relação ao componente de serviço de sua experiência no hotel. Como os estilos de serviço na Ásia são mais orientados para as pessoas em comparação com o Ocidente, onde a eficiência da prestação de serviços é altamente valorizada, os consumidores asiáticos, mesmo para serviços de baixo custo, esperam um nível de serviço relativamente alto. Um consumidor ocidental não se importará com um serviço impessoal se for eficiente e que economize tempo, enquanto um consumidor asiático dá ênfase primária à qualidade das relações interpessoais e à qualidade da interação entre o funcionário e o cliente. Ao relatar as experiências de serviço de consumidores culturalmente diversos na sociedade multicultural da Austrália, Barker e Hartel (2004) afirmam que, com base no comportamento do provedor de serviços (verbal e não verbal), os clientes culturalmente diversos percebem que são os destinatários de serviço e, consequentemente, apresentam baixos níveis de satisfação. O histórico cultural influencia fortemente o comportamento do consumidor. Reisinger e Turner (1999) sugerem que no estágio de consumo do comportamento do comprador, os turistas japoneses têm enfrentado problemas com a prestação de serviços australiana. Os japoneses reclamaram da falta de atendimento profissional nos restaurantes, da má organização dos passeios, da falta de embalagens sofisticadas, da falta de educação do pessoal de atendimento e da lentidão do atendimento. Tudo isso levou a que a região da Gold Coast, um importante destino de férias para turistas japoneses, perdesse seu apelo como destino turístico preferencial de recém-casados ​​japoneses em favor do Havaí (Reisinger e Turner 1999).

3.    Outros pesquisadores (Kozak, 2002; Huang e Wu, 1996; Iverson, 1997; Kim e Lee, 2000) identificaram que turistas com origens culturais ou nacionalidades diferentes têm motivações diferentes para viajar. Agentes de Viagem, ao afirmarem a importância do mercado de viagens asiático em relação ao seu tamanho e taxa de crescimento, também sugerem que os turistas asiáticos diferem na sua motivação de viagens de outros mercados regionais. Um potencial mercado asiático em forte crescimento a se considerar é o dos consumidores chineses. A pesquisa postulou que os chineses são principalmente coletivistas, com ênfase no grupo e na autoridade e não no indivíduo (Mok e De Franco, 1999). Isso reflete uma diferença fundamental com a cultura ocidental. É muito improvável que qualquer empresa possa se dar ao luxo de ignorar o mercado da China com um quinto da população mundial e reconhecido como o mercado com o maior potencial de compra para o século 21 (Mok e De Franco, 1999). De acordo com pesquisas, o número de viajantes chineses no exterior é estimado em mais 49 milhões até o ano de 2008; 60 milhões até 2010 e 100 milhões até 2015. Esses números fornecem razão suficiente para qualquer destino turístico estudar o mercado da China, identificar suas necessidades e tomar as medidas adequadas para atrair viajantes desse mercado. Compreender os valores culturais chineses e como os chineses moldam suas preferências e expectativas é o primeiro passo para qualquer empresa que queira participar desse mercado.

 


4.    Vários estudos       explicam o potencial de negócios e apoiam a importância de compreender a sensibilidade cultural e o seu impacto nos encontros de serviços interculturais. Todo o comércio de serviços internacionais, seja turismo, hotéis ou outros serviços, envolve encontros de serviço com consumidores de diferentes culturas. A ignorância dos principais valores culturalmente sensíveis geralmente leva a crenças errôneas, resultando em clientes insatisfeitos e perda de negócios. Torna-se doloroso quando não precisa ser. A sensibilidade intercultural é atitudinal. Ela permite que um indivíduo interaja efetivamente com pessoas de diferentes culturas e é uma habilidade que pode ser medida e aprendida. A pesquisa indica que funcionários com sensibilidade transcultural fornecem um serviço melhor aos clientes estrangeiros, pela sua capacidade de ajustar os estilos de serviço para atender às necessidades desses clientes. Tal ato é extremamente benéfico, uma vez que tais funcionários são capazes de gerar mais receita para o hotel por meio da impressão favorável transmitida aos hóspedes e, portanto, de vendas sugestivas. No entanto, muitas empresas deixam de aproveitar o treinamento intercultural, mesmo que ele esteja disponibilizado. Da mesma forma, a indústria do turismo está deixando de levar em conta adequadamente o entendimento intercultural em programas de treinamento em gestão e iniciativas subsequentes. Por exemplo, o grupo de hotéis Ritz-Carlton teve dificuldades quando tentou introduzir um sistema de gerenciamento de qualidade total (TQM) no estilo ocidental no seu hotel em Hong Kong. Isso se deve ao valor cultural chinês “Guanxi‟ (Lee-Ross 2005). Em contraste com o TQM muito moderno, a prática chinesa do Guanxi se desenvolveu ao longo de milhares de anos. Guanxi é uma interação social dentro de um grupo em rede, onde repetidas trocas de favores garantem uma medida de confiança entre os participantes dessa rede. Ao contrário do TQM, o Guanxi se aplica a todos os tipos de interação humana; não se limita só aos negócios. As quatro dimensões do Guanxi são vínculo, empatia, reciprocidade e confiança (Geddie, M.W., et al 2005). Eles são inter-relacionados e complementares. Em outras palavras, desenvolver um relacionamento de confiança é de vital importância na cultura chinesa, antes de apresentá-los a qualquer coisa nova. O sucesso dos negócios no século 21 dependerá de como os indivíduos e organizações adquirem e praticam a sensibilidade e as habilidades transculturais ao lidar com clientes de origens diversas (Harris, 2004). O comércio internacional crescente e a dependência do setor de serviços são fatores que contribuem para que os profissionais do turismo adquiram proficiência em lidar com a diversidade. A pesquisa indica que o treinamento cultural é essencial para apreciar a sensibilidade cultural. Um hotel de classe mundial, qualquer organização de turismo ou qualquer empresa pode avaliar o seu próprio status de sensibilidade cultural fazendo as seguintes perguntas:

·      A nossa maneira de fazer negócios sofre severamente com o atraso cultural?

·      Os gestores de turismo e hotelaria buscam entender a cultura de clientes, funcionários e fornecedores?

·      Os gerentes de turismo e hotelaria utilizam análises culturais e percepções em termos do seu próprio estilo de gestão e relações públicas?

·      Os gerentes de turismo e hotelaria percebem o valor das diferenças culturais e promovem sinergia cultural?

À medida que o mercado se torna cada vez mais multicultural, a produção e distribuição de serviços nas indústrias de turismo e hotelaria encontram um número cada vez maior de experiências interculturais.

5.    O encontro de serviços culturais pode ser impactado pela falta de sistemas e redes de apoio existentes, que mediariam o ambiente de serviço com a cultura dos turistas. Quando as expectativas dos turistas não são atendidas, isso geralmente leva a decepções, medo e solidão que podem resultar em conflitos culturais (Weiermair 2000). Lições inestimáveis ​​podem ser aprendidas em casa sobre como lidar com a diversidade e sensibilidade cultural. Essas experiências não apenas melhorarão as práticas no local de trabalho, mas também fortalecerão nossa competitividade comercial no mercado. Apesar de nossos melhores esforços, às vezes ocorrem falhas de serviço e não são incomuns no atual ambiente de negócios de alto crescimento. As falhas de serviço precisam ser seguidas com uma tentativa de “recuperação do serviço” e essa tentativa muitas vezes contribui para o nível final de satisfação dos clientes. Se não houver tentativa de recuperação de uma falha de serviço, o consumidor bloqueia a experiência e avalia o serviço como baixo. A pesquisa sugere que uma boa estratégia de recuperação de serviço geralmente oferece uma oportunidade de obter melhores classificações do cliente (Warden et al 2003).

6.    Curiosamente, a recuperação de falhas de serviços transculturais geralmente é mais fácil, pois os clientes consideram que ocorreram devido a diferenças culturais ou confusão. Em outras palavras, estar aberto à sensibilidade intercultural fornece o benefício da dúvida na recuperação de falhas de serviço para os provedores. Essa oportunidade não deve ser ignorada. Em vez disso, deve ser construída uma melhor compreensão. Dadas as diferentes possibilidades com sensibilidade intercultural e encontros de serviço intercultural e crescente globalização, quais são as implicações para a gestão do turismo mundial moderno e negócios hoteleiros?

7.    Implicação e conclusão gerencial. À medida que a indústria do turismo cresce globalmente e os gerentes são expostos a cada vez mais encontros interculturais, a força de trabalho se torna cada vez mais diversa, e as expectativas dos consumidores com base nos seus valores culturais aumentam, a competição no turismo, nos mercados e setores relacionados aumentam também e os viajantes e outros clientes se tornam mais informados sobre o ambiente ao seu redor, e criarão mais desafios para os gestores do novo milênio. Esses desafios precisam ser reconhecidos e postos em prática para o sucesso dos negócios, em si e para a sociedade em geral. Um ambiente acolhedor em casa tem um significado positivo; também tem uma influência no comportamento futuro dos indivíduos, pois ajuda desde cedo a gerar consciência e preparação para lidar com diversos grupos de pessoas no futuro. Facilita a eficiência e eficácia com encontros de serviços interculturais para futuros gerentes e funcionários da indústria do turismo. Uma boa educação infantil com ensino superior apropriado e treinamento para lidar com pessoas de diferentes origens facilita as perspectivas de carreira na compreensão dos valores culturais essenciais de clientes, funcionários e fornecedores para personalizar o comportamento e os serviços sempre que possível. Reconhecer as diferenças entre os mercados de turismo desenvolvidos e em desenvolvimento, em termos de percepções e avaliações da qualidade do serviço e investir no capital humano é preponderante. E desenvolver descrições de cargos que enfatizem que o conceito de serviço que inclua o valor das culturas é uma forma de enfrentar o desafio de lidar com reclamações de clientes de culturas diferentes. Isso requer alta competência social e intercultural, que deve ser promovida por treinamento apropriado (Stauss e Mang, 1999). Pode-se argumentar que a flexibilidade do comportamento do provedor de serviços pode ser mais fácil de ajustar em comparação com o ambiente físico geral. Mas alguma coisa precisará ser estudada e feita,

8.    As percepções pessoais são importantes ao analisar as expectativas dos clientes quanto aos serviços prestados (Malhotra et al 2005). Na verdade, a concepção de valores transculturais num ambiente familiar da sua própria  casa terá impacto sobre a compreensão e apreciação futura. Pode-se iniciar conversando e compartilhando conhecimentos com colegas, amigos e parentes sobre a diversidade do mundo, sua riqueza e contribuição para a raça humana. Deixe que os encontros transculturais sejam uma ferramenta poderosa para aprender e praticar a sensibilidade cultural e fazer o que for necessário para desenvolver um vínculo forte com base no reconhecimento mútuo. É necessário desafiar nosso conhecimento e competência para que possamos nos tornar profissionais multiculturais para o futuro da indústria do turismo. Os gerentes do novo milênio devem considerar; poderia o serviço ser uma força de paz mundial através da compreensão das culturas? Tudo o que fazemos deve servir aos outros para ajudar a desenvolver cidadãos compassivos e atenciosos. O estudo destaca que os valores, crenças e comportamento que os empregadores da indústria do turismo buscam e treinam e o que os turistas esperam são ensinados melhor em uma idade jovem. Famílias e / ou grupos sociais são a referência de comportamento futuro e auxiliam os funcionários dos serviços de turismo e hotelaria a perceberem quais podem ser as necessidades das pessoas quando estão longe de casa. Essa mentalidade impacta a qualidade do serviço, a inovação e o desejo de servir os turistas. Além disso, o estudo destaca o todo para criar sistematicamente encontros positivos entre clientes de diferente importância do pensamento relacional na prática, como por exemplo a prática do Guanxi na cultura chinesa. Essa perspectiva relacional geralmente abrange considerações e comportamentos muitas vezes incompatíveis com o pensamento e a prática ocidentais. Tal noção levanta as questões - quais são as implicações interpessoais e até onde avançamos no treinamento da força de trabalho do turismo em habilidades de gestão intercultural? Sugere-se que pesquisas futuras em turismo explorem os benefícios potenciais do treinamento e desenvolvimento para abordar as sensibilidades interculturais e ajudar a fornecer uma experiência agradável para todos os turistas. E as Escolas Hoteleiras, ou as entidades que oferecem cursos de aperfeiçoamento profissional, tem nisso um papel fundamental.

 


quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Se Gosta de ouvir uma boa Música

Pense o que seria, se os executantes não se ajudassem uns aos outros, para conseguir a Harmonia.

Num Hotel, Você não está sozinho, faz parte de um Conjunto, e a Harmonia final vem do esforço de todos os que nele intervêm, em cumprirem a sua parte e não prejudicarem o trabalho dos seus colegas.

Você é o Hotel! Todos são o Hotel!

Não há como esquivar-se Dizendo: “A Culpa não é minha!” A Culpa de Um é a Culpa de Todos. E importa muito evitar que os Erros estejam surgindo, estragando o resultado  final de “Um Bom Serviço”. “Ou Uma Boa Harmonia”.



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