terça-feira, 18 de janeiro de 2022

 

Você Como Supervisor de Hotelaria ( Texto 10)


CONCEITO  DE  TREINAMENTO

As ações de uma  Organização cujo objetivo seja o desenvolvimento profissional ou pessoal dos seus colaboradores, devem ser apoiadas pelos Supervisores, pois eles são sempre beneficiados com a melhor qualidade do Serviço. Essas ações normalmente, são .orientadas pelos seguintes Procedimentos.

 

a ) – Aceitar que o desenvolvimento das pessoas se  baseia no estudo e na aquisição de novos  conhecimentos, habilidades,  posturas  e  comportamentos, seja através do  estudo formal, do treinamento programado, ou do convívio com pessoas capazes de transmitir o saber necessário à evolução do indivíduo. Que as ações de treinamento, visam também, a interação e entrosamento entre os seus participantes.

b ) - Baseados  nessa  premissa, deverão ser  proporcionadas  todas as oportunidades  de  aprendizado  possíveis, bem  como  treinamentos programados,  informações, acompanhamento técnico e cursos, conforme as necessidades se forem apresentando.

c ) - A  atividade  de Treinamento  deve ser  encarada  como  instrumento importante  no  processo de valorização do indivíduo e, concomitantemente, no de mudanças  na  Organização; por essa razão, os Programas de Treinamento, deverão contemplar  os aspetos  técnicos  ou  comportamentais, necessários  à  valorização  das pessoas,  ou à  sua melhor  integração  nas mudanças que se forem concretizando na Empresa.

e ) - A identificação das necessidades de treinamento, bem como a sua programação, obedecerão a um planejamento definido pelas Hierarquias  Direção, Gerências ou Chefes de Setor ) em conjunto com o Depto de RH.

Aos funcionários, deve ser  facultado sugerir ou solicitar treinamentos que julguem úteis  ou  necessários  ao  seu  desenvolvimento  profissional  ou  à  melhoria  de produtividade na sua Seção, os quais serão analisados e atendidos, dentro das possibilidades e das disponibilidades do calendário estabelecido.

f ) - A participação de membros dos  quadros da Empresa, em treinamentos  promovidos por outras entidades, deve ter a aprovação  da sua chefia imediata, Gerência da Unidade, e responsável pelo Treinamento Empresa, para não colidir com o planejamento que possa existir, desde que o Programa se confirme adequado às necessidades do interessado.

g ) - Ao longo de suas etapas, as ações de treinamento  serão objeto  de criteriosa avaliação  servindo  os resultados,  para  a  programação  de  ações  futuras.

Todo  o  Pessoal,  permanente  ou  eventual, deve  conhecer  bem  os  Métodos, Normas, Procedimentos  Instruções  e  Sistemas  usados   na  Empresa, bem  como  estar  munido  de  todas  as  informações  que  lhe  permitam  desempenhar  com  satisfação  o  seu  cargo  e  ser  útil  aos  Hóspedes. Independente  do  Treinamento  Operacional  ou  funcional, todo  o  Pessoal  das  Unidades  deve  receber  treinamento  sobre :

=  “Como  Agir  em  Situações  de  Emergência”.

=  “Prevenção  de  Acidentes”.

=  “Primeiros  Socorros”.

=  “Segurança  em  Geral”.

Compete ao Chefe de Segurança  e  ao  do  Dep.to  de  Pessoal, garantir  esses  treinamentos,  nos  prazos  indicados, mas  o  Gerente Geral deve manter  um  controle  da  efetiva  realização  deste  Treinamento.

Os  Gerentes  e  Supervisores  devem  dar o Treinamento adequado, usando os Cursos, Manuais  e  Apostilas  existentes  na  Empresa, além  de um treinamento  Básico  Obrigatório  na  Admissão, que vise entrosar os novos empregados, nos Sistemas da Empresa.

Compete ao Gerente Geral  incentivar  e  Supervisionar  este  Processo,  para  que  ele  se  torne, não só Rotina, mas também Componente obrigatório da Integração de  novos  funcionários.

Compete  ao  Gerente  de  RH, com  o  Pessoal  de  DP, fazer  deste  Processo  uma  ferramenta eficaz da melhoria da Qualidade e das Relações de Trabalho no estabelecimento. E compete aos Supervisores dar-lhe seguimento, proporcionando os treinamentos necessários.

Todos  os  Treinamentos  devem  ser  Documentados  e  os  Registros  devem  ficar  Arquivados  no  DP  ou  RH,  para  que  possam  ser  consultados  se  necessário.

As  Gerências  e  Chefias, devem  conhecer  todos  os  Manuais, Apostilas, Procedimentos  e  Instruções  em  uso  na  Unidade.

Para  que  possam  absorver  esses  conhecimentos, e  eventualmente  discutir  ou  aprimorar  os  Métodos  adotados, os Supervisores devem  fazer  Sessões  de  aculturamento, que  lhes  permitam  depois, apoiar o trabalho de RH e  o  desenvolvimento  do  seu  Pessoal, através de um aprimoramento  dos  Processos.

 

Continuaremos na Próxima Postagem

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