quinta-feira, 23 de novembro de 2023

 

CulináriA INGLESA



Mas tambÉm da Escócia E Irlanda

 

A culinária da Inglaterra foi formada principalmente pelas diversas interações com outros países europeus e a importação de ingredientes da América do Norte, China e Índia durante o período do Império Britânico, e como resultado da imigração ocorrida no período pós-guerra. Os ingleses, devido talvez ao seu temperamento ou às condições climáticas do seu habitat, foram sempre, segundo nos é contado, de extraordinária frugalidade. Isso não obstou a que, nos tempos dos reis normandos e Plantagenetas, o cozinheiro tivesse grau de grande personagem, comandando o serviço de cozinha, duma cadeira altamente colocada, de onde, com o auxílio de uma comprida colher, provava os diferentes pratos. Muitos ingredientes utilizados nas comidas típicas inglesas têm origem remota. É o caso dos cozidos à base de carne, o pão, as tortas assadas, o queijo, e os peixes. Os britânicos adotaram diversos alimentos para compor sua gastronomia, como as batatas fritas, tortas, purê de batatas, e os peixes.

De maneira geral, porém, os cozinhados na Grã-Bretanha são simples e pouco condimentados, devendo todo o seu sucesso às excelentes qualidades da matéria base: boa carne, boa manteiga, bom leite. A carne de porco é excelente, contribuindo para tal, as raças de Berkshire, Large Black, Tanwort e Yorkshire, ou ainda os Sussex, Dorset e Essex.

O carneiro, é dos melhores do mundo, sendo famoso o de Gales (Welshmutton), os de Dartmoor e Cumberland (Herdwick).

Entre as raças de bovídeos dignos de menção, os Herefords, Devons, Galloways, Aberdeen-Angus, West Highlanders e Pembrokes, fornecem a base, dos famosos Roast-beefs, e combinam as duas principais bases de boa alimentação, boa carne e bom leite. Com rios e costas abundantes de peixes, florestas de boa caça, e raças seleccionadas de animais reprodutores, a Inglaterra é, sem dúvida, paraíso dos cozinheiros e dos gastrónomos.

É também a terra do pudim: spotted dick (pudim com uvas passas e groselha), plum duf (ameixas) e syllabub (prato medieval feito com creme, vinho branco e suco de limão). O creme de chá inglês é servido em qualquer casa de chá, principalmente na costa sul. Geralmente, o chá é servido com pães, geléia e manteiga. Há muitas padarias tradicionais, com panquecas da Inglaterra do Norte e Escócia, pudins escoceses de bolo de passas, o bolo Bakewell, coberto com geléia, amêndoas e sorvete, assim como todos os tipos de pão. Alguns dos pratos mais tradicionais têm origens antigas, como os pães e queijos locais, carnes assadas e guisados, tortas de carne de caça e peixes de água doce e salgada. O livro de culinária inglesa do século XIV, Forme of Cury, da corte de Ricardo II, contém receitas de alguns destes pratos. Além de estar democratizada, a cozinha inglesa moderna conseguiu unir referências tradicionais nos pratos com um toque de sofisticação. Nos restaurantes mais elegantes, por exemplo, é possível provar uma carne de cordeiro (bem típica da Inglaterra), servida com maçãs caramelizadas, ou um salmão com croquetes recheados de ricota e legumes.

 



O tradicional almoço de domingo é um dos melhores pratos da culinária britânica. Simples e gostoso, o Sunday roast é composto por 3 tipos de carne: o Gammon (tipo de presunto assado), o beef (carne bovina) e o Turkey (Peru). as vezes servem também o carneiro.As carnes são servidas com vários tipos de verduras, Yorkshire pudding (uma espécie de pãozinho inglês assado e feito a base da gordura da carne assada), e molhos para acompanhar as carnes.

O principal molho é dito “gravy”, feito do suco natural da carne assada ou dos vegetais, mas também servem juntamente com esse prato outros molhos: molho de cranberry para acompanhar o peru, o molho de maçã para acompanhar o gammon, o molho de menta para acompanhar o carneiro, o molho de raiz forte para acompanhar as verduras. Outros pratos mais conhecidos da cozinha inglesa são o Roastbeef, o Cornish pastry (patê de carne com cebola e batata), Grilled Chops (costeletas na grelha) e short breads (biscoito usado no chá das cinco). Uma das minhas especialidades favoritas são os deliciosos scones (pãezinhos doces) com geléia de morango e creme (esqueçam a palavra dieta!). Os scones fazem parte do bom e famoso cházinho da tarde que é uma tradição inglesa, mas tá valendo a qualquer hora.

Curiosidade

O sanduíche foi inventado na Inglaterra, na cidade do mesmo nome. John Montagu foi o seu criador, pois queria inventar uma refeição pequena que pudesse ser levada e comida com apenas uma mão, para não precisar parar de jogar poker enquanto comia.

 Bangers and Mash

Este prato típico inglês, composto por salsichão e purê de batatas, pode ser encontrado em diferentes versões. Pode ser preparado com um tipo de salsicha mais apimentado, à base de ervas ou com outras variedades. Esta refeição costuma ser servida com um molho de cebolas.

Cornish Pasty

Este pastel, teve origem na Cornualha, região sudeste do país. A massa é tradicionalmente feita com farinha, batata e cebola. O recheio de carne, completa a receita.

Fish and Chips

Tiras de peixe frito e batatas fritas, talvez um dos pratos ingleses mais conhecidos do mundo.

Este prato é tradicionalmente conhecido por ser uma comida de rua e rápida. A primera aparição dele foi em 1860, apresentado em fogareiros por desempregados, nas portas dos Pubs – em 1910 já existiam mais de 25.000 lojas de Fish and Chips espalhadas por todo o Reino Unido. O peixe e a batata que eram entregues em sacos cónicos enrolados feitos com jornais, primeiro se tornou popular entre a classe trabalhadora inglesa, mas logo conquistou todo mundo.

Hoje as lojas de Fish and Chips estão espalhadas por Londres, mas pode-se encontrar o prato no menu de pubs e restaurantes. As tiras de peixe foram sugstituidas por postas e empanadas ou passadas por ovo.

Normalmente, utiliza-se bacalhau ou haddock, porém pode-se também encontrar outros tipos e como acompanhamento, além das batatas, pode ter purê de ervilhas e battersausage – linguiça empada e frita.

Hotchpotch (archaic)

Sopa de caldo de Carneiro, com ervilhas e arroz ou cevada.

Irish Stew (Cozido Irlandês)

1/2 kg de alcatra limpa em cubos; 170 gramas de Bacon picado; 3 colheres (sopa) de azeite de oliva; 12 cebolas pequenas sem casca; 18 cogumelo-de-paris; 1 alho-poró cortado ao meio; 3 cenouras grandes em pedaços; 12 dentes de alho amassados; 2 colheres (sopa) de salsa (ou salsinha) picada; 1 colher (sopa) de tomilho; 2 xícaras de vinho tinto;     2 xícaras de caldo de carne; 1/4 xícara de manteiga; 1/2 xícara de farinha de trigo; sal a gosto,  pimenta-do-reino a gosto.

Numa panela grande, frite a alcatra e o bacon no azeite até dourar. Reserve. Na mesma panela, coloque as cebolas, o cogumelo e o alho-poró e tempere com sal e pimenta. Frite rapidamente.

Junte o alho, a salsa, o tomilho e a carne reservada.

Cubra com o vinho e o caldo de carne e cozinhe até que a carne esteja cozida

Aqueça a manteiga em uma pequena frigideira e adicione a farinha.

Retire o cozido da panela deixando apenas o molho.

Adicione a mistura e cozinhe até o molho ficar homogêneo.

Recoloque o cozido no molho e sirva acompanhado das batatas assadas.

Oxtail Stew (Ensopado de Rabo de Boi)

A rabada é servida com osso, mas se quiser pode facilmente retirar os ossos da carne antes de servir.

Tempo de cozimento 3 horas

Porções 4 a 6 porções

Rabo de boi (1,3 kg) com juntas separadas; ; Sal Kosher e pimenta preta moída na hora; 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem e mais para assar os vegetais; 1 cebola amarela média picada; 1 cenoura grande picada; 1 ramo de aipo picado; 3 dentes de alho inteiros, descascados; 1 folha de louro;   Pitada de tomilho; (475 ml) 2 xícaras de caldo (frango ou carne); (475 ml)  2 xícaras de vinho tinto; 2 cenouras, cortadas em segmentos de 2,5 cm, pedaços grandes também cortados no sentido do comprimento; 2 pastinacas[i], cortadas em segmentos de 1 polegada, pedaços grandes também cortados longitudinalmente; 2 nabos ou rutabagas[ii] cortados em pedaços de 2,5 cm; Salsinha.

Potted Char

O char, peixinho saboroso tipo manjuba dos lagos de Westmoreland, foi comido no passado tanto quanto comemos camarões hoje, com torradas crocantes, mas não sobreviveu. Era preparado como se mostra abaixo.

 
Roast Beef

A carne assada é mais um exemplo de comida típica da Inglaterra. O tipo de carne utilizada na receita deve ser Contrafilet de vaca, mas pode variar, e é comum encontrar este prato feito com porco, pato, cordeiro ou peru, indicados como tal: Roasted Pork, etc. Geralmente servidos com batatas, vegetais e molhos.

Ingredientes

1 kg de carne do contrafilé; 2 ovos; 125 g de farinha; 120 ml de leite/ 30 g de gordura de carne ou porco

sal e pimenta à gosto

Tempere a carne com sal e pimenta e asse em forno pré-aquecido a 200°C durante aproximadamente 50 minutos.

 Roasted Pork Salad (Salada de carne de porco assada)

 

Misturar a carne de porco, batatas, beterraba, pepinos e alcaparras. Temperar com sal e pimenta. Reservar.

Colocar as folhas de alface nas bordas de um prato grande. No centro do prato, colocar a mistura com a carne de porco e por cima, a maionese. Em volta, colocar intercalados, o salaminho e o limão. Decorar com as azeitonas e servir

Scotch Egg

Não se sabe ao certo a origem deste petisco que consiste em ovo cozido envolto em uma massa de linguiça empanada e frita.

Hoje em dia, é possível encontrar esta delícia em vários locais como supermercados, quiosques, food trucks, pubs e até a versão gourmet em alguns restaurantes.

Scotch Haggis

Um bucho de carneiro, ou de cordeiro, voltado, lavado e marinado em água, com sal e cebola; recheado com um picado de vaca, cebolas e miudezas de carneiro, refogados. Adicionar flocos de aveia, sal, pimenta, noz-moscada, sumo de limão e molho de carne. Depois de recheado, fechar com agulha e fio; cozer em água salgada. Picar antecipadamente, com um garfo, para evitar que rebente. Tampouco deixar muito cheio, pois, caso contrário, a farinha, ao crescer, rebentará o invólucro. Como regra, serve-se o Haggis sem molhos.(Cozinha da Escócia).

Scotch Oat Cakes

Flocos de aveia, farinha de trigo, açúcar, manteiga, bicarbonato de sódio, sal, leite e uma pitada de ácido tartárico. Amassar tudo, fazendo uma massa algo consistente, mas não muito grossa. Abaixar muito fina e enrolar, como um rolo, da grossura de um dedo. Cozinhar no forno. Manejar estes bolos com cuidado, pois quebram-se facilmente. (Cozinha da Escócia).

Scotch Shortbread

Farinha amassada com manteiga, açúcar e amêndoas doces, branqueadas e picadas. Formar bolos pequenos de forma quadrada. Decorar no topo, com casca de laranja cristalizada. Cozinhar no forno. (Cozinha da Escócia).

Squab Pie

Pescoço de carneiro, colocado numa caçarola ou pie-dish. com rodelas de maçã e cebola, puré de champignons, açúcar, sal e pimenta. Cobrir com água. Tapar com massa de tarteleta e cozinhar no forno (O pie-dish é um utensílio de porcelana vulgarmente designado por canoa, na gíria da cozinha).

Steak and Ale Pie

A torta de bife e cerveja é um prato tradicional britânico onde uma massa de massa perfeitamente cozida é recheada até as vigas com um bife tenro cozido lentamente, molho e vários vegetais. As primeiras versões deste alimento básico britânico foram registradas pela primeira vez no século 18, onde um pudim de bife era combinado com sebo.

Steak and Kidney Pie

1 colher (café) de água; 1 colher (sopa) de óleo; 1 pacote de massa folhada (aprox. 500 gramas)/ 175 gramas de rins de boi, limpos e em cubos; 300 ml de caldo de carne ou de água; ½ quilo de músculo em cubos; Sal e pimenta-do-reino; 30 gramas de manteiga; 1 cebola média fatiada; 200 ml de cerveja preta; Farinha de trigo; 1 gemade ovo.

Temperar as carnes com sal e pimenta-do-reino e envolver em farinha de trigo. Em uma panela, dourar as carnes na manteiga com um fio de óleo para não queimar. Acrescentar a cebola, a cerveja preta, o caldo de carne ou água e deixar ferver em fogo baixo até as carnes ficarem macias (umas 2 horas aproximadamente). Mexer de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Acertar o tempero, desligar o fogo e deixar esfriar. Colocar as carnes com o molho do cozimento em um tabuleiro, cobrir com massa folhada, pincelar a massa com uma mistura de gema e água e levar ao forno até assar a massa.

Wellington Beef

Existem algumas teorias acerca deste prato. Uma delas sugere que seu nome venha do primeiro duque de Wellington. Outras dizem que o nome foi dado por um chef inglês patriótico. Independente da origem, este é um exemplo de prato típico da Inglaterra que merece destaque nesta lista. Sua receita tem como ingredientes principais filé de vaca, cogumelos, massa folhada e patê.

Yorkshire Pudding

2,5 dl de leite, 2 ovos, 4 colheres bem cheias de farinha e sal, tudo bem misturado, numa massa não muito espessa. Colocar numa fôrma untada com manteiga, muito bem aquecida previamente. Dar uma passagem sobre a chapa do fogão, para cozer o fundo; depois, deixar cozinhar o pudim, frente ao fogo e nunca dentro do forno. (Servido como guarnição do Roast-beef).

 




 [i] A cherovia ou pastinaca, é uma raiz que se usa como hortaliça. Relacionada com a cenoura, embora mais pálida e com sabor mais intenso do que esta, tem cultivo que remonta a tempos antigos na Eurásia. Antes da introdução da batata, a cherovia era um dos alimentos que ocupavam o seu lugar

[ii] O que é rutabaga em português?

Botânica (Brassica napus napobrassica) planta de cultura, híbrida, da família das Crucíferas, resultante do cruzamento do nabo com a couve, é usada na alimentação, sendo também conhecida por nabo-da-suécia, raba, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  TERMOS DE COZINHA E GASTRONOMIA  - SUA DEFINIÇÃO - A branco ( A Blanc ) Cozinhar “a branco” é cozinhar em caldo, sem quaisquer con...