Como Avaliar Qualidade
EM RESTAURANTES
Extrato do
meu livro “Manual de Restaurante e Bar” editado pela Amazon em Kindle Books, em papel
com capas de cartolina e enviado pelo correio.
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meu Blog Falar de Hotelaria: https://albanomarques.blogspot.com
Para que qualquer produto tenha um valor real de mercado, ele deve ter
características que correspondam à sua classificação e ao seu preço de venda.
As características desse produto podem variar, mas não podem nunca ser
inferiores aos padrões para ele estabelecidos, sob risco de ele estar a perder
qualidade.
Os padrões ou especificações dos vários produtos são normalmente estabelecidos por:
Órgãos Governamentais - Para defesa do consumidor.
Associações Comerciais - Para defesa do mercado de consumo.
Pelo próprio estabelecimento - Para defesa do seu negócio.
Para que um produto preencha os requisitos de qualidade exigidos, ele
deve estar dentro dos valores por ele cobrados e de acordo com as expectativas
do cliente baseadas nesse facto.
Na industria de alimentação, a qualidade é geralmente, avaliada pela
seguinte classificação, tendo em conta que se vendem alimentos:
Sabor I Apresentação / Valor nutritivo / Higiene / Sanidade do produto.
Textura e consistência são também valores de qualidade, pois um bife
não pode ser duro e um tomate ou melão não podem ser servidos excessivamente
maduros.
A qualidade dos alimentos deve ser cuidadosamente acompanhada em todas
as fases da sua vida no estabelecimento, as quais são:
Recebimento -
Verificação do estado e apresentação.
Armazenagem - Os
alimentos devem ser guardados nos locais próprios e nas temperaturas adequadas.
Deve haver muito cuidado, no controlo dos prazos de validade dos vários
produtos.
Manipulação - De
cada vez que forem mexidos ou manipulados, os alimentos devem ser
cuidadosamente verificados e arrumados.
Preparação - A
preparação dos alimentos deve ser cuidada e obedecer a todas as normas de
higiene.
Consumo - A
apresentação das iguarias deve ser a melhor e a colocação dos vários itens no
prato, deve obedecer às normas e indicações da receita.
Se tivermos como certo que todos os alimentos são recebidos em bom
estado de conservação, devemos cuidar para que a sua qualidade seja mantida, ou
até aumentada, dentro do estabelecimento.
Alguns dos factores que podem alterar a qualidade dos alimentos são:
Limpeza incorrecta ou deficiente - Tábua de carnes; moedor; utensílios de preparação (panelas, tachos, sautés, etc.).
Manipulação incorrecta - Descongelar alimentos sobre as bancadas; manter ovos fora do
frigorífico; cortar aves e peixes com os mesmos utensílios; deixar alimentos
expostos ao calor da cozinha, etc.
Equipamentos defeituosos - Frigoríficos que não refrigeram; máquina de café que solta borra no
líquido, forno que queima em vez de assar, ou que assa mal por estar
desregulado; sorvete muito sólido ou a derreter porque o congelador não
funciona bem, etc.
Preparação incorrecta – Saladas mal lavadas, carnes ou peixes mal cozinhados, etc.
Falta de atenção ao servir - O cliente pede bife bem passado e recebe mal, ou o cliente pede com
arroz e recebe com batatas fritas, etc.
O facto de apresentar o prato de forma diferente do pedido é uma quebra
de qualidade, embora muitos cozinheiros e empregados de mesa não liguem para
este facto por acharem que não tem importância.
Uma preparação culinária depende muito da sua apresentação e da forma
como é servida, pelo que os empregados de mesa devem também ser treinados para
saberem servir sem tirar valor à preparação culinária, para a qual o cozinheiro
deu o melhor do seu esforço e conhecimentos.
Como
VERIFICar a Qualidade
Como explicamos atrás, a verificação de qualidade em restaurante
abrange todos os passos que compreendem a passagem dos alimentos pelo
estabelecimento, desde a sua compra até ao consumo pelo cliente.
Quem verifica a qualidade?
Todos podem e devem controlar a qualidade, cada um na parte que lhe diz
respeito. Queremos até afirmar que o controlo de qualidade está mais ao alcance
do empregado comum do que do próprio gerente ou director. Por essa razão, todos
os empregados de um restaurante devem ser treinados no valor da qualidade e o
quanto isso agrega valor ao serviço e à reputação do estabelecimento.[1]
Como verificar a qualidade?
- Garantindo que todos os equipamentos funcionem em perfeitas
condições.
- Conhecendo bem os padrões e seguindo todas as instruções sobre a
preparação e manuseio dos alimentos.
-
Mantendo um alto grau de limpeza nos locais e utensílios onde são manipulados e
preparados os alimentos.
Quais são os procedimentos a adoptar?
- Inspeccionar bem as embalagens ou os produtos e procurar sinais de
adulteração, deterioração ou contaminação.
- Lavar e inspeccionar bem as frutas e verduras servidas cruas.
- Quando se tratar de produtos enlatados, verificar se as latas estão
estufadas antes de as abrir.
- Verificar diariamente as temperaturas das câmaras e refrigeradores,
evitando mantê-las com cargas elevadas ou muito cheias.
- Verificar bem a rotação dos estoques, tanto dos secos como nas
câmaras frigoríficas..
- Armazenagem ordenada dos produtos, nas prateleiras ou nas câmaras
frigoríficas.
- Cuidados especiais para a guarda de sobras de alimentos e embalagens
abertas ou semi-consumidas.
- Verificação de todos os equipamentos de cozimento, controlando as
temperaturas e condições físicas: ferrugem, furos, peças quebradas etc.
- Teste da qualidade do produto acabado, bem como de sua apresentação;
comidas ou bebidas.
- Controlo da temperatura dos banhos-maria, para evitar
sobre-cozimento.
- Não usar a água dos banhos-maria para lavagem acidental de conchas,
facas, etc.
- Evitar a superprodução antecipada de alimentos.
- Controlo da lavagem dos utensílios, para garantir que não haja
depósito de gorduras, sujidades ou detergente.
- Controlo da sanitização de todos os restos e lixos, bem como dos
locais onde os mesmos se encontram.
- Controlo da infestação por ratos, baratas ou
outros insectos.
- Verificação cuidadosa dos prazos de validade
dos artigos, informados nas embalagens.
QUALIDADE E PREÇO
Qualidade em restaurante não é apenas sabor, apresentação, eficiência
ou preenchimento de normas e padrões.
Qualidade é também a relação quantidade/preço, sobretudo nos itens de
alimentação.
Ao elaborar os preços contidos na sua carta, o responsável deve seguir
os parâmetros contidos nas normas e padrões estabelecidos, seja pelo seu
estabelecimento seja pelo mercado, definindo os preços para esse serviço.
Assim, as porções servidas dentro dos preços cobrados devem obedecer às
quantidades previstas ou usuais para o serviço “à carta”.
Aqui, queremos alertar para um outro serviço onde as discrepâncias
podem ser grandes se não houver cuidado, o das sobremesas. Em quase todos os
estabelecimentos onde existe serviço de buffet ou serviço de refeição a preço fixo, são
cortadas, para facilitar o serviço, porções de doce ou de frutas com tamanho
correspondente ao serviço a que se destinam, o que parece bastante certo e
sensato.
O
problema surge, porém, quando um cliente que está a consumir “à carta”, se
levanta e vai escolher, ele próprio, a sua sobremesa das que estão apresentadas
no bufete.
Ele retira uma porção de fruta ou doce do seu agrado, mas de tamanho
inferior ao que teria direito ao pagar “à carta”.
O empregado de mesa, ou o chefe de mesa cumprindo a sua obrigação,
emite uma comanda do item consumido e o caixa debita o valor que a lista
indica.
O cliente é prejudicado. Pode não dizer nada, mas intimamente sente que
o valor custo/quantidade não é satisfatório e fica certamente indignado.
Quanto ao estabelecimento, estará a prestar um serviço sem qualidade
que o responsável pelo estabelecimento deve analisar.
Sugerimos
que todos os estabelecimentos tenham, ao dispor dos caixas e dos empregados de
mesa, tabelas de quantidades para o serviço “à carta”, para que os parâmetros
nelas contidos sejam seguidos ou observados, nos casos que indicamos.
Sempre que o cliente consuma porções mais pequenas, o preço deve ser
acertado de acordo. Neste caso a comanda ou pedido pode indicar “porção
reduzida”, para que o caixa possa fazer o preço correspondente, o qual pode ser
20% abaixo do “à la Carte”.
Fizemos um longo texto e muito ficou ainda
por dizer. Esperamos que ele sirva como ponto de partida e que os nossos
leitores entendam que sucesso em restaurante e bar é um longo e penoso caminho
mas, quando os resultados são positivos, a satisfação também é grande.
Passei bastantes anos da minha carreira
profissional na área de restaurante e bar, tendo galgado todas os degraus até
ser director.
Posso afirmar que a cada dia uma nova
aprendizagem se inicia, pois nada é mais hoje como foi antes ou como será
amanhã.
Marx dizia que - “ Nada existe em situação
estática ou de imobilidade; tudo está eternamente em processo de evolução”.
Daqui segue-se, lógicamente, para o
conceito de que não podemos dizer em momento algum que uma coisa pode ser
definida pelo seu estado presente, ela estará a mudar e a transformar-se em
algo completamente distinto.
Aconselho a que estudem sempre, para que a
actualização seja permanente, pois só assim se consegue a liderança. Sempre
usei nos meus diálogos com os que comigo partilharam as empresas, uma frase que
aqui apresento agora: “ Eu não trabalho com certezas, mas com dúvidas!” É bom usar
sempre alguma humildade no nosso dia-a-dia e não se julgar senhor do conhecimento, pois como dizia Marx tudo
muda e todo o conhecimento precisa acompanhar essas mudanças. Era grande a
sabedoria dos nossos avoengos. Eles já nos ensinaram que: “Aprender até
morrer!”
Os meus votos de sucesso e
um grande abraço!
[1] Podemos aqui lembrar que a
qualidade de um automóvel vem da confiança que o comprador põe na marca. No
entanto, quem faz a colocação das peças na linha de montagem não é o director
nem o chefe de departamento, mas sim o operário comum. Ele sabe se uma peça tem
defeito só ao olhar para ela. E está na sua consciência recusá-la ou colocá-la
assim mesmo. Ele sabe porém que essa peça pode ser causadora de um acidente e
ele vai recusá-la porque a sua consciência o força a isso. Essa deve ser a
atitude de qualquer trabalhador perante uma situação em que a qualidade não
satisfaça: seguir a sua consciência e fazer o que é certo.
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