domingo, 9 de fevereiro de 2020

Organização em Hotelaria - RH



Um dos problemas que se apresentam às pequenas Empresas é o da Organização. No intuito de ajudar a preencher essa lacuna, decidimos criar um pequeno Manual que pode ser adaptado pelos interessados às suas necessidades. Esperamos que esta nossa ideia possa ser útil a alguns e Boa Sorte







MANUAL

DE  RECURSOS HUMANOS E 

DEPARTAMENTO DE  PESSOAL





                                                                  POLÍTICAS    
                                                                  PROCEDIMENTOS
                                                                  INFORMAÇÕES    





MANUAL  DE  POLÍTICAS  E  PROCEDIMENTOS

RECURSOS HUMANOS

1  R H    
2  DEPARTAMENTO DE PESSOAL
3  CARTILHA  DE  INTERAÇÃO
4  REGULAMENTO  INTERNO
5  PROGRAMAS  SOCIAIS

ÍNDICE  GERAL  DA  SEÇÃO



ÍNDICE  GERAL  DA  SEÇÃO.................................................................................................................................
24  RECURSOS HUMANOS                                     1  R H................................................................................
ABRANGÊNCIA  DE  RH.............................................................................................................................................
SUPERVISÃO.............................................................................................................................................................
ABRANGÊNCIA  DE  R H ( CONTINUAÇÃO )......................................................................................................
BENEFÍCIOS...................................................................................................................................................................
CONDUTA  EM  SERVIÇO..........................................................................................................................................
CONDUTA  EM  SERVIÇO ( CONTINUAÇÃO )....................................................................................................
DESCRIÇÃO  DE  CARGO...........................................................................................................................................
DISCIPLINA....................................................................................................................................................................
DISCIPLINA ( CONTINUAÇÃO )..............................................................................................................................
Analisando  A  Disciplina.........................................................................................................................................
DOCUMENTAÇÃO.......................................................................................................................................................
DOCUMENTAÇÃO  PARA  ADMISSÃO................................................................................................................
ENTREVISTAS  DE  ADMISSÃO..............................................................................................................................
EMERGÊNCIAS.............................................................................................................................................................
ENTREVISTAS  DE  DESLIGAMENTO...................................................................................................................
FUNÇÕES  E  HIERARQUIAS....................................................................................................................................
MANUAIS  DE  CARGO...............................................................................................................................................
PROMOÇÃO  ( CONCEITO ).......................................................................................................................................
PROMOÇÃO  ( PROCEDIMENTOS )........................................................................................................................
TRAINEES.....................................................................................................................................................................
TRANSFERENCIA  INTER-HOTÉIS......................................................................................................................
TREINAMENTO  GERAL..........................................................................................................................................
CONCEITO  DE  TREINAMENTO.......................................................................................................................
TREINAMENTO  DO  PESSOAL..........................................................................................................................
TREINAMENTO  DAS   GERÊNCIAS  E  CHEFIAS........................................................................................
TREINAMENTO  DO  SETOR  DE  RH / DP.....................................................................................................
TREINAMENTO  PARA  EMERGÊNCIAS...........................................................................................................
TREINAMENTO  DAS   GERÊNCIAS  E  CHEFIAS........................................................................................
TREINAMENTO  DO  PESSOAL..........................................................................................................................
VISITA  DE  FAMILIARES  AOS  HOTÉIS...........................................................................................................

 RECURSOS HUMANOS                               2  DEPARTAMENTO DE PESSOAL...............................
ACIDENTES  DE  TRABALHO................................................................................................................................
Acidente  Dentro  Da  Empresa.............................................................................................................................
Acidente  De  Trajeto ( Ida  Ou  Volta  Do  Trabalho ).....................................................................................
ADMISSÃO  DE  PESSOAL......................................................................................................................................
Seleção  de  Candidatos..........................................................................................................................................
Treinamento  Básico  Admissional........................................................................................................................
Vagas   a   Preencher..............................................................................................................................................

ADVERTÊNCIAS, PENALISAÇÕES  E  SUSPENSÕES....................................................................................
REUNIÕES  COM  O  PESSOAL..........................................................................................................................
ALIMENTAÇÃO   DO  PESSOAL............................................................................................................................
Campo De Aplicação..............................................................................................................................................
Documentos Complementares................................................................................................................................
PROCEDIMENTOS GERAIS DE ALIMENTAÇÃO DO PESSOAL.................................................................
Refeitório................................................................................................................................................................
Restaurantes  dos  Hotéis:.......................................................................................................................................
Considerações Gerais..............................................................................................................................................
Controle..................................................................................................................................................................
Anexos....................................................................................................................................................................
APLICAÇÃO  DOS  TREINAMENTOS..................................................................................................................
ARMÁRIOS  ( ATRIBUIÇÃO  E  CONTROLE )...................................................................................................
ATITUDES  E  POSTURA..........................................................................................................................................
ATUAÇÃO  SINDICAL..............................................................................................................................................
AVALIAÇÃO  DE  DESEMPENHO.........................................................................................................................
Fichas de Avaliação................................................................................................................................................
CHECK-LIST  DE  ADMISSÃO................................................................................................................................
( Veja  em  “Manual  de  Cargo”  Check-list  de  Responsabilidades )..................................................................
CHECK-LIST  DE  RESPONSABILIDADES.........................................................................................................
CONTRATO  DE  EXPERIÊNCIA............................................................................................................................
DESCRIÇÃO  DE  CARGO........................................................................................................................................
DESCRIÇÃO  DE  FUNÇÕES....................................................................................................................................
DESLIGAMENTO ( CONSIDERAÇÕES  GERAIS )...........................................................................................
DOCUMENTOS  DE  RH / DP...................................................................................................................................
DOCUMENTOS  DE  RH / DP ( CONTINUAÇÃO ).............................................................................................
EMERGÊNCIAS...........................................................................................................................................................
ENTREVISTAS  DE  ADMISSÃO............................................................................................................................
ENTREVISTAS  DE  DESLIGAMENTO................................................................................................................
EQUIPE  E  PARTICIPAÇÃO....................................................................................................................................
ESCOPO  DOS  SERVIÇOS  DO  D.P.......................................................................................................................
ESTAGIÁRIOS.............................................................................................................................................................
ESTRUTURA  ORGANIZACIONAL.......................................................................................................................
( Veja  em  Quadros  e  Organogramas )................................................................................................................
ÉTICA  E  PROFISSIONALISMO.............................................................................................................................
FÉRIAS...........................................................................................................................................................................
FÉRIAS ( PROGRAMAÇÃO )...................................................................................................................................
Programação de Férias do Primeiro Semestre do Ano Seguinte............................................................................
Programação de Férias do Segundo Semestre, do Ano Seguinte...........................................................................
FORMULÁRIOS  E  SUA  UTILIZAÇÃO...............................................................................................................
INSTRUÇÕES...............................................................................................................................................................
INTERAÇÃO  E  ATENDIMENTO  A  CLIENTES..............................................................................................
MANUAIS  DE  CARGO.............................................................................................................................................
MARCAÇÃO DE  PONTO.........................................................................................................................................
NORMAS  OPERACIONAIS  LOCAIS...................................................................................................................
PORTARIA  DE  SERVIÇO........................................................................................................................................
PROCEDIMENTOS.....................................................................................................................................................
PROCESSO  DE  ACIDENTE  DE  TRABALHO...................................................................................................
PROCESSO  DE  ADMISSÃO...................................................................................................................................
PROCESSO  DE  SELEÇÃO......................................................................................................................................
QUADRO   E  ORGANOGRAMA.............................................................................................................................
QUE  FAZER  OU  NÃO  FAZER..............................................................................................................................
( Veja  a  Cartilha  Eldorado  de  Interação )..........................................................................................................
RELACIONAMENTO  INTERPESSOAL...............................................................................................................
ENTRE  DEPARTAMENTOS.................................................................................................................................
( Veja  em  Conduta  em  Serviço ).........................................................................................................................
ENTRE  FUNCIONÁRIOS.....................................................................................................................................
( Veja  em  Conduta  em  Serviço ).........................................................................................................................
ENTRE  SUPERVISORES  E  FUNCIONÁRIOS...............................................................................................
( Veja  em  Conduta  em  Serviço ).........................................................................................................................
REUNIÕES  DE  CHEFIAS........................................................................................................................................
REUNIÕES  DE  TREINAMENTO...........................................................................................................................
REUNIÕES  COM  O  PESSOAL...............................................................................................................................
RECRUTAMENTO  E  SELEÇÃO ( CONCEITOS ).............................................................................................
REFEITÓRIO  ( INSPEÇÃO  E  ACOMPANHAMENTO )..................................................................................
RESPONSABILIDADES  DO  DP.............................................................................................................................
( Veja  em  Escopo  dos  serviços  do  DP )............................................................................................................
SELEÇÃO......................................................................................................................................................................
(Veja  em  Recrutamento  e  Seleção  e  Processo  de  Seleção)............................................................................
TESTES  PSICOTÉCNICOS.......................................................................................................................................
TELEFONEMAS..........................................................................................................................................................
Particulares.............................................................................................................................................................
Serviço, Telefonemas  de........................................................................................................................................
TREINAMENTO  DO  SETOR  de  DP....................................................................................................................
TREINAMENTO  DAS   GERÊNCIAS  E  CHEFIAS...........................................................................................
TREINAMENTO  DO  PESSOAL  PARA  EMERGÊNCIAS..............................................................................
TRAINEES.....................................................................................................................................................................
UNIFORMES.................................................................................................................................................................
Alteração  de  Padrões............................................................................................................................................
Apresentação  e  Manutenção................................................................................................................................
Compra......................................................................................................................................................................
Lavagem  e  Limpeza...............................................................................................................................................
Movimentação  e Controle.....................................................................................................................................
Substituição...............................................................................................................................................................
VESTIÁRIOS  ( INSPEÇÃO )....................................................................................................................................
 RECURSOS HUMANOS                        3  CARTILHA   DE  INTERAÇÃO...........................................
BÁSICOS  DA  INTERAÇÃO  COM  O  CLIENTE...............................................................................................
BÁSICOS  DA QUALIDADE  DE  SERVIÇOS   E  DO “ ESPÍRITO  DE  SIMPATIA “...............................
CARTILHA  DE  INTERAÇÃO ( CONTINUAÇÃO )...........................................................................................
RECURSOS HUMANOS                        4  REGULAMENTO  INTERNO................................................
REGULAMENTO INTERNO....................................................................................................................................
RECURSOS HUMANOS                        5  PROGRAMAS  SOCIAIS.........................................................
APROVAÇÃO  DOS  PROGRAMAS.......................................................................................................................
EXECUÇÃO  DO  PROGRAMA...............................................................................................................................
PLANEJAMENTO  DOS  PROGRAMAS...............................................................................................................
PROPOSTA  DE  VERBAS.........................................................................................................................................
RECURSOS HUMANOS                         6  QUADROS  E  ORGANOGRAMAS....................................
QUADRO   E  ORGANOGRAMA.............................................................................................................................
ORGANOGRAMA  DOS HOTÉIS (em caso de Redes).............................................................................. 39
QUADRO  DOS  HOTÉIS (em caso de Redes) ...........................................................................................39

 MANUAL  DE  POLÍTICAS  E  PROCEDIMENTOS

RECURSOS HUMANOS                        1  R H

ABRANGÊNCIA  DE  RH

·       É  da  maior  importância que  o  Gerente  de  RH, se  empenhe  em               Controlar e  Supervisionar, as  atividades  de  Liderança  de            Recursos  Humanos, em  todos  os  Departamentos  ou  Unidades,             apoiando  os  Gerentes  Gerais  no  seu  esforço  e  incentivando  ou       apoiando  os  Gerentes  Departamentais,  Chefes  e  Supervisores  nas  suas  ações  de  Treinamento, Avaliação  e  Acompanhamento,               necessárias  à  Motivação  e  satisfação  do  Pessoal, bem  como  à      Qualidade  do  Serviço.
A  Gerência  de  RH  deve  também : 
=     Acompanhar  o  Recrutamento  e  Seleção  de  Pessoal, visando       manter  as  Políticas  da  Empresa .
=     Garantir o Treinamento Básico Obrigatório na  Admissão,              ministrado  pelo  Superior  Hieràrquico.
=     Desenvolver  e  manter, Planos  de  Treinamento, Gerais  e              Setoriais, tanto no ambiente  de  trabalho, como  em  aula  ou     Seminário.
=     Incentivar  a  Promoção  e  o  Recrutamento  Interno  para  novos                 cargos, bem como o  Remanejamento e a Polivalencia .
=     Acompanhar, Controlar e incentivar a evolução da Estrutura         Organizacional, e Processos de Delegação de Autoridade e          Responsabilização a todos os níveis.
=     Acompanhar e medir, o Grau de Motivação do pessoal dos vários Setores e sugerir  às  Gerências, as medidas inerentes ao resultado                das Pesquisas.
=     Analisar e sugerir às Gerências, atitudes sobre  Problemas               específicos  da  Liderança de  Pessoal.
=     Resolver situações de Emergência com as Gerências das Unidades.
=     O  Gerente  de  RH  deve  também  familiarizar  ou  Reciclar  as    Chefias  e Supervisores em geral, sobre a aplicação de Normas,           Políticas, Técnicas  e Procedimentos  de  Recursos  Humanos .

SUPERVISÃO

O Gerente de RH deve colaborar  com  as  Gerências para desenvolver  o  interesse  dos  Supervisores  em  todos  os  Departamentos, no  Treinamento  quanto  à  Qualidade  do  Produto, e  aplicação de Políticas, Normas  e  Procedimentos.
·       Deve se Empenhar, num trabalho conjunto com a Garantia  de      Qualidade, na  melhoria  do  Desempenho  das  Chefias  e         Supervisores, quanto aos Treinamentos e aplicação das Normas e    Procedimentos.
·       Deve  fazer  da  sua  participação  no  desenvolvimento  das              capacidades  de  Liderança  das  Chefias  e  Supervisores, uma               Bandeira, para  participar na  Qualidade  final  do  Produto.
·       Deve  apoiar  as  Gerências  e  a  Garantia  de  Qualidade,                incentivando  a  criação  de  Grupos  Setoriais  de  Qualidade, com       Motivação  do  Pessoal, para  as  Metas  e  Objetivos.
·       Deve conhecer bem as Equipes das Unidades, para  ter  uma           Antecipação  dos Problemas e Necessidades Operacionais, bem               como para manter  uma  Visão Acurada, dos Acontecimentos da          Unidade, na área de Recursos Humanos.

HOTÉIS  XXXXXX
MANUAL  DE  POLÍTICAS  E  PROCEDIMENTOS
24  RECURSOS HUMANOS                        1  R H

ABRANGÊNCIA  DE  R H ( CONTINUAÇÃO )

·       Fazer Acompanhamento dos Processos Burocráticos do Setor, para               Garantir que as Decisões tomadas obedeçam às Normas, Políticas e     aos Princípios Legais.
·       Deve  se  empenhar  no  Acompanhamento  Social  e  de  Interação                com  os  Funcionários, por  parte  das  Gerências  e  Supervisores,         avaliando  os  métodos  e  aconselhando  os  Procedimentos.
·       Deve  se  interessar, pelo  Acompanhamento  Social  e  de  Interação              com  a  Comunidade, com  Órgãos  Públicos  e  Entidades  Oficiais,     no  âmbito  de  Recursos  Humanos.
·       Deve  incluir  nas  suas  rotinas, Visita  aos  Setores  e          Departamentos, para  Interação  com  o Pessoal, ressalvando  a             Autoridade  das  Gerências.

BENEFÍCIOS

Os  Benefícios, serão  proporcionados aos  funcionários, dentro  das  possibilidades  de  cada  unidade, independente  de  cargos  ou  tempo  de  permanência  ao   serviço, como  demonstração  do interesse  da  Empresa, na  melhoria  de  vida  e  bem-estar  dos  seus  colaboradores.
A estrutura dos benefícios é assim uma  responsabilidade  social  da  organização.
Os  seus  componentes  básicos  são:
Assistência  Médica , Odontológica ; Cesta Básica ; Convênio  com  Farmácia  ou  Papelaria; Banco de Óculos ; Seguro de Vida (optativo) ; Conta de Empréstimo .
O  objetivo  final  é  garantir  sem  maiores  preocupações  para  os  empregados, facilidades ao bem-estar próprio e dos seus familiares, no que toca a saúde e tranqüilidade ou segurança  no futuro.
A Empresa garante inicialmente o acesso aos serviços indicados, mas procurará sempre, através dos setores de D. P. e RH., melhorar ou  aumentar a abrangencia dos benefícios conforme suas disponibilidades.

CONDUTA  EM  SERVIÇO

As relações interpessoais devem orientar-se de forma a preservar  o bom ambiente de trabalho, o respeito à pessoa  e o direito do cidadão.
Sempre  que a  situação  se apresentar  tensa,  compete  ao  mais  responsável, ou ao mais esclarecido (por esclarecimento, tomaremos, nível de instrução), encontrar a saída honrosa que permita continuar  o  grau elevado de relacionamento que sedeseja na  nossa  Empresa.
Adiar uma conversa ou reunião, podem ser soluções para sanar um incidente, se não houver outras.Uma boa conversa, sem agressividade ou preconceito, pode resolver ou esclarecer, mal-entendidos.
Os  Gerentes  e  Supervisores, devem  usar  a  comunicação  clara  e  a  informação  exaustiva, como forma  eficiente  de  transmitirem  conceitos, normas, procedimentos, ordens, metas  ou objetivos.
Devem também  partir  do  princípio, que  o  fato  de  uma  norma  ou  informação  escrita ser emitida, não pode garantir que ela seja entendida  ou  compreendida, total  ou  parcialmente.  Por  essa  razão, devem  sempre  fazer  uma  pequena  reunião  de  esclarecimento, onde  as  dúvidas  ou  objeções (decorrentes por vezes de uma interpretação defeituosa ), possam ser ultrapassadas.
Os  detentores  de  cargos  ou  hierarquias, devem  compenetrar-se de que  a força não resolve problemas, mas o respeito facilita as coisas.


HOTÉIS  XXXXXX
MANUAL  DE  POLÍTICAS  E  PROCEDIMENTOS
24  RECURSOS HUMANOS                        1  R H

CONDUTA  EM  SERVIÇO ( CONTINUAÇÃO )

Os empregados devem sempre ter em conta que, ter razão é grande vantagem, mas não dá direito a ultrapassar as barreiras  do respeito, da educação  ou  da  ética  e do profissionalismo.
Se todos usarem o respeito á pessoa, seus valores, suas crenças e seus direitos, como obrigações  inerentes  à  cidadania  e  aceitarem  que o  empregado  continua  sendo  cidadão, e  mantém os  seus  direitos, apenas  devendo, como  Cidadão  também, cumprir  as  obrigações  e  responsabilidades  que  aceitou  como  bons  ao assinar  o  seu contrato com  a  empresa,  ficará  mais  fácil   o relacionamento.
Porque ele se baseará em princípios que todos entendem e, esperamos, que todos  defendam: Respeito à Pessoa  humana, à Cidadania e aos  Direitos da Empresa, para que, com o seu crescimento, todos possam crescer.
O desempenho funcional está diretamente ligado ao respeito  mútuo  e  ao valor  que  todos  derem  ao  conceito  de  respeito:
       *    Respeito aos colegas.
       *    Respeito entre os  que comandam e os que são comandados.
       *    Respeito aos clientes.
       *    Respeito  aos  Direitos  da  Empresa.
O relacionamento no trabalho, deve ser pautado por: simpatia, respeito, ajuda, colaboração, franqueza e confiança, e nunca ao nível de opiniões pessoais.  Estas, se expostas abertamente, (devem ser respeitadas e jamais amesquinhadas ), mas não podem prevalecer sobre o bom relacionamento e os Valores  da Empresa.
Todos  têm  direito  às  suas  opiniões, devendo  respeitar  o  direito  que  os  outros  têm  às  suas, sem  que  isso  se  torne  obstáculo  ao  bom  relacionamento.
Os esforços devem ser encaminhados para evitar a ocorrência de conflitos ou para encontrar a solução destes ao nível organizacional em  que  ocorrem, antes  de  apelar  para  uma instância superior.
A solução que Nós damos aos nossos problemas, é sempre melhor e mais agradável ao nosso EGO, que a solução apresentada por terceiros.
Qualquer solução encontrada para um conflito, deve ser satisfatória  e  honrosa  para  todas  as  partes intervenientes.
Conflito  onde  a  solução  final  tem  vencedor  e  perdedor, é  conflito  latente, que  não  foi devidamente  solucionado. Volta  a  qualquer  momento no  futuro.

DESCRIÇÃO  DE  CARGO

( Veja  em  Manual  de  Cargo )

DISCIPLINA

Muitos Supervisores detestam  Disciplina e a maior parte do Pessoal, nem quer ouvir  falar.
Este posicionamento vem do fato de que a Disciplina tem sido mal  interpretada e bastante mal aplicada, induzindo  a  maior  parte  das  Pessoas  a  associar  Disciplina  a  falta  de  liberdade  ou  a  Punição.
Alguns Mitos da Disciplina que não correspondem à realidade, são :
= Disciplina  é  uma  Forma  de  Punição.
= Mandar, significa  que  todos  tem  que  fazer  o  que  Você  diz.
= Se Você for “Bonzinho” para o Pessoal, não precisa Disciplina.
= Todas as  Situações Disciplinares, são tratadas da mesma  maneira.


MANUAL  DE  POLÍTICAS  E  PROCEDIMENTOS
RECURSOS HUMANOS                        1  R H

DISCIPLINA ( CONTINUAÇÃO )

Analisando  A  Disciplina

A razão do esforço usado para inculcar Disciplina nas Empresas, é conseguir manter padrões razoáveis de atitudes e Serviço, beneficiando os próprios Empregados.
É função de RH, levar ao Espírito das Chefias a verdadeira essência da  Disciplina  e  como ela pode e deve ser usada para criar Equipe, Confiança, Moral, facilidades de trabalho e resultados na obtenção de Metas e Objetivos.
É importante que os Supervisores analisem Normas e Procedimentos, e as discutam com o  Pessoal, evitando manter ou  impor as que sejam ignoradas com freqüência.
O Gerente de RH deve treinar os Supervisores para analisar Normas e  verificarem  as  Ordens  que  dão,  antes  de  emiti-las.
Se constatarem que são razoáveis e que sendo seguidas, irão facilitar o Serviço ou a  convivência, devem começar por explicar e justificar as Normas, os Procedimentos ou as suas próprias Ordens aos Empregados.
A forma comprometida como estes aceitarem e seguirem essas diretrizes no  seu  dia-a-dia, serão  atitudes  de  Disciplina.  Quanto  mais  eles  se  ativerem  às  Normas, e seguirem os Procedimentos, menos serão os problemas disciplinares.
O Supervisor deve saber, que um Apoio Positivo da sua parte à atitude dos  Empregados, fará a Disciplina um jogo fácil de jogar por ambas as partes.

DOCUMENTAÇÃO

Os Documentos, formulários e impressos usados nos Hoteis, serão  os estabelecidos como Padrão da Empresa, ressalvadas as exigências legais no  que  for Oficial.
Onde tal se justifique, eles serão adaptados, às necessidades  locais.
O titular do Órgão Administrativo do Hotel, é  o  responsável  perante  a Gerência, por fazer cumprir o estabelecido no parágrafo  anterior.
É responsável também por sugerir, de acordo com os responsáveis pelo Setor de RH  as modificações que achar necessárias, para otimização da performance de Serviços.
O Gerente proporá à Diretoria, as alterações ou mudanças que forem necessárias.

DOCUMENTAÇÃO  PARA  ADMISSÃO

( Veja  Processo  de  Admissão )

ENTREVISTAS  DE  ADMISSÃO

A adequação do Candidato ás necessidades do cargo, deve ser  avaliada, em  entrevista, tendo em  conta  vários fatores, pela  seguinte  ordem  de  valores :
= Potencial  de  Desenvolvimento, ( Profissional  e  Pessoal ).
= Simpatia, Caráter, Força de Vontade. Grau de ambição/Vontade de evoluir.
= Experiência e estabilidade anterior(média de permanência, em empregos 
    passados).
=  Postura e apresentação, Forma de falar  e apresentar a sua candidatura   
    ao cargo  (Veracidade ou coerência , das informações prestadas ).

Os locais usados para atendimento aos Candidatos devem ser arejados, limpos e bem  iluminados, sendo dadas aos candidatos cadeiras confortáveis  para  preenchimento de fichas ou  para a sua entrevista .Os Candidatos devem ser recebidos com simpatia e acompanhados até ao local da  entrevista; caso não  sejam aprovados  para admissão, informados do fato e de que a sua ficha ficará em arquivo para futura chamada, quando possível.


MANUAL  DE  POLÍTICAS  E  PROCEDIMENTOS
RECURSOS HUMANOS                        1  R H

EMERGÊNCIAS

Todos  os  Empregados  do  Hotel  devem  estar  preparados  para  agir  em  caso  de  Emergência, cabendo  ao  Gerente  a  responsabilidade  de  providenciar  o  Treinamento  adequado,  através  do  Setor  de  Segurança  da  Unidade.
(Para conhecimento, veja Emergências na Seção própria deste Manual)

ENTREVISTAS  DE  DESLIGAMENTO

Instrumento  essencial  para  o término da  relação  de trabalho, a  Entrevista de Desligamento, é  o  ato  através  do  qual  serão registrados  em  impresso próprio, os  motivos  de  saída  declarados pelo  funcionário, os  quais  serão  cruzados  com  as  informações  sobre  o  mesmo  assunto,  emanadas  da  chefia.
Esta  entrevista  é importante, para  colher  subsídios  sobre possíveis  causas de desmotivação ou falhas da organização, permitindo aprimorar  as condições  de trabalho  e  facilitar  o  dia a dia  dos  nossos  empregados.
Cópia  desta entrevista, será  sempre  remetida  por  RH  após  análise,  para   a  chefia imediata  e  Gerência  da  unidade.
Nenhum desligamento deve ser efetuado, sem o devido exame médico.

FUNÇÕES  E  HIERARQUIAS

As  Funções  e  Hierarquias  para  cada  Unidade,  são  estabelecidas  com  a  montagem  do  Quadro  e  da  estrutura  do  Organograma.
A  lotação  do  Pessoal  para  a  estrutura  definida  em  cada  Hotel, é  aprovada  pela  Diretoria e  deve  manter-se  estável, sendo  o  Gerente  Geral  responsável  pela  sua  manutenção  como  acertado.
Sempre  que  as  condições  locais  tornarem  necessárias, o  Gerente  Geral  proporá  à  Diretoria, as  modificações  cabíveis.
Em  casos  emergenciais, o  Gerente  poderá  tomar  as  providências  que  achar  necessárias, com  comunicação  imediata  à  Diretoria.
Nenhum  Órgão  ou  cargo  poderá  ser  aumentado  ou  suprimido, na  estrutura  acordada, sem  que  o  Gerente  Geral  apresente  a  sua  sugestão  à  Diretoria,  e  obtenha  desta  a  aprovação.
As Gerências e Chefias proporão ao Gerente Geral, da Unidade,  as modificações de estrutura ou de lotação que acharem necessárias.

MANUAIS  DE  CARGO

Compete à Gerência Geral manter os Manuais que se fizerem  necessários  ou  que  venham  a  ser  estabelecidos  como  obrigatórios, para  o  Treinamento  e  Informação  do  Pessoal  dos  vários  Departamentos, providenciando os treinamentos inerentes à sua divulgação e prática quotidiana.
A Elaboração, distribuição, manutenção e revisão dos Manuais, é da Responsabilidade  de RH e DP, em conjunto com os Chefes dos Setores, que aportarão aos mesmos o “know-how” profissional, mais atualizado.
       =  O  “Manual  de  Cargo”  deve  conter :
                       *  Check-list  de  Responsabilidades
                       *  Descrição  de  Cargo e Descrição  de  Funções
                       *  Procedimentos e Instruções
                       *  Informações  Gerais  sobre  o  Hotel
                       *  Regulamento  Interno, se este existir

MANUAL  DE  POLÍTICAS  E  PROCEDIMENTOS
 RECURSOS HUMANOS                        1  R H

PROMOÇÃO  ( CONCEITO )

O desenvolvimento das pessoas, se baseia no estudo e aquisição de conhecimentos, habilidades, posturas e atitudes, através do estudo formal, treinamento programado,  ou convívio com pessoas capazes de transmitir os dados para a evolução do indivíduo.
A Empresa proporcionarà oportunidades de aprendizado, treinamentos programados, informações, acompanhamento técnico e cursos, conforme as necessidades  ou  o  potencial  dos  funcionários  for  aconselhando.
A atividade  de Treinamento é por  nós encarada  como instrumento importante  no  processo  de valorização  do  indivíduo  e, portanto, de  mudanças  na  Organização.
Apenas  é  necessário  que  os  empregados  se  alinhem  nessa  postura  e  participem da sua valorização, para que as promoções sejam possíveis.
Os  Programas  de Treinamento, irão contemplar  os aspetos técnicos, administrativos  ou  comportamentais, necessários  à  valorização  das  pessoas, ou à  sua  melhor  integração  nas mudanças que se forem concretizando.

PROMOÇÃO  ( PROCEDIMENTOS )

Procedimentos  Para  Promoção
1- Quando o funcionàrio é identificado como pronto para promoção, o Gerente deve fazer uma avaliação do mesmo como se jà estivesse na função proposta, sem consulta prévia ao candidato.
Observar os seguintes critérios.:
A-) Levantar as necessidades de treinamento desejado para a nova função.
B-)Estabelecer o prazo para treinamento.
C-)Desenvolver um histórico curricular do candidato e verificar se coincide com o perfil da função.
D-)Submeter à Diretoria o  resultado  desta  anàlise.
2- Após aprovação, informar ao  candidate sobre a possibilidade de promoção, desde que o mesmo seja aprovado ao término do treinamento ao qual se submeterá.
3- Intensificar o treinamento de acordo com o levantamento do Item 1, e acompanhar mensalmente.
4- Após 45 dias, mediante os resultados do treinamento, concluir se o candidato possui condições de passar a titular no cargo proposto.
5- Conforme o salário entre o cargo que o candidate ocupava e o cargo proposto, avisar ao candidato que ele receberà uma gratificação que poderà ser de 50% da diferença de um salàrio para o outro, quando completar 2 meses de treinamento.
6- Apòs o terceiro mês, efetuar nova avaliação; se favoràvel, solicitar a promoção do candidato.
7- Para funções que requeiram um treinamento superior a 3 meses, aplicar o Item 5 aos 45 dias e aos 120 dias na proporção da diferença.
8- No programa de Levantamento de Necessidades efetuado anualmente, haverá espaço para a indicação dos polivalentes e candidates a promoções.
   Em àreas onde nenhum funcionàrio se destaque para assumir uma função maior; deverà ser criada a condição para que exista um substituto.
   Os candidatos a promoção identificados no programa, devem ser submetidos à aprovação do Gerente Geral e da Diretoria antes que de iniciar os treinamentos.
9- Promoções, dentro de um mesmo departamento, exceto para chefia e subchefia, serão autorizadas pelo Gerente da unidade e Recursos Humanos. As promoções para Subchefia; Chefia; entre Departamentos ou Hotéis, deverão ser autorizadas pela Diretoria.


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TRAINEES

Compete ao RH, selecionar os trainees, desenvolver Programas de Estágio, esclarecer  junto  às  Chefias  os  Conceitos  e  Objetivos  e  acompanhar  o  desenvolvimento  dos  Programas  individuais  ou  em  grupos.
Compete também, corrigir condutas  e alterar Programas se necessário, sempre  respeitando  a  finalidade  da  criação  do  posto.

TRANSFERENCIA  INTER-HOTÉIS

A transferência de empregados entre as várias  unidades, será  analisada  e será encarada como algo a incentivar, desde que não fomente situações  duvidosas.
Para  que  a  transferência  seja  possível  deve  obedecer  às  seguintes condições:
       = O pedido deve ser apresentado na Unidade de  origem  e  ter  a 
          aprovação da  Chefia  e  da  Gerência.
       = O  empregado  deve  ter  passado  pelo  menos  seis  meses  nessa 
          Unidade, antes  de  apresentar  o  pedido.
       = O empregado deve preencher todos os  requisitos  para  o  lugar 
           a  que se candidata, na  Unidade  de  destino.
       = O pedido deve transitar através de RH, que verificará as
          disponibilidades na Unidade de destino e analisará com o Gerente 
          desta  o  interesse  na transferência.
       = O empregado ingressará na nova Unidade com o mesmo cargo
          que tinha na origem, a menos que a Mudança seja proposta pela
          Empresa.
       = O  ônus  da  mudança  será  do  empregado  solicitante, a menos
          que as razões sejam as do Item anterior.


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TREINAMENTO  GERAL

CONCEITO  DE  TREINAMENTO


As ações da Organização cujo objetivo seja o desenvolvimento profissional ou pessoal dos seus colaboradores, são orientadas pelos seguintes Procedimentos.

a ) - O desenvolvimento das pessoas, baseia-se no estudo e na aquisição de novos  conhecimentos, habilidades,  posturas  e  comportamentos, seja através do  estudo formal, do treinamento programado, ou do convívio com pessoas capazes de transmitir o saber necessário à evolução do indivíduo. As ações de treinamento, visam também, a interação e entrosamento entre os seus participantes.

b ) - Baseados  nessa  premissa, serão proporcionadas  todas as oportunidades  de  aprendizado  possíveis, bem  como  treinamentos programados,  informações, acompanhamento técnico e cursos, conforme as necessidades se forem apresentando.

c ) - A  atividade  de Treinamento  é  encarada  como  instrumento importante  no  processo de valorização do indivíduo e, concomitantemente, no de mudanças  na  Organização; por essa razão, os Programas de Treinamento, deverão contemplar  os aspetos  técnicos  ou  comportamentais, necessários  à  valorização  das pessoas,  ou à  sua melhor  integração  nas mudanças que se forem concretizando.

e ) - A identificação das necessidades de treinamento, bem como a sua programação, obedecerão a um planejamento definido pelas Hierarquias
( Direção, Gerências ou Chefes de Setor ) em conjunto com o Depto de RH.
Aos funcionários, é facultado sugerir ou solicitar treinamentos que julguem úteis  ou  necessários  ao  seu  desenvolvimento  profissional  ou  à  melhoria  de produtividade na sua Seção, os quais serão analisados e atendidos, dentro das possibilidades e das disponibilidades do calendário estabelecido.

f ) - A participação de membros dos  quadros da Empresa, em treinamentos  promovidos por outras entidades, estará condicionada a aprovação  pela sua chefia imediata, Gerência da Unidade, e responsável pelo Treinamento Empresa, desde que o Programa se confirme adequado às necessidades do interessado.

g ) - Ao longo de suas etapas, as ações de treinamento  serão objeto  de criteriosa avaliação  servindo  os resultados,  para  a  programação  de  ações  futuras.

h ) - A participação de  funcionários em atividades de educação formal  ou   regular, a  expensas  da  Empresa, estará  sempre  condicionada  a  aprovação  da  Diretoria, e  ao  aval  da sua  chefia  imediata, Gerência da  Unidade  e  setor  de R. H. ( Treinamento ) que avaliará  se  ela  se  esta  se  enquadra  no  plano  de  carreira  do  indivíduo.
Será estabelecido um Plano Básico de  Treinamento, o qual terá como função  principal, garantir a qualidade dos conhecimentos necessários aos Serviços e  a  perpetuação  desses  conhecimentos  duma  forma  coerente  e  orientada.
Independente do Plano Básico de Treinamento, cujo Conteúdo será obrigatório, como Base para o Treinamento em nossos Hotéis, os Gerentes ou RH, poderão  incentivar  nas  suas  unidades,  outros  Cursos  ou  Programas  de  Valorização, sem  prejuízo   do  Currículo  do  Plano  Básico, o  qual  deverá  ser  prioritário.

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TREINAMENTO  DO  PESSOAL

Todo  o  Pessoal  que  Presta  Serviços  nos  vários  Departamentos  da  Unidade,  permanente  ou  eventual, deve  conhecer  bem  os  Métodos, Normas, Procedimentos  Instruções  e  Sistemas  usados   na  Empresa, bem  como  estar  munido  de  todas  as  informações  que  lhe  permitam  desempenhar  com  satisfação  o  seu  cargo  e  ser  útil  aos  Hóspedes.
Os  Gerentes  e  Supervisores  devem   dar  o  Treinamento  adequado, usando  os Cursos, Manuais  e  Apostilas  existentes  na  Empresa, além  do  treinamento  Básico  Obrigatório  na  Admissão.
Compete  ao  Gerente  Geral  incentivar  e  Supervisionar  este  Processo,  para  que  ele  se  torne, não    Rotina, como  Componente  obrigatório  da  Integração  na  Empresa  de  novos  funcionários.
Compete  ao  Gerente  de  RG, com  o  Pessoal  de  DP, fazer  deste  Processo  uma  ferramenta  eficaz  da  melhoria  da  Qualidade  na  Empresa  e  das  Relações  de  Trabalho.
Todos  os  Treinamentos  devem  ser  Documentados  e  os  Registros  devem  ficar  Arquivados  no  DP  ou  RH,  para  que  possam  ser  consultados  se  necessário.

TREINAMENTO  DAS   GERÊNCIAS  E  CHEFIAS

As  Gerências  e  Chefias, devem  conhecer  todos  os  Manuais, Apostilas, Procedimentos  e  Instruções  em  uso  na  Unidade.
Para  que  possam  absorver  esses  conhecimentos, e  eventualmente  discutir  ou  aprimorar  os  Métodos  adotados, devem  fazer  Sessões  de  aculturamento, que  lhes  permitam  depois, apoiar  o  trabalho de RH e  o  desenvolvimento  do  seu  Pessoal, através  de  um  aprimoramento  dos  Processos.

TREINAMENTO  DO  SETOR  DE  RH / DP

Para  que  o  Pessoal  que  trabalha  na  área  de  RH/DP, possa  absorver  as  Políticas  e  Cultura  da  Empresa  e  para  que  tenha  um  bom  conhecimento   das  Normas / Procedimentos / Especificações / Políticas / Rotinas / Leis  e  Posturas  que  regem  o  Setor  onde  trabalham,  bem  como   as  Técnicas  inerentes  ao  seu  próprio  Serviço, é  de  toda  a  importância  que  recebam Treinamento  adequado  sobre  estes  Itens  logo  na  Admissão, e  antes  de  iniciarem  o  Trabalho  na  Seção.
Compete  ao  Gerente  de  RH  e  aos  Chefes  de  DP,  manter  a  qualidade  do  Treinamento  Admissional, através  de  reciclagem  periódica  e  de  treinamento  para  valorização  e  promoção  de  todo  o  Pessoal  da  Unidade, devendo  pois  começar  pelo  seu  pessoal.
Sempre  que  houver  mudança  de  Leis, Procedimentos  ou  Instruções  internas, ou  Métodos  Gerais  de  Treinamento, deve  ser  feita  uma  reunião  de  reciclagem  do  Pessoal  de  DP, para  tomar  conhecimento  das  novas  formas  ou  diretrizes.
O  Pessoal  de  RH  deve  conhecer  todos  os  Manuais,  Cursos  e  Apostilas  em  uso  na  Empresa.

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TREINAMENTO  PARA  EMERGÊNCIAS

TREINAMENTO  DAS   GERÊNCIAS  E  CHEFIAS

As  Gerências  e  Chefias, devem  também  receber  Treinamento  para  conhecerem  o  seu  papel  e  como  usar  a  sua  autoridade  e  conhecimentos,  em  momentos  de  Emergência.

TREINAMENTO  DO  PESSOAL

Independente  do  Treinamento  Operacional  ou  funcional, de  que  se  fala  no  lugar  próprio, todo  o  Pessoal  das  Unidades  deve  receber  treinamento  sobre :
=  Como  Agir  em  Situações  de  Emergência”.
=  Prevenção  de  Acidentes”.
=  Primeiros  Socorros”.
=  Segurança  em  Geral”.
Compete  ao  Chefe  de  Segurança  e  ao  do  Dep.to  de  Pessoal, garantir  esses  treinamentos,  nos  prazos  indicados, mas  o  Gerente  Geral  deve  manter  um  controle  da  efetiva  realização  deste  Treinamento.

VISITA  DE  FAMILIARES  AOS  HOTÉIS

Como  forma  de  motivação  e  de  incentivar  a  satisfação  profissional  dos  funcionários, os  Gerentes  podem, sempre  que  tal  seja  possível  e  sob  solicitação  prévia, autorizar  a  visita  dos  familiares  aos  Hotéis.
A  Visita  será  acompanhada  pelo  Chefe  do  DP  ou  por  alguém  por  ele  indicado, que  tenha  capacidade  para  o  efeito.

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ACIDENTES  DE  TRABALHO

Acidente  Dentro  Da  Empresa

Acidente  De  Trajeto ( Ida  Ou  Volta  Do  Trabalho )

O Funcionário acidentado, deverá procurar o Hospital mais próximo, que lhe preste os Socorros necessários ou, se puder, contatar o DP  da  sua  Unidade, para  ser  ajudado.
Após  medicado, o  funcionário  deve  voltar  a  contatar  o  DP  do  seu  Hotel,  para  que  seja  dada  continuidade  ao  Processo.

ADMISSÃO  DE  PESSOAL

A Admissão, ( tal como Demissão ou Promoção ), deve ser formalizada em impresso, próprio, através do Departamento de RH e só poderá ser concretizada após devolução pela Diretoria/RH, do formulário devidamente assinado, por um Diretor.
É  importante  que  na  Requisição  de  Funcionário  sejam  fornecidos  o  perfil  do  cargo  e  da  pessoa  que  se  pretende, bem  como  outras  informações  que  possam  ajudar  na  Seleção.
A contratação de ex-funcionàrio necessita autorização expressa da Diretoria. Não se contratam familiares de Empregados, para trabalhar na mesma Unidade.

Seleção  de  Candidatos

A Seleção, para  os  cargos  de  menor  responsabilidade, é  feita  pelo  Chefe do  Dep.to de  pessoal do Hotel  e  chefe do  Setor  interessado.
Para  cargos  de  maior   responsabilidade, é  aconselhável  que  os  candidatos  selecionados pelos Hoteis, sejam submetidos aos testes usados  por  RH/Central,  para  maior coerência de seleção.

Treinamento  Básico  Admissional

Os  Candidatos  admitidos, deverão  receber  o “Manual  de Cargo”  e o  Treinamento  Básico  Obrigatório com toda  a  informação  constante  na  Check-list  de  Admissão, a  qual  incluirá,  informações  sobre: Industria  de  Serviços, Hoteleria, a  Unidade onde vão trabalhar, o  Setor onde prestarão os seus serviços, bem como sobre todos os seus  Supervisores  diretos  ou  indiretos.
Informação sobre: Contrato de trabalho, salário, benefícios, perspectivas e condições de promoção, Políticas e Normas da Organização.


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Vagas   a   Preencher

A reposição de quadro, e dispensa de funcionàrios com menos de 01 ano poderà ser autorizada pelo Gerente da Unidade, por Recursos Humanos e pelo Chefe de Treinamento. O aumento de quadro, depende da autorização da Diretoria com no minimo 30 dias de antecedência da data prevista para a admissão.

ADVERTÊNCIAS, PENALISAÇÕES  E  SUSPENSÕES

A política da Empresa é de valorização do seu pessoal, sendo portanto  desejáveis  as  sessões  de  aconselhamento  e o desenvolvimento, ou  treinamento  profissional, como  forma  de  conseguir  a participação  de  todos  nos  objetivos  da Empresa.
A Delegação e o Espírito de Equipe, devem ser encorajados pela Chefia, como forma  de criar ambiente de satisfação, eliminando a necessidade de castigos ou penalidades.
Nos casos onde a política da Empresa não consiga  ser  aceita  pelo  funcionário, a  justa  causa  é  a  via  normal  de  solução  do problema.
Tanto  o  Gerente  como  os responsáveis  pelos  Dep.tos, devem  procurar  sempre  esta  forma  de  termo de  contrato, evitando  porém  demissões  desnecessárias.

REUNIÕES  COM  O  PESSOAL

As reuniões  com  os  Empregados  em  cada  Dep.to, não    são  necessárias  como  desejáveis,  para tratar  de  todos  os assuntos  de  interesse  geral  ou  que  necessitem  de  opinião  múltipla.  Também  devem  ser  usadas  para  o  estudo  de  Procedimentos, Instruções, novos  produtos  ou   lançamentos .
Servem  ainda para  treinamento,  troca  de  impressões  e  convívio, devendo  ser  aproveitadas   ao  máximo, pelo  menos com uma  periodicidade  quinzenal .
 ( Veja  Política  de  Relacionamento  Funcional ).

ALIMENTAÇÃO   DO  PESSOAL

Os Procedimentos a serem seguidos pelas Unidades da rede quanto a alimentação de seus  funcionarios, seu acompanhamento  e  controle, serão  os  seguintes:

Esta  instrução  aplica-se  a todos os  funcionários  da  Empresa

Consultar:
Procedimentos  sobre: "Relatório de Alimentação  de  Funcionários".
Procedimentos sobre:"Controle de Comandas".
Procedimentos sobre: "Funcionários que residem nos hotéis".

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PROCEDIMENTOS GERAIS DE ALIMENTAÇÃO DO PESSOAL

Qualquer  funcionário  da  Rede  poderá almoçar  no  refeitório/cantina  do  Hotel, mediante a apresentação do vale de refeição individual, que  poderá  ser  adquirido  diària  ou mensalmente, através  de  desconto  em  folha  ou  aquisição  à  vista;
Cada  funcionário  terá  direito  a  uma  refeição  no  seu  turno  de  trabalho  e  a  uma  segunda, caso  dobre  o  turno, previamente  autorizada pela chefia no verso do vale, com o nome do funcionário, o  motivo da concessão e assinatura do autorizante, vale este, fornecido  pela  chefia  do  setor.  A alimentação servida será unica e a bebida poderá ser suco ou àgua natural;  Será servido almoço e jantar em horários previamente estabelecidos pela Gerência.
Para o turno da madrugada 23:00 às 7:00, será servido um lanche  acompanhado de café com leite, leite, suco engarrafado ou  àgua, além do café da manhã, composto de café com leite, pão e manteiga.

O acesso gratuito será permitido apenas às pessoas autorizadas pelas Gerências, em  documento escrito que estarà à disposição no local.  A  cada  dia  haverá, entre  as  sugestões, uma para funcionários. A bebida será suco  ngarrafado ou àgua  natural.
No caso de ser solicitada outra bebida, esta será paga à vista, ao preço do cardápio.
Em caso de dieta, o fato deverá ser antes comunicado ao Gerente da Unidade, para que seja providenciada substituição do prato.
O Horário para as refeições nestes locais deverá  estar  estabelecido pelo Gerente da Unidade, por escrito, em documento no  qual constem os nomes  dos funcionarlos que correspondem a cada horário.
Os funcionários de Vendas acompanhados de Clientes, ou outros com  autorização escrita da  Diretoria  ou  acompanhado  pelo Gerente  da  unidade,  poderão  utilizar  estes  restaurantes.
Em casos não previstos ou a pedido do funcionàrio interessado, o “maître” permitirà o acesso, devendo  no  entanto  formalizar  a  autorização  por  escrito  da Diretoria  no  prazo  máximo  de  24 hs.

O valor da alimentação serà descontado a todos os funcionários, de acordo com o estabelecido na CLT, podendo cada um optar, por não  utilizar  esse  Serviço.
Fora  dos  horários  previstos  para  alimentação, qualquer  consumo  será  cobrado, à  vista, ao preço  do  cardápio; o  mesmo  se  aplica  para  qualquer  consumo  nos  horàrios  previstos, que esteja  fora  das  condições  aqui  estabelecidas.
Qualquer funcionário deslocado em outra unidade, deverá obedecer aos  critérios  e  horários  de  sua  hierarquia  nessa  unidade.
Não será permitida a alimentação gratuita em nenhuma dependencia dos hotéis,  no  horário do jantar, exceto ao Gerente da Unidade, e  aos funcionàrios  que  estiverem  em  seu turno  de  trabalho, residirem  no  hotel  ou  estiverem  em  transito.
Os funcionàrios, ( exceto os autorizados pela Gerência ou Diretoria ), que levarem convidados para almoçar ou jantar, deverão pagar a nota fiscal à vista, pelo preço do cardápio e pedir o ressarcimento à Diretoria, se o motivo do convite for justificado;
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PROCEDIMENTOS GERAIS DE ALIMENTAÇÃO DO PESSOAL( CONTINUAÇÃO )

Os Gerentes de Unidade, Alimentos e Bebidas, Compras, Controle de Qualidade e o Geral de Vendas, bem como o Controller, poderão fazer-se acompanhar de convidados em qualquer das dependencias do Hotel, porém a comanda Administrativa utilizada, deverá  ser  preenchida  em  nome  do  gerente  pertinente  e conter  no  verso  o  nome  completo  dos  convidados  e  o  objetivo  do  convite, mesmo que  esses  convidados  sejam  funcionários  da  Empresa.
Caso  não  constem  no  verso da  comanda  essas  informações  de  utilização, fica  implicito  o “de acordo” do  gerente  respetivo, a  que  o  valor  dessas  refeições  lhe  seja  descontado  em  folha  de  pagamento, ao  final  do  mês.
= O Gerente Geral e seus convidados poderão consumir qualquer
    bebida nacional;
   Em qualquer caso, bebidas importadas serão pagas à vista, ao preço
   do cardápio.

Para Consumo Interno ou Cortesia, deverá ser emitida Comanda Administrativa que, assinada pelo usuário, servirá de documento hábil para controle.
O controle das comandas e vales referentes a alimentação seguirá as instruções contidas  nesta  Norma.

Cada Unidade, deverá ter Relação dos seus Funcionários e das  pessoas  dos Órgãos Centrais, autorizadas  a  receber  alimentação  e  respectivos  locais.

APLICAÇÃO  DOS  TREINAMENTOS

Os Empregados devem ser encorajados a usar no seu trabalho, o que aprenderem  nos  Treinamentos  que  lhes  forem  ministrados, ou  ensinado  por  outros  colegas.
Procurar progredir e melhorar os seus conhecimentos para sua própria promoção.
A Empresa os Ajudará nisso, proporcionando cursos e treinamentos.  Mas devem saber que: Aproveitando as Oportunidades que lhes forem  oferecidas, estarão  trabalhando  para  o  seu  próprio  futuro.
Deve  ser  disseminado  o  slogan:
“A sua valorização, depende sobretudo, de Você; do seu esforço e da sua vontade“.

ARMÁRIOS  ( ATRIBUIÇÃO  E  CONTROLE )

A atribuição e Controle dos armários nos vestiários cabe ao Depto de  Pessoal das Unidades, que deve também supervisionar a sua utilização  e o estado  de  limpeza  e  manutenção.
Os armários que estiverem vagos devem ser fechados com cadeado pelo  DP e mantidos disponíveis para os novos empregados admitidos.
Sempre que um empregado perder a chave do  seu armário, deve dirigir-se à Segurança para que este  seja aberto pela  Manutenção.
O arrombamento forçado do armário, pelo funcionário, com quebra ou destruição do mesmo, deve  ser  passível  de  pagamento  das  despesas  com  o  estrago  causado.

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ATITUDES  E  POSTURA

ATUAÇÃO  SINDICAL

A atuação Sindical dentro das Unidades, deve ser acompanhada pela  Gerência,  permitindo  o  acesso do(s) Representante(s) à  Portaria  de  Serviço  e  ao  Refeitório  mas  vedando  a  circulação  pelo  Hotel.

AVALIAÇÃO  DE  DESEMPENHO

São  feitas  Fichas de Avaliação dos novos empregados, aos  30/60  e  antes  de  terminarem  os  90 dias  de  experiência, para  determinar  se  o  funcionário  pode  ser  definitivamente incluído  no quadro.
Duas  vezes  por  ano, será  feita  uma Avaliação do Desempenho  de  todos os empregados, mas outras  avaliações  podem  ser   feitas, em  períodos  mais  curtos, a  pedido  do  chefe  de  setor ou  por  decisão  da  Gerência, para  detectar  necessidades  de  treinamento, ou  de  aconselhamento  ao empregado.

CHECK-LIST  DE  ADMISSÃO

( Veja  em  Manual  de  Cargo  Check-list  de  Responsabilidades )

CHECK-LIST  DE  RESPONSABILIDADES

( Veja  em  Manual  de  Cargo )

CONTRATO  DE  EXPERIÊNCIA

O  Contrato  de  Trabalho  a  Título  de  Experiência, que  legalmente  tem  90  dias, deverá  ser  dividido  em  dois  períodos  de  45  dias.
Completados  os  primeiros  30  dias  de  trabalho, o  Funcionàrio  deverá  passar  por  uma  Avaliação. Passados  mais  30  dias, deverá  ser  avaliado  novamente e,  em  caso  de  Não  Aprovação (  em  qualquer  das Avaliações), deverá  ser  dispensado; ou  na  data  das  próprias  Avaliações ( 30/60  dias ) , ou  excepcionalmente aos  45 ou 90  dias.
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DESCRIÇÃO  DE  CARGO

( Veja  em  Manual  de  Cargo ).

DESCRIÇÃO  DE  FUNÇÕES

( Veja  em  Manual  de  Cargo ).

DESLIGAMENTO ( CONSIDERAÇÕES  GERAIS )

Em caso de inadaptação e (ou) desempenho insatisfatório, desde que tenham sido  esgotados os procedimentos com o objetivo de corrigir as distorções, a Empresa assumirá a iniciativa de cessar a relação de emprego, dispensando o aviso  prévio.
A Empresa não faz o chamado “acordo de demissão”, mas se o empregado desejar solicitar sua demissão, e analisadas as hipóteses, poderá dispensar o aviso prévio.
Será  sempre  feita, Entrevista  de  desligamento. (Veja  este  Item).
As situações legalmente definidos como geradoras de demissão, por "justa  causa", serão objeto dos procedimentos administrativos legais, para rápida solução do caso.
Constituem justa causa para rescisão do Contrato de Trabalho pelo Empregador,  todos os atos descritos no  Art.482 da CLT, que  aconselhamos  seja  consultada,  sempre, antes  de  ser tomada  qualquer  decisão  relacionada  a  este  item.
É  importante  lembrar,  que para invocar justa  causa  num  caso  de  demissão, esta   deve  ser  muito  bem  caracterizada  e  poder ser comprovada.
Para demissão de funcionário com mais de um ano ao serviço da Empresa a consulta  prévia à Diretoria é imprescindível. A Empresa respeita todos os funcionários  por igual, mas tem o maior cuidado com aqueles que estão ao serviço por vários anos .

Os Gerentes devem ter o maior cuidado com as Relações de Trabalho mas não devem permitir que situações de indisciplina possam prejudicar a Operação  ou  a  tranqüilidade  dos  Hóspedes .

Nenhum  desligamento  deve  ser  concretizado, sem  o  devido  exame  médico.
A dispensa de funcionàrios enquadrados na condição de Cargos de Confiança (Chefias), e de funcionàrios com mais de 01 ano de casa, somente poderà ser efetuada com autorização da Diretoria.
A solicitação deverà vir acompanhada das duas últimas avaliações, e da justificativa para a dispensa.
Mensalmente, cada unidade deverà emitir relatório de custos de rescisões, mencionando o nome, cargo, tempo de Serviço, custo e o motivo das dispensas.

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