Um dos problemas que se apresentam às
pequenas Empresas é o da Organização. No intuito de ajudar a preencher essa
lacuna, decidimos criar um pequeno Manual que pode ser adaptado pelos
interessados às suas necessidades. Esperamos que esta nossa ideia possa ser
útil a alguns e Boa Sorte
MANUAL 
DE  RECURSOS
HUMANOS E  
DEPARTAMENTO DE 
PESSOAL
                                                                  POLÍTICAS     
                                                                  PROCEDIMENTOS
                                                                  INFORMAÇÕES     
MANUAL  DE 
POLÍTICAS  E  PROCEDIMENTOS
RECURSOS HUMANOS 
1 
R H     
2 
DEPARTAMENTO DE PESSOAL
3 
CARTILHA  DE  INTERAÇÃO
4 
REGULAMENTO  INTERNO
5 
PROGRAMAS  SOCIAIS
ÍNDICE 
GERAL  DA  SEÇÃO
ÍNDICE  GERAL 
DA  SEÇÃO................................................................................................................................. 
24  RECURSOS HUMANOS                                     1  R H................................................................................ 
ABRANGÊNCIA  DE  RH............................................................................................................................................. 
SUPERVISÃO............................................................................................................................................................. 
ABRANGÊNCIA  DE  R H
( CONTINUAÇÃO )...................................................................................................... 
BENEFÍCIOS................................................................................................................................................................... 
CONDUTA  EM 
SERVIÇO.......................................................................................................................................... 
CONDUTA  EM 
SERVIÇO ( CONTINUAÇÃO ).................................................................................................... 
DESCRIÇÃO  DE 
CARGO........................................................................................................................................... 
DISCIPLINA.................................................................................................................................................................... 
DISCIPLINA (
CONTINUAÇÃO ).............................................................................................................................. 
Analisando  A 
Disciplina......................................................................................................................................... 
DOCUMENTAÇÃO....................................................................................................................................................... 
DOCUMENTAÇÃO  PARA 
ADMISSÃO................................................................................................................ 
ENTREVISTAS  DE 
ADMISSÃO.............................................................................................................................. 
EMERGÊNCIAS............................................................................................................................................................. 
ENTREVISTAS  DE 
DESLIGAMENTO................................................................................................................... 
FUNÇÕES  E 
HIERARQUIAS.................................................................................................................................... 
MANUAIS  DE 
CARGO............................................................................................................................................... 
PROMOÇÃO  ( CONCEITO )....................................................................................................................................... 
PROMOÇÃO  ( PROCEDIMENTOS )........................................................................................................................ 
TRAINEES..................................................................................................................................................................... 
TRANSFERENCIA  INTER-HOTÉIS...................................................................................................................... 
TREINAMENTO  GERAL.......................................................................................................................................... 
CONCEITO  DE 
TREINAMENTO....................................................................................................................... 
TREINAMENTO  DO 
PESSOAL.......................................................................................................................... 
TREINAMENTO  DAS  
GERÊNCIAS  E  CHEFIAS........................................................................................ 
TREINAMENTO  DO 
SETOR  DE  RH / DP..................................................................................................... 
TREINAMENTO  PARA 
EMERGÊNCIAS........................................................................................................... 
TREINAMENTO  DAS  
GERÊNCIAS  E  CHEFIAS........................................................................................ 
TREINAMENTO  DO 
PESSOAL.......................................................................................................................... 
VISITA  DE 
FAMILIARES  AOS  HOTÉIS........................................................................................................... 
 RECURSOS HUMANOS                               2  DEPARTAMENTO DE PESSOAL............................... 
ACIDENTES  DE 
TRABALHO................................................................................................................................ 
Acidente  Dentro 
Da  Empresa............................................................................................................................. 
Acidente  De 
Trajeto ( Ida  Ou  Volta 
Do  Trabalho )..................................................................................... 
ADMISSÃO  DE 
PESSOAL...................................................................................................................................... 
Seleção  de 
Candidatos.......................................................................................................................................... 
Treinamento  Básico 
Admissional........................................................................................................................ 
Vagas   a  
Preencher.............................................................................................................................................. 
ADVERTÊNCIAS,
PENALISAÇÕES  E  SUSPENSÕES.................................................................................... 
REUNIÕES  COM 
O  PESSOAL.......................................................................................................................... 
ALIMENTAÇÃO   DO 
PESSOAL............................................................................................................................ 
Campo De Aplicação.............................................................................................................................................. 
Documentos
Complementares................................................................................................................................ 
PROCEDIMENTOS GERAIS
DE ALIMENTAÇÃO DO PESSOAL................................................................. 
Refeitório................................................................................................................................................................ 
Restaurantes  dos 
Hotéis:....................................................................................................................................... 
Considerações Gerais.............................................................................................................................................. 
Controle.................................................................................................................................................................. 
Anexos.................................................................................................................................................................... 
APLICAÇÃO  DOS 
TREINAMENTOS.................................................................................................................. 
ARMÁRIOS  ( ATRIBUIÇÃO 
E  CONTROLE )................................................................................................... 
ATITUDES  E 
POSTURA.......................................................................................................................................... 
ATUAÇÃO  SINDICAL.............................................................................................................................................. 
AVALIAÇÃO  DE 
DESEMPENHO......................................................................................................................... 
Fichas de Avaliação................................................................................................................................................ 
CHECK-LIST  DE 
ADMISSÃO................................................................................................................................ 
( Veja  em 
“Manual  de  Cargo” 
Check-list  de  Responsabilidades ).................................................................. 
CHECK-LIST  DE 
RESPONSABILIDADES......................................................................................................... 
CONTRATO  DE 
EXPERIÊNCIA............................................................................................................................ 
DESCRIÇÃO  DE 
CARGO........................................................................................................................................ 
DESCRIÇÃO  DE 
FUNÇÕES.................................................................................................................................... 
DESLIGAMENTO (
CONSIDERAÇÕES  GERAIS )........................................................................................... 
DOCUMENTOS  DE  RH
/ DP................................................................................................................................... 
DOCUMENTOS  DE  RH
/ DP ( CONTINUAÇÃO )............................................................................................. 
EMERGÊNCIAS........................................................................................................................................................... 
ENTREVISTAS  DE 
ADMISSÃO............................................................................................................................ 
ENTREVISTAS  DE 
DESLIGAMENTO................................................................................................................ 
EQUIPE  E 
PARTICIPAÇÃO.................................................................................................................................... 
ESCOPO  DOS 
SERVIÇOS  DO  D.P....................................................................................................................... 
ESTAGIÁRIOS............................................................................................................................................................. 
ESTRUTURA  ORGANIZACIONAL....................................................................................................................... 
( Veja  em 
Quadros  e  Organogramas )................................................................................................................ 
ÉTICA  E 
PROFISSIONALISMO............................................................................................................................. 
FÉRIAS........................................................................................................................................................................... 
FÉRIAS ( PROGRAMAÇÃO
)................................................................................................................................... 
Programação de Férias
do Primeiro Semestre do Ano Seguinte............................................................................ 
Programação de Férias
do Segundo Semestre, do Ano Seguinte........................................................................... 
FORMULÁRIOS  E 
SUA  UTILIZAÇÃO............................................................................................................... 
INSTRUÇÕES............................................................................................................................................................... 
INTERAÇÃO  E 
ATENDIMENTO  A  CLIENTES.............................................................................................. 
MANUAIS  DE 
CARGO............................................................................................................................................. 
MARCAÇÃO DE  PONTO......................................................................................................................................... 
NORMAS  OPERACIONAIS 
LOCAIS................................................................................................................... 
PORTARIA  DE 
SERVIÇO........................................................................................................................................ 
PROCEDIMENTOS..................................................................................................................................................... 
PROCESSO  DE 
ACIDENTE  DE  TRABALHO................................................................................................... 
PROCESSO  DE 
ADMISSÃO................................................................................................................................... 
PROCESSO  DE 
SELEÇÃO...................................................................................................................................... 
QUADRO   E  ORGANOGRAMA............................................................................................................................. 
QUE  FAZER 
OU  NÃO  FAZER.............................................................................................................................. 
( Veja  a 
Cartilha  Eldorado  de 
Interação ).......................................................................................................... 
RELACIONAMENTO  INTERPESSOAL............................................................................................................... 
ENTRE  DEPARTAMENTOS................................................................................................................................. 
( Veja  em 
Conduta  em  Serviço )......................................................................................................................... 
ENTRE  FUNCIONÁRIOS..................................................................................................................................... 
( Veja  em 
Conduta  em  Serviço )......................................................................................................................... 
ENTRE  SUPERVISORES 
E  FUNCIONÁRIOS............................................................................................... 
( Veja  em 
Conduta  em  Serviço )......................................................................................................................... 
REUNIÕES  DE 
CHEFIAS........................................................................................................................................ 
REUNIÕES  DE 
TREINAMENTO........................................................................................................................... 
REUNIÕES  COM 
O  PESSOAL............................................................................................................................... 
RECRUTAMENTO  E 
SELEÇÃO ( CONCEITOS )............................................................................................. 
REFEITÓRIO  ( INSPEÇÃO 
E  ACOMPANHAMENTO ).................................................................................. 
RESPONSABILIDADES  DO  DP............................................................................................................................. 
( Veja  em 
Escopo  dos  serviços 
do  DP )............................................................................................................ 
SELEÇÃO...................................................................................................................................................................... 
(Veja  em 
Recrutamento  e  Seleção 
e  Processo  de 
Seleção)............................................................................ 
TESTES  PSICOTÉCNICOS....................................................................................................................................... 
TELEFONEMAS.......................................................................................................................................................... 
Particulares............................................................................................................................................................. 
Serviço,
Telefonemas  de........................................................................................................................................ 
TREINAMENTO  DO 
SETOR  de  DP.................................................................................................................... 
TREINAMENTO  DAS  
GERÊNCIAS  E  CHEFIAS........................................................................................... 
TREINAMENTO  DO 
PESSOAL  PARA  EMERGÊNCIAS.............................................................................. 
TRAINEES..................................................................................................................................................................... 
UNIFORMES................................................................................................................................................................. 
Alteração  de 
Padrões............................................................................................................................................ 
Apresentação  e 
Manutenção................................................................................................................................ 
Compra...................................................................................................................................................................... 
Lavagem  e 
Limpeza............................................................................................................................................... 
Movimentação  e Controle..................................................................................................................................... 
Substituição............................................................................................................................................................... 
VESTIÁRIOS  ( INSPEÇÃO ).................................................................................................................................... 
 RECURSOS HUMANOS                        3  CARTILHA  
DE  INTERAÇÃO........................................... 
BÁSICOS  DA 
INTERAÇÃO  COM  O 
CLIENTE............................................................................................... 
BÁSICOS  DA QUALIDADE 
DE  SERVIÇOS   E  DO
“ ESPÍRITO  DE  SIMPATIA “............................... 
CARTILHA  DE 
INTERAÇÃO ( CONTINUAÇÃO )........................................................................................... 
RECURSOS HUMANOS                        4  REGULAMENTO 
INTERNO................................................ 
REGULAMENTO INTERNO.................................................................................................................................... 
RECURSOS HUMANOS                        5  PROGRAMAS 
SOCIAIS......................................................... 
APROVAÇÃO  DOS 
PROGRAMAS....................................................................................................................... 
EXECUÇÃO  DO 
PROGRAMA............................................................................................................................... 
PLANEJAMENTO  DOS 
PROGRAMAS............................................................................................................... 
PROPOSTA  DE 
VERBAS......................................................................................................................................... 
RECURSOS HUMANOS                         6  QUADROS 
E  ORGANOGRAMAS.................................... 
QUADRO   E 
ORGANOGRAMA............................................................................................................................. 
ORGANOGRAMA  DOS
HOTÉIS (em caso de Redes)..............................................................................
39
QUADRO  DOS  HOTÉIS (em caso de Redes) ...........................................................................................39
 MANUAL 
DE  POLÍTICAS  E 
PROCEDIMENTOS
RECURSOS HUMANOS                        1  R H
ABRANGÊNCIA  DE  RH
·      
É  da  maior 
importância que  o  Gerente 
de  RH, se  empenhe 
em               Controlar e 
Supervisionar, as  atividades  de  Liderança  de            Recursos  Humanos, em  todos 
os  Departamentos  ou 
Unidades,             apoiando  os 
Gerentes  Gerais  no  seu  esforço 
e  incentivando  ou       apoiando 
os  Gerentes  Departamentais,  Chefes 
e  Supervisores   nas  suas 
ações  de  Treinamento, Avaliação  e 
Acompanhamento,               necessárias  à 
Motivação  e  satisfação 
do  Pessoal, bem  como 
à      Qualidade  do  Serviço.
A Gerência de RH deve também :
= Acompanhar o Recrutamento e Seleção de Pessoal, visando manter as Políticas da Empresa .
= Garantir o Treinamento Básico Obrigatório na Admissão, ministrado pelo Superior Hieràrquico.
= Desenvolver e manter, Planos de Treinamento, Gerais e Setoriais, tanto no ambiente de trabalho, como em aula ou Seminário.
= Incentivar a Promoção e o Recrutamento Interno para novos cargos, bem como o Remanejamento e a Polivalencia .
= Acompanhar, Controlar e incentivar a evolução da Estrutura Organizacional, e Processos de Delegação de Autoridade e Responsabilização a todos os níveis.
= Acompanhar e medir, o Grau de Motivação do pessoal dos vários Setores e sugerir às Gerências, as medidas inerentes ao resultado das Pesquisas.
= Analisar e sugerir às Gerências, atitudes sobre Problemas específicos da Liderança de Pessoal.
= Resolver situações de Emergência com as Gerências das Unidades.
= O Gerente de RH deve também familiarizar ou Reciclar as Chefias e Supervisores em geral, sobre a aplicação de Normas, Políticas, Técnicas e Procedimentos de Recursos Humanos .
A Gerência de RH deve também :
= Acompanhar o Recrutamento e Seleção de Pessoal, visando manter as Políticas da Empresa .
= Garantir o Treinamento Básico Obrigatório na Admissão, ministrado pelo Superior Hieràrquico.
= Desenvolver e manter, Planos de Treinamento, Gerais e Setoriais, tanto no ambiente de trabalho, como em aula ou Seminário.
= Incentivar a Promoção e o Recrutamento Interno para novos cargos, bem como o Remanejamento e a Polivalencia .
= Acompanhar, Controlar e incentivar a evolução da Estrutura Organizacional, e Processos de Delegação de Autoridade e Responsabilização a todos os níveis.
= Acompanhar e medir, o Grau de Motivação do pessoal dos vários Setores e sugerir às Gerências, as medidas inerentes ao resultado das Pesquisas.
= Analisar e sugerir às Gerências, atitudes sobre Problemas específicos da Liderança de Pessoal.
= Resolver situações de Emergência com as Gerências das Unidades.
= O Gerente de RH deve também familiarizar ou Reciclar as Chefias e Supervisores em geral, sobre a aplicação de Normas, Políticas, Técnicas e Procedimentos de Recursos Humanos .
SUPERVISÃO
O Gerente de RH deve colaborar  com 
as  Gerências para
desenvolver  o  interesse 
dos  Supervisores  em 
todos  os  Departamentos, no  Treinamento 
quanto  à  Qualidade 
do  Produto, e  aplicação de Políticas, Normas  e 
Procedimentos.
·        Deve se Empenhar, num trabalho conjunto com a
Garantia  de      Qualidade,
na  melhoria  do 
Desempenho  das  Chefias 
e         Supervisores, quanto aos Treinamentos e aplicação das Normas
e    Procedimentos.
·       Deve  fazer 
da  sua  participação 
no  desenvolvimento  das              capacidades  de 
Liderança  das  Chefias 
e  Supervisores, uma               Bandeira,
para  participar na  Qualidade 
final  do  Produto.
·        Deve 
apoiar  as  Gerências 
e  a  Garantia 
de  Qualidade,                incentivando  a 
criação  de  Grupos 
Setoriais  de  Qualidade, com       Motivação  do 
Pessoal, para  as  Metas 
e  Objetivos. 
·        Deve conhecer bem as Equipes das Unidades,
para  ter  uma           Antecipação  dos Problemas e Necessidades Operacionais,
bem               como para manter  uma 
Visão Acurada, dos Acontecimentos da          Unidade,
na área de Recursos Humanos.
HOTÉIS  XXXXXX
MANUAL  DE  POLÍTICAS 
E  PROCEDIMENTOS
24 
RECURSOS HUMANOS                       
1  R H
ABRANGÊNCIA  DE  R H
( CONTINUAÇÃO )
·       Fazer
Acompanhamento dos Processos Burocráticos do Setor, para               Garantir que as Decisões tomadas
obedeçam às Normas, Políticas e     aos
Princípios Legais.
·       Deve  se 
empenhar  no  Acompanhamento  Social 
e  de  Interação 
              com  os 
Funcionários, por  parte  das 
Gerências  e  Supervisores,         avaliando  os  métodos 
e  aconselhando  os 
Procedimentos.
·       Deve  se 
interessar, pelo 
Acompanhamento  Social  e 
de  Interação              com  a 
Comunidade, com  Órgãos  Públicos 
e  Entidades  Oficiais,     no  âmbito 
de  Recursos  Humanos.
·       Deve  incluir 
nas  suas  rotinas, Visita  aos 
Setores  e          Departamentos,
para  Interação  com  o
Pessoal, ressalvando  a             Autoridade  das 
Gerências.
BENEFÍCIOS
Os  Benefícios, serão  proporcionados aos  funcionários, dentro  das 
possibilidades  de  cada 
unidade, independente  de  cargos 
ou  tempo  de 
permanência  ao   serviço, como  demonstração 
do interesse  da  Empresa, na 
melhoria  de  vida 
e  bem-estar  dos 
seus  colaboradores.
A estrutura dos benefícios é assim uma responsabilidade social da organização.
Os seus componentes básicos são:
Assistência Médica , Odontológica ; Cesta Básica ; Convênio com Farmácia ou Papelaria; Banco de Óculos ; Seguro de Vida (optativo) ; Conta de Empréstimo .
O objetivo final é garantir sem maiores preocupações para os empregados, facilidades ao bem-estar próprio e dos seus familiares, no que toca a saúde e tranqüilidade ou segurança no futuro.
A Empresa garante inicialmente o acesso aos serviços indicados, mas procurará sempre, através dos setores de D. P. e RH., melhorar ou aumentar a abrangencia dos benefícios conforme suas disponibilidades.
A estrutura dos benefícios é assim uma responsabilidade social da organização.
Os seus componentes básicos são:
Assistência Médica , Odontológica ; Cesta Básica ; Convênio com Farmácia ou Papelaria; Banco de Óculos ; Seguro de Vida (optativo) ; Conta de Empréstimo .
O objetivo final é garantir sem maiores preocupações para os empregados, facilidades ao bem-estar próprio e dos seus familiares, no que toca a saúde e tranqüilidade ou segurança no futuro.
A Empresa garante inicialmente o acesso aos serviços indicados, mas procurará sempre, através dos setores de D. P. e RH., melhorar ou aumentar a abrangencia dos benefícios conforme suas disponibilidades.
CONDUTA  EM 
SERVIÇO
As relações interpessoais devem orientar-se
de forma a preservar  o bom ambiente de
trabalho, o respeito à pessoa  e o
direito do cidadão.
Sempre que a situação se apresentar tensa, compete ao mais responsável, ou ao mais esclarecido (por esclarecimento, tomaremos, nível de instrução), encontrar a saída honrosa que permita continuar o grau elevado de relacionamento que sedeseja na nossa Empresa.
Adiar uma conversa ou reunião, podem ser soluções para sanar um incidente, se não houver outras.Uma boa conversa, sem agressividade ou preconceito, pode resolver ou esclarecer, mal-entendidos.
Os Gerentes e Supervisores, devem usar a comunicação clara e a informação exaustiva, como forma eficiente de transmitirem conceitos, normas, procedimentos, ordens, metas ou objetivos.
Devem também partir do princípio, que o fato de uma norma ou informação escrita ser emitida, não pode garantir que ela seja entendida ou compreendida, total ou parcialmente. Por essa razão, devem sempre fazer uma pequena reunião de esclarecimento, onde as dúvidas ou objeções (decorrentes por vezes de uma interpretação defeituosa ), possam ser ultrapassadas.
Os detentores de cargos ou hierarquias, devem compenetrar-se de que a força não resolve problemas, mas o respeito facilita as coisas.
Sempre que a situação se apresentar tensa, compete ao mais responsável, ou ao mais esclarecido (por esclarecimento, tomaremos, nível de instrução), encontrar a saída honrosa que permita continuar o grau elevado de relacionamento que sedeseja na nossa Empresa.
Adiar uma conversa ou reunião, podem ser soluções para sanar um incidente, se não houver outras.Uma boa conversa, sem agressividade ou preconceito, pode resolver ou esclarecer, mal-entendidos.
Os Gerentes e Supervisores, devem usar a comunicação clara e a informação exaustiva, como forma eficiente de transmitirem conceitos, normas, procedimentos, ordens, metas ou objetivos.
Devem também partir do princípio, que o fato de uma norma ou informação escrita ser emitida, não pode garantir que ela seja entendida ou compreendida, total ou parcialmente. Por essa razão, devem sempre fazer uma pequena reunião de esclarecimento, onde as dúvidas ou objeções (decorrentes por vezes de uma interpretação defeituosa ), possam ser ultrapassadas.
Os detentores de cargos ou hierarquias, devem compenetrar-se de que a força não resolve problemas, mas o respeito facilita as coisas.
HOTÉIS 
XXXXXX
MANUAL  DE 
POLÍTICAS  E  PROCEDIMENTOS
24  RECURSOS HUMANOS                        1  R H
CONDUTA  EM 
SERVIÇO ( CONTINUAÇÃO )
Os empregados devem sempre ter em conta
que, ter razão é grande vantagem, mas não dá direito a ultrapassar as
barreiras  do respeito, da educação  ou 
da  ética  e do profissionalismo.
Se todos usarem o respeito á pessoa, seus valores, suas crenças e seus direitos, como obrigações inerentes à cidadania e aceitarem que o empregado continua sendo cidadão, e mantém os seus direitos, apenas devendo, como Cidadão também, cumprir as obrigações e responsabilidades que aceitou como bons ao assinar o seu contrato com a empresa, ficará mais fácil o relacionamento.
Porque ele se baseará em princípios que todos entendem e, esperamos, que todos defendam: Respeito à Pessoa humana, à Cidadania e aos Direitos da Empresa, para que, com o seu crescimento, todos possam crescer.
O desempenho funcional está diretamente ligado ao respeito mútuo e ao valor que todos derem ao conceito de respeito:
* Respeito aos colegas.
* Respeito entre os que comandam e os que são comandados.
* Respeito aos clientes.
Se todos usarem o respeito á pessoa, seus valores, suas crenças e seus direitos, como obrigações inerentes à cidadania e aceitarem que o empregado continua sendo cidadão, e mantém os seus direitos, apenas devendo, como Cidadão também, cumprir as obrigações e responsabilidades que aceitou como bons ao assinar o seu contrato com a empresa, ficará mais fácil o relacionamento.
Porque ele se baseará em princípios que todos entendem e, esperamos, que todos defendam: Respeito à Pessoa humana, à Cidadania e aos Direitos da Empresa, para que, com o seu crescimento, todos possam crescer.
O desempenho funcional está diretamente ligado ao respeito mútuo e ao valor que todos derem ao conceito de respeito:
* Respeito aos colegas.
* Respeito entre os que comandam e os que são comandados.
* Respeito aos clientes.
       *    Respeito 
aos  Direitos  da 
Empresa.
O relacionamento no trabalho, deve ser pautado por: simpatia, respeito, ajuda, colaboração, franqueza e confiança, e nunca ao nível de opiniões pessoais. Estas, se expostas abertamente, (devem ser respeitadas e jamais amesquinhadas ), mas não podem prevalecer sobre o bom relacionamento e os Valores da Empresa.
Todos têm direito às suas opiniões, devendo respeitar o direito que os outros têm às suas, sem que isso se torne obstáculo ao bom relacionamento.
Os esforços devem ser encaminhados para evitar a ocorrência de conflitos ou para encontrar a solução destes ao nível organizacional em que ocorrem, antes de apelar para uma instância superior.
A solução que Nós damos aos nossos problemas, é sempre melhor e mais agradável ao nosso EGO, que a solução apresentada por terceiros.
Qualquer solução encontrada para um conflito, deve ser satisfatória e honrosa para todas as partes intervenientes.
Conflito onde a solução final tem vencedor e perdedor, é conflito latente, que não foi devidamente solucionado. Volta a qualquer momento no futuro.
O relacionamento no trabalho, deve ser pautado por: simpatia, respeito, ajuda, colaboração, franqueza e confiança, e nunca ao nível de opiniões pessoais. Estas, se expostas abertamente, (devem ser respeitadas e jamais amesquinhadas ), mas não podem prevalecer sobre o bom relacionamento e os Valores da Empresa.
Todos têm direito às suas opiniões, devendo respeitar o direito que os outros têm às suas, sem que isso se torne obstáculo ao bom relacionamento.
Os esforços devem ser encaminhados para evitar a ocorrência de conflitos ou para encontrar a solução destes ao nível organizacional em que ocorrem, antes de apelar para uma instância superior.
A solução que Nós damos aos nossos problemas, é sempre melhor e mais agradável ao nosso EGO, que a solução apresentada por terceiros.
Qualquer solução encontrada para um conflito, deve ser satisfatória e honrosa para todas as partes intervenientes.
Conflito onde a solução final tem vencedor e perdedor, é conflito latente, que não foi devidamente solucionado. Volta a qualquer momento no futuro.
DESCRIÇÃO  DE 
CARGO
(
Veja  em  Manual 
de  Cargo )
DISCIPLINA
Muitos Supervisores detestam  Disciplina e a maior parte do Pessoal, nem
quer ouvir  falar.
Este posicionamento vem do fato de que a Disciplina tem sido mal interpretada e bastante mal aplicada, induzindo a maior parte das Pessoas a associar Disciplina a falta de liberdade ou a Punição.
Alguns Mitos da Disciplina que não correspondem à realidade, são :
= Disciplina é uma Forma de Punição.
= Mandar, significa que todos tem que fazer o que Você diz.
= Se Você for “Bonzinho” para o Pessoal, não precisa Disciplina.
= Todas as Situações Disciplinares, são tratadas da mesma maneira.
Este posicionamento vem do fato de que a Disciplina tem sido mal interpretada e bastante mal aplicada, induzindo a maior parte das Pessoas a associar Disciplina a falta de liberdade ou a Punição.
Alguns Mitos da Disciplina que não correspondem à realidade, são :
= Disciplina é uma Forma de Punição.
= Mandar, significa que todos tem que fazer o que Você diz.
= Se Você for “Bonzinho” para o Pessoal, não precisa Disciplina.
= Todas as Situações Disciplinares, são tratadas da mesma maneira.
MANUAL  DE  POLÍTICAS 
E  PROCEDIMENTOS
RECURSOS HUMANOS                        1  R H
DISCIPLINA (
CONTINUAÇÃO )
Analisando  A 
Disciplina
A razão do
esforço usado para inculcar Disciplina nas Empresas, é conseguir manter padrões
razoáveis de atitudes e Serviço, beneficiando os próprios Empregados.
É função de RH, levar ao Espírito das Chefias a verdadeira essência da Disciplina e como ela pode e deve ser usada para criar Equipe, Confiança, Moral, facilidades de trabalho e resultados na obtenção de Metas e Objetivos.
É importante que os Supervisores analisem Normas e Procedimentos, e as discutam com o Pessoal, evitando manter ou impor as que sejam ignoradas com freqüência.
É função de RH, levar ao Espírito das Chefias a verdadeira essência da Disciplina e como ela pode e deve ser usada para criar Equipe, Confiança, Moral, facilidades de trabalho e resultados na obtenção de Metas e Objetivos.
É importante que os Supervisores analisem Normas e Procedimentos, e as discutam com o Pessoal, evitando manter ou impor as que sejam ignoradas com freqüência.
O Gerente de RH
deve treinar os Supervisores para analisar Normas e  verificarem 
as  Ordens  que 
dão,  antes  de 
emiti-las.
Se constatarem que são razoáveis e que sendo seguidas, irão facilitar o Serviço ou a convivência, devem começar por explicar e justificar as Normas, os Procedimentos ou as suas próprias Ordens aos Empregados.
A forma comprometida como estes aceitarem e seguirem essas diretrizes no seu dia-a-dia, serão atitudes de Disciplina. Quanto mais eles se ativerem às Normas, e seguirem os Procedimentos, menos serão os problemas disciplinares.
O Supervisor deve saber, que um Apoio Positivo da sua parte à atitude dos Empregados, fará a Disciplina um jogo fácil de jogar por ambas as partes.
Se constatarem que são razoáveis e que sendo seguidas, irão facilitar o Serviço ou a convivência, devem começar por explicar e justificar as Normas, os Procedimentos ou as suas próprias Ordens aos Empregados.
A forma comprometida como estes aceitarem e seguirem essas diretrizes no seu dia-a-dia, serão atitudes de Disciplina. Quanto mais eles se ativerem às Normas, e seguirem os Procedimentos, menos serão os problemas disciplinares.
O Supervisor deve saber, que um Apoio Positivo da sua parte à atitude dos Empregados, fará a Disciplina um jogo fácil de jogar por ambas as partes.
DOCUMENTAÇÃO
Os Documentos, formulários e impressos
usados nos Hoteis, serão  os
estabelecidos como Padrão da Empresa, ressalvadas as exigências legais no  que 
for Oficial.
Onde tal se justifique, eles serão
adaptados, às necessidades  locais.
O titular do Órgão Administrativo do Hotel, é o responsável perante a Gerência, por fazer cumprir o estabelecido no parágrafo anterior.
É responsável também por sugerir, de acordo com os responsáveis pelo Setor de RH as modificações que achar necessárias, para otimização da performance de Serviços.
O Gerente proporá à Diretoria, as alterações ou mudanças que forem necessárias.
O titular do Órgão Administrativo do Hotel, é o responsável perante a Gerência, por fazer cumprir o estabelecido no parágrafo anterior.
É responsável também por sugerir, de acordo com os responsáveis pelo Setor de RH as modificações que achar necessárias, para otimização da performance de Serviços.
O Gerente proporá à Diretoria, as alterações ou mudanças que forem necessárias.
DOCUMENTAÇÃO  PARA 
ADMISSÃO
( Veja 
Processo  de  Admissão )
ENTREVISTAS 
DE  ADMISSÃO
A adequação do
Candidato ás necessidades do cargo, deve ser 
avaliada, em  entrevista, tendo
em  conta 
vários fatores, pela 
seguinte  ordem  de 
valores :
= Potencial de Desenvolvimento, ( Profissional e Pessoal ).
= Simpatia, Caráter, Força de Vontade. Grau de ambição/Vontade de evoluir.
= Experiência e estabilidade anterior(média de permanência, em empregos
passados).
= Postura e apresentação, Forma de falar e apresentar a sua candidatura
ao cargo (Veracidade ou coerência , das informações prestadas ).
= Potencial de Desenvolvimento, ( Profissional e Pessoal ).
= Simpatia, Caráter, Força de Vontade. Grau de ambição/Vontade de evoluir.
= Experiência e estabilidade anterior(média de permanência, em empregos
passados).
= Postura e apresentação, Forma de falar e apresentar a sua candidatura
ao cargo (Veracidade ou coerência , das informações prestadas ).
Os locais
usados para atendimento aos Candidatos devem ser arejados, limpos e bem  iluminados, sendo dadas aos candidatos
cadeiras confortáveis  para  preenchimento de fichas ou  para a sua entrevista .Os Candidatos devem
ser recebidos com simpatia e acompanhados até ao local da  entrevista; caso não  sejam aprovados  para admissão, informados do fato e de que a
sua ficha ficará em arquivo para futura chamada, quando possível.
MANUAL  DE  POLÍTICAS 
E  PROCEDIMENTOS
RECURSOS HUMANOS                        1  R H
EMERGÊNCIAS
Todos  os  Empregados 
do  Hotel  devem 
estar  preparados  para 
agir  em  caso 
de  Emergência, cabendo  ao 
Gerente  a  responsabilidade  de 
providenciar  o  Treinamento 
adequado,  através  do 
Setor  de  Segurança 
da  Unidade.
(Para conhecimento, veja Emergências na Seção própria deste Manual)
(Para conhecimento, veja Emergências na Seção própria deste Manual)
ENTREVISTAS  DE 
DESLIGAMENTO
Instrumento  essencial 
para  o término da  relação 
de trabalho, a  Entrevista de
Desligamento, é  o  ato 
através  do  qual 
serão registrados  em  impresso próprio, os  motivos 
de  saída  declarados pelo  funcionário, os  quais 
serão  cruzados  com 
as  informações  sobre 
o  mesmo  assunto, 
emanadas  da  chefia.
Esta entrevista é importante, para colher subsídios sobre possíveis causas de desmotivação ou falhas da organização, permitindo aprimorar as condições de trabalho e facilitar o dia a dia dos nossos empregados.
Cópia desta entrevista, será sempre remetida por RH após análise, para a chefia imediata e Gerência da unidade.
Nenhum desligamento deve ser efetuado, sem o devido exame médico.
Esta entrevista é importante, para colher subsídios sobre possíveis causas de desmotivação ou falhas da organização, permitindo aprimorar as condições de trabalho e facilitar o dia a dia dos nossos empregados.
Cópia desta entrevista, será sempre remetida por RH após análise, para a chefia imediata e Gerência da unidade.
Nenhum desligamento deve ser efetuado, sem o devido exame médico.
FUNÇÕES 
E  HIERARQUIAS
As 
Funções  e  Hierarquias 
para  cada  Unidade, 
são  estabelecidas  com 
a  montagem  do 
Quadro  e  da 
estrutura  do  Organograma.
A lotação do Pessoal para a estrutura definida em cada Hotel, é aprovada pela Diretoria e deve manter-se estável, sendo o Gerente Geral responsável pela sua manutenção como acertado.
Sempre que as condições locais tornarem necessárias, o Gerente Geral proporá à Diretoria, as modificações cabíveis.
Em casos emergenciais, o Gerente poderá tomar as providências que achar necessárias, com comunicação imediata à Diretoria.
Nenhum Órgão ou cargo poderá ser aumentado ou suprimido, na estrutura acordada, sem que o Gerente Geral apresente a sua sugestão à Diretoria, e obtenha desta a aprovação.
As Gerências e Chefias proporão ao Gerente Geral, da Unidade, as modificações de estrutura ou de lotação que acharem necessárias.
A lotação do Pessoal para a estrutura definida em cada Hotel, é aprovada pela Diretoria e deve manter-se estável, sendo o Gerente Geral responsável pela sua manutenção como acertado.
Sempre que as condições locais tornarem necessárias, o Gerente Geral proporá à Diretoria, as modificações cabíveis.
Em casos emergenciais, o Gerente poderá tomar as providências que achar necessárias, com comunicação imediata à Diretoria.
Nenhum Órgão ou cargo poderá ser aumentado ou suprimido, na estrutura acordada, sem que o Gerente Geral apresente a sua sugestão à Diretoria, e obtenha desta a aprovação.
As Gerências e Chefias proporão ao Gerente Geral, da Unidade, as modificações de estrutura ou de lotação que acharem necessárias.
MANUAIS 
DE  CARGO
Compete à Gerência Geral manter os Manuais
que se fizerem  necessários  ou 
que  venham  a 
ser  estabelecidos  como 
obrigatórios, para  o  Treinamento 
e  Informação  do 
Pessoal  dos  vários 
Departamentos, providenciando os treinamentos inerentes à sua divulgação
e prática quotidiana.
A Elaboração, distribuição, manutenção e revisão dos Manuais, é da Responsabilidade de RH e DP, em conjunto com os Chefes dos Setores, que aportarão aos mesmos o “know-how” profissional, mais atualizado.
= O “Manual de Cargo” deve conter :
* Check-list de Responsabilidades
* Descrição de Cargo e Descrição de Funções
* Procedimentos e Instruções
* Informações Gerais sobre o Hotel
* Regulamento Interno, se este existir
A Elaboração, distribuição, manutenção e revisão dos Manuais, é da Responsabilidade de RH e DP, em conjunto com os Chefes dos Setores, que aportarão aos mesmos o “know-how” profissional, mais atualizado.
= O “Manual de Cargo” deve conter :
* Check-list de Responsabilidades
* Descrição de Cargo e Descrição de Funções
* Procedimentos e Instruções
* Informações Gerais sobre o Hotel
* Regulamento Interno, se este existir
MANUAL  DE  POLÍTICAS 
E  PROCEDIMENTOS
 RECURSOS HUMANOS                        1  R H
PROMOÇÃO  ( CONCEITO )
O desenvolvimento das pessoas, se baseia
no estudo e aquisição de conhecimentos, habilidades, posturas e atitudes,
através do estudo formal, treinamento programado,  ou convívio com pessoas capazes de transmitir
os dados para a evolução do indivíduo.
A Empresa proporcionarà oportunidades de aprendizado, treinamentos programados, informações, acompanhamento técnico e cursos, conforme as necessidades ou o potencial dos funcionários for aconselhando.
A atividade de Treinamento é por nós encarada como instrumento importante no processo de valorização do indivíduo e, portanto, de mudanças na Organização.
Apenas é necessário que os empregados se alinhem nessa postura e participem da sua valorização, para que as promoções sejam possíveis.
Os Programas de Treinamento, irão contemplar os aspetos técnicos, administrativos ou comportamentais, necessários à valorização das pessoas, ou à sua melhor integração nas mudanças que se forem concretizando.
A Empresa proporcionarà oportunidades de aprendizado, treinamentos programados, informações, acompanhamento técnico e cursos, conforme as necessidades ou o potencial dos funcionários for aconselhando.
A atividade de Treinamento é por nós encarada como instrumento importante no processo de valorização do indivíduo e, portanto, de mudanças na Organização.
Apenas é necessário que os empregados se alinhem nessa postura e participem da sua valorização, para que as promoções sejam possíveis.
Os Programas de Treinamento, irão contemplar os aspetos técnicos, administrativos ou comportamentais, necessários à valorização das pessoas, ou à sua melhor integração nas mudanças que se forem concretizando.
PROMOÇÃO  ( PROCEDIMENTOS )
Procedimentos  Para 
Promoção
1- Quando o funcionàrio é identificado como pronto para promoção, o
Gerente deve fazer uma avaliação do mesmo como se jà estivesse na função
proposta, sem consulta prévia ao candidato.
Observar os seguintes critérios.:
A-) Levantar as necessidades de treinamento desejado para a nova
função.
B-)Estabelecer o prazo para treinamento.
C-)Desenvolver um histórico curricular do candidato e verificar se
coincide com o perfil da função.
D-)Submeter à Diretoria o 
resultado  desta  anàlise.
2- Após aprovação, informar ao 
candidate sobre a possibilidade de promoção, desde que o mesmo seja
aprovado ao término do treinamento ao qual se submeterá.
3- Intensificar o treinamento de acordo com o levantamento do Item 1, e
acompanhar mensalmente.
4- Após 45 dias, mediante os resultados do treinamento, concluir se o
candidato possui condições de passar a titular no cargo proposto.
5- Conforme o salário entre o
cargo que o candidate ocupava e o cargo proposto, avisar ao candidato que ele
receberà uma gratificação que poderà ser de 50% da diferença de um salàrio para
o outro, quando completar 2 meses de treinamento.
6- Apòs o terceiro mês, efetuar nova avaliação; se favoràvel, solicitar
a promoção do candidato.
7- Para funções que requeiram um treinamento superior a 3 meses,
aplicar o Item 5 aos 45 dias e aos 120 dias na proporção da diferença.
8- No programa de Levantamento de Necessidades efetuado
anualmente, haverá espaço para a indicação dos polivalentes e candidates a
promoções.
   Em àreas onde nenhum
funcionàrio se destaque para assumir uma função maior; deverà ser criada a
condição para que exista um substituto.
   Os candidatos a promoção
identificados no programa, devem ser submetidos à aprovação do Gerente Geral e
da Diretoria antes que de iniciar os treinamentos.
9- Promoções, dentro de um mesmo departamento, exceto para chefia e
subchefia, serão autorizadas pelo Gerente da unidade e Recursos Humanos. As
promoções para Subchefia; Chefia; entre Departamentos ou Hotéis,
deverão ser autorizadas pela Diretoria.
MANUAL  DE  POLÍTICAS 
E  PROCEDIMENTOS
RECURSOS HUMANOS                        1  R H
TRAINEES
Compete ao RH, selecionar os trainees,
desenvolver Programas de Estágio, esclarecer 
junto  às  Chefias 
os  Conceitos  e 
Objetivos  e  acompanhar 
o  desenvolvimento  dos 
Programas  individuais  ou 
em  grupos.
Compete também, corrigir condutas e alterar Programas se necessário, sempre respeitando a finalidade da criação do posto.
Compete também, corrigir condutas e alterar Programas se necessário, sempre respeitando a finalidade da criação do posto.
TRANSFERENCIA  INTER-HOTÉIS
A transferência de empregados entre as várias  unidades, será  analisada 
e será encarada como algo a incentivar, desde que não fomente
situações  duvidosas.
Para que a transferência seja possível deve obedecer às seguintes condições:
= O pedido deve ser apresentado na Unidade de origem e ter a
aprovação da Chefia e da Gerência.
= O empregado deve ter passado pelo menos seis meses nessa
Unidade, antes de apresentar o pedido.
= O empregado deve preencher todos os requisitos para o lugar
a que se candidata, na Unidade de destino.
= O pedido deve transitar através de RH, que verificará as
disponibilidades na Unidade de destino e analisará com o Gerente
desta o interesse na transferência.
= O empregado ingressará na nova Unidade com o mesmo cargo
que tinha na origem, a menos que a Mudança seja proposta pela
Empresa.
= O ônus da mudança será do empregado solicitante, a menos
que as razões sejam as do Item anterior.
Para que a transferência seja possível deve obedecer às seguintes condições:
= O pedido deve ser apresentado na Unidade de origem e ter a
aprovação da Chefia e da Gerência.
= O empregado deve ter passado pelo menos seis meses nessa
Unidade, antes de apresentar o pedido.
= O empregado deve preencher todos os requisitos para o lugar
a que se candidata, na Unidade de destino.
= O pedido deve transitar através de RH, que verificará as
disponibilidades na Unidade de destino e analisará com o Gerente
desta o interesse na transferência.
= O empregado ingressará na nova Unidade com o mesmo cargo
que tinha na origem, a menos que a Mudança seja proposta pela
Empresa.
= O ônus da mudança será do empregado solicitante, a menos
que as razões sejam as do Item anterior.
MANUAL  DE 
POLÍTICAS  E  PROCEDIMENTOS
RECURSOS
HUMANOS                        1  R H
TREINAMENTO  GERAL
CONCEITO 
DE  TREINAMENTO
As ações da Organização cujo objetivo seja o desenvolvimento
profissional ou pessoal dos seus colaboradores, são orientadas pelos seguintes
Procedimentos.
a ) - O desenvolvimento das pessoas, baseia-se no estudo e na aquisição de novos conhecimentos, habilidades, posturas e comportamentos, seja através do estudo formal, do treinamento programado, ou do convívio com pessoas capazes de transmitir o saber necessário à evolução do indivíduo. As ações de treinamento, visam também, a interação e entrosamento entre os seus participantes.
b ) - Baseados nessa premissa, serão proporcionadas todas as oportunidades de aprendizado possíveis, bem como treinamentos programados, informações, acompanhamento técnico e cursos, conforme as necessidades se forem apresentando.
c ) - A atividade de Treinamento é encarada como instrumento importante no processo de valorização do indivíduo e, concomitantemente, no de mudanças na Organização; por essa razão, os Programas de Treinamento, deverão contemplar os aspetos técnicos ou comportamentais, necessários à valorização das pessoas, ou à sua melhor integração nas mudanças que se forem concretizando.
e ) - A identificação das necessidades de treinamento, bem como a sua programação, obedecerão a um planejamento definido pelas Hierarquias
( Direção, Gerências ou Chefes de Setor ) em conjunto com o Depto de RH.
Aos funcionários, é facultado sugerir ou solicitar treinamentos que julguem úteis ou necessários ao seu desenvolvimento profissional ou à melhoria de produtividade na sua Seção, os quais serão analisados e atendidos, dentro das possibilidades e das disponibilidades do calendário estabelecido.
f ) - A participação de membros dos quadros da Empresa, em treinamentos promovidos por outras entidades, estará condicionada a aprovação pela sua chefia imediata, Gerência da Unidade, e responsável pelo Treinamento Empresa, desde que o Programa se confirme adequado às necessidades do interessado.
g ) - Ao longo de suas etapas, as ações de treinamento serão objeto de criteriosa avaliação servindo os resultados, para a programação de ações futuras.
h ) - A participação de funcionários em atividades de educação formal ou regular, a expensas da Empresa, estará sempre condicionada a aprovação da Diretoria, e ao aval da sua chefia imediata, Gerência da Unidade e setor de R. H. ( Treinamento ) que avaliará se ela se esta se enquadra no plano de carreira do indivíduo.
Será estabelecido um Plano Básico de 
Treinamento, o qual terá como função 
principal, garantir a qualidade dos conhecimentos necessários aos
Serviços e  a  perpetuação 
desses  conhecimentos  duma 
forma  coerente  e 
orientada.
Independente do Plano Básico de Treinamento, cujo Conteúdo será obrigatório, como Base para o Treinamento em nossos Hotéis, os Gerentes ou RH, poderão incentivar nas suas unidades, outros Cursos ou Programas de Valorização, sem prejuízo do Currículo do Plano Básico, o qual deverá ser prioritário.
Independente do Plano Básico de Treinamento, cujo Conteúdo será obrigatório, como Base para o Treinamento em nossos Hotéis, os Gerentes ou RH, poderão incentivar nas suas unidades, outros Cursos ou Programas de Valorização, sem prejuízo do Currículo do Plano Básico, o qual deverá ser prioritário.
 MANUAL 
DE  POLÍTICAS  E 
PROCEDIMENTOS
 RECURSOS HUMANOS                        1  R H
TREINAMENTO  DO 
PESSOAL
Todo  o  Pessoal 
que  Presta  Serviços 
nos  vários  Departamentos 
da  Unidade,  permanente 
ou  eventual, deve  conhecer 
bem  os  Métodos, Normas, Procedimentos  Instruções 
e  Sistemas  usados  
na  Empresa, bem  como 
estar  munido  de 
todas  as  informações 
que  lhe  permitam 
desempenhar  com  satisfação 
o  seu  cargo 
e  ser  útil 
aos  Hóspedes.
Os Gerentes e Supervisores devem dar o Treinamento adequado, usando os Cursos, Manuais e Apostilas existentes na Empresa, além do treinamento Básico Obrigatório na Admissão.
Compete ao Gerente Geral incentivar e Supervisionar este Processo, para que ele se torne, não só Rotina, como Componente obrigatório da Integração na Empresa de novos funcionários.
Compete ao Gerente de RG, com o Pessoal de DP, fazer deste Processo uma ferramenta eficaz da melhoria da Qualidade na Empresa e das Relações de Trabalho.
Todos os Treinamentos devem ser Documentados e os Registros devem ficar Arquivados no DP ou RH, para que possam ser consultados se necessário.
Os Gerentes e Supervisores devem dar o Treinamento adequado, usando os Cursos, Manuais e Apostilas existentes na Empresa, além do treinamento Básico Obrigatório na Admissão.
Compete ao Gerente Geral incentivar e Supervisionar este Processo, para que ele se torne, não só Rotina, como Componente obrigatório da Integração na Empresa de novos funcionários.
Compete ao Gerente de RG, com o Pessoal de DP, fazer deste Processo uma ferramenta eficaz da melhoria da Qualidade na Empresa e das Relações de Trabalho.
Todos os Treinamentos devem ser Documentados e os Registros devem ficar Arquivados no DP ou RH, para que possam ser consultados se necessário.
TREINAMENTO  DAS  
GERÊNCIAS  E  CHEFIAS
As  Gerências  e 
Chefias, devem  conhecer  todos 
os  Manuais, Apostilas,
Procedimentos  e  Instruções 
em  uso  na 
Unidade. 
Para que possam absorver esses conhecimentos, e eventualmente discutir ou aprimorar os Métodos adotados, devem fazer Sessões de aculturamento, que lhes permitam depois, apoiar o trabalho de RH e o desenvolvimento do seu Pessoal, através de um aprimoramento dos Processos.
Para que possam absorver esses conhecimentos, e eventualmente discutir ou aprimorar os Métodos adotados, devem fazer Sessões de aculturamento, que lhes permitam depois, apoiar o trabalho de RH e o desenvolvimento do seu Pessoal, através de um aprimoramento dos Processos.
TREINAMENTO  DO 
SETOR  DE  RH / DP
Para  que  o 
Pessoal  que  trabalha 
na  área  de 
RH/DP, possa  absorver  as 
Políticas  e  Cultura 
da  Empresa  e 
para  que  tenha 
um  bom  conhecimento  
das  Normas / Procedimentos /
Especificações / Políticas / Rotinas / Leis 
e  Posturas  que 
regem  o  Setor 
onde  trabalham,  bem 
como   as  Técnicas 
inerentes  ao  seu  próprio 
Serviço, é  de  toda  a  importância 
que  recebam Treinamento  adequado 
sobre  estes  Itens 
logo  na  Admissão, e 
antes  de  iniciarem 
o  Trabalho  na 
Seção.
Compete ao Gerente de RH e aos Chefes de DP, manter a qualidade do Treinamento Admissional, através de reciclagem periódica e de treinamento para valorização e promoção de todo o Pessoal da Unidade, devendo pois começar pelo seu pessoal.
Sempre que houver mudança de Leis, Procedimentos ou Instruções internas, ou Métodos Gerais de Treinamento, deve ser feita uma reunião de reciclagem do Pessoal de DP, para tomar conhecimento das novas formas ou diretrizes.
O Pessoal de RH deve conhecer todos os Manuais, Cursos e Apostilas em uso na Empresa.
Compete ao Gerente de RH e aos Chefes de DP, manter a qualidade do Treinamento Admissional, através de reciclagem periódica e de treinamento para valorização e promoção de todo o Pessoal da Unidade, devendo pois começar pelo seu pessoal.
Sempre que houver mudança de Leis, Procedimentos ou Instruções internas, ou Métodos Gerais de Treinamento, deve ser feita uma reunião de reciclagem do Pessoal de DP, para tomar conhecimento das novas formas ou diretrizes.
O Pessoal de RH deve conhecer todos os Manuais, Cursos e Apostilas em uso na Empresa.
 MANUAL 
DE  POLÍTICAS  E 
PROCEDIMENTOS
 RECURSOS HUMANOS                        1  R H
TREINAMENTO  PARA 
EMERGÊNCIAS
TREINAMENTO  DAS  
GERÊNCIAS  E  CHEFIAS
As  Gerências  e 
Chefias, devem  também  receber 
Treinamento  para  conhecerem 
o  seu  papel 
e  como  usar 
a  sua  autoridade 
e  conhecimentos,  em 
momentos  de  Emergência.
TREINAMENTO  DO 
PESSOAL
Independente  do  Treinamento 
Operacional  ou  funcional, de 
que  se  fala 
no  lugar  próprio, todo 
o  Pessoal  das 
Unidades  deve  receber 
treinamento  sobre :
= “Como Agir em Situações de Emergência”.
= “Prevenção de Acidentes”.
= “Primeiros Socorros”.
= “Segurança em Geral”.
Compete ao Chefe de Segurança e ao do Dep.to de Pessoal, garantir esses treinamentos, nos prazos indicados, mas o Gerente Geral deve manter um controle da efetiva realização deste Treinamento.
= “Como Agir em Situações de Emergência”.
= “Prevenção de Acidentes”.
= “Primeiros Socorros”.
= “Segurança em Geral”.
Compete ao Chefe de Segurança e ao do Dep.to de Pessoal, garantir esses treinamentos, nos prazos indicados, mas o Gerente Geral deve manter um controle da efetiva realização deste Treinamento.
VISITA  DE 
FAMILIARES  AOS  HOTÉIS
Como 
forma  de  motivação 
e  de  incentivar 
a  satisfação  profissional 
dos  funcionários, os  Gerentes 
podem, sempre  que  tal 
seja  possível  e 
sob  solicitação  prévia, autorizar  a 
visita  dos  familiares 
aos  Hotéis.
A Visita será acompanhada pelo Chefe do DP ou por alguém por ele indicado, que tenha capacidade para o efeito.
A Visita será acompanhada pelo Chefe do DP ou por alguém por ele indicado, que tenha capacidade para o efeito.
MANUAL  DE  POLÍTICAS 
E  PROCEDIMENTOS
RECURSOS HUMANOS       2 
DEPARTAMENTO DE PESSOAL
ACIDENTES 
DE  TRABALHO
Acidente  Dentro 
Da  Empresa
Acidente  De 
Trajeto ( Ida  Ou  Volta 
Do  Trabalho )
O Funcionário acidentado, deverá procurar o Hospital mais próximo, que
lhe preste os Socorros necessários ou, se puder, contatar o DP  da 
sua  Unidade, para  ser 
ajudado.
Após medicado, o funcionário deve voltar a contatar o DP do seu Hotel, para que seja dada continuidade ao Processo.
Após medicado, o funcionário deve voltar a contatar o DP do seu Hotel, para que seja dada continuidade ao Processo.
ADMISSÃO  DE 
PESSOAL 
A Admissão, (
tal como Demissão ou Promoção ), deve ser formalizada em impresso, próprio, através do Departamento de RH e só
poderá ser concretizada após devolução pela Diretoria/RH, do
formulário devidamente assinado, por um Diretor.
É 
importante  que  na 
Requisição  de  Funcionário 
sejam  fornecidos  o 
perfil  do  cargo 
e  da  pessoa 
que  se  pretende, bem 
como  outras  informações 
que  possam  ajudar 
na  Seleção.
A contratação de ex-funcionàrio necessita autorização expressa da Diretoria. Não se contratam familiares de Empregados, para trabalhar na mesma Unidade.
A contratação de ex-funcionàrio necessita autorização expressa da Diretoria. Não se contratam familiares de Empregados, para trabalhar na mesma Unidade.
Seleção  de 
Candidatos
A Seleção, para
 os  cargos  de  menor  responsabilidade,
é  feita  pelo
 Chefe do  Dep.to de  pessoal do Hotel  e  chefe do  Setor  interessado. 
Para cargos de maior responsabilidade, é aconselhável que os candidatos selecionados pelos Hoteis, sejam submetidos aos testes usados por RH/Central, para maior coerência de seleção.
Para cargos de maior responsabilidade, é aconselhável que os candidatos selecionados pelos Hoteis, sejam submetidos aos testes usados por RH/Central, para maior coerência de seleção.
Treinamento  Básico 
Admissional
Os 
Candidatos  admitidos,
deverão  receber  o “Manual 
de Cargo”  e o  Treinamento  Básico 
Obrigatório com toda  a  informação 
constante  na  Check-list 
de  Admissão, a  qual 
incluirá,  informações  sobre: Industria  de 
Serviços, Hoteleria, a 
Unidade onde vão trabalhar, o 
Setor onde prestarão os seus serviços, bem como sobre todos os
seus  Supervisores  diretos 
ou  indiretos.
Informação sobre: Contrato de trabalho, salário, benefícios, perspectivas e condições de promoção, Políticas e Normas da Organização.
Informação sobre: Contrato de trabalho, salário, benefícios, perspectivas e condições de promoção, Políticas e Normas da Organização.
MANUAL  DE  POLÍTICAS 
E  PROCEDIMENTOS
 RECURSOS HUMANOS       2 
DEPARTAMENTO DE PESSOAL
Vagas   a  
Preencher
A reposição de quadro, e dispensa de
funcionàrios com menos de 01 ano poderà ser autorizada pelo Gerente da Unidade,
por Recursos Humanos e pelo Chefe de Treinamento. O aumento de quadro, depende
da autorização da Diretoria com no minimo 30 dias de antecedência da data
prevista para a admissão.
ADVERTÊNCIAS, PENALISAÇÕES  E 
SUSPENSÕES 
A política
da Empresa é de valorização
do seu pessoal, sendo portanto  desejáveis 
as  sessões  de 
aconselhamento  e o
desenvolvimento, ou  treinamento  profissional, como  forma 
de  conseguir  a participação  de 
todos  nos  objetivos 
da Empresa.
A Delegação e o Espírito de Equipe, devem ser encorajados pela Chefia, como forma de criar ambiente de satisfação, eliminando a necessidade de castigos ou penalidades.
Nos casos onde a política da Empresa não consiga ser aceita pelo funcionário, a justa causa é a via normal de solução do problema.
Tanto o Gerente como os responsáveis pelos Dep.tos, devem procurar sempre esta forma de termo de contrato, evitando porém demissões desnecessárias.
A Delegação e o Espírito de Equipe, devem ser encorajados pela Chefia, como forma de criar ambiente de satisfação, eliminando a necessidade de castigos ou penalidades.
Nos casos onde a política da Empresa não consiga ser aceita pelo funcionário, a justa causa é a via normal de solução do problema.
Tanto o Gerente como os responsáveis pelos Dep.tos, devem procurar sempre esta forma de termo de contrato, evitando porém demissões desnecessárias.
REUNIÕES  COM 
O  PESSOAL
As reuniões  com  os  Empregados  em 
cada  Dep.to, não  só 
são  necessárias  como  desejáveis, 
para tratar  de  todos  os assuntos  de  interesse 
geral  ou  que  necessitem 
de  opinião  múltipla.
 Também
 devem  ser 
usadas  para  o 
estudo  de  Procedimentos, Instruções, novos  produtos  ou  
lançamentos . 
Servem ainda para treinamento, troca de impressões e convívio, devendo ser aproveitadas ao máximo, pelo menos com uma periodicidade quinzenal .
( Veja Política de Relacionamento Funcional ).
Servem ainda para treinamento, troca de impressões e convívio, devendo ser aproveitadas ao máximo, pelo menos com uma periodicidade quinzenal .
( Veja Política de Relacionamento Funcional ).
ALIMENTAÇÃO  
DO  PESSOAL
Os Procedimentos a serem seguidos pelas
Unidades da rede quanto a alimentação de seus 
funcionarios, seu acompanhamento 
e  controle, serão  os 
seguintes:
Esta  instrução  aplica-se 
a todos os  funcionários  da  Empresa
Consultar:
Procedimentos  sobre: "Relatório de Alimentação  de 
Funcionários".
Procedimentos
sobre:"Controle de Comandas".
Procedimentos
sobre: "Funcionários que residem nos hotéis".
 MANUAL 
DE  POLÍTICAS  E 
PROCEDIMENTOS
  RECURSOS HUMANOS       2 
DEPARTAMENTO DE PESSOAL
PROCEDIMENTOS
GERAIS DE ALIMENTAÇÃO DO PESSOAL
Qualquer  funcionário  da 
Rede  poderá almoçar  no 
refeitório/cantina  do  Hotel, mediante a apresentação do vale de
refeição individual, que  poderá  ser 
adquirido  diària  ou mensalmente, através  de 
desconto  em  folha 
ou  aquisição  à 
vista;
Cada  funcionário  terá 
direito  a  uma 
refeição  no  seu 
turno  de  trabalho 
e  a  uma 
segunda, caso  dobre  o 
turno, previamente  autorizada
pela chefia no verso do vale, com o nome do funcionário, o  motivo da concessão e assinatura do
autorizante, vale este, fornecido 
pela  chefia  do 
setor.  A alimentação servida será
unica e a bebida poderá ser suco ou àgua natural;  Será servido almoço e jantar em horários
previamente estabelecidos pela Gerência.
Para o turno da madrugada 23:00 às 7:00, será servido um lanche acompanhado de café com leite, leite, suco engarrafado ou àgua, além do café da manhã, composto de café com leite, pão e manteiga.
Para o turno da madrugada 23:00 às 7:00, será servido um lanche acompanhado de café com leite, leite, suco engarrafado ou àgua, além do café da manhã, composto de café com leite, pão e manteiga.
O acesso gratuito será permitido apenas às pessoas autorizadas pelas
Gerências, em  documento escrito que
estarà à disposição no local.  A  cada  dia  haverá, entre 
as  sugestões, uma para
funcionários. A bebida será suco 
ngarrafado ou àgua  natural. 
No caso de ser solicitada outra bebida, esta será paga à vista, ao preço do cardápio.
No caso de ser solicitada outra bebida, esta será paga à vista, ao preço do cardápio.
Em caso de dieta, o fato deverá ser antes comunicado
ao Gerente da Unidade,
para que seja providenciada substituição do prato.
O Horário para as refeições nestes locais deverá  estar 
estabelecido pelo Gerente da Unidade, por escrito, em documento no  qual constem os nomes  dos funcionarlos que correspondem a cada
horário.
Os funcionários de Vendas acompanhados de Clientes, ou outros com  autorização escrita da  Diretoria 
ou  acompanhado  pelo Gerente 
da  unidade,  poderão 
utilizar  estes  restaurantes.
Em casos não previstos ou a pedido do funcionàrio interessado, o
“maître” permitirà o acesso, devendo 
no  entanto  formalizar 
a  autorização  por 
escrito  da Diretoria  no 
prazo  máximo  de  24
hs.
O valor da alimentação serà descontado a todos os funcionários, de
acordo com o estabelecido na CLT, podendo cada um optar, por não  utilizar 
esse  Serviço.
Fora  dos  horários 
previstos  para  alimentação, qualquer  consumo 
será  cobrado, à  vista, ao preço  do 
cardápio; o  mesmo  se 
aplica  para  qualquer 
consumo  nos  horàrios 
previstos, que esteja  fora  das 
condições  aqui  estabelecidas.
Qualquer funcionário deslocado em outra unidade, deverá obedecer aos critérios e horários de sua hierarquia nessa unidade.
Qualquer funcionário deslocado em outra unidade, deverá obedecer aos critérios e horários de sua hierarquia nessa unidade.
Não será permitida a alimentação gratuita em nenhuma dependencia dos
hotéis,  no  horário do jantar, exceto ao Gerente da
Unidade, e  aos funcionàrios  que 
estiverem  em  seu turno 
de  trabalho, residirem  no 
hotel  ou  estiverem 
em  transito.
Os
funcionàrios, ( exceto os autorizados pela Gerência ou Diretoria ), que levarem
convidados para almoçar ou jantar, deverão pagar a nota fiscal à vista, pelo
preço do cardápio e pedir o ressarcimento à Diretoria, se o motivo do convite
for justificado;
MANUAL  DE 
POLÍTICAS  E  PROCEDIMENTOS
RECURSOS
HUMANOS       2  DEPARTAMENTO DE PESSOAL
PROCEDIMENTOS GERAIS DE
ALIMENTAÇÃO DO PESSOAL( CONTINUAÇÃO )
Os Gerentes de Unidade, Alimentos e Bebidas, Compras, Controle de
Qualidade e o Geral de Vendas, bem como o Controller, poderão fazer-se
acompanhar de convidados em qualquer das dependencias do Hotel, porém a comanda
Administrativa utilizada, deverá 
ser  preenchida  em 
nome  do  gerente 
pertinente  e conter  no 
verso  o  nome 
completo  dos  convidados 
e  o  objetivo 
do  convite, mesmo que  esses 
convidados  sejam  funcionários 
da  Empresa. 
Caso não constem no verso da comanda essas informações de utilização, fica implicito o “de acordo” do gerente respetivo, a que o valor dessas refeições lhe seja descontado em folha de pagamento, ao final do mês.
Caso não constem no verso da comanda essas informações de utilização, fica implicito o “de acordo” do gerente respetivo, a que o valor dessas refeições lhe seja descontado em folha de pagamento, ao final do mês.
= O Gerente Geral e seus convidados poderão consumir qualquer 
bebida nacional;
bebida nacional;
   Em qualquer caso, bebidas
importadas serão pagas à vista, ao preço 
do cardápio.
do cardápio.
Para Consumo Interno ou Cortesia, deverá ser emitida Comanda
Administrativa que, assinada pelo usuário, servirá de documento hábil para
controle.
O controle
das comandas e vales referentes a alimentação seguirá as instruções
contidas  nesta  Norma.
Cada Unidade, deverá ter Relação dos seus Funcionários e das  pessoas 
dos Órgãos Centrais, autorizadas 
a  receber  alimentação 
e  respectivos  locais.
APLICAÇÃO  DOS 
TREINAMENTOS
Os Empregados devem ser encorajados a usar no seu trabalho, o que
aprenderem  nos  Treinamentos 
que  lhes  forem 
ministrados, ou  ensinado  por 
outros  colegas.
Procurar progredir e melhorar os seus conhecimentos para sua própria promoção.
A Empresa os Ajudará nisso, proporcionando cursos e treinamentos. Mas devem saber que: Aproveitando as Oportunidades que lhes forem oferecidas, estarão trabalhando para o seu próprio futuro.
Procurar progredir e melhorar os seus conhecimentos para sua própria promoção.
A Empresa os Ajudará nisso, proporcionando cursos e treinamentos. Mas devem saber que: Aproveitando as Oportunidades que lhes forem oferecidas, estarão trabalhando para o seu próprio futuro.
Deve  ser  disseminado 
o  slogan:
“A sua valorização, depende sobretudo, de Você; do seu esforço e da sua vontade“.
“A sua valorização, depende sobretudo, de Você; do seu esforço e da sua vontade“.
ARMÁRIOS  ( ATRIBUIÇÃO 
E  CONTROLE )
A atribuição e
Controle dos armários nos vestiários cabe ao Depto de  Pessoal das Unidades, que deve também
supervisionar a sua utilização  e o
estado  de  limpeza 
e  manutenção.
Os armários que estiverem vagos devem ser fechados com cadeado pelo DP e mantidos disponíveis para os novos empregados admitidos.
Sempre que um empregado perder a chave do seu armário, deve dirigir-se à Segurança para que este seja aberto pela Manutenção.
O arrombamento forçado do armário, pelo funcionário, com quebra ou destruição do mesmo, deve ser passível de pagamento das despesas com o estrago causado.
Os armários que estiverem vagos devem ser fechados com cadeado pelo DP e mantidos disponíveis para os novos empregados admitidos.
Sempre que um empregado perder a chave do seu armário, deve dirigir-se à Segurança para que este seja aberto pela Manutenção.
O arrombamento forçado do armário, pelo funcionário, com quebra ou destruição do mesmo, deve ser passível de pagamento das despesas com o estrago causado.
 MANUAL  DE 
POLÍTICAS  E  PROCEDIMENTOS
 RECURSOS HUMANOS       2 
DEPARTAMENTO DE PESSOAL
ATITUDES  E  POSTURA
ATUAÇÃO  SINDICAL
A atuação Sindical dentro das Unidades, deve ser acompanhada pela  Gerência, 
permitindo  o  acesso do(s) Representante(s) à  Portaria 
de  Serviço  e  ao  Refeitório 
mas  vedando  a 
circulação  pelo  Hotel.
AVALIAÇÃO 
DE  DESEMPENHO
São  feitas  Fichas de Avaliação dos novos empregados,
aos  30/60  e 
antes  de  terminarem 
os  90 dias  de 
experiência, para  determinar  se 
o  funcionário  pode 
ser  definitivamente incluído  no quadro.
Duas vezes por ano, será feita uma Avaliação do Desempenho de todos os empregados, mas outras avaliações podem ser feitas, em períodos mais curtos, a pedido do chefe de setor ou por decisão da Gerência, para detectar necessidades de treinamento, ou de aconselhamento ao empregado.
Duas vezes por ano, será feita uma Avaliação do Desempenho de todos os empregados, mas outras avaliações podem ser feitas, em períodos mais curtos, a pedido do chefe de setor ou por decisão da Gerência, para detectar necessidades de treinamento, ou de aconselhamento ao empregado.
CHECK-LIST  DE 
ADMISSÃO
CHECK-LIST 
DE  RESPONSABILIDADES
(
Veja  em 
Manual  de  Cargo )
CONTRATO  DE 
EXPERIÊNCIA
O  Contrato  de 
Trabalho  a  Título 
de  Experiência, que  legalmente 
tem  90  dias, deverá 
ser  dividido  em 
dois  períodos  de  45  dias.
Completados os primeiros 30 dias de trabalho, o Funcionàrio deverá passar por uma Avaliação. Passados mais 30 dias, deverá ser avaliado novamente e, em caso de Não Aprovação ( em qualquer das Avaliações), deverá ser dispensado; ou na data das próprias Avaliações ( 30/60 dias ) , ou excepcionalmente aos 45 ou 90 dias.
Completados os primeiros 30 dias de trabalho, o Funcionàrio deverá passar por uma Avaliação. Passados mais 30 dias, deverá ser avaliado novamente e, em caso de Não Aprovação ( em qualquer das Avaliações), deverá ser dispensado; ou na data das próprias Avaliações ( 30/60 dias ) , ou excepcionalmente aos 45 ou 90 dias.
MANUAL  DE 
POLÍTICAS  E  PROCEDIMENTOS
 RECURSOS HUMANOS       2 
DEPARTAMENTO DE PESSOAL
DESCRIÇÃO 
DE  CARGO
(
Veja  em 
Manual  de  Cargo ).
DESCRIÇÃO  DE 
FUNÇÕES
(
Veja  em 
Manual  de  Cargo ).
DESLIGAMENTO ( CONSIDERAÇÕES  GERAIS )
Em caso de inadaptação e (ou) desempenho
insatisfatório, desde que tenham sido 
esgotados os procedimentos com o objetivo de corrigir as distorções, a
Empresa assumirá a iniciativa de cessar a relação de emprego, dispensando o
aviso  prévio.
A Empresa não faz o chamado “acordo de demissão”, mas se o empregado desejar solicitar sua demissão, e analisadas as hipóteses, poderá dispensar o aviso prévio.
Será sempre feita, Entrevista de desligamento. (Veja este Item).
As situações legalmente definidos como geradoras de demissão, por "justa causa", serão objeto dos procedimentos administrativos legais, para rápida solução do caso.
Constituem justa causa para rescisão do Contrato de Trabalho pelo Empregador, todos os atos descritos no Art.482 da CLT, que aconselhamos seja consultada, sempre, antes de ser tomada qualquer decisão relacionada a este item.
É importante lembrar, que para invocar justa causa num caso de demissão, esta deve ser muito bem caracterizada e poder ser comprovada.
Para demissão de funcionário com mais de um ano ao serviço da Empresa a consulta prévia à Diretoria é imprescindível. A Empresa respeita todos os funcionários por igual, mas tem o maior cuidado com aqueles que estão ao serviço por vários anos .
A Empresa não faz o chamado “acordo de demissão”, mas se o empregado desejar solicitar sua demissão, e analisadas as hipóteses, poderá dispensar o aviso prévio.
Será sempre feita, Entrevista de desligamento. (Veja este Item).
As situações legalmente definidos como geradoras de demissão, por "justa causa", serão objeto dos procedimentos administrativos legais, para rápida solução do caso.
Constituem justa causa para rescisão do Contrato de Trabalho pelo Empregador, todos os atos descritos no Art.482 da CLT, que aconselhamos seja consultada, sempre, antes de ser tomada qualquer decisão relacionada a este item.
É importante lembrar, que para invocar justa causa num caso de demissão, esta deve ser muito bem caracterizada e poder ser comprovada.
Para demissão de funcionário com mais de um ano ao serviço da Empresa a consulta prévia à Diretoria é imprescindível. A Empresa respeita todos os funcionários por igual, mas tem o maior cuidado com aqueles que estão ao serviço por vários anos .
Os Gerentes devem ter o maior cuidado com as Relações de Trabalho mas não devem permitir que situações de indisciplina possam prejudicar a Operação ou a tranqüilidade dos Hóspedes .
Nenhum desligamento deve ser concretizado, sem o devido exame médico.
A dispensa de funcionàrios enquadrados na condição de Cargos
de Confiança (Chefias), e de funcionàrios com mais de 01 ano de casa,
somente poderà ser efetuada com autorização da Diretoria.
A solicitação deverà vir acompanhada das duas últimas
avaliações, e da justificativa para a dispensa.
Mensalmente, cada unidade deverà emitir relatório de
custos de rescisões, mencionando o nome, cargo, tempo de Serviço, custo e o
motivo das dispensas.
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